Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas?
Aldeias antigas, vistas maravilhosas, locais deslumbrantes: o nosso país oferece um cenário verdadeiramente irresistível em termos de beleza do território. Há, no entanto, lugares menos conhecido, mas igualmente fascinantes e evocativos, que vale a pena visitar. Saiba quais são as Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Aqui, então, mais algumas sugestões para quando você visitar o belo país, uma espécie de guia para viajar para conhecer não apenas os lugares mais bonitos e renomados, mas também para incentivar turismo alternativo e ecologicamente correto, propondo itinerários para descobrir e visitar os muitos atrações no território italiano, só posso desejar-lhe uma feliz viagem pela Itália.
1) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA TRIESTE
Começamos esta jornada partindo da cidade de Trieste, a capital de Friuli-Venezia Giulia, cidade de poetas como Umberto Saba e James Joyce, que tem muito a oferecer e ver, lugares históricos e deliciosos bares. Trieste faz parte da Itália desde 1920, mas ainda mantém o espírito da Europa Central. Apenas por ter pertencido ao reino austro-húngaro significa que a cidade sempre respirou um ar cosmopolita e este é certamente um aspecto que a torna um centro bastante especial. Faça uma Excursão de ônibus em Trieste com guia de áudio!
As Atrações em Trieste
Quando você visita Trieste, entre as muitas coisas para ver que você não pode perder, estão a Piazza Unità d’Italia, a maior praça do mar na Europa; em seus três lados ficam o Palazzo della Luogotenenza Austriaca, Palazzo Stratti, Palazzo Modello, sede do Município de Trieste, Palazzo Pitteri, Palazzo Vanoli e finalmente o Palazzo della Regione. A principal peculiaridade da praça é a sua localização: de um lado, no Golfo de Trieste e, do outro, palácios e edifícios públicos de grande importância histórica. No centro da praça fica a Fonte dos Quatro Continentes, do escultor Giovanni Battista Mazzoleni. Na Piazza Unità d’Italia também começa o Molo Audace, que leva o nome do primeiro navio da Marinha italiana que entrou no porto de Trieste após a incorporação da cidade ao Reino da Itália. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE TRIESTE!
2) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA VIRTEBO
Outra cidade interessante para visitar é Viterbo, no Lazio. É uma cidade de origem etrusca, posteriormente conquistada pelo Império Romano até se tornar uma fortificação longobarda na Idade Média. A cidade teve seu esplendor máximo durante o período papal, e ainda mostra suas características, com a presença de palácios nobres e várias igrejas impressionantes. Precisamente por isso, é conhecida como a ‘Cidade dos Papas’. Viterbo foi a sede papal e por cerca de vinte e quatro anos o Palácio Papal abrigou e elegeu vários Papas.
As Atrações em Virtebo
Hoje Viterbo é uma cidade que certamente oferece muito aos visitantes, um lugar que conta um pedaço da história da Itália e que vale a pena se hospedar durante uma estada na Tuscia Laziale. Há muitas coisas para ver nesta cidade, como o Palazzo dei Priori, hoje sede municipal, e o Duomo de Viterbo dedicado a San Lorenzo, situado em uma praça esplêndida que também inclui o Palácio Papal.
A cidade é famosa em particular pelo Carro de Santa Rosa, o evento tradicional e espetacular que ocorre todos os anos na noite de 3 de setembro em homenagem ao santo padroeiro que é carregado nos ombros por uma centena de homens, os Facchini di Santa Rosa, pelas ruas da cidade. Sendo um evento muito famoso e único de seu tipo, em 2013 o Carro foi incluído pela UNESCO no Patrimônio Imaterial da Humanidade. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE LAZIO!
3) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA PALERMO
A terceira cidade que visitamos é a capital da Sicília, a bela Palermo. Visitar Palermo é como reviver o passado através de diferentes períodos históricos porque em cada esquina há monumentos, igrejas e palácios que contam a história da cidade ao longo dos séculos. Todos deixaram a sua marca na história, tradição e arte que tornam Palermo única no mundo. Um espírito intercultural que ainda pode ser respirado nos becos do centro histórico e em seus mercados, como Vucciria, Ballarò e Capo. Sua posição a tornou um destino popular para muitas pessoas: fenícios, gregos, romanos, bizantinos, árabes, normandos, angevinos e espanhóis.
As Atrações em Palermo
Os lugares mais importantes e monumentos da cidade imperdíveis são o Quattro Canti chamado de Teatro del Sole, que divide Palermo em quatro áreas: Kalsa, Seralcadio, Palazzo Reale e Monte di Pietà. Não muito longe dali está a Fontana Pretoria, chamada Fontana della Vergona, o Palazzo del Comune, conhecido como Palazzo Pretorio ou delle Aquile e a magnífica Catedral. Claro que nesta cidade há muitos outros testemunhos para ver, então você precisa visitá-la e ver por si mesmo o quão fantástica é Palermo. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE PALERMO!
4) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA MATERA
Agora vamos para Basilicata para visitar sua joia, a ‘cidade das pedras’: Matera. Estamos falando da capital da Basilicata que é esculpida em pedra entre igrejas de pedra, cisternas escondidas e vistas de tirar o fôlego. Falar de Matera não é fácil. É um lugar espetacular, difícil de interpretar e ainda mais de explicar ao viajante que não a visitou. A espera de grandes eventos que irão dominá-la como a capital da cultura, aconselhamos que você a visite primeiro. Clique aqui para fazer um tour a pé guiado em Matera!
As Atrações em Matera
O Sassi, um patrimônio da UNESCO, é um tesouro a ser descoberto em uma jornada nas profundezas da terra lucana, que sabe surpreender todos os viajantes que chegam aqui. Além disso, entre as muitas igrejas, não se esqueça da Igreja de Santa Maria di Idris, com seu corpo situado entre as rochas na parte superior de Monterrone. Matera é Capital Europeia da Cultura de 2019 e foi incluída em todos os guias turísticos internacionais; é visitada por inúmeros turistas que vêm de todo o mundo todos os anos. Os americanos e os japoneses são loucos por esse lugar. Matera é um museu a céu aberto, uma experiência a ser vivida pelo menos uma vez na vida, um lugar fora do tempo. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE MATERA!
5) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA TROPEA
Depois de Basilicata seguimos para a Calábria, uma das regiões mais famosas para férias à beira-mar italiano e esta reputação está ligada, em grande parte, às belas praias incluindo Tropea, uma autêntica joia considerada a pérola da costa dos Deuses. Esta bonita vila medieval fica em uma rocha calcária com vista para o mar, a cerca de 60 metros de altura. A areia é branca e o mar é azul-celeste; você come muito bem e as vistas que você pode ver dos diferentes terraços são únicas.
Atrações em Tropea
Stromboli é visível de Tropea, o vulcão parece muito próximo quando a visibilidade é boa. Considerar Tropea exclusivamente como um resort turístico à beira-mar é redutivo. Em vez disso precisamos conhecê-la e vivê-la em suas tradições para realmente apreciá-la. Há também antigos palácios nobres, agora decadentes, envoltos na intensa cor fúcsia da boungaville, e depois do Corso Vittorio Emanuele você chega diretamente ao mais belo terraço, o Affaccio. Uma varanda com vista para Isola Bella, um promontório de arenito onde fica a Igreja de S. Maria dell’Isola, que é o símbolo da cidade de Tropea. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE TROPEA!
6) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA SCILLA
Deixamos Tropea e seus belos contornos para ir para outra parada obrigatória que é Scilla, uma cidade no topo de uma colina com vista para o mar na província de Reggio Calabria. Qual é a particularidade de Scilla? Muitas coisas: o mar com a lenda de Scylla e Caríbdis, os monstros marinhos que protegiam o estreito de Messina na mitologia grega e sua bela aldeia, que é a Chianalea di Scilla.
As Atrações de Scilla
Uma vila de pescadores muito característica que é chamada de ‘a pequena Veneza do Sul’. Chianalea é um mosaico de casas repousando diretamente sobre o mar e divididas por ruas estreitas. Devido a esta peculiaridade, Chianalea di Scilla aparece entre as mais belas aldeias da Itália, onde você pode saborear pratos à base de peixe, com uma mistura entre a cozinha da Calábria e da Sicília. Em Scilla você também pode encontrar a magnífica Rocca com vista para o mar, Castelo Ruffo. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE SCILLA!
7) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA REGGIO CALABRIA
Ainda na Calábria vamos visitar uma cidade magnífica, Reggio Calabria. A cidade, situada nos arredores de Aspromonte ergue-se em uma esplêndida posição ao longo da costa leste do estreito de Messina. O intenso passeio, muito alardeado por D’Annunzio, representa a memória histórica de Reggio Calabria com os monumentos aos homens que deram prestígio à cidade, os restos das muralhas gregas e os banhos romanos que datam do período imperial.
As Atrações em Reggio Calabria
Reggio é também conhecida como a ‘Cidade dos Bronzes’ pelos famosos Bronzes Riace, símbolo de suas origens da Magna Grécia e é considerada a ‘Cidade da Bergamota’, fruta cítrica que cresce apenas em uma estreita faixa costeira que se estende de Scilla a Brancaleone. A principal atração de Reggio são os Bronzes de Riace e o Museu Arqueológico Nacional da Magna Grécia que é onde eles ficam abrigados.
