Quais atrações devo conhecer na cidade de Como?

Um dos lugares mais bonitos da Itália, a cidade de Como é destino certeiro para quem gosta de caminhar em meio ao verde com um clima de paz e tranquilidade. Hoje listamos as melhores atrações em Como para você colocar no seu Roteiro de Viagem pela Itália!

0 481

Quais atrações devo conhecer na cidade de Como?

A cidade de Como ficou famosa por ser destino de veraneio de famosos como George Clooney, Leonardo Di Caprio e tantos outros, mas Como oferece aos seus visitantes biodiversidade, paz, tranquilidade, panoramas que impressionam e um lago que encanta! Hoje vamos conhecer melhor da cidade de Como, com dicas e informações para você colocar como destino no seu Roteiro de Viagem para a Itália! Vamos ao nosso post do dia? Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Como é uma cidade que encanta, além de dar nome ao Lago: jardins e bosques, colinas e vales, cores como o azul do lago e verde da vegetação que se mesclam perfeitamente, vilas de prestígio e aldeias medievais… Como é uma das maravilhas mais incríveis no norte da Itália. Não é difícil se apaixonar por esse lugar, não é difícil querer voltar e não é difícil entender como essa cidade se tornou o que é hoje em termos turísticos. Uma dica legal é fazer uma Excursão a Pé e Passeio de Barco a Bellagio, clique aqui para saber mais!

1) Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? CONHEÇA A CATEDRAL

A primeira coisa que atrai nossos olhos quando chegamos a Como é, sem dúvida, a Catedral de Santa Maria Assunta. A Igreja domina a linha do céu e marca a importância estratégica da cidade que, durante séculos, foi uma encruzilhada para o tráfego entre o norte da Itália, o centro e o norte da Europa. Quando digo tráfego, não falo somente de negócios, incluo também, com toda segurança, cultura.

Sua Arquitetura

Essa herança cultural é visível, até hoje, quando notamos a miscelânea de estilos que distingue a arquitetura dessa igreja. A catedral é uma fusão singular de gótico, renascentista e barroco que permite reconstruir, historicamente, as diferentes fases de construção do edifício, que começou no final dos anos 300 e foi até quase metade dos anos setenta. Assim, durante quatro séculos, a Catedral passou pelas mãos de arquitetos, artistas, mestres e uma multidão de outras pessoas que fizeram questão de fazer parte dessa história.

Estátuas dos irmãos Tommaso, Giacomo e Donato Rodari

A cúpula foi concluída, como mencionado acima, em 1744 e foi projetada pelo famoso arquiteto Filippo Juvarra, que era arquiteto, também, do Rei da Sardenha. Digno de serem citadas são as estátuas dos irmãos Tommaso, Giacomo e Donato Rodari, da vizinha Suíça, da cidade de Maroggia, no Cantão de Ticino. Quase todas as esculturas que decoram os lados e os portais da igreja merecem menção especial, mas não deixe de observar as estátuas de Plinio Il Vecchio e Plinio Il Giovane. No interior podemos destacar as pinturas de Bernardino Luini e Gaudenzio Ferrari, ambos das escolas de arte da Lombardia e muito ativos no século XVI. Importante: verifique horários de visitas e possibilidade no site oficial da Catedral clicando aqui!

2) Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? CONHEÇA O PALAZZO BROLETTO

Seguimos para o Palazzo Broletto, ao lado do Duomo. O Broletto é também conhecido como Palazzo della Ragione e foi construído em 1215 a pedido de Bernardo da Codazo. O Palácio foi sede do poder civil de Como durante séculos e as assembleias da cidade eram realizadas aqui, incluindo as dos comerciantes. O campanário adjacente era usado para convocar as diferentes reuniões e, estrategicamente colocado, o Palácio ao lado da Catedral simbolizava o equilíbrio entre o poder civil e religioso.

Sua Restauração

Mas, como nem tudo são flores, quando a construção do “novo” Duomo foi encomendada, em 1396, o Broletto “sentiu” o baque, pois o edifício também precisou passar por uma reestruturação e “diminui”, no entanto, até 1764, exerceu sua função cívica. De um ponto de vista arquitetônico, o que mais impressionante do Palácio é sua fachada tricolor (branca, cinza e vermelha) em mármore Lombardo: é, claro, um detalhe de grande encanto que cativa os turistas que visitam a cidade. O Palácio também foi usado como teatro, mas, hoje, o Broletto di Como acolhe congressos, exposições e cerimônias da cidade.

3) Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? CONHEÇA A BASÍLICA SANT´ABBONDIO

Outro ponto imperdível de Como e que foi construído no final do século XI, na área da igreja cristã primitiva dedicada aos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, fica a basílica de Sant’Abbondio é um magnífico exemplo da arquitetura romanesca lombarda e considerada uma verdadeira obra-prima dos mestres Comacine e seus escultores que difundiram o estilo lombardo, não só na Itália, mas também em toda a Europa. A Igreja foi pelos monges beneditinos e dedicada ao quarto bispo de Como.

Sua Restauração

Desde os anos 500, mudanças notáveis ​​alteraram sua aparência original, mas, felizmente, ela foi recuperada em uma restauração realizada em 1800. A fachada em pedra de Moltrasio é distinta por poderosas pilastras que a dividem em cinco partes e que correspondem a seus corredores internos. Há também um belo portal decorado com esculturas em baixo-relevo e a bela torre sineira dupla, que foi inspirada na arquitetura nórdica. No interior vemos as cinco naves divididas por altas colunas adornadas com preciosas capitais, além da abside com um esplêndido ciclo de afrescos de 1300, feito pelo mestre de S. Abbondio, que conta a história de Cristo em vinte cenas belíssimas.

4) Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? CONHEÇA O TEMPLO VOLTIANO

Impossível de não visitar é o Templo Voltiano. O edifício em forma de templo neoclássico foi construído à beira do Lago de Como e celebra a figura e a obra do grande físico de Como, Alessandro Volta. O museu foi idealizado e financiado pelo industrial e patrono Francesco Somaini, e foi construído para celebrar ocasião do primeiro centenário da morte do inventor da pilha (1927), a ideia era abrigar os instrumentos científicos que lhe pertenciam. Muitos exemplares são originais, outros réplicas, já que diversos deles pegaram fogo em 1899 durante a Exposição Internacional de Eletricidade (chega a ser irônico, não é?!).

Sobre o Mausoléu

O mausoléu, encimado por uma cúpula hemisférica, é precedido por um grande pronau (composto do espaço em frente ao templo) com as estátuas da Fé e da Ciência, que é acessado por meio de dois lances de escadas simétricas. O interior é dividido em dois andares: na sala central do térreo, estão expostos os aparelhos, máquinas e aparelhos utilizados pelo ilustre cientista para experimentos de física e eletricidade, além de serem utilizados também para o estudo de gases e suas propriedades. Já o primeiro andar é dedicado a móveis, cartas, publicações, retratos do cientista que também era político e professor; ali ficam também menções honrosas, reportagens e muitos outros materiais muito interessantes.

5) Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? CONHEÇA A VILLA OLMO

A pouco mais de 2 km do Tempio Voltiano você encontra a bela Villa Olmo, que é outra parada obrigatória. Esteticamente esta mansão do século XVIII está alinhada com o estilo das outras mansões presentes em Como e em suas cidades vizinhas como Cernobbio, Bellagio etc, mas dois elementos básicos a torna muito especial: o jardim, que é cuidado nos mínimos detalhes, e o gosto neoclássico de sua fachada e de seu interior.

O nome, como é fácil de entender, refere-se à presença de dois velhos olmos, que foram derrubados. Ao longo dos anos várias personalidades proeminentes ficaram aqui, dos mais ilustres podemos citar Giuseppe Garibaldi e a família Visconti di Modrone. Atualmente a Villa Olmo recebe exposições, eventos e conferências. Para saber mais sobre visitas, acesse o site oficial clicando bem aqui!

Nossas Dicas do Dia!

  • Como tem também um charmoso funicular que foi inaugurado em 1894. O funicular Como – Brunate liga a cidade ao topo da montanha (justamente, Brunate) que é como se fosse uma “varanda”, pois oferece uma vista magnífica do lago visto do alto. A viagem começa em uma galeria e segue rumo ao alto com duas pequenas “carruagens”. A encosta íngreme nos permite vislumbrar um cenário esplêndido! O caminho tem 1084 metros de comprimento e a diferença de altura entre as cidades não excede 500 metros, a subida leva cerca de 7 minutos. Brunate é conhecida como a aranda dos Alpes por apresentar vistas maravilhosas!
  • Para se deslocar para as cidades próximas, utilize o chamado batelli. Para ver horários, rotas e comprar passagem, você pode clicar bem aqui! Não deixe para comprar a passagem na última hora, principalmente no verão: fica lotado!
  • Não esquecendo de dar uma volta pelo Lago de Como sem pressa e apreciar com calma toda sua beleza e tranquilidade. Saiba mais sobre o Lago de Como clicando aqui!

Assista esse vídeo e saiba: Qual é o mês que mais chove na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais atrações devo conhecer na cidade de Como? Como oferece muito mais do que possamos imaginar. Imersa na natureza, a cidade é perfeita para quem busca natureza, excelente estrutura turística e tranquilidade. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!