Bate e Volta de Milão com Degustação de Vinhos
Você sabia que a aproximadamente 100 quilômetros de Milão existe um Lago pouco visitado pelos turistas? Trata-se do Lago Iseo, um lago localizado no Norte da Itália na Região da Lombardia entre as províncias de Bérgamo e Brescia. A profundidade máxima do lago é 251 metros. Vamos ao nosso post do dia: Bate e Volta de Milão com Degustação de Vinhos. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Tem interesse em Tour Privativo ou Transfer do Aeroporto para o centro de Milão? Conheça nosso parceiro: Milan Travel Service!
Bom Saber: a agenda da Milan Travel Service costuma lotar rápido, então faça sua reserva com antecedência e garanta já sua vaga!
Clique aqui e peça um ORÇAMENTO GRATUITO pelo WhatsApp (em português)!
Nossa Introdução
O Lago Iseo, tem origem glacial, ou seja, formado pelas águas do degelo das montanhas. Assim, essa maravilha da natureza é parte fundamental do território de Franciacorta. Lá são produzidos uns dos espumantes mais prestigiados de toda a Itália e podemos dizer do mundo.
Com certeza é uma ótima opção de passeio para fazer em um dia como bate e volta de Milão. Afinal, este destino está localizado a cerca de uma hora de carro a partir do centro de Milão, é um lugar encantador com opções de degustações de vinhos, gastronomia e uma vista encantadora do Lago Iseo. Leia também: Comidas típicas de Milão.
Antes de mais nada você conhece os vinhos dessa região?
A apelação de vinhos Franciacorta cobre toda a extensão ao sul do Lago Iseo. O lago é responsável por moderar a temperatura oferecendo as condições ideais de maturação das uvas, ou seja, ele é de extrema importância para o território e para os produtores de vinhos. Visto que o lago é uma grande massa de água ele concentra o calor do sol durante o dia e aquece os vinhedos nas noites frias. Leia também: Onde encontrar um aperitivo em Milão?
O espumante Franciacorta DOCG pode ser produzido com as uvas, Chardonnay, Pinot Nero, Pinot Bianco e Erbamat (uma variedade local). É um espumante elegante, delicado e refrescante, segue o método tradicional de produção, com a segunda fermentação na garrafa, o mesmo utilizado em Champanhe. Por isso, uma taça de Franciacorta DOCG combina perfeitamente com esse passeio em clima de slow travel.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Algumas Vinícolas da Região
Além das opções de degustações em vinícolas históricas como a Berlucchi, onde nasceu o primeiro Franciacorta pelas mãos do enólogo Franco Ziliani, existem opções de vinícolas familiares como a Faccoli, ou com arquitetura de autor e exposições de arte como a Ca`Del Bosco.
Sua experiência pode ser desenhada com total exclusividade. Vale também lembrar que a região conta com excelentes restaurantes e gastronomia premiada. Como por exemplo, o Restaurante Due Colombe uma Estrela Michelin que está pertinho da Vinícola Berlucchi.
Meu Conselho para Degustação
A sugestão para este bate e volta de Milão, seria desfrutar de uma visita com degustação em uma vinícola, almoçar em um dos ótimos restaurantes e na parte da tarde apreciar vista do Lago a partir de Monte Isola, uma ilha no meio do Lago Iseo. Leia também: Cursos de Culinária em Milão.
Curiosidade
Você sabia que Monte Isola é a maior ilha habitada dos lagos europeus?
Ficou com vontade de conhecer Monte Isola?
Monte Isola é puro charme, para chegar lá o trajeto é feito via traghetto (embarcação oficial para a travessia) a partir da cidade de Sulzano. A breve viagem que dura cerca de 10 minutos já se transforma em um passeio maravilhoso para o olhar, a paisagem é realmente uma beleza.
As Atrações em Monte Isola
Por lá você vai encontrar charmosas ruas estreitas, casas coloridas e floridas, artesanato local e muita cultura italiana. Não deixe de provar um dos pratos típicos que é o risotto al franciacorta bem como peixes do lago, assim pelo seu caminho o perfume de lago estará por todos os lados. Na ilha são produzidos também azeites e mel, desta forma você vai apreciar várias oliveiras desenhando a paisagem a beira lago.
Então se você gosta de caminhadas existem percursos para descobrir a história dessa Ilha que remonta aos tempos romanos, onde desde essa época as vinhas, castanheiras e oliveiras eram cultivadas.