O centro da cidade é, principalmente, caracterizado pela arquitetura do início do século XX e apresenta exemplos interessantes de estilo Art Nouveau, neogótico, como o Palazzo Zerbi, neoclássico, como o Teatro Comunale Francesco Cilea e eclético como o Palazzo Mazzitelli. No contexto urbano, além disso, existem alguns edifícios importantes como o Castelo Aragonês, na parte alta da cidade, e perto do Duomo. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE REGGIO CALABRIA!
8) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CONHEÇA VIESTE
Outra cidade importante é Vieste que é realmente magnífica com suas rochas calcárias e vista para o mar do Gargano; considerada a pérola da Puglia, uma vez que você chegar aqui pode fazer ótimas rotas de carro. Vieste hoje é uma estância balnear popular, amada pelas suas amplas praias arenosas, baías e lindas cavernas marinhas, formada pelo fenômeno de erosão do mar.
As Atrações em Vieste
É o centro turístico mais importante e famoso do Gargano, é também um antigo centro de pesca e agrícola, cujos achados mais remotos remontam à Idade do Bronze. Vieste tem uma vila medieval pitoresca que sobe por ruas estreitas e consiste em casas brancas, unidas por arcos de contraforte muito charmosos.
Dominado por um castelo construído por Frederico II em 1240, de onde se pode desfrutar de uma vista maravilhosa do mar. Além do castelo, a Catedral de Vieste, um notável exemplo da arquitetura de Apúlia do século XI, merece uma visita. A praia de areia branca de Vieste é dominada pelo imponente e famoso Pizzomunno, a imponente rocha vertical na areia. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE VIESTE!
9) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CAGLIARI
Vamos para a Sardenha, precisamente Cagliari, para descobrir a vila medieval dentro das muralhas, admirar a Catedral, o Museu Arqueológico Nacional e o Anfiteatro Romano. Cagliari é a principal e mais populosa cidade da ilha, com vislumbres de bairros históricos com vista para o mar, ruas comerciais e terraços panorâmicos, incluindo o inimitável bastião de Santa Croce. Preservam nos quatro distritos históricos eventos milenares que vão desde a pré-história até o governo da Savoia. Que tal um passeio de barco de 1 dia às Ilhas de La Maddalena?
O distrito de Castelo está localizado na colina mais alta, caracterizada por antigas muralhas, hoje terraços, onde a vida noturna ganha vida, e por ruas pitorescas alinhadas com residências nobres, como Palazzo Regio e Palazzo di Città, bem como a Catedral de Santa Maria. As torres medievais na entrada para o castelo, o elefante e San Pancrazio são muito fascinantes. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A SARDENHA!
10) Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? CIVITA DI BAGNOREGIO
Como último lugar para ver, voltamos para Lazio para visitar a fascinante Civita di Bagnoregio. A vila maravilhosa, que hoje é uma pequena cidade onde o tempo parece ter parado, é acessível somente a pé ao longo de uma ponte de concreto armado construída para o benefício dos cidadãos e turistas que a visitam de todo o mundo. Fantástica, mágica e onírica a ‘cidade moribunda’ vai te capturar à primeira vista.
Um pouco mais sobre Civita di Bagnoregio
Civita di Bagnoregio na província de Viterbo, na Lazio, é na verdade composta por duas cidades localizadas a uma curta distância uma da outra. Bagnoregio, a cidade mais moderna, e depois Civita, a vila medieval propriamente dita que se empoleirou a 484 metros de altitude e que, infelizmente, está em constante perigo de perder seus edifícios devido aos deslizamentos contínuos do esporão de tufo da base. Vale a pena um Tour de 3 horas por Civita di Bagnoregio.
Bagnoregio está localizada em uma colina acessível somente a pé através de uma longa ponte de pedra que a conecta a Bagnoregio, a cidade onde a maioria dos habitantes se mudou por motivos de segurança. É certamente um dos lugares mais fascinantes para visitar, uma cidade medieval quase completamente intacta do Renascimento; antes que talvez um colapso mais substancial danifique completamente a acessibilidade: visite-a! CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE CIVITA DI BAGNOREGIO!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Assista esse vídeo e saiba: Como planejar a sua viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Conclusão
Cidades italianas que você deve conhecer antes de se tornarem turísticas? Vistas atemporais, maravilhosos centros históricos para explorar e divertidas rotas turísticas para fazer e visitar estas cidades italianas consideradas uma mais bonita que a outra, perfeitas para se descobrir em qualquer época do ano. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
parabéns pelo seu trabalho , muito bom
Muito obrigada querido!! 🙂