Vamos conhecer o Cenáculo de Leonardo da Vinci em Milão?
Na Lombardia, entre os sete sítios reconhecidos por “Patrimônio Mundial” pela UNESCO, encontramos em Milão, a Igreja e Convento Dominicano de Santa Maria delle Grazie e uma das pinturas mais famosas do mundo, a Última Ceia de Leonardo da Vinci, duas obras-primas completas a nível mundial.
Vamos ao nosso post do dia? Vem comigo conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci em Milão? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo em nosso Canal do Youtube e conheça a história da Última Ceia de Leonardo da Vinci, com o nosso professor de história, Fernando Caiafa e Mariangela, guia turística de Milão.
Nossa Introdução
Leonardo pintou a Última Ceia em uma parede no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie para Ludovico, il Moro, em um período de 1494 a 1497. O artista, apesar de se tratar de uma pintura no muro, não se entregou à tradicional técnica resistente da pintura, a qual requer uma aplicação rápida de cor sobre o gesso ainda úmido.
Ele testou um método que lhe permitiu intervir no gesso seco e, portanto, de poder voltar a mais retomadas sobre a obra cuidando de cada detalhe dela. Infelizmente as percepções de Leonardo estiveram erradas e bem cedo, a pintura começou a se deteriorar. No decorrer dos séculos, muitas reformas se seguiram para tentar salvar a obra-prima.
Em 1999, depois de vinte anos de trabalho, tem-se terminada a última intervenção conservadora que, graças à remoção de muitas repinturas, trouxe à luz, o que restava das aplicações originais. Esta obra é considerada a mais famosa representação da Última Ceia, obra-prima de Leonardo Da Vinci e do Renascimento italiano. Leia também: o que fazer em Milão em dois dias?
Um Pedido de Ludovico Sforza, Duque de Milão.
A Última Ceia foi encarregada a Leonardo por Ludovico Sforza, Duque de Milão, em um projeto de embelezamento do convento e da igreja de Santa Maria delle Grazie. A este projeto, Ludovico Sforza mantinha-o acima de tudo porque, aqui o Príncipe pretendia organizar a sua própria sepultura. Leonardo da Vinci criou um exemplo louvável da “nova perspectiva”, inaugurada na arte florentina, a grande ideia de Leonardo foi de abrir a parede principal do refeitório com a ilusão de uma espaçosa câmara com um teto de caixotões. Leia também: o que fazer em Milão quando chove?
Conheça agora a História do Cenáculo de Leonardo da Vinci, e no final não deixe de conferir nossas dicas e informações úteis para visitar essa obra maravilhosa!
A obra representa a Última Ceia e em particular, o exato momento no qual Jesus anuncia que um dos apóstolos irá trai-lo. É muito indicativo o fato de que Leonardo escolheu pintar a Última Ceia logo no refeitório, o lugar onde os religiosos estavam almoçando e jantando todos os dias. Assim, a presença desta obra, no meio dos gestos diários de almoço e jantar, era um chamado constante para os monges, e mostrava que a vida da comunidade religiosa é uma extensão da vida de Cristo e dos apóstolos.
A obra-prima de Leonardo da Vinci é realmente inovadora, seja do ponto de vista da composição ou seja da rendição dos sujeitos. O tema da Última Ceia havia sido tratado por numerosíssimos artistas, mas sempre de um modo austero e fixo: as poses dos Apóstolos eram rígidas e estilizadas.
Entenda a pintura dos Apóstolos no Cenáculo
Na obra de Leonardo, por outro lado, os apóstolos são colocados em um único plano e não se dispõem na frente ou por de trás da mesa, mas todos do mesmo lado. Se dividem em grupos de três e, por meio desses padrões de união e separação, estão envolvidos em uma espécie de comunicação, expressa também pelas reações estudadas psicologicamente dos seus rostos. Por trás dos personagens abre um ambiente amplo e analisado de acordo com as regras mais rigorosas de simetria e perspectiva.
