Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone

A feira mais importante do setor reúne profissionais do mundo inteiro para expor todas as novidades da área e apresenta inovação, tendências e muito mais! Vamos conhecer o Salão Internacional do Móvel de Milão?

0 418

Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone

No moderno centro de exposições em Rho, a poucos quilômetros de Milão, todos os anos arquitetos, designers, decoradores, jornalistas e outros profissionais da área, do mundo todo, se reúnem para uma das feiras mais importantes do mundo o Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone. Vamos para lá hoje? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone – Um pouco sobre o Salão Internacional do Móvel de Milão

O Salão do Móvel de Milão (Isaloni) é uma referência do setor de casa e mobiliário, além de apresentar inovações e equipamentos para a indústria moveleira. Essa feira acontece desde 1961 e surgiu pela necessidade da Itália em ter contato com o consumidor e profissionais da área. Com o objetivo de promover a exportação italiana do setor de móveis, o objetivo foi alcançado através da qualidade da indústria moveleira italiana: com matérias primas de excelente qualidade, os móveis italianos oferecem – além de um design característico – uma qualidade superior e são muito procurados por arquitetos, decoradores e outros profissionais do mundo todo. Saiba aqui o que visitar perto de Milão!

2) Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone – A Cosmit (Comitê Organizador da Feira Italiana de Móveis)

A Cosmit (Comitê Organizador da Feira Italiana de Móveis) foi criada e a primeira edição do Salone del Mobile foi inaugurado na Feira de Milão. Na ocasião somente 328 empresas participaram do evento em uma modesta área de 11.860 m²: a feira foi um sucesso e eles receberam mais de 12 mil visitas, sendo 800 visitantes de fora do país. Porém, foi somente a partir de 1967 que a exposição tornou-se internacional – em anos alternados – e de 1991 em diante, passou a ser realizada todos os anos.

Para se ter uma ideia do sucesso da feira, em 1991 o número de expositores passou para 1.959, sendo 258 do exterior – e a área da exposição foi de 144.000 m²; Passarem por lá 147.000 visitantes, sendo 53.000 estrangeiros. Em 1994 que o Salão de Milão alcançou outro marco histórico: conseguiu desbancar o celebrado Koelnmesse – feira de móveis alemã, que era até então a mais importante, e se tornou referência mundial, ganhando o status de ‘a mais importante feira’ no setor de casa e mobiliário. Leia também O que fazer em Milão quando chove?

3) Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone – Quando acontece o Evento do Salão Internacional do Móvel  em Milão?

O Salão Internacional do Móvel acontece todos os anos, sempre em abril, durante a Semana de Design na Feira de Milão, em Rho. O Salão era organizado na mesma área da feira, mas desde 2005 passou a ter suas atividades na nova sede, idealizada e construída pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas. Junto com o Salão do Móvel, há outro evento em Milão que acontece simultaneamente, o Fuorisalone (post a parte! Colocar o link posteriormente!).

4) Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone – O que eu encontro no Salão do Móvel?

O nome Salão do Móvel é quase que simbólico, pois o evento também apresenta eletrodomésticos e materiais (em produtos finais e estruturais) aos visitantes. São apresentados conceitos e protótipos, além de estudos sobre novas tecnologias e como trazer isso para o dia a dia do consumidor. Engana-se quem pensa que a feira celebra somente designers e marcas famosas: democrática, a feira abre espaço para novos nomes e marcas (ainda!) pouco conhecidas. Para quem gosta de números: em sua última edição, em 2019, a feira atraiu 2.418 expositores, sendo 35% estrangeiros e 550 novos designers no Salão Satélite. O Salão recebeu mais de 386 mil pessoas.

5) Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone – Edição 2020/21

Por conta da pandemia do COVID19, a edição do Salão do Móvel de 2020 foi adiada para 2021. Acontecerá entre os dias 13 e 18 abril de 2021 e deverá ser muito especial, já que o Salão ‘comemora’ seu aniversário de 60 anos. Os organizadores também anunciaram que, em 2021, o Salão incluirá em sua exposição a Euroluce (voltada para o setor de iluminação e que apresenta soluções, inovações e diversos outros produtos relacionados ao setor de iluminação); a EuroCucina, a Workplace3.0., a FTK, a Exposição Internacional de Acessórios de MobiliárioInternational Bathroom Exhibition, a Exposição Internacional de Acessórios de Decoração, a S.Project e o Salone Satellite.

EuroCucina

A EuroCucina deve seguir as tendências do Workplace3.0 e, embora seja baseada nos pavilhões tradicionais do Salão, tudo indica que também irá adotar um formato de exposição estendido para poder incluir a B2B S.Project, dando destaque para como os espaços estão evoluindo e ficando cada vez mais integrados às salas de estar. A S.Project merece destaque especial, porque estreou em 2019 de forma incrível, e traz produtos de design e projetos para o design de interiores que combinam elementos decorativos e técnicos. Depois do sucesso do ultimo ano, traz com força total as suas palavras-chave: visão, evolução e tecnologia, seguindo a demanda do consumidor. Leia também Onde comer em Milão?

