Vamos conhecer Cisternino na Puglia?

Cisternino é uma deliciosa surpresa para quem quer explorar uma cidade charmosa, cheia de beleza e com muita cultura. Hoje te levo para a Puglia e, lá, vamos descobrir Cisternino.

0 171

Vamos conhecer Cisternino na Puglia?

Um panorama dominado por casa brancas imersas em um ninho de oliveiras: assim podemos definir a belíssima Cisternino. Hoje vamos conhecer uma cidade muito especial que chama nossa atenção pela sua simplicidade, mas por toda sua natural elegância. E hoje vamos conhecer Cisternino na Puglia. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse belíssimo vídeo sobre Cisternino na Puglia!

(Fonte: ImaginApulia Travel in Puglia)


Nossa Introdução

Cisternino, na província de Brindisi, na Puglia, não nos apresenta igrejas monumentais, grandes atrações, ou um ponto turístico extraordinário, isso porque a cidade, em si, se basta! Cisternino é uma das aldeias mais fascinantes de toda a Itália e quando nos permitimos nos perder por suas charmosas ruas, entendemos todo o encanto desse lugar. Descobrir Cisternino pode ser comparado a uma viagem no tempo. A cidade apresenta evidências de existência desde o período Paleolítico e algumas das mais claras estão no Monte Specchia que se divide na Serra Amara e nas serras do Restano. Há uma lenda de que a origem de seu nome se refira a Sturnoi, amigo de Diomedes, que foi fundador de Ostuni, o que teria acontecido após a longa guerra de Tróia.

Um pouco sobre a História de Cisternino

Fundada pelos messapians, antigos habitantes da Puglia, a cidade foi colonizada pelos romanos, que a batizaram de Sturnium. No início da Idade Média, foi destruída pelos godos e, após sua reconstrução, recebeu o nome de Cis-sturnium, que quer dizer ‘deste lado de Sturnium’. O topônimo atual foi atestado no século XII como Cisterninum. A palavra deriva do latim CISTERNA, que é um poço coleta de água. A cidade foi desenvolvida em torno de uma abadia de monges e, depois, passou para a jurisdição dos bispos de Monopoli. No século XIV, a cidade passou ao domínio dos Anjou e foi atacada pelos turcos. Já no início do século XVI, Cisternino foi conquistada pelos venezianos e passou a fazer parte das posses do Marquês Del Vasto. Foi anexada ao reino da Itália no final do governo Bourbon e doada à província de Brindisi em 1927.

1) Vamos conhecer Cisternino na Puglia? CONHEÇA AS ATRAÇÕES DA PRAÇA GARIBALDI

Vamos começar nosso passeio pelo coração de Cisterino, na Praça Garibaldi. Aqui você pode ver Vila Municipal, de um lado, e a Grande Torre com a Porta Grande e a Igreja Matriz, do outro. A Torre di Porta Grande data da época medieval e foi construída em estilo normando; além de seus dezessete metros de altura, chama nossa atenção, também, a estátua de São Nicolau, que fica no topo do edifício. A Torre, em planta quadrangular, teria sido encomendada pelos trabalhadores normandos e por Frederico II: foi um observatório com vista para todo o vale de Itria. A Torre não mudou muito desde então e está muito bem conservada, embora o esplêndido panorama, hoje, não é admirado da torre, mas do mirante que fica atrás da Villa Comunale. Entre a torre e a Igreja Matriz ficava um edifício e, dentro dele, foi ‘recortada’ a Porta Grande, que é o acesso mais importante do centro histórico da cidade. O prédio em questão já não existe mais, mas a porta continua ali.

Igreja Matriz

Antes de seguir passeio pela cidade, não deixe de fazer uma parada na Igreja Matriz. A igreja é simples e foi construída sobre uma igreja cristã primitiva, mas de uma beleza que chama nossa atenção. Ela é dedicada a São Nicolau e foi erguida na época românica. Sua fachada passou por algumas reestruturações ao longo dos séculos e, ali, você pode observar uma pia batismal do século XVI e, uma obra-prima renascentista preservada ao longo do corredor direito: a bela imagem de Nossa Senhora com Jesus, esculpida em pedra em 1517 por Stefano di Putignano, criada no período renascentista; o Tabernáculo, do mesmo artista, também chama atenção.

Mas, como dissemos, o grande encanto de Cisternino é a própria cidade, o conjunto da obra. Caminhar pelas ruas entre as casas da Isule (Isola) e os outros bairros antigos como Bère Vècchie, Scheledd, u Pantène, que se estendem para além da Igreja Matriz e da Grande Torre, é a grande atração dessa cidade tão especial.


Mapa 01 com as Atrações em Cisternino

Vamos conhecer Cisternino na Puglia?
Fonte: Google Maps

2) Vamos conhecer Cisternino na Puglia? VISITE AS ATRAÇÕES DA PIAZZA VITTORIO EMANUELE

Em algum momento você se encontrará na Piazza Vittorio Emanuele, onde você pode observar a Torre do Relógio; enquanto caminha, você também verá a elegante Via Santa Maria di Costantinopoli, onde você pode admirar elementos da devoção popular: a Madonna del falegname (uma pintura realizada em madeira), e um vestígio de um afresco da Virgem; dos vários Palácios, alguns nos chamam atenção: o Palácio da história civil de Cisternino, o Palácio do governador, o Palácio Cenci, o Palazzo Lagravinese, e o Palazzo Pepe. Eles se mesclam entre as ruas e formam um labirinto de becos que oferecem espetaculares panoramas, especialmente durante o pôr do sol.

Dica

  • Para quem quer aprender mais sobre o aspecto do turismo religioso pode ir até o Santuário de Nossa Senhora de Ibernia. Diz a lenda que o santuário foi construído num local indicado pela própria Virgem durante uma aparição milagrosa. Ali, o Vale de Itria, também inclui a extensa área de mais de quatrocentos hectares que compõe a floresta da Serra Municipal. A zona está repleta de antigas quintas que, na maioria dos casos, são hoje balneários muito procurados por turistas. Entre as mais características estão: a Masseria Costa, a Masseria Devitofranceschi e a Villa Cenci.

Mapa 02 com as Atrações em Cisternino

Vamos conhecer Cisternino na Puglia?
Fonte: Google Maps


3) Vamos conhecer Cisternino na Puglia? FIQUE ATENTO AOS EVENTOS DA CIDADE

Cisternino é uma cidade única que abriga com carinho diversos ritos, costumes e folclore que constituem uma colcha de tradições que remontam às brumas do tempo. Muitas festas típicas acontecem ao longo do ano em Cisternino e em seus arredores, entre elas a Festa da Uva, a Festa do Coelho e a Festa da Massa Orecchiette. A cidade fica repleta de gente, animada e é uma delícia! Cisternino também sedia o Festival das Pedras Cantantes e o Festival das Bandas de Música do Valle d’Itria, que atraem milhares de turistas todos os anos. 

Dica


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Cisternino na Puglia? Cisternino é uma cidade que merece atenção. Sua atmosfera nos transporta no tempo e faz com que esqueçamos de que ‘há vida lá fora’. Aproveite todo o tempo possível nessa cidade tão única, especial e belíssima!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!