Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão?
Quem é fã do futebol italiano sabe que o Milan e o Internazionale Milano são dois dos maiores clubes de futebol da Itália. Ao contrário de muitos times, ambos dividem o mesmo estádio! Parece absurdo? Hoje vamos entender essa história! Vamos conhecer o estádio San Siro, em Milão e saber um poucos mais sobre sua história. Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista este vídeo incrível do Estádio do San Siro!
(Fonte: Travel-memories)
Nossa Introdução
O Estádio de San Siro (para os Milanistas) ou Giuseppe Meazza (para os interistas) é um antro e referência para os amantes do futebol do mundo todo, não à toa é chamado de templo futebolístico. Para entender a importância desse estádio, ele é como se fosse o Allianz Parque para o Palmeiras, ou como a Arena Corinthians, por exemplo. Só que em Milão ‘Palmeiras’ e ‘Corinthians’ dividem, na mais total paz, o mesmo estádio! Acredite;) Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão? Leia também Como usar o metrô em Milão?
Conheça um pouco da História do Estádio San Siro em Milão…
Por que esses times (Milan e o Internazionale Milano) dividem o estádio? Tudo começou em 1925, quando o estádio foi construído. O presidente do Milan, na época, Piero Pirelli, decidiu construir um estádio de futebol perto do Hipódromo. A estrutura foi toda paga por Pirelli e projetado pelo engenheiro Alberto Cugini, junto com o arquiteto Ulisse Stacchini. O estádio tinha quatro tribunas retilíneas, uma da qual parcialmente coberta, e podia abrigar até 35.000 espectadores. Na inauguração histórica, dia 19 de Setembro de 1926, a partida foi um amistoso entre Milan e Inter, sendo que o Inter goleou o ‘coleguinha’ e o placar final foi de 6 a 3! Leia também Onde comer em Milão?
Início do Milan no Estádio
Em 1935, o estádio foi comprado pelo Município de Milão que iniciou uma operação de expansão, o que acrescentou na estrutura quatro curvas de conexão entre as arquibancadas e aumentou a capacidade das duas cabeceiras: de 35.000 o estádio passou a ter capacidade para 55.000 lugares. O estádio não foi construído especificamente para um time, mas entre 1926 e 1945, o Milan começou a utilizar o estádio como ‘casa’ e era ali que as partidas a mando do time da casa, o Milan, aconteciam!
Início do Inter no Estádio
Em 1946, o Inter também não tinha estádio e também passou a utilizar o San Siro para sediar seus jogos ‘em casa’. Desde então, o Inter que era ‘inimigo’ do Milan, passou a ser parceiro do time rival e, assim, ficou decidido que eles dividiriam o mesmo estádio! Deu MUITO certo!
Um pouco mais sobre o Estádio San Siro
Em 1980, o Estádio San Siro foi rebatizado como Giuseppe Meazza, importante jogador que defendeu os dois times da cidade. Entre 1935 e 1999, os clubes pagavam para utilizar o estádio, em 2000, depois de entrarem num acordo com a Câmara Municipal de Milão, ficou decidido que eles seriam os responsáveis pela manutenção do estádio e, assim é até hoje! É um estádio imenso e o local também recebe shows e festivais. O local tem capacidade para 84.310 pessoas, o campo mede 105 x 68 metros, 336 camarotes, 302 tribunas de honra, 228 cadeiras especiais e 488 espaços para deficientes com acompanhantes. O estádio é também o maior da Itália. Leia também O que visitar em um dia em Milão? ou O que visitar em dois dias em Milão?
Porque o milanistas o chama de San Siro e os interistas de Giuseppe Meazza?
Implicância! Brincadeira! Hahaha… San Siro é o nome do bairro onde fica o estádio, e Giuseppe Meazza é o nome oficial do estádio, então para ficar ‘diferente’, cada time chama o local por um nome, mas estamos falando do mesmo lugar!
Brasileiros que passaram pelos Clubes
- No Milan (o time ‘rossonero’ – vermelho e preto) passaram nomes brasileiros importantes como Dida, Kaká, Cafú e, como nome recente, temos Lucas Paquetá. Entre alguns títulos mais importantes o Milan tem 18 títulos italianos (o famoso Scudetto), 7 Liga dos Campeões da UEFA e 1 Mundial de Clubes da FIFA. A hashtag do time é #ForzaMilan.
- Já no Internazionale (o time ‘neroazzuro’ – preto e azul) passaram nomes brasileiros como Júlio César, Adriano, Ronaldo Fenômeno e, como nome recente, temos João Miranda. Entre os títulos mais importantes o Inter tem 18 títulos italianos (o famoso Scudetto), 3 Liga dos Campeões da UEFA e 1 Mundial de Clubes da FIFA. A hashtag do time é #ForzaInter.
Informações Úteis
O estádio é aberto a visitação quando não há jogos…
Lá dentro é possível ver um museu com várias camisas (inclusive de outros times) importantes para a história do futebol mundial, taças e conquistas de ambos os times, as tribunas de honra, os vestiários e, se o tempo ajudar e não estiver ocorrendo nenhuma manutenção, é possível entrar em campo, literalmente, para uma caminhadinha no gramado!
Uma ‘fofoca’ aqui entre nós: dizem que, depois do sucesso do novo estádio do Juventus, tanto Inter quanto Milão estão em busca de patrocínio para construírem seus próprios estádios! Caso isso aconteça, provavelmente, a Câmara de Milão irá tombar o Estádio Giuseppe Maezza como Patrimônio Histórico da cidade. Mas, por enquanto, não há nada confirmado!
Ingressos e Horários
- Se você quiser assistir aos jogos, pode comprar ingressos neste site e pedir para entregarem no hotel. Preste ATENÇÃO para não comprar ingressos com os descontos para os associados, pois são ingressos somente para quem tem carteirinha, O.K.?!
- O museu abre todos os dias, exceto em dias de jogos, e funciona das 10h00 às 17h00 e o tour guiado pode ser feito em várias línguas. Para chegar, utilize o metrô: linha Lilás (linha 5), Estação San Siro. A entrada é pelo portão 14. Os ingressos para o museu custam 15 Euros e incluem visita guiada. Você pode comprar in loco ou online, clicando aqui!
Gostaria de fazer um Tour de Futebol no Estádio San Siro e Casa Milan?
Clique aqui para fazer um Tour com a Ticketbar!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como usar o metrô em Milão!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão? Mesmo que você não seja um apaixonado por futebol, um passeio por aqui pode ser ótima opção para quando você estiver em Milão (vai que você pega um dia chuvoso na cidade!).
É um local muito interessante (e muito bonito!) que abriga a história de dois grandes times de futebol no mundo. O Estádio San Siro Giuseppe Maezza é a prova de que torcidas rivais podem conviver em paz, com tranquilidade e que, com respeito, há espaço para todos!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Bom dia!
Fui no San Siro 18/02 e o museu estava em obras. O ingresso contemplou apenas a visita, não houve guia para nos orientar e explicar um pouco da história do estádio e dos times. Como gosto muito de futebol europeu, me satisfaria somente ver o gramado, o que aconteceu, mas pra quem não gosta muito não valeria a pena.
Kevin, existe o bilhete simples (o que vc comprou) e o bilhete com guia:) Obrigada pelo comentario:) Grande abraço, Ana