FTK (Tecnologia para a Cozinha)

A FTK (Tecnologia para a Cozinha) vem com a proposta ‘um vislumbre do futuro’, apresentando novos tipos de eletrodomésticos e com a intenção de tornar as cozinhas inteligentes; provável que surja muitas propostas de A.I. (inteligência artificial) e automação: tudo sempre eficaz e, claro, sustentável!

Exposição Internacional de Acessórios de Decoração

A Exposição Internacional de Acessórios de Decoração e o Workplace3.0 se propuseram a explorar  as variadas avenidas estéticas, apresentando aos visitantes produtos personalizáveis feitos de maneira sustentável em TODAS as suas etapas!

Exposição Internacional de Banheiros

A Exposição Internacional de Banheiros (International Bathroom Exhibition) também vai focar na responsabilidade sustentável e pretende apresentar ideias vanguardistas voltadas para a otimização do consumo de água e energia.

Salone Satellite

Já o Salone Satellite nos apresentará cerca de 600 novos designers! O tema deste ano é Projeto Para Nossos Futuros; aqui os novos designers são convidados a refletir e a apresentar soluções para o design inclusivo. A ideia é oferecer produtos inovadores e que promova uma experiência única, confortável e eficiente.

Será um super evento e é imperdível para os profissionais da área.

O Tema do Salão em 2020/21

Com o mundo cada vez mais preocupado com sustentabilidade, o Salão se propôs a apresentar novas formas de design sustentável, que vai desde a matéria prima até a produção final. Em busca de consonância, novos materiais e inovações em termos de produção, em 2020 o objetivo dos expositores é convidar o visitante a ir para o lado da sustentabilidade, mostrando que é possível unir o cuidado com o meio ambiente e a beleza dos móveis de forma harmoniosa, sem prejudicar nem um, nem outro.

As empresas e designers prometem trazer peças belíssimas utilizando a honestidade, o empenho e a transparência em todos os processos de produção, se comprometendo em tornar o mercado um verdadeiro motor de mudança para o mundo. Claudio Luti, diretor do Salão, está empolgado: ele acredita que o Salão será a mutação de novas formas de produzirmos mobiliários. Ele acredita que, de agora em diante, a grande mudança será o tipo de abordagem do design e de como a peça é fabricada: quanto mais sustentável, melhor; e o desafio é quase “fazer bonito, usando pouco”!

O foco principal do tema de 2020/21

O foco principal do tema de 2020/21 é a demanda das próximas gerações, que querem produtos que não agridam o meio ambiente, mas que sejam eficientes e, evidentemente, bonitos! A busca de um futuro melhor foi colocado dentro da palavra ‘Beleza’, que foi adicionada ao Manifesto Salone del Mobile.

Em números, e efetivamente, muitas empresas do setor já entraram no caminho da sustentabilidade! Na Itália 72% das empresas já investem na reutilização de materiais recicláveis, enquanto 44% usam produtos que foram reciclados e 67% delas se comprometem com os procedimentos adequados para o descarte do produto. Outros 49% das empresas já reviram sua economia de energia – fazendo alterações significativas – e 37% delas já utilizam fontes de energias renováveis – como energia solar.

O Made in Italy

O Made in Italy está se humanizando! Não querem mais vender ‘só produtos’, querem vender ‘estilos’ de produções inovadoras! A mudança é possível? Sim! Mas é necessário que todos façam parte dessa ‘corrente do bem’: o governo precisa oferece incentivo, os consumidores devem entender melhor a proposta das empresas e todos precisam, efetivamente, participar dessa mudança: quem fornece a matéria prima, quem fabrica, quem distribui e quem consome. Leia também Onde fazer compras em Milão?

6) Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone – Apresentação fora do Centro de Convenções

A 59ª edição do Salone del Mobile Milano também se apresenta fora do centro de convenções após o final do evento: de 21 de abril a 3 de maio, há na programação uma instalação audiovisual extraordinária que será apresentada na Sala delle Cariatidi do Palazzo Reale. Ali serão exibidos 10 filmes dos 10 principais cineastas italianos. Cada diretor utilizou uma palavra do Manifesto e a interpretou à sua maneira, transformando essa palavra em um curta-metragem (a palavra beleza, incluída este ano, não faz parte da lista). São eles:

  • Claudio Giovannesi: Cultura;
  • Francesca Archibugi: Emoção;
  • Pappi Corsicato: Empreendimento;
  • Daniele Ciprì: Milão;
  • Wilma Labate: Design;
  • Stefano Mordini: Qualidade;
  • Bruno Bozzetto: Networking;
  • Luca Lucini: Comunicação;
  • Donato Carrisi: Ingenuidade;
  • Gianni Canova e um grupo de estudantes de cinema da Universidade IULM: Jovens.

