Itinerário enogastronômico na Campânia?

Um dos maiores atrativos italianos é, sem nenhuma dúvida, sua enogastronomia e, no sul da Itália, é possível apreciar o que há de melhor em vinhos e alimentos!

0 262

Itinerário enogastronômico na Campânia?

No sul italiano é muito comum que os restaurantes produzam seus próprios ingredientes. O clima e a localização ajudam muito as produções impecáveis de frutas, verduras e legumes; além do mais, alguns dos melhores vinhos italianos, são produzidos por lá. Uma das regiões mais queridas e interessantes quando falamos de enogastronomia é a Campânia. Vamos saber mais? Itinerário enogastronômico na Campânia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

O turismo enogastronômico é uma nova maneira de viajar e está conquistando um número crescente de entusiastas, que buscam sabores e tradições autênticas. A comida assume um novo papel, tornando-se o meio de um território, uma cultura e valores ligados a terra e às suas raízes. Os passeios gastronômicos e nas vinícolas, em nosso país, são tantos quantos são as localidades e as mil combinações possíveis que podem ser existir, dada a enorme herança de produtos típicos que a nossa terra oferece, além das diferentes receitas regionais.

Melhor período para essa viagem?

É aconselhável fazer estes passeios durante a primavera e o outono, porque as paisagens oferecem cores bonitas e as iguarias que podem ser provadas com propriedades organolépticas que inebriam corpo e alma. Neste texto vamos falar da Campânia uma região bonita e colorida que lhe dará grandes emoções, aromas e sabores. A Campânia é uma terra escolhida para o turismo culinário. Sua gastronomia, na verdade, é caracterizada por pratos e ingredientes símbolos do Made in Italy, como pizza, mozzarella, macarrão e tomate com manjericão e ‘O babà’. A esse ponto, se entregue a esses lugares para provar as delícias culinárias da Campânia. Leia também Qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas? e Os melhores períodos para viajar para a Itália!

Nota

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”! Conheça nossa seção Alimentação na Itália!

1) Itinerário enogastronômico na Campânia? NÁPOLES

Começamos esta excursão a partir da capital Nápoles, onde a pizza napolitana reina com sua tradição milenar. A margherita é a mais conhecida, preparada com tomate San Marzano DOP de Sarnese-Nocerino, mussarela de búfala e manjericão. Nápoles, no entanto, também é famosa por seu café e suas deliciosas sobremesas. A confeitaria napolitana tem uma maravilhosa variedade a base de ricota, como doces e sfogliatelle, e apresenta um incrível catálogo de nogados (tipos de torrones) duros e semiduros, particularmente apreciados na área de Avellino e em San Marco dei Cavoti, na província de Benevento. Que tal aproveitar que está em Nápoles e conhecer Sorrento e a Costa Amalfitana? Clique aqui para fazer esse passeio em apenas 1 dia!

Os Famosos zeppola de San Giuseppe

Para experimentar estão os famosos zeppola de San Giuseppe, uma espécia de waffle frito recheado com creme e babá. O babá é um doce típico de doceria napolitana feito com massa de pão fermentado, cuja consistência esponjosa é embebida em um xarope de licor a base de rum, o que lhe dá o sabor inconfundível. Prove estas iguarias admirando a beleza de Nápoles e dos napolitanos. SAIBA MAIS SOBRE NÁPOLES CLICANDO AQUI!

2) Itinerário enogastronômico na Campânia? ISCHIA E SORRENTO

Nos arredores de Nápoles, você não pode esquecer Ischia, Sorrento e toda a península sorrentina. Este território possui uma antiga tradição leiteira e oferece itinerários magníficos em busca de sabores antigos acompanhados por vinhos históricos. Duas das especialidades locais mais conhecidas são: a ‘delícia de limão’, uma sobremesa criada por um mestre local há não muitos anos, e o limoncello, um licor conhecido em todo o mundo, e que seguindo antigas receitas mistura casca de limão, álcool, água e açúcar. Você poderá também conhecer duas Ilhas em apenas um dia: Ischia e Procida, que tal? Clique aqui para saber mais!

O protagonista é o limão…

O protagonista indiscutível é o limão. Excelência absoluta também pode ser encontrado nas proximidades de Massa Lubrense e Vico Equense (paraíso enogastronômico), onde pequenos ‘artesãos do paladar’ oferecem ótimos produtos. Basta pensar na salsicha, no salame de carne de porco e casca de laranja, também nos magníficos produtos lácteos, como o burrini, a caciottine recheada com um delicado purê de manteiga e o caprignetti. Outras bolinhas pequenas são obtidas de uma nata de queijo de cabra que, após ser polvilhada com ervas aromáticas, é conservada em óleo. Tudo isso na borda de uma paisagem e paisagens de tirar o fôlego. Se você está hospedado em Sorrento aproveite para fazer um tour pela Costa Amalfitana! Clique aqui para saber mais!

3) Itinerário enogastronômico na Campânia? BENEVENTO

Outro lugar a visitar é Benevento, que possui um patrimônio histórico e artístico significativo e um interessante patrimônio arqueológico, era uma cidade samnita, romana, lombarda e depois se tornou uma cidade papal. Benevento também é comumente conhecido como a ‘cidade das bruxas’, provavelmente devido aos ritos pagãos que os lombardos mantinham perto do rio Sabato.

