O que fazer em Nápoles em um dia?
Nápoles é uma cidade do Sul da Itália, localizada na baía de Nápoles, no mar Tirreno, conhecida pela sua história, música e pizza. Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO e em um dia pode-se conhecer a parte mais importante da cidade. Vamos lá? O que fazer em Nápoles em um dia? Vamos descobrir? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Agradecimentos
Post da nossa convidada especial Antonietta, guia brasileira na Campania.
Nosso agradecimento especial por sua colaboração ao Blog Viajando para Itália.
Nossa Introdução
O que ver em tão pouco tempo? A escolha é difícil, porque não bastaria uma semana inteira para visitá-la completamente. No entanto, se você tiver apenas um dia, poderá ver o que desejar sem esquecer os lugares mais importantes e específicos. Por isso escolhemos o melhor para você! Leia também: Como ir a Nápoles a partir de Roma?
Dica de Ouro
- Aconselho um tour com o Ônibus turístico de Nápoles onde você pode subir e descer em qualquer uma de suas paradas para explorar a cidade por conta própria, é excelente para que tem pouco tempo! Clique aqui para saber mais!
Que tal conhecer Nápoles, Sorrento e a Costa Amalfitana com o nosso parceiro Cammarota? Clique aqui e peça já um orçamento sem compromisso!
Confira aqui o Instagram da Cammarota!
A Cammarota também está no Tripadvisor, clique aqui e confira as avaliações!
1) Conheça o Centro Monumental de Nápoles
Na parte da manhã poderemos visitar o centro monumental, com a Piazza Plebiscito e o Palácio Real, onde desde o 1600 moraram os vice reis e os reis do reino de Nápoles; depois, passando pela avenida Toledo, entraremos na Galleria Umberto I, que nasce como shopping no fim do século XIX; pode-se admirar também por fora o Teatro S. Carlos e o Maschio Angioino. Leia também: Como ir a Nápoles a partir de Roma?
2) Conheça o Centro Histórico de Nápoles
Logo depois do almoço iremos ao Centro Histórico da Cidade, onde passeando pode-se admirar a Igreja de Santa Clara, Spaccanapoli que seria a rua que corta no meio o centro, Praça S. Domenico, a Rua S. Gregorio Armeno que é a rua dos presépios, onde temos ainda os antigos mestres. Leia também: As cinco melhores pizzarias de Nápoles?
3) Conheça o Museu Arqueológico de Nápoles
E por último não deixe de visitar o Museu arqueológico de Nápoles!! Uma experiência única! Leia também: Quais são os 10 principais monumentos de Nápoles?
Mapa 01/02 com as atrações em Nápoles

Mapa 02/02 com as atrações em Nápoles

Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!Como chegar a Nápoles?
Nápoles é uma cidade bem interligada ao resto da Itália e é fácil chegar de avião, automóvel ou de trem.
1) Como Chegar a Nápoles? DE AVIÃO
O Aeroporto Internacional de Nápoles Capodichino é um dos mais importantes da Itália. Em Nápoles partem e chegam aviões de todas as destinações italianas, europeias e internacionais. Todas as companhias de linha e low cost fazem escala em Nápoles.
Do aeroporto em direção ao centro da cidade com o ônibus:
Existem duas linhas principais que levam ao centro da cidade: a linha 3S que liga a Praça Garibaldi (Estação Central) de onde é muito fácil pegar todos os ônibus ou metrô que conduzem em direção as diversas partes da cidade. A linha 3S sai a cada 30 minutos aproximadamente das frentes de chegada, das 5h20 até as 23h20. O bilhete (único) custa € 1,10 por passageiro.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar a Nápoles? DE TREM
Nápoles tem três estações principais da ontem chegam e saem trem proveniente de outras cidades italianas e do exterior. A Estação Central (Praça Garibaldi) é aquela mais importante, vinte e dois binários aonde chegam os trens de todas as destinações italianas. Nápoles Central é aconselhável a quem deve chegar ao centro da cidade ou o Molo Beverello para embarcar para as ilhas.
Nápoles Mergellina – estação intermediária
Nápoles Mergellina é a estação intermediária, próxima ao Molo di Mergellina da onde partem os aerobarcos para as ilhas do Golfo. Nápoles Campi Flegrei é a parada fora do centro da cidade e mais próxima ao estádio. É a ideal para quem está hospedado em hotéis em Fuorigrotta, Bagnoli, Pozzuoli e Campi Flegrei. Todas as três estações são integradas com as linhas do metrô e são os pontos de partida e chegada dos ônibus da cidade.
Você sabia…
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
3) Como chegar a Nápoles? DE NAVIO
Nápoles tem um dos portos mais importantes do Mediterrâneo. Aqui chegam toda semana navios de cruzeiro de todo o mundo, mas principalmente conexões em navios de todo o sul da Itália. Os barcos da TTTLines ligam Nápoles com a Catania com viagens quotidianas. A Tirrenia liga Nápoles com Palermo (Sicília) e Cagliari (Sardenha) com viagens cotidianas.
4) Como Chegar a Nápoles? DE CARRO
Para quem chega do norte, a estrada principal que leva a Nápoles PE a Autoestrada do Sol Milano-Napoli. Passando o castelo di Caserta Sul tem uma junção de aproximadamente 8 km que leva às diversas saídas em direção à cidade.
Para quem deve chegar ao centro:
Para quem deve chegar ao centro, é aconselhável seguir as indicações para Nápoles Centro – Porto – Estação Marítima – Estação Central. Poucos km depois se encontra uma bifurcação onde deve pegar a direção para o porto, que passa pela Via Marina ou a direção Estação Central, que leva sempre ao centro, mas passa pelo congestionado Corso Umberto. Se você precisa chegar às zonas que ficam longe do centro (Fuorigrotta, Bagnoli) convém pegar a saída tangencial.
