Vamos saber tudo sobre o queridinho Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone

Uma das feiras mais importantes do mundo, que em 2022 acontece entre os dias 07 e 12 de Junho, é dedicada a arquitetos, designers a apaixonados por decoração, e reúne profissionais do mundo inteiro para expor todas as novidades do setor, além de apresentar inovação, tendências e muito mais! Vamos saber tudo sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão 2022?

0 2.698

Vamos saber tudo sobre o queridinho Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone

No moderno centro de exposições em Rho, a poucos quilômetros do centro de Milão, todos os anos se reúnem arquitetos, designers, decoradores, jornalistas e outros profissionais da área, vindos do mundo inteiro, para uma das feiras mais importantes do mundo: o Salão do Móvel de Milão. Vamos saber mais? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone – Um pouco sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão

O Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile Milano) é uma referência do setor de decoração, design e mobiliário, além de apresentar inovações e equipamentos para a indústria moveleira.

Essa feira acontece desde 1961 e surgiu pela necessidade da Itália em ter contato com consumidores e profissionais da área. Com o objetivo de promover a exportação italiana do setor de móveis, o objetivo foi alcançado através da qualidade da indústria moveleira italiana: com matérias primas de excelente qualidade, os móveis italianos oferecem – além de um design muito característico – uma qualidade superior e são muito procurados por arquitetos, decoradores e outros profissionais da área.

2) Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone – A Cosmit (Comitê Organizador da Feira Italiana de Móveis)

A Cosmit Archello (Comitê Organizador da Feira Italiana de Móveis) foi fundada, também, em 1961, e organizou a primeira edição do Salone del Mobile, que foi realizada na Feira de Milão. Na ocasião somente 328 empresas participaram do evento em uma modesta área de apenas 11.860 m²: a feira foi um sucesso e eles receberam mais de 12 mil visitas, sendo 800 visitantes de fora do país. Porém, foi somente a partir de 1967 que a exposição tornou-se internacional – em anos alternados – e a partir de 1991, passou a ser apresentar edições anuais. Para se ter uma ideia do sucesso da feira, em 1991 o número de expositores teve um salto considerável: passou para 1.959, destes 258 eram do exterior. A área de exposição também foi ampliada para (impressionantes!) 144.000 m². A feira recebeu a visita de 147.000 visitantes, sendo 53.000 estrangeiros.

Em 1994 que o Salão de Milão alcançou outro marco histórico: conseguiu desbancar o celebrado Koelnmesse – a feira de móveis alemã, que era até então a mais importantedo setor e, com esse feito, o Salão de Milão se tornou referência mundial, ganhando o status de ‘a mais importante feira’ no setor de casa e mobiliário. Leia também O que fazer em Milão quando chove?

3) Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone – Quando acontece o Evento do Salão Internacional do Móvel  em Milão?

Como citamos, o Salão Internacional do Móvel acontece todos os anos em Milão. Há pouco tempo atrás o evento era realizado em abril, porém, atualmente, a exposição acontece em meses pré-determinados pela organização e ocorre sempre em concomitância com a Semana de Design de Milão (Milano Design Week – conhecido também como o já famoso Fuorisalone – que em 2022 acontece entre os dias 06 e 12 de junho). Esse evento era organizado na mesma área da feira do salão do móvel, no entanto, desde 2005, passou a ter suas atividades na nova sede idealizada e construída pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas; o Fuorisalone também ganhou novos espaços espalhadas pela capital lombarda para facilitar acessos e promover lojas de novos designers. Para ler tudo sobre os eventos da Semana de Design de Milão, te convidamos a ler o post dedicado totalmente ao assunto Semana de Design de Milão: o incrível Fuorisalone”.

4) Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone – O que eu encontro no Salão do Móvel de Milão?

