Como assistir a Missa do Galo no Vaticano?
A Missa do Galo é uma celebração tradicional do catolicismo. É realizada pelo Papa, no Vaticano, porém acontece – também – em outros diversos países do mundo. Realizada na véspera do Natal, a Missa do Galo é umas das celebrações mais disputadas pelos fiéis e, hoje, te conto como assistir a Missa do Galo no Vaticano. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Qual é a origem da Missa do Galo?
A Missa do Galo, ou Santa Missa de Natal, é o nome de uma cerimônia realizada pela Igreja Católica na véspera de Natal. Essa missa começa à meia-noite, da virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, e é uma das tradições mais antigas do catolicismo. É uma missa realizada como parte das celebrações pelo Natal, festa que comemora o nascimento de Jesus. Saiba aqui o que fazer em Roma no período do Natal!
Suas origens…
Suas origens são muito antigas e há inúmeras hipóteses para seu nome e surgimento. A mais difundida, e aceita pela comunidade católica, é a de que um galo cantou à meia noite no dia do nascimento de Jesus, anunciando a chegada do Messias, e foi a única vez que um galo teria cantado em um horário tão “fora do normal”.
Outra hipótese conta que um galo simplesmente teria cantado quando Pedro negou conhecer Jesus; há também quem diga que o nome Missa do Galo é porque a missa é longa e, por isso, termina somente com os galos já cantando.
Seja qual for a origem do nome, a Missa do Galo é uma das mais tradicionais de todo o mundo e, para os praticantes, é de extrema importância, tanto por seu valor religioso, quanto por sua tradição. Saiba aqui como ver o Papa em Roma!
Curiosidade
- Na Espanha e em Portugal, os mais antigos costumavam levar galos para a Santa Missa e, caso o galo cantasse à meia noite, isso significava que o ano seria de abundância. Saiba aqui como solicitar a benção do papa!
Quem criou a Missa do Galo?
Também há controvérsias sobre sua criação: há quem diga que a Missa do Galo foi criada por Sisto III, o papa que teria autorizado a primeira missa à meia noite, em meados do século V; e há quem diga que quem criou a missa foi São Telésforo, em 143, porém, é bom citar que parece ser difícil crer que São Telésforo tenha sido o criador da tradição, isso porque no século II, o nascimento de Jesus ainda não era comemorado, pois nessa época ainda não acreditavam que ele havia nascido, de fato, dia 25 de dezembro; por falar nisso…
Afinal: Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?
Bom, vamos lá: o dia 25 de dezembro é uma data especial na cultura religiosa ocidental, por ser Natal, uma das festas mais importantes da igreja católica e, como todos sabem, essa festa celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1 d.C., em Belém, cidade localizada na atual Palestina. Mas, claro, como muitos assuntos religiosos, a data exata do nascimento de Jesus ainda causa polêmicas e dúvidas.
A Bíblia narra alguns fatos relacionados ao nascimento de Jesus, mas seus detalhes são limitados e, em nenhum momento, o Livro Sagrado não menciona o dia 25 de dezembro como “data oficial” do nascimento de nosso Salvador. Além do mais, não existe em nenhum lugar a informação que confirme que Jesus tenha nascido nessa data, não há comprovação histórica. Saiba aqui como é o Natal na Itália!
Então, por que 25 de dezembro?
Em alguns textos de Clemente de Alexandria, ele algumas datas em que Jesus poderia ter nascido: “Há aqueles que (…) o ano do nascimento de nosso Senhor (…) que aconteceu no 28º ano do reinado de Augustus e no dia 25 de Pachon (20 de maio).” Em outro trecho, lemos o seguinte: “E tratando de Sua Paixão (…) alguns dizem que aconteceu no 16º ano do reinado de Tiberius, no dia 25 de Paremhat (21 de março); outros em 25 de Pharmuthi (21 de abril). (…) Posteriormente, outros disseram que Ele nasceu no dia 24 ou 25 de Pharmuthi (20 ou 21 de abril)”
O dia 25 de dezembro veio da Igreja Católica, sabe por quê?
Para poder reagir a uma festividade pagã que era realizada, mais ou menos, no mesmo período.
