Itinerário de carro pelo Piemonte

Piemonte uma das regiões mais belas da Itália pode ser visitada de carro.

0 283

Itinerário de carro pelo Piemonte

Piemonte é uma das regiões mais ricas histórica e culturalmente do país da bota! Suas cidades são repletas de encanto, elegância e parecem nos receber, sempre, de braços abertos. Neste post sugerimos um incrível roteiro de carro pela região de Piemonte durante seis dias! Venha dar uma olhada! Leia agora nosso post fresquinho: Itinerário de carro pelo Piemonte. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

O Piemonte é uma região predominantemente montanhosa famosa pelo maravilhoso cenário alpino, enriquecido com famosas estâncias de esqui. Além das maravilhas em alta altitude, o Piemonte é conhecido por ser um território com extraordinária herança cultural rica em história, cultura, belos monumentos, lugares, cada um com sua própria raridade, encanto e características que oferecem aos turistas todo tipo de charme, desde aldeias de arte antiga até locais alpinos animados. O reino de Savoia, em seguida, deixou vestígios em toda a região, particularmente em sua arquitetura e vastas reservas naturais. Leia também Onde Esquiar na Itália?

Os numerosos locais da UNESCO de sua herança histórica, que remonta ao tempo dos romanos, enriquecem suas belezas. Quer visitar o Piemonte, mas não sabe por onde começar? Você tem alguns dias disponíveis? Então não será difícil fazer o itinerário, porque há muitas coisas para ver. Aqui estão alguns destinos interessantes com os quais você pode se surpreender, e saiba que cada um deles vai conquistá-lo! A seguir você vai conhecer este território extraordinário e elegante! O itinerário será de seis dias e como meio de transporte, vamos de carro! Começaremos nossa jornada a partir da cidade de Turim. Leia também sobre a Rota do Vinho no Piemonte!

1) Itinerário de carro pelo Piemonte – PRIMEIRO DIA

Primeiro Dia: Começamos este itinerário escolhendo como primeira parada a cidade de Turim, que é também a capital da região. Turim tem um encanto próprio, aquele que captura turistas até mesmo através de fotografias, imagine quando você a visitar! Por que Turim é um conquistador de viajantes? Porque é uma cidade rica em história, patrimônio artístico, gastronomia cultural, paisagens com diversos elementos e muito mais. Interessante também seria fazer um tour em Turim de Bicicleta, o que acha? Clique aqui para fazer esse tour!

Atrações em Turim

Coração, durante séculos, do Reino de Savoia, foi o centro teatral e da propulsão da unidade nacional, bem como a primeira capital do Reino da Itália. Uma visita a Turim significa dar um salto na história entre centros de poder, castelos dedicados à caça, resorts de férias e vida na corte. Seja qual for a direção que você escolher, a Piazza Castello é o ponto de partida. A partir daqui pode-se chegar ao Palazzo Reale e a todos os museus do Polo Real com grande facilidade, ou à vizinha Via Roma e Via Garibaldi, que são os centros comerciais de Turim. Saiba mais sobre Turim clicando aqui!

Palazzo Reale, Palazzo Madama e o Palazzo Carignano

Visitar Turim sem parar no Palazzo Reale pode ser um erro grave, e para visitar basta clicar aqui para fazer um tour guiado pelo Palácio. É o local símbolo do poder dos Savóia. Um pouco mais longe, você encontrará o Palazzo Madama e, em seguida, o barroco Palazzo Carignano, onde Carlo Alberto e Vittorio Emanuele II nasceram e que foi o primeiro Parlamento italiano. Uma breve parada na Piazza San Carlo é obrigatória, pois aqui é a verdadeira ‘sala de estar’ de Turim; aproveite para desfrutar de um almoço leve. Conheça nossa seção sobre Alimentação na Itália!