O nome Salão do Móvel é quase simbólico, pois o evento também apresenta diversas inovações e tendências para os apaixonados por tudo que envolve decoração, construção, eletrodomésticos, materiais e tudo que envolva assuntos do setor (tanto em produtos finais quanto estruturais). São apresentados conceitos e protótipos, estudos sobre novas tecnologias, palestrar sobre como trazer as inovações para o dia a dia do consumidor, etc. É um evento completo e engana-se quem pensa que a feira celebra somente designers e marcas famosas: democrática, a feira abre espaço para novos nomes e marcas (ainda!) pouco conhecidas, especialmente do mercado italiano.

Para quem gosta de números: em sua última edição presencial em 2019 (vale lembrar de que o evento NÃO foi realizado em 2020, por conta da pandemia da COVID-19, e em 2021 foi realizada uma inédita edição online), a feira atraiu 2.418 expositores, sendo 35% estrangeiros e 550 novos designers no Salão Satélite. O Salão recebeu mais de 386 mil pessoas e bateu recorde de público.

5) Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone – Edição 2022

Como dissemos anteriormente, por conta da pandemia do COVID-19, a edição do Salão do Móvel de 2020 foi adiada para 2021, porém, em 2021 a edição foi totalmente online e comemorou 60 anos da sua primeira edição.

Para 2021 os organizadores também anunciaram uma nova categoria no Salão: a Euroluce, que é totalmente voltada para o setor de iluminação e apresenta soluções, inovações e produtos relacionados ao setor; Em 2021 também “nasceram”: a EuroCucina/FTK (For the Kitchen – Tecnologia para Cozinhas – Bienal), a Workplace3.0, o Salone Internazionale del Bagno (Salão Internacional do Banheiro), o Salone Internazionale del Complemento d’Arredo (Exposição Internacional de Acessórios de Decoração), a S.Project e o Salone Satellite.

As propostas do Salão do Móvel de Milão para 2022

O tema do Salão do Móvel de Milão desse ano é o bem-estar ambiental e social, que foi batizado como “Design com Natureza”. A instalação especial foi projetada pelo renomado arquiteto Mario Cucinella e foi pensado para celebrar (com certo atraso!) o aniversário de 60 anos da exposição.

O ambiente será instalado no pavilhão 15 de S.Projeto e irá apresentar 1.400 metros quadrados. Como destaque teremos um ecossistema virtuoso que representa o futuro da vida entre seres humanos e natureza integrados. Esse ano a feira principal receberá 2.000 expositores.

Em números, e efetivamente, muitas empresas do setor mobiliário italiano já entraram no caminho da sustentabilidade! Na Itália 72% das empresas já investem na reutilização de materiais recicláveis, enquanto 44% usam produtos que foram reciclados e 67% delas se comprometem com os procedimentos adequados para o descarte do produto. Outros 49% das empresas já reviram sua economia de energia – fazendo alterações significativas – e 37% delas já utilizam fontes de energias renováveis – como energia solar. O Made in Italy está se humanizando! Não querem mais vender ‘só produtos’, querem vender ‘estilos’ de produções inovadoras! A mudança é possível? Sim! Mas é necessário que todos façam parte dessa ‘corrente do bem’: o governo precisa oferece incentivo, os consumidores devem entender melhor a proposta das empresas e todos precisam, efetivamente, participar dessa mudança: quem fornece a matéria prima, quem fabrica, quem distribui e quem consome.

Já o Salone Sattelite (que realiza sua 23ª edição) apresentará mais de 600 expositores com o tema “Designing for our future selves / progettare per i nostri domani” – Projetando para o nosso amanhã (em tradução livre). A edição nos convidará a refletir sobre o design que promove autonomia, conforto, movimento, utilidade, interação e segurança para os envolvidos. A ideia principal é falar sobre sustentabilidade e como ela pode ser nossa grande aliada em um futuro não muito distante. Focado em novos talentos, o Salone Sattelite reúne escolas e universidades do setor e tem participação de designers de 48 países, dos quais cinco – Chipre, Congo, Cuba, Nigéria, Qatar – chegam como novatos na edição.