Eu explico: no dia 25 de dezembro o paganismo faz uma homenagem ao Sol, em uma celebração chamada Mitra, nome do deus do Sol de origem persa, além disso, a data é perto do solstício de inverno, que ocorre, aproximadamente, dia 21 de dezembro, e os pagãos celebravam a Saturnália, celebração a Saturno.
Assim, a igreja decidiu celebrar o nascimento de Jesus, quase dois séculos depois – pois o Natal surgiu entre os séculos III d.C. e IV d.C. – no mesmo dia dessa celebração, em uma tentativa de “combater” a festa dos pagãos.
É bom citar, porém, que alguns historiadores afirmam que a oficialização do 25 de dezembro como Natal foi definida pelo papa Júlio I, em 350. Aliás, foi o primeiro “25 de dezembro” que surgiu em registros como o dia do nascimento de Jesus, e ela foi encontrada no Cronógrafo de 354, um calendário produzido por um calígrafo romano chamado Fúrio Dionísio Filócalo.
Como posso participar da Missa do Galo?
Sem mais delongas, vamos ao que interessa: como posso participar da Missa do Galo. Antes de tudo é bom lembrar de que os ingressos são GRATUITOS! Não caiam em golpe de pessoas cobrando por ingresso para que você possa participar de missas na Basílica San Pietro, pois TODAS as missas são gratuitas, ok?!
No entanto, é necessário fazer a reserva dos ingressos gratuitos. Como? Antes de tudo, entre no site oficial da Prefeitura do Vaticano. Ali você irá encontrar este módulo – CLIQUE NESTE LINK! (ele demora para carregar, é normal).
IMPORTANTE: A SOLICITAÇÃO PARA A MISSA DE NATAL COMEÇA A SER ACEITA A PARTIR DE OUTUBRO E NÃO SERÃO CONSIDERADAS APÓS O ÚLTIMO DIA DE NOVEMBRO!
Preencha, no computador, todas as informações conforme abaixo. Depois, basta imprimir, pois o Vaticano recebe a solicitação somente via Correios ou FAX:
- Data dell’Udienza Generale o Celebrazione litúrgica
(Data da Audiência Geral ou Celebração Litúrgica)
- Numero dei biglietti richiesti
(Número de ingressos solicitados – no máximo 10)
- Nome / Gruppo
- Indirizzo postale
(Endereço do solicitante)
- Telefono e/ou fax
ATENÇÃO: OS INGRESSOS NÃO SERÃO ENTREGUES NO SEU ENDEREÇO! ESSE PROCEDIMENTO É VÁLIDO PARA TODAS AS MISSAS!
Assim que você receber a confirmação da Prefeitura do Vaticano, você poderá retirar os ingressos pessoalmente no balcão especial instalado na Porta de Bronze do Palácio Apostólico (Praça de São Pedro, colunata direita) a partir da terça-feira anterior à audiência escolhida, das 15h00 às 19h00, ou na própria manhã da audiência a partir das 7h30.
Onde acontece a missa?
As missas com o Papa são celebradas na Basílica de São Pedro e na Praça de São Pedro. A maioria das missas do calendário litúrgico pontifício é celebrada na Basílica de São Pedro, porém, quando se espera um grande número de pessoas, a missa é realizada na Praça São Pedro.
Dica de Ouro
- A Missa começa meia noite, porém é sugerido chegar com até três horas de antecedência, pois os lugares não são demarcados. Lembre-se de que há também um controle de segurança na entrada da Basílica, ou seja, filas são quase que inevitáveis, portanto não leve grandes bolsas ou mochilas.
ATENÇÃO:
- A Missa do Galo de 2022 não será realizada pelo Papa e, até o momento, o Vaticano não informou se haverá ou não a celebração. Como se sabe a saúde do Papa não anda muito estável e, por isso não há informações oficiais sobre a confirmação ou cancelamento da celebração e nem por quem ela será feita – caso ocorra.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como ver o papa em Roma!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como assistir a Missa do Galo no Vaticano? Participar de uma das celebrações mais populares, famosas e aguardadas do ano é uma experiência que, se possível, vale a pena ser vivida, pois é algo, realmente, muito especial.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!