Museu do Cinema

Sob as arcadas, de fato, há os cafés históricos que espreitam com suas janelas, enquanto na praça são realizadas apresentações de arte e concertos. Visitar Turim significa ver absolutamente a característica mais marcante da cidade, a Mole Antonelliana. Erguido no século XIX para se tornar um templo judeu, o majestoso edifício abriga agora um dos locais de interesse mais visitados, o Museu do Cinema.

Museu Egípcio e a Basílica di Superga

Perguntar o que ver em Turim significa falar absolutamente sobre o Museu Egípcio, uma viagem emocionante e imperdível. Clique aqui para uma visita guiada pelo Museu Egípcio. Outra atração imperdível é a Basílica di Superga, uma joia arquitetônica do século 18 que contém história, arte e cultura, bem como uma vista deslumbrante de toda a cidade. Turim é tudo isso e muito mais, mas o tempo é curto, então devemos parar nesses lugares. Enquanto isso, já anoiteceu, então vamos jantar em um local típico e depois, você volta para o hotel para uma boa noite de sonho.

2) Itinerário de carro pelo Piemonte – SEGUNDO DIA

Segundo dia: Depois de um saboroso café da manhã, você deixa a cidade de Turim em direção a um magnífico território onde ficará dois dias. Estamos falando de Langhe e Roero. Os castelos, esplêndidos, e as aldeias muito particulares fazem desta área do Piemonte um dos mais interessantes culturalmente e cenograficamente. No primeiro dia visitaremos Langhe e no dia seguinte, seguiremos para Roero.

Entenda um pouco mais sobre esses territórios…

As províncias de Cuneo e Asti fazem parte deste território, por sua vez dividido em Bassa Langa, perto de Alba, na Alta Langa, na fronteira com a Ligúria e na Langa Astigiana, no sul da província de Asti. Em piemontês o termo Langa significa colina e é precisamente nestes territórios montanhosos que durante séculos se produzem alguns dos melhores vinhos do mundo, como Barolo, Nebbiolo, Barbaresco, Dolcetto e Barbera. Neste ponto, começamos a jornada a partir do coração da Langhe, que é composta pelas duas cidades que são seu símbolo: Alba e Barolo.

Centro Histórico de Alba

O centro histórico de Alba é todo medieval e está localizado na Piazza Risorgimento, onde fica a prefeitura. Será interessante percorrer as pitorescas torres e casas-fortes e depois conhecer grandes igrejas como o Duomo e especialmente a San DomenicoO que fazer em Alba? Certamente, depois de visitar o centro histórico e seus monumentos, o conselho é provar algum prato típico e se você não estiver abstêmio para saborear um bom copo de vinho, aproveite! Em Alba você pode beber excelentes vinhos como Barbera, Dolcetto, Nebbiolo, Barbaresco e para aqueles que amam vinhos doces, sugiro um Moscato. Além disso, sendo Alba a capital de trufas brancas, você não pode deixar de experimentar um prato com nesta iguaria. Você deixa a cidade de Alba para chegar a Barolo uma bonita cidade cercada por colinas plantadas com vinhas. Que tal uma Excursão Gastronômica  de apenas 3 horas em Alba? Clique aqui para fazer esse Tour com Vinho! 

Centro Histórico de Barolo

O centro de Barolo é muito tranquilo, com uma série de ruas para pedestres, onde você pode passear e apreciar a atmosfera dessas aldeias em particular. O elemento que caracteriza esta cidade é o castelo dos Marqueses Falletti di Barolo, uma poderosa família de banqueiros. Imperdível é o Museu do Vinho, uma viagem emocionante através da cultura do produto. Há muitos bares e locais com vista para as ruas e você pode encontrar lugares curiosos, incluindo uma sucessão de castelos antigos e pequenos centros. É também o momento certo para apreciar a cultura do vinho, acompanhá-lo com produtos locais e depois ir dormir. Deve-se dizer que há muitas aldeias para se visitar em Langhe, mas por uma questão de tempo, escolhemos ver apenas as duas mais importantes, dos vários pontos de vista. Que tal uma excursão guiada a uma vinícola do Barolo com bicicleta e aplicativo? Clique aqui para fazer esse Tour de 4 horas!

