Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão?

O San Siro é um estádio que tem dois donos: Inter de Milão e o Milan, dois dos maiores clubes de futebol italiano. Hoje vamos conhecer sua história, saber sobre os horários de funcionamento e visitas guiadas.

2 5.612

Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão?

Quem é fã do futebol italiano sabe que o Milan e o Internazionale Milano são dois dos maiores clubes de futebol da Itália. Ao contrário de muitos times, ambos dividem o mesmo estádio! Parece absurdo? Hoje vamos entender essa história! Vamos conhecer o estádio San Siro, em Milão e saber um poucos mais sobre sua história. Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão? Vamos informar também sobre os horários de funcionamento e visitas guiadas no Estádio. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

O Estádio de San Siro (para os Milanistas) ou Giuseppe Meazza (para os interistas) é um antro e referência para os amantes do futebol do mundo todo, não à toa é chamado de templo futebolístico. Para entender a importância desse estádio, ele é como se fosse o Allianz Parque para o Palmeiras, ou como a Arena Corinthians, por exemplo. Só que em Milão ‘Palmeiras’ e ‘Corinthians’ dividem, na mais total paz, o mesmo estádio! Acredite;) Leia também Como usar o metrô em Milão?

Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão?

CONHEÇA UM POUCO DA SUA HISTÓRIA…

Por que esses times (Milan e o Internazionale Milano) dividem o estádio? Tudo começou em 1925, quando o estádio foi construído. O presidente do Milan, na época, Piero Pirelli, decidiu construir um estádio de futebol perto do Hipódromo. A estrutura foi toda paga por Pirelli e projetado pelo engenheiro Alberto Cugini, junto com o arquiteto Ulisse Stacchini.  O estádio tinha quatro tribunas retilíneas, uma da qual parcialmente coberta, e podia abrigar até 35.000 espectadores. Na inauguração histórica, dia 19 de Setembro de 1926, a partida foi um amistoso entre Milan e Inter, sendo que o Inter goleou o ‘coleguinha’ e o placar final foi de 6 a 3! Leia também Onde comer em Milão?

Início do Milan no Estádio

Em 1935, o estádio foi comprado pelo Município de Milão que iniciou uma operação de expansão, o que acrescentou na estrutura quatro curvas de conexão entre as arquibancadas e aumentou a capacidade das duas cabeceiras: de 35.000 o estádio passou a ter capacidade para 55.000 lugares. O estádio não foi construído especificamente para um time, mas entre 1926 e 1945, o Milan começou a utilizar o estádio como ‘casa’ e era ali que as partidas a mando do time da casa, o Milan, aconteciam!

Início do Inter no Estádio

Em 1946, o Inter também não tinha estádio e também passou a utilizar o San Siro para sediar seus jogos ‘em casa’. Desde então, o Inter que era ‘inimigo’ do Milan, passou a ser parceiro do time rival e, assim, ficou decidido que eles dividiriam o mesmo estádio! Deu MUITO certo!

Um pouco mais sobre o Estádio San Siro

Em 1980, o Estádio San Siro foi rebatizado como Giuseppe Meazza, importante jogador que defendeu os dois times da cidade. Entre 1935 e 1999, os clubes pagavam para utilizar o estádio, em 2000, depois de entrarem num acordo com a Câmara Municipal de Milão, ficou decidido que eles seriam os responsáveis pela manutenção do estádio e, assim é até hoje! É um estádio imenso e o local também recebe shows e festivais. O local tem capacidade para 84.310 pessoas, o campo mede 105 x 68 metros, 336 camarotes, 302 tribunas de honra, 228 cadeiras especiais e 488 espaços para deficientes com acompanhantes. O estádio é também o maior da Itália. Leia também  O que visitar em um dia em Milão? ou O que visitar em dois dias em Milão?

Porque o milanistas o chama de San Siro e os interistas de Giuseppe Meazza?

Implicância! Brincadeira! Hahaha… San Siro é o nome do bairro onde fica o estádio, e Giuseppe Meazza é o nome oficial do estádio, então para ficar ‘diferente’, cada time chama o local por um nome, mas estamos falando do mesmo lugar!

Brasileiros que passaram pelos Clubes

  • No Milan (o time ‘rossonero’ – vermelho e preto) passaram nomes brasileiros importantes como Dida, Kaká, Cafú e, como nome recente, temos Lucas Paquetá. Entre alguns títulos mais importantes o Milan tem 18 títulos italianos (o famoso Scudetto), 7 Liga dos Campeões da UEFA e 1 Mundial de Clubes da FIFA. A hashtag do time é #ForzaMilan.
  • Já no Internazionale (o time ‘neroazzuro’ – preto e azul) passaram nomes brasileiros como Júlio César, Adriano, Ronaldo Fenômeno e, como nome recente, temos João Miranda. Entre os títulos mais importantes o Inter tem 18 títulos italianos (o famoso Scudetto), 3 Liga dos Campeões da UEFA e 1 Mundial de Clubes da FIFA. A hashtag do time é #ForzaInter.

