Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce

Santa Maria de Leuca, ou simplesmente Leuca, é uma pequenina cidade, mas com heranças históricas e naturais que impressionam.

0 339

Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce

Com seus quase 2.000 habitantes, a cidade de Santa Maria de Leuca oferece infinitas possibilidades, principalmente para os apaixonados por natureza, mar e sol! Leuca é pra quem quer curtir uma praia, dias de sol, sombra e água fresca. Vamos ano nosso post do dia? Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Leuca é uma cidade minúscula localizada no extremo do ‘calcanhar da bota’ da Itália, entre Punta Meliso e Punta Ristola. Por sua excelente localização para quem chega a ela via mar, já era um ponto muito visado pelos marinheiros; aliás, o nome Leuca, deriva do grego Leukos, que quer dizer iluminado pelo sol. Dá pra entender para onde estamos indo, não é?! Conheça aqui Santa Maria di Leuca: excursão particular de 2 horas!

Conheça a Lenda…

A cidade tem algumas lendas; uma delas, porém, é, na verdade, uma belíssima história criada pelo escritor Carlo Stasi, em 1992, embora muitos acreditem que seja uma história antiquíssima. A história diz que no trecho de mar no extremo da península de Salento, vivia uma linda sereia, com uma delicada pele branca como a porcelana, olhos azuis como o céu e cabelos dourados como o trigo; ela se chamava Leucásia. Seu canto era harmonioso e ninguém conseguia resistir.

O Pastor chamado Melisso

Um dia, um pastor chamado Melisso, chegou ao penhasco para pastar o rebanho e se se refrescar. Enquanto tocava sua flauta, ele foi atraído pela doce voz de Leucasia e se apaixonou por sua voz. Leucasia tentou seduzir Melisso, mas em vão: ele era apaixonado perdidamente por uma bela garota da aristocracia chamada Aristula e, logo, ele rejeitou as investidas da garota sem notar, no entanto, que ela era uma sereia. Inconformada, Leucasia não aceitou a recusa, foi tomada pela fúria e jurou vingança. Passado algum tempo, Leucasia viu que Melisso e Aristula caminhavam ao longo da costa e logo criou uma tempestade com sua cauda, deixando os céus cinza, o mar revolto e o vento feroz. Caídos no mar, o casal se afogou e morreu.

Punta Meliso

Minerva, a Deusa, vendo a cena do alto de seu templo, sentiu pena do casal e petrificou o corpo dos dois para ‘eternizá-los’. Porém: uma em cada ponta da baía. Uma ponta se chama Punta Ristola, que é a ponta de Aristula, e a ponta de Melisso é, justamente, a Punta Meliso. Os dois amantes puderam manter seu amor, porém sem poder se tocar e, desde aquele momento, eles se ‘abraçam’ pelo espelho de mar que acaba onde a terra começa. Leucasia, tomada pelo remorso, perdeu sua voz e se suicidou. Dizem que ela se transformou nas belíssimas rochas brancas que ficam entre as Puntas.

1) Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce: VISITE AS ESCULTURAS E A BASÍLICA

Utilizando essa história como inspiração, o escultor Mario Calcagnile realizou a obra ‘Trittico’ que consiste em um grupo de esculturas, localizado na orla Leuca. As esculturas ficam em frente à Marina de Leuca, no sopé da Cascata Monumental. No promontório de Punta Meliso, onde hoje fica a imponente Basílica, há um templo dedicado à Deusa Minerva. Dizem que foi o apóstolo Pedro que, indo para Roma, cristianizou o templo pagão e dedicou-o a Nossa Senhora. Um gesto que entregou o Santuário de Leuca ao culto de fiéis durante séculos até hoje; Santa Maria di Leuca, é para os cristãos, o Portal do Paraíso. Dentro da Basílica há uma placa que indica a transição do Templo para o Santuário, a mudança para o cristianismo. Não muito distante do Santuário fica a Croce Pietrina. A Croce é uma cruz feita em ferro com duas chaves cruzadas em cima.

2) Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce: CONHEÇA A MARINA E AS VILAS

A Marina di Leuca foi construída por volta dos anos 500. Por um longo tempo Leuca era apenas um local de encontro para muitos pescadores e no final de 1800, o interesse turístico neste local renasceu! A cidade se tornou aristocrática e virou local de destino dos nobres que vinham do Salento e da Puglia, construindo verdadeiras vilas toscanas, góticas, francesas, renascentista, entre outras. Até hoje essa herança única enfeita a cidade. Entre as vilas mais lindas estão: Villa Mellacqua, Villa San Giovanni, Villa De Francesco, Villa Pia, Villa Daniele e Villa Colossus. Próximo do calçadão de Bagnarole é possível observar estruturas típicas construídas no penhasco, de frente para o mar.

3) Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce: CONHEÇA A GROTTA DEL DIAVOLO

Imperdível é a Grotta del Diavolo. Aliás, a região é cheia de grutas belíssimas, é difícil escolher uma só! Se puder, tire um dia todo só para fazer um passeio de barco: é impressionante! Outro programa interessante: um dia todo na praia! A água cristalina e o céu azul parecem uma pintura feita por um grande artista, é impressionante! Esqueça-se da vida por algumas horas em uma das diversas praias da cidade.

Onde comer em Santa Maria de Leuca?

Para comer bem pagando pouco deixo uma ótima opção na cidade…

Trattoria Boccondivino

Com opções variadas e pratos muito bem apresentados, o restaurante apresenta ótimo custo benefício. É pequeno e o chef é o proprietário do local, que atende a todos com uma gentileza incrível.

  • Onde fica: Via Enea 33, 73040 Santa Maria di Leuca, Castrignano del Capo, Itália.
  • Horários: todos os dias, a partir das 11h00.

Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Santa Maria de Leuca na província de Lecce. Leuca é uma cidade belíssima e, apesar de pequena, tem muito a oferecer aos turistas: mar, gastronomia, histórias fantásticas e momentos únicos. Leuca vai ficar para sempre na sua memória, no seu coração e você vai entender tudo isso quando colocar os pés nesse pedaço de terra tão sensacional!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!