Uma vez que a cena foi representada na parede de um convento de um cenáculo, Leonardo da Vinci foi muito cuidadoso a fim de criar um espaço fictício que entrasse em sintonia com aquele real, de modo a criar uma ilusionista e íntima conexão entre o mundo da pintura e do mosteiro. O forte impacto cenográfico é definido com outros elementos de composição, como a escala dimensional das figuras (o maior do real) e a forte intensidade dramática das faces dos apóstolos.
O Realismo da Obra
“Em verdade, eu vos digo que um de vós me trairá”. É esta uma das mais intensas e tocantes passagens do Novo Testamento, e é exatamente este o momento que Leonardo da Vinci escolheu para representar. O realismo da representação torna tal momento ainda mais particular; as palavras, de fato, provocam uma variedade infinita de gestos, movimentos e caretas, todos ditados pela diferente reação emocional dos apóstolos.
Nesta obra Leonardo representa as emoções dos protagonistas da história, Jesus e os apóstolos. Para o pintor é muito importante ilustrar os “movimentos do ânimo”, de fato: em seu Tratado sobre a Pintura escreveu que o excelente pintor deve saber representar não só o aspecto exterior do homem, mas também os seus pensamentos, as suas emoções; a primeira coisa não é difícil de fazer, mas a segunda sim, porque pensamentos e emoções devem ser representados através de gestos e atitudes. Leia também Onde fazer compras em Milão?
O Momento Dramático do Cenáculo
Pelo motivo exposto acima, Leonardo decide representar o momento sucessivo após as palavras de Jesus: “Um de vós me trairá”. É o momento mais dramático da Última Ceia: cada apóstolo se pergunta, e pergunta a outros, quem pode ser o traidor. Leonardo se concentra sobre o efeito que as palavras de Jesus provocam sobre os apóstolos, sobre suas reações: por causa disso muda o modo de representar a cena com relação aos artistas precedentes.
Leonardo faz entender o caráter de cada apóstolo e como cada um deles reagem à mesma situação emocional de forma diferente, de acordo com o seu carácter diferente: é a aplicação da sua teoria dos movimentos do ânimo. A pintura de Leonardo, representa um “catálogo” de emoções transmitidas através de gestos e expressões, nesta pintura as palavras não servem, necessita só olhar esta obra-prima de Leonardo que constituem uma das maravilhas mais notadas e estudadas no mundo.
Curiosidade sobre o Cenáculo…
Conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci nos reserva muitas histórias! Os monges tinham aberto uma porta para chegar antes pelo refeitório para a cozinha, derrubando parte da pintura, logo onde estariam os pés de Cristo. Originalmente, de acordo como citado pelo desenho de Leonardo, a representação dos apóstolos na Última Ceia devia ser diferente, isto é, com os apóstolos ao longo da mesa como tantas unidades separadas.
O artista percebeu que a pintura, assim concebido, dava porém uma ideia fragmentada e abstrata da realidade e, portanto, preferiu unir os doze apóstolos em torno da figura de Cristo, em quatro grandes grupos diferentes, mas unidos por um ímpeto de reação diante das palavras e o gesto do Salvador. Visitar a Última Ceia de Da Vinci, significa sentir a emoção diante de tanta grandeza. Leia o post: onde comer em Milão pagando pouco?
Informações Úteis
Ingressos:
- Para todos os tipos de ingressos é necessário fazer uma reserva! A entrada para a Última Ceia é permitida apenas no dia e horário reservado. Se isso não for possível por razões diversas, será, portanto, permitido a entrada nos dias seguintes, conforme a disponibilidade, mesmo para além da validade do bilhete.
Local para Retirada dos Ingressos:
- A retirada dos ingressos está próximo a bilheteria localizada na entrada do museu, sendo obrigado se apresentar 20 minutos antes da visita, para que não seja sujeito à pena de perda dos lugares, junto com o seu código de reserva. Compre no site oficial ou se preferir um site em língua portuguesa veja sem compromisso no banner a seguir.