Informações Úteis

O estádio é aberto a visitação quando não há jogos. Lá dentro é possível ver um museu com várias camisas (inclusive de outros times) importantes para a história do futebol mundial, taças e conquistas de ambos os times, as tribunas de honra, os vestiários e, se o tempo ajudar e não estiver ocorrendo nenhuma manutenção, é possível entrar em campo, literalmente, para uma caminhadinha no gramado!

Uma ‘fofoca’ aqui entre nós: dizem que, depois do sucesso do novo estádio do Juventus, tanto Inter quanto Milão estão em busca de patrocínio para construírem seus próprios estádios! Caso isso aconteça, provavelmente, a Câmara de Milão irá tombar o Estádio Giuseppe Maezza como Patrimônio Histórico da cidade. Mas, por enquanto, não há nada confirmado!

Ingressos e Horários

  • Se você quiser assistir aos jogos, pode comprar ingressos nesse site e pedir para entregarem no hotel. Preste ATENÇÃO para não comprar ingressos com os descontos para os associados, pois são ingressos somente para quem tem carteirinha, O.K.?!
  • O museu abre todos os dias, exceto em dias de jogos, e funciona das 10h00 às 17h00 e o tour guiado pode ser feito em várias línguas. Para chegar, utilize o metrô: linha Lilás (linha 5), Estação San Siro. A entrada é pelo portão 14.  Os ingressos para o museu custam 15 Euros e incluem visita guiada. Você pode comprar in loco ou online, clicando aqui!
Gostaria de fazer um Tour de Futebol no Estádio San Siro e Casa Milan em Português?
Então clique aqui sem compromisso!

Vai se hospedar em Milão? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Milão e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho nas Regiões de Malpensa e Linate

Vamos começar pelas regiões de Malpensa e Linate, as zonas aeroportuárias da cidade. Linate e Malpensa ficam perto dos dois principais aeroportos de Milão. Ideal para breves estadias e viagens a trabalho e se você estiver com carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região do Duomo

Uma das regiões mais encantadoras é a do Domo, catedral e símbolo da cidade, esta região é perfeita também para quem ama as cafeterias tradicionais, os bares da moda ou para quem sempre procura as novidades e segue as tendências. A região da Praça Duomo é equipada com duas linhas do metrô, que fazem com que esta região seja ainda mais prática para quem se hospeda na cidade.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região do Centro Histórico

Outra região para se levar em consideração é o Centro Histórico de Milão, um emaranhado de ruas encantadoras. O chamado “quadrilátero da moda”, o lugar ideal para se fazer compras em Milão, com suas famosas ruas: Montenapoleone, Manzoni, via della Spiga e corso Venezia (e as travessas Santo Spirito, Gesù e Borgospesso). Dentro dessa zona podemos também considerar a Zona Brera que é uma outra zona maravilhosa para se hospedar.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região de Brera

O bairro de Brera é famoso pelas suas butiques da alta moda, pelas exclusivas galerias de arte e pelos bares da moda – fica ao norte da Praça Domo. As ruazinhas características são convidativas para um passeio sem destino. A principal atração é a Pinacoteca de Brera, onde estão expostas obras de arte de valor inestimável – entre elas, as obras-primas de Raffaello e Mantegna. É na região sudeste de Brera que fica o “quadrilátero da moda”. A região é frequentada por VIPs e socialites que gastam horrores nas butiques de marcas como Armani, Valentino e Versace, nos arredores do elegante “Montenapo” (como os milaneses chamam carinhosamente a rua Montenapoleone).

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região de Navigli

Também, o encantador bairro Navigli é uma região bem enérgica, que nos últimos anos tem se desenvolvido bastante. A região “bomba” de bares, cervejarias, restaurantes, padarias e pizzarias e abriga uma das feiras de antiguidade mais aclamadas do Norte da Itália. A agitada vida noturna, as típicas galerias de arte e as ruazinhas características fazem desta região uma ótima escolha para quem deseja se hospedar em Milão e para quem adora curtir a vida noturna.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região da Estação Central

Outra região de grande concentração de hotéis é a da Estação Central, principalmente se você vier de trem. Nesta região há várias estruturas receptivas e o melhor: para todos os bolsos.  Melhor região para quem pretende fazer bate-voltas a partir de Milão.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar o bilhete da Última Ceia de Leonardo da Vinci? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão? Mesmo que você não seja um apaixonado por futebol, um passeio por aqui pode ser ótima opção para quando você estiver em Milão (vai que você pega um dia chuvoso na cidade!). É um local muito interessante (e muito bonito!) que abriga a história de dois grandes times de futebol no mundo. O Estádio San Siro Giuseppe Maezza é a prova de que torcidas rivais podem conviver em paz, com tranquilidade e que, com respeito, há espaço para todos!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!