3) Itinerário de carro pelo Piemonte – TERCEIRO DIA

Terceiro dia: depois de tomar café da manhã, vamos conhecer Roero, um território de colina interessante que leva o nome da família nobre de Asti, Roero. Um nome que hoje evoca ótimos vinhos DOCG, como Roero e Roero Arneis. O turista que entra nas colinas de Roero não está apenas começando uma jornada nos feudos da nobre família de Asti, mas também está iniciando um ótimo passeio gastronômico.

Faremos um passeio para admirar algumas das aldeias maravilhosas deste lugar que estão empoleirados na linha de rochas, criando uma viagem misteriosa em um contínuo sobe e desce através de bosques, pomares de avelã e vinhas. Esta caminhada em Roero está suspensa entre a história e as lendas de bruxas e ladrões. Após este passeio de aldeias, castelos e igrejas você não pode deixar de ir para um pequeno passeio para desfrutar da comida e do vinho local. Roero é pátria do sabor, tanto para vinhos típicos como Roero Arneis e Roero, que são ótimos para pratos específicos, tais como vitello tonnato, Bunet, tonno di coniglio, carne crua batida com uma faca e muitos outros. Depois de desfrutar destas iguarias, regresse ao hotel para uma boa noite de sono.

4) Itinerário de carro pelo Piemonte – QUARTO DIA

Quarto dia:  Depois de um bom café da manhã, o quarto dia será dedicado ao território de Monferrato, uma paisagem de colinas e aldeias encantadoras. O ar que você respira nas pequenas aldeias empoleiradas nas colinas baixas é, talvez, único. A rota começa e termina em Asti, uma cidade famosa pelo famoso palio. Uma pequena parada permite que você visite a Catedral Gótica e a Igreja Colegiada de San Secondo.

Nizza Monferrato

Em seguida, continuamos em direção a Nizza Monferrato, que fica a cerca de 30 km de distância. Um importante centro agrícola localizado em uma das áreas mais interessantes da região. Na aldeia histórica há restos de edifícios medievais, incluindo a torre com ameias da prefeitura e alguns edifícios aristocráticos. O itinerário continua a chegar à área de Murisengo e chegar a Don Bosco, um local de peregrinação muito popular. Então você vai para Cortazzone, que pode ser um ponto muito bom para uma pausa restaurativa. Continue ao longo do caminho seguindo agradáveis estradas rurais para chegar à pequena aldeia de Valfenera passando por Isolabella e depois para Cisterna d’Asti. Depois de visitar as muitas aldeias maravilhosas que se aglomeram nesta área, você pode tomar a direção que lhe permitirá retornar a Asti. Então, um bom jantar típico e depois para a cama.

5) Itinerário de carro pelo Piemonte – QUINTO DIA

Quinto dia: depois de um bom e reforçado café da manhã você vai em direção a Orta San Giulio na província de Novara, a mágica aldeia piemontesa que está entre as mais belas aldeias da Itália, perto do Lago Orta. Este é um dos cantos mais excitantes da província de Novara, fonte de inspiração para poetas, escritores e, acima de tudo, um destino preferido por muitos turistas. O centro da vila é cheio de pequenas ruas, onde você pode caminhar e admirar paisagens pitorescas.

Suas Atrações 

No centro você pode admirar a bela Piazza Motta, com vista para o lago e rodeada por belas arcadas nos edifícios históricos, incluindo o Palácio da Comunidade de San Giulio Riviera, que remonta ao final dos 500. Um edifício mais distinto e histórico de Orta San Giulio é a pequena Igreja de Santa Maria Assunta. Entre os outros edifícios históricos para ver em Orta, há certamente Palazzo Gemelli e Palazzo De Fortis Penotti. Este último é um encantador edifício que, em 2007, tornou-se um Centro de Artes.