Entenda os Horários:
- A proteção da obra-prima de Leonardo requer condições ambientais ótimas, obtidas através do tratamento de ar e com procedimentos particulares para o acesso dos visitantes, recebidos em grupos de vinte. Por sua característica e pelo lugar onde ele foi criado, a Última Ceia é difícil de visitar. São recebidos apenas pequenos grupos e somente em alguns dias e horários, por isso a reserva é necessária. Recomenda-se o sistema de reservas online.
Os horários são os seguintes:
- De terça-feira a domingo, das 08:15 às 19:00 (última entrada às 18:45).
- Fechado todas as segundas-feiras, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
- Os turnos de visita duram 15 minutos, permitido um número máximo de 30 pessoas por vez.
- Lembrando mais uma vez que para visitar a Última Ceia é obrigatório reservar a visita.
- Lembre-se de consultar sempre o site oficial, pois os horários poderão sofrer alterações a qualquer momento.
Importante Saber
- Lembro que esse monumento é um dos mais difíceis de conseguir entradas, por isso te aconselho a reservá-lo com pelo menos dois meses de antecedência, O.K.?
Como chegar até o Cenáculo de Leonardo da Vinci?
O Cenáculo de Leonardo da Vinci, está na Igreja Santa Maria delle Grazie, localizada na Piazza Santa Maria delle Grazie, n° 2, em Corso Magenta. Milão é uma das cidades facilmente acessíveis por qualquer meio que você escolher para partir.
1) Como chegar ao Cenáculo de Leonardo da Vinci? DE AVIÃO
De avião, temos duas opções de Aeroportos em Milão: Linate ou Malpensa. Desembarcando em qualquer um dos aeroportos vocês chegará facilmente com o trem ou o metrô.
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA FIUMICINO PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO DE FLORENÇA PARA O CENTRO DE FLORENÇA?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA O CENTRO DE VENEZA?
2) Como chegar ao Cenáculo de Leonardo da Vinci? DE TREM
De trem, a Estação para desembarque mais perto é a Estação Cadorna, caso você desembarque na Estação Milano Centrale, basta pegar o metrô e desembarcar na Estação Cadorna FN.
Você sabia?
- Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?.
3) Como chegar ao Cenáculo de Leonardo da Vinci? DE METRÔ
Milão tem uma excelente estrutura para você se locomover com o Metrô, a estação mais próxima para visitar o Cenáculo de Leonardo da Vinci é a Estação Cadorna FN, conforme mapa abaixo você caminhará 550 metros até lá. Saiba aqui como usar o metrô em Milão e Onde se hospedar em Milão perto do Metrô.
Mapa da Estação de Metrô Cadorna FN até o Cenáculo
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como usar o metrô em Milão!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer o Cenáculo de Leonardo da Vinci em Milão? Simmm!!!! Se você estiver em Milão você não pode deixar de conhecer o cenáculo de Leonardo Da Vinci, uma das pinturas mais emblemáticas e famosas do mundo. Tenho certeza que seguindo minhas dicas e orientações você não terá dificuldades em visitar essa obra prima de Leonardo da Vinci.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Estou tentando reserva 3 bilhetes para visitar a Ultima Ceia (Milão), mas não consigo onde vc indicou, não entendo italiano. Gostaria de marcar a visita para dia 18/10/2016 depois das 16:00 hrs ou 19/10/2016 ate as 10:00 hrs. Tem outra opção para reservas ? Aguardo retorno e agradeço. Clelia.
Clelia o bilhete do Cenáculo deve ser agendado com muita antecedência.. já não tem mais bilhetes disponiveis.. a única forma vai ser com um tour que inclui o bilhete.. Caso você tenha interesse envie um email para [email protected], com cópia para o email [email protected]. Grande abraço e boa viagem, Ana
Consegui comprar dois ingressos para visitá-la em Setembro. Mal posso esperar! 😀
Que maravilha!! Fico super contente!!! Aproveite..:)