Para a especial celebração dos 60 anos do Salão do Móvel de Milão, os famosos Manifesti (cartazes) foram realizados por Emiliano Ponzi, um ilustrador italiano, celebradíssimo na área de design, nascido em Reggio Emilia (Emilia-Romagna), mas criado em Ferrara e que, atualmente, vive em Milão. Emiliano ficou conhecido por realizar ilustrações com elegância, precisão e conceituais. Leia também Onde fazer compras em Milão?

As mulheres ganham destaque!

Na 60ª edição do Salone, as mulheres conquistaram seu espaço. A exposição realizará diversos encontros chamados de Talk, para que se possa discutir as propostas apresentadas ali; para serem mediadoras foram convidadas Chiara Alessi (designer, curadora e escritora); Maria Cristina Didero (designer, curadora e escritora) e Beatrice Leanza (Diretora Executiva do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, o MAAT).  A intenção é colocar o ser humano, o planeta, a beleza e o design no centro de tudo e encontrar respostas sobre integração de diversos elementos. Interessante, não?!

A edição da feira também cruzará as fronteiras da Feira, mais uma vez, para chegar à cidade, e a partir do dia 7 de junho, na Sala delle Cariatidi do Palazzo Reale, serão apresentados 11 valores que estão, desde sempre, impressos no DNA da exposição. Serão 11 filmes realizados por 11 grandes diretores italianos.

Já a Fundação Teatro alla Scala, como todos os anos, reforça ainda mais seus laços com Milão e foi o local escolhido para a inauguração do evento com uma apresentação da Orquestra Filarmônica, dirigida por Lorenzo Viotti, e um balé com Roberto Bolle. O evento acontece no dia 05 de junho.

Os valores do Salão do Móvel de Milano 2022

  • Os valores dos ingressos bem como site para compra dos mesmos ainda não foram disponibilizados para o público por parte da organização do evento.
Dica:
  • Cadastre-se no site oficial do evento para receber a newsletter com a informação da abertura de venda de ingressos. Para quem é cadastrado há descontos especiais.
Importante:
  • As regras sanitárias para o acesso aos locais do evento podem ser alteradas sem aviso prévio até a data da realização do mesmo, porém, até o momento, os organizadores informam que o comprovante de vacinação completa (para brasileiros três, pelo menos, três doses) contra a COVID-19 SERÁ EXIGIDO, por isso: esteja preparado!

Precisa de Ajuda?

Se precisar de ajuda para organizar sua visita a Milão durante o Salão do Móvel, fale comigo! Com a minha consultoria, podemos otimizar seu tempo e fazer você ganhar um tempinho para visitar a cidade mais cosmopolita da Itália! Para saber mais, me envie um e-mail ou clique aqui! E para acessar o site oficial do espaço da exposição, você pode clicar CLICAR AQUI!


Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão?

Fonte: Rome2Rio.com

1) Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão? DE METRÔ

Melhor opção é ir de metrô. Utilize a linha Vermelha M1 e desça na parada Rho-Fieramilano. Leia aqui Como usar o Metrô em Milão?

2) Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão? DE TREM

Você pode utilizar os trens de alta velocidade, o regional, e o fast regionals –  Trenord S5 / S6 / S11 – Parada Rho Fiera.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão? DE CARRO

Utilize a A50 Tangenziale Ovest / A4 Veneza, A8 Varese, A9 Como – siga as placas com saídas para Fieramilano / Pero-fieramilano. No local há vaga para 10.000 carros. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Para acessar o site oficial do espaço da exposição, você pode clicar aqui!

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?



Conclusão

Vamos saber tudo sobre o queridinho Salão Internacional do Móvel de Milão: Salone. O Salão do Móvel de Milão é um evento imperdível e a edição de 2022 está sendo muito aguardada, já que o evento ficou sem público presencial por dois anos por conta da pandemia. Com grande expectativa, o evento promete apresentar inovações incríveis e enlouquecer os apaixonados pelos assuntos do setor!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!