Alba e suas preciosas trufas brancas

Alba e suas preciosas trufas brancas. As raríssimas, deliciosas e caríssimas trufas brancas, são o carro chefe dessa cidade cheia de encanto. Saiba aqui como fazer o tour da caça as trufas!

0 11.426

Alba e suas preciosas trufas brancas

As famosas trufas (tartufo em italiano) é o tipo de iguaria que ou se ama ou se odeia, não há um meio termo (risos)! Alba é a cidade rainha das trufas na Itália, e algumas empresas oferecem passeios para ‘caçá-las’ e degustá-las em diversos pratos. Mas, como toda cidade italiana, Alba apresenta outras opções de passeios e todas elas valem a pena! E ai? Você gosta de trufas? Já provou? Vamos conhecer Alba e suas preciosas trufas brancas em Piemonte? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Alba e suas preciosas trufas brancas – UM POUCO SOBRE ALBA

Alba é uma cidade com cerca de 30.000 habitantes no norte da Itália e faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade era conhecida, nos tempos do império romano, como a cidade das 100 torres: todas as casas possuíam torres e quanto mais altas essas torres, mais rica era a família. Daquele tempo restaram somente 6, mas não perderam nada de sua beleza. A maioria das construções apresentam, até hoje, suas fachadas em tijolinhos vermelhos, bem charmosos!

2) Alba e suas preciosas trufas brancas – VISITE O DUOMO

No centro de Alba fica o Duomo da cidade, dedicada a San Lorenzo. As ruas estreitas nos transportam para outra época e os bares e restaurantes são pequenos e muito belos. A cidade fica LOTADA no período da Fiera Internazionale del Tartufo Bianco D’Alba, que acontece todos os anos entre outubro e novembro. Alba fica muito perto de Barolo, então, se possível, dê uma escapadinha até lá! 😉

3) Alba e suas preciosas trufas brancas – EXPERIMENTE AS TRUFAS

Vamos falar delas: as trufas brancas de Alba! Quem gosta, ama! Quem não gosta, odeia! Ou é 08 ou 80 o gosto por essa iguaria! Gostaria de fazer um um Tour em Alba? Tour Gastronômico em Alba? Clique Aqui sem compromisso!

Mas, o que são as trufas?

Bom, as trufas são um tipo de fungo que nasce debaixo da terra, perto das raízes das árvores. É como um cogumelo, mas que fica enterrado entre 4 e 40 centímetros e, quem as encontra, são cachorros (ou porcos) treinados exclusivamente para esta tarefa! Pasme, há mais de 70 tipos de trufas, mas as mais importantes, caras e apreciadas, são as Brancas e as NegrasElas são dificílimas de serem encontradas e não é possível cultivá-las, o que as torna ainda mais raras (e caras!).

A trufa branca

Em dezembro de 2014, foi vendida uma trufa branca que foi considerada a maior e, portanto, mais valiosa do mundo: 62.000 mil dólares! Cem gramas de trufa branca pode custar até 350 euros! A trufa não pode ser cozida, somente fatiada, fresca, em um aparelho especial chamado ‘taglia tartufo’ (uma espécie de fatiador de trufas). A iguaria é excelente para ser servida e consumida fresca (cerca de 36 horas após a colheita) e dura, no máximo, uma semana na geladeira, mas deve ser guardada enrolada em papel toalha e em um vidro hermético


Assista a esse vídeo e conheça Alba

(Fonte: Vaghi per il mondo – Viaggi & Cultura)


Como se “caçam” as trufas brancas de Alba?

O método mais comum é com cachorros preparados para esta tarefa, mas algumas empresas utilizam porcos! O olfato destes animais é preciso para encontrar estes pequenos fungos enterrados próximos às árvores e o maior cuidado é não deixar o cão cavar a terra para não danificar a trufa. Normalmente a busca por elas é feita de manhã e pode durar horas!

A caça REAL das trufas

A caça REAL das trufas (não a turística, que também é interessante!) é feita no rigoroso inverno italiano e os profissionais começam a jornada por volta das 5 da manhã e entram nos bosques com vegetação densa, úmida e não muito amigável. Conforme vamos aprendendo sobre o processo para encontrar trufas, entendamos cada vez mais o motivo de seu valor altíssimo, não é? Não à toa a chamam de ‘diamante comestível’. O sabor mescla gostos de alho, chocolate e ervas, é bem particular e não agrada a todos! CURIOSIDADE: A trufa é a segunda iguaria mais cara do mundo, perdendo apenas para o caviar!


Assista esse vídeo e saiba: Qual é o mês que mais chove na Itália?  Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Alba e suas preciosas trufas brancas – Alba é um encanto! Parada obrigatória se você está ali perto e se está passando pela região ou percorrendo a rota do vinho de Piemonte. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!