Fundação Teatro alla Scala

Já a Fundação Teatro alla Scala reforça seus laços com Milão e  promove o talento da Orquestra Filarmônica, com um evento para a comunidade de design desfrutar uma experiência única. Os diretores do Salão também reforçam que a ideia de todos os eventos é a expressão do desejo de Milão de ser ambiental e socialmente sustentável, para todos, mas, principalmente, para os jovens. O fim das celebrações do final do Salão será na sexta-feira, dia 24 de abril no Palazzo Marino: uma grande confraternização que reunirá expositores, clientes e todos os envolvidos na realização desse evento tão precioso!

Precisa de Ajuda?

Se precisar de ajuda para organizar sua visita a Milão durante o Salão do Móvel, fale comigo! Com a minha consultoria, podemos otimizar seu tempo e fazer você ganhar um tempinho para visitar a cidade mais cosmopolita da Itália! Para saber mais, me envie um e-mail ou clique aqui! E para acessar o site oficial do espaço da exposição, você pode clicar CLICAR AQUI!


Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão?


1) Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão? DE METRÔ

Melhor opção é ir de metrô. Utilize a linha Vermelha M1 e desça na parada Rho-Fieramilano. Leia aqui Como usar o Metrô em Milão?

2) Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão? DE TREM

Você pode utilizar os trens de alta velocidade, o regional, e o fast regionals –  Trenord S5 / S6 / S11 – Parada Rho Fiera.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a RHO a partir do Centro de Milão? DE CARRO

Utilize a A50 Tangenziale Ovest / A4 Veneza, A8 Varese, A9 Como – siga as placas com saídas para Fieramilano / Pero-fieramilano. No local há vaga para 10.000 carros. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Vai se hospedar em Milão? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Milão e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho nas Regiões de Malpensa e Linate

Vamos começar pelas regiões de Malpensa e Linate, as zonas aeroportuárias da cidade. Linate e Malpensa ficam perto dos dois principais aeroportos de Milão. Ideal para breves estadias e viagens a trabalho e se você estiver com carro.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região do Duomo

Uma das regiões mais encantadoras é a do Domo, catedral e símbolo da cidade, esta região é perfeita também para quem ama as cafeterias tradicionais, os bares da moda ou para quem sempre procura as novidades e segue as tendências. A região da Praça Duomo é equipada com duas linhas do metrô, que fazem com que esta região seja ainda mais prática para quem se hospeda na cidade.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região do Centro Histórico

Outra região para se levar em consideração é o Centro Histórico de Milão, um emaranhado de ruas encantadoras. O chamado “quadrilátero da moda”, o lugar ideal para se fazer compras em Milão, com suas famosas ruas: Montenapoleone, Manzoni, via della Spiga e corso Venezia (e as travessas Santo Spirito, Gesù e Borgospesso). Dentro dessa zona podemos também considerar a Zona Brera que é uma outra zona maravilhosa para se hospedar.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região de Brera

O bairro de Brera é famoso pelas suas butiques da alta moda, pelas exclusivas galerias de arte e pelos bares da moda – fica ao norte da Praça Domo. As ruazinhas características são convidativas para um passeio sem destino. A principal atração é a Pinacoteca de Brera, onde estão expostas obras de arte de valor inestimável – entre elas, as obras-primas de Raffaello e Mantegna. É na região sudeste de Brera que fica o “quadrilátero da moda”. A região é frequentada por VIPs e socialites que gastam horrores nas butiques de marcas como Armani, Valentino e Versace, nos arredores do elegante “Montenapo” (como os milaneses chamam carinhosamente a rua Montenapoleone).

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região de Navigli

Também, o encantador bairro Navigli é uma região bem enérgica, que nos últimos anos tem se desenvolvido bastante. A região “bomba” de bares, cervejarias, restaurantes, padarias e pizzarias e abriga uma das feiras de antiguidade mais aclamadas do Norte da Itália. A agitada vida noturna, as típicas galerias de arte e as ruazinhas características fazem desta região uma ótima escolha para quem deseja se hospedar em Milão e para quem adora curtir a vida noturna.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Região da Estação Central

Outra região de grande concentração de hotéis é a da Estação Central, principalmente se você vier de trem. Nesta região há várias estruturas receptivas e o melhor: para todos os bolsos.  Melhor região para quem pretende fazer bate-voltas a partir de Milão.

Se quiser algumas indicações de pousadas e apartamentos, tenho algumas opções que aconselho para economizar, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se preferir hotéis, tenho algumas opções que aconselho com ótimo custo benefício, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Salão Internacional do Móvel de Milão: Isalone. O Salão do Móvel de Milão é um evento imperdível para os profissionais da área, e tudo conspira a favor de que a edição de 2020/21 seja um sucesso, imperdível e, para quem puder ir, inesquecível! E se você for ficar em Veneza por mais de dois dias, sugiro que visite as ilhas que citamos acima, você vai adorar!  E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!