A Importância do Lago Iseo
Mais uma vez a presença do lago Iseo é fundamental para a agricultura local, como suas águas acumulam calor cria-se um microclima ideal, sobretudo para o cultivo das oliveiras. Só para ilustrar, imaginem que foram encontrados em Monte Isola fragmentos de folhas de oliveiras que datam de 2.000 a.C.
Hoje o azeite é produzido sob a D.O.P. Dei Laghi Lombardi (Denominação de Origem Protegida dos Lagos Lombardos). Um azeite delicado, amarelo de reflexos dourados com aromas de amêndoas e ervas aromáticas, sua leveza harmoniza com diversos pratos como condimento para peixes, aperitivos, legumes e saladas.
Além de Monte Isola existem cidades muito interessantes para visitar ao redor do Lago. Começamos por Iseo localizada a 82 quilômetros do centro de Milão. Ela é a capital da região do lago Iseo, mais movimentada e turística está recheada de lojas elegantes, inúmeros restaurantes, porém ainda conserva um patrimônio artístico belíssimo.
Pontos de interesse na cidade de Iseo
Para os amantes da história e da arte, Iseo oferece ótimas descobertas como estas por exemplo:
-
Piazza Garibaldi, o coração pulsante da cidade cercada por edifícios com arcadas, abriga o primeiro monumento erguido na Itália em homenagem à Giuseppe Garibaldi
- Castelo de Oldofredi, uma antiga fortaleza com imponente estrutura de pedra que domina a cidade, está localizada ao sul do centro histórico, a edificação tinha o duplo objetivo de fortaleza estratégica e controle militar do território.
- Santuário Madonna della Neve, está localizado bem atrás do castelo Oldofredi, neste local existia uma grande Vila Romana do segundo século d.C., hoje abriga o Santuário da Madonna della Neve. O afresco da Virgem e Santo Antônio no interno do Santuário é considerado milagroso.
- Igreja de Sant’Andrea, localizada no coração do centro histórico de Iseo, impressiona imediatamente com seu grande impacto visual de grande valor artístico, acredita-se que a igreja de Sant’Andrea foi fundada no século VI pelo bispo San Vigilio, onde antes havia um templo romano.
Que tal conhecer outra cidade na região do Lago Iseo?
Outra cidade que vale a pena conhecer na região do lago Iseo é Sarnico, você vai se encantar com a tranquilidade desta cidade. Partindo de Milão o trajeto tem 75km e dura cerca de 1:15 minutos para percorrê-lo.
Em Sarnico é possível admirar um núcleo original de edifícios Art Nouveau desenhado pelo arquiteto milanês Giuseppe Sommaruga, como por exemplo a Villa Giuseppe Faccanoni esse estilo apresenta arquitetura com linhas sinuosas elegantes e inspirações florais. Além disso, a paisagem com vista para o lago é muito inspiradora. Sarnico é perfeita para quem quer passar uma tarde tranquila, realizar caminhadas ou praticar esportes a beira do lago Iseo.
Colaboração – Crédito do texto: Alessanda Janudis
A Alessandra organiza passeios incríveis com degustação e ela é somelier, então isso enriquece muito seu tour. Fechando com ela um passeio com degustação você com certeza viverá uma experiência única na Itália!
Gostaria de ganhar um Presente Especial da Alessandra? Então diga que viu esse post aqui no blog e receba seu presente!
Clique aqui para saber mais sobre a Alessandra e aproveite para entrar em contato com ela e fazer um orçamento sem compromisso!
Um pouco mais sobre a Alessandra Janudis
Alessandra Janaudis, formada em publicidade e pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM.
Apaixonada por vinhos e viagens, buscou especializações, é certificada Wset 3 pela Wine Spirits Education Trust de Londres com reconhecimento internacional, além de formação avançada como especialista em vinhos italianos pela Wine Scholar Guild.
Hoje mora na Itália, na região da Lombardia, além da paixão por vinhos, viagens e fotografia, tem prazer na felicidade dos outros.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça aqui outras opções de bate e volta a partir de Milão!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Bate e Volta de Milão com Degustação de Vinhos – Se você está em Milão e pretende fazer uma pausa longe da correria da cidade grande, faça esse tour para relaxar e curtir as vinícolas da região, tenho certeza que será uma experiência única no seu roteiro de viagem.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!