Depois há a parte da aldeia, que está localizado em San Giulio, onde se pode admirar a basílica cristã, fundada por San Giulio, no século IV e que possui uma obra-prima da arte românica italiana, o mármore preto de Oria esculpido no século XI. Este lugar vai fazer você reviver a atmosfera mágica desta pequena aldeia no Piemonte; vale, realmente, a pena visitar porque é um dos lugares mais bonitos da região. Depois de ver tantas maravilhas, o que te resta é satisfazer o paladar com um bom jantar em um pequeno local típico e depois ir dormir.

6) Itinerário de carro pelo Piemonte – SEXTO DIA

Sexto Dia: no sexto e último dia você, sempre na província de Novara, há para visitar outro lugar muito bonito: Arona, a pérola do Lago Maggiore. A história de Arona é muito antiga e cheia de eventos e dominações que influenciaram profundamente sua cultura. Havia numerosas populações que se sucederam dos gauleses aos romanos, dos espanhóis aos austríacos até os Savóia. Comece a sua visita a partir do seu centro histórico, repleto de palácios antigos, igrejas com muitos estilos diferentes e outros locais de interesse. Pare, especialmente, no coração da Arona tipicamente medieval, representada pela Piazza del Popolo, onde se destacam o Palazzo del Podestà e a Igreja de Santa Marta em perfeito estilo barroco.

Outras Atrações

Destaca-se também a Igreja Colegiada da Natividade da Virgem Maria, com uma fachada do século XV e por fim a Igreja dos Santos Anna e Gioacchino. Aqueles que querem combinar espiritualidade e contato com a natureza podem fazer uma parada no Sacro Monte di Arona, dedicado a San Carlo Borromeo. Você não pode perder uma caminhada romântica ao longo da beira do lago, que ainda está em reforma, mas as características completas devolvem todo o charme da paisagem, onde fica a cena da Rocca di Angera. A beira do lago é pontilhada com bares e restaurantes, onde você pode saborear as especialidades típicas da região, para aproveitar a qualquer hora e assim ,depois, você vai para a cama porque no dia seguinte você volta para casa e para a vida cotidiana.


Como Chegar a Região do Piemonte?


1) Como Chegar a Região do Piemonte? DE AVIÃO

O principal aeroporto é Torino Caselle, a dezesseis quilômetros do centro da cidade. Também pode ser conveniente usar o aeroporto internacional de Milão Malpensa.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a Região do Piemonte? DE TREM

O sistema ferroviário do Piemonte tem mais de 2.000 km de linhas que estão conectadas com as principais rotas italianas e europeias. A posição central do Piemonte em relação às conexões ferroviárias europeias mais importantes também é fortalecida pela linha de alta velocidade, já parcialmente ativa, que será concluída nos próximos anos.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar a Região do Piemonte? DE CARRO

O Piemonte está equipado com estradas de acesso modernas e eficientes e pode ser alcançado de toda a Europa através de cinco autoestradas: A32 Turim – Fréjus da França; A5 Turim – Mont Blanc da França e Suíça, A4 Turim Milão, Veneza da Europa Central e Oriental, A6 Turim – Savona da Ligúria e sul da França, A21 Turim – Placência da Itália central e meridional.

Il Piemonte è dotato di efficienti e moderne vie di accesso ed è raggiungibile da tutta l’Europa attraverso cinque autostrade: A32 Torino – Fréjus dalla Francia; A5 Torino – Monte Bianco dalla Francia e dalla Svizzera, A4 Torino Milano, Venezia dall’Europa centrale e orientale, A6 Torino – Savona dalla Liguria e dalla Francia meridionale, A21 Torino – Piacenza dal centro e sud dell’Italia.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

 

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa viajar de carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Itinerário de carro pelo Piemonte? Piemonte é definitivamente uma experiência para se viver, uma terra maravilhosa para descobrir. Para encontrar novos tesouros você não tem que ir para o outro lado do mundo, alguns estão ao virar da ‘esquina’ e um deles é definitivamente Piemonte.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


horas