Para quem chega do sul:
Quem chega do sul pela Salerno- Reggio Calabria chega no mesmo cruzamento e deve seguir as indicações Nápoles Centro – Porto – Estação Marítima – Estação Central ou Tangencial. A Bari-Napoli também chega à junção onde depois haverá as saídas para a Tangencial ou Nápoles Centro.
Vai viajar pela Itália de carro? Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : ) VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLO DE ROTEIROS
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Leiam nossos últimos posts sobre viajar de carro pela Itália:
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CALÁBRIA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A SICÍLIA!
- VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CAMPÂNIA!
Uma Breve História de Nápoles em ordem de ocorrência dos fatos
Nosso texto seguirá uma cronologia (período de 475 a.C até 1799), de forma a organizar os eventos ocorridos em Nápoles em sua ordem de ocorrência no tempo, relatando a sequência temporal real de eventos passados. Leia também: Nápoles para Brasileiros em Grupo.
Em 475 a.C
Em 21 de dezembro de 475 a.C., Neapolis nasceu de um grupo de exilados gregos. A cidade de Nápoles é uma terra rica em história e tradições, dominando o golfo de mesmo nome e cercada por lugares maravilhosos como o Vesúvio, a península de Sorrento, as Ilhas de Capri, Ischia e Procida e os Campi Flegrei.
Em 536
O Ducado de Nápoles, em 536, foi conquistado pelos bizantinos durante a guerra gótica tornando-se, mais tarde, um ducado autônomo. Segundo a tradição, o primeiro duque foi Basílio, em 660-61 pelo imperador bizantino Constant. Após este período os normandos tomaram o controle, entre 1130-1194. Em 1139 Roger II de Altavilla conquistou a cidade e Nápoles passa assim a fazer parte do território do Principado de Cápua, no recém-nascido Reino da Sicília, com Palermo como capital.
Entre 1194 – 1266 e Entre 1266 – 1442
Entre 1194 e 1266, os Suevos chegaram a Nápoles; foi em 1194 que o Reino da Sicília passou para as mãos dos Hohenstaufen, dinastia ligada de forma particular à memória do ilustre Frederico II da Suábia; Os Angioini, que dominaram a cidade entre 1266 e 1442, foram de grande importância para Nápoles.
No período angevino, monumentos importantes e famosos foram construídos em Nápoles, como a Igreja de Santa Chiara, a Basílica de San Domenico Maggiore, o Duomo, a Basílica de San Lorenzo, o Maschio Angioino e o Castel Sant’Elmo. Foi nesse período que o Castel dell’Ovo também é ampliado e embelezado.
Em 1442
Em 1442, Nápoles mudou de mãos se transformando em uma cidade aragonesa por Alfonso V de Aragão, conhecido como o Magnânimo. Um governante “iluminado” que fez do reino um centro artístico e cultural. Depois de ficar brevemente nas mãos dos franceses, todo o sul se tornou uma província espanhola na qual se alternavam 40 vice-reis e 20 tenentes. O Reino de Nápoles, acostumado a ser um grande potência, entra em um dos períodos mais sombrios de sua história.
Entre 1707 – 1734
Durante a guerra da sucessão espanhola, a Áustria conquistou Nápoles, em 1707, mas a manteve por alguns anos, até 1734, quando o reino foi conquistado por Carlos de Bourbon. Durante o século XVIII, os Bourbons promoveram o renascimento do Reino de Nápoles, e, assim, o Reino se torna independente em 1734 com o rei Carlos. Muitas obras criadas durante esse período: o Palácio Capodimonte, o Teatro San Carlo, o Albergo dei Poveri, o Palácio Real de Caserta, a fábrica de porcelana Capodimonte.
Em 1799
O ano de 1799 foi um ano crucial para Nápoles: isso porque a República Napolitana é proclamada e liderada por iluministas napolitanos animados por fortes ideais de igualdade, porém essa República durou pouco. Após o interlúdio napoleônico e a Restauração, os acontecimentos de Nápoles se fundem com a história de uma Itália unida.
Hoje a capital da região da Campânia – e considerada a capital do sul da Itália – Nápoles ocupa uma área de 117 quilômetros quadrados, com uma população de mais de um milhão de habitantes.
Assista esse vídeo em nosso Canal do Youtube e saiba como visitar a Costa Amalfitana a partir de Nápoles!!!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer em Nápoles em um dia? A conclusão desse texto é que você precisa visitar sem falta o museu, caso ainda não tenho ido, porque vai ser uma emoção que permanecerá em suas memórias para sempre. Ahhhh!!! Não deixe de experimentar a famosa pizza, afinal estamos na terra dela;)
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Gostaria de contratar uma guia turística brasileira em Napolis
Estarei respondendo por email:) Abraços, Ana
Boa tarde. preciso de um Guia ou motorista que fale português na cidade de Napoles, no dia 24 e 25 de março 2018. Caso tenha alguem para me indicar fico grato, [email protected]
Enviarei resposta via email:)
Boa tarde Ana.
Parabéns pelo Blog. Estou terminando meu planejamento da viagem que farei agora em outubro para Itália. Quase todo o planejamento foi com suas dicas e sugestões.
Por favor, gostaria de saber sua opinião sobre a possibilidade de alugar um carro em Roma e visitar Pompeia e o palácio de Caserta no mesmo dia.
Muito obrigado.
Ass: Juliano
Juliano fazer tudo no mesmo dia é um pouco corrido, mas se para é jovem dà para fazer sim:) evite de entrar dentro da cidade de Roma e te aconselho a ir primeiro em Pommpeia e depois Caserta. Abraços, Abraços.