Produtos típicos de Benevento

No primeiro século D.C. o poeta latino Marziale incluiu a cupedia (depois ‘copeta’), progenitora do nougat (espécie de torrone), entre os produtos típicos de Beneventum e de Sannio. O nome da cupagem, que literalmente significa ‘coisas desejadas’, refere-se à delicadeza deste doce feito com mel, clara de ovo, amêndoas ou avelãs e que é amplamente difundido entre as classes ricas e pobres. A província de Benevento possui uma história de mil anos de produção de vinho, cujo vinho samnita também é mencionado por Platão, como Aglianico, uma antiga vinha vermelha, provavelmente originária da Grécia.

4) Itinerário enogastronômico na Campânia? PAESTUM

Indo para a Campânia significa provar a mozzarella de búfala da Campânia, por isso é uma obrigação parar na cidade de Paestum, um importante sítio arqueológico de origem grega, onde existem três templos dóricos. A cidade é conhecida pela sua longa tradição de criação de búfalos com uma surpreendente concentração de leiterias que oferecem uma mozzarella de búfala DOP de alta qualidade, especialmente na ‘Strada della Mozzarella’ entre Paestum e Piana del Sele. Que tal uma visita guiada pelos templos de Paestum? Clique aqui para saber mais!

Conheça a mozzarella de búfala da Campânia

A mozzarella de búfala da Campânia é um queijo fresco feito a partir de pasta fiada feita com leite de búfala, ao contrário da flor de leite que é produzida com leite de vaca. Muitas vezes é chamado rainha da cozinha mediterrânea, ouro branco ou pérola da mesa. A Corona di Paestum é uma trança de mozzarella produzida com leite de búfala da forma Reale, que permitirá, devido à sua forma particular, saborear parte da crosta externa, que dá o verdadeiro sabor à mozzarella de búfala.

5) Itinerário enogastronômico na Campânia? COSTA AMALFITANA

Seguimos agora para uma das áreas mais bonitas e conhecidas da Campânia, a Costa Amalfitana, na província de Salerno, com suas cidades belas e características. A Costa Amalfitana está localizada ao sul da península de Sorrento, a cerca de setenta quilômetros de Nápoles, limitada a oeste por Positano e a leste por Vietri sul Mare.

Os Produtos Típicos

É um dos principais destinos na Campânia. Aqui os produtos típicos mudam de cidade para cidade. Amalfi, por exemplo, é conhecida por scialatielli, uma massa artesanal com salsa, queijo grana e pimenta, temperada com tomates frescos e amêijoas. Os legumes são servidos em sopas saborosas, especialmente escarola e o repolho. E para sobremesas há uma variedade infinita de bolos, naturalmente, em sua maioria, feitos com limão. Todos esses sabores devem ser degustados entre as belezas da costa, únicas no mundo. SAIBA MAIS SOBRE A COSTA AMALFITANA CLICANDO AQUI!

6) Itinerário enogastronômico na Campânia? VESÚVIO

Imperdível é o Vesúvio, um dos poucos vulcões ainda ativos na Europa, mesmo que estejam adormecido. Um famoso cartão-postal tirado da colina de Posillipo entrou direto no imaginário coletivo da cidade de Nápoles, um vislumbre de beleza incomum no panorama do Golfo. SAIBA MAIS SOBRE O VESÚVIO CLICANDO AQUI!

Almoço em uma Vinícola

Nas encostas da cratera, em solo fértil, é possível admirar vinhedos especializados na produção de uvas DOC, das quais se faz o famoso vinho Lacryma Christi del Vesuvio DOC. O almoço indicado é em uma vinícola bem conhecida com uma degustação de quatro vinhos: Lacryma Christi do Vesuvio branco, vermelho e rosé vintage além do Aglianico Maestro de 2007 e um damasco destilado do Vesúvio. No final, você pode caminhar pelas encostas, deixando-se cercar pela natureza, pelo território e por sua história: tudo bem documentados e alimentados por lendas e mitos. O Vesúvio é sempre um lugar fascinante e misterioso. Que tal um tour pelo Vesúvio com almoço e degustação? Clique aqui para saber mais!

7) Itinerário enogastronômico na Campânia? GRAGNANO

Finalmente chegamos em Gragnano, a cidade conhecida por suas massas. Na verdade Gragnano é conhecida a nível europeu como a cidade de massa. A tradição da massa de ‘sêmola de trigo duro’ tem uma história de mais de quinhentos anos, as primeiras fábricas de massas, com gerência familiar, surgiram no início de 1600 e logo se tornaram conhecidas como a cidade do macarrão.

Reconhecimento europeu de Pasta di Gragnano IGP

Ainda hoje, na Itália, é a cidade que produz e exporta a maior quantidade de massas e em 2013 recebeu o reconhecimento europeu de Pasta di Gragnano IGP. A massa Gragnano é uma verdadeira celebridade, produzida em um lugar mágico onde a combinação de mar, vento e umidade permite secar a massa com uma troca perfeita de calor e fragrâncias. O dia não pode terminar a sem um ‘jantar de degustação’ em alguma restaurante típico que, além de mostrar como acontece a produção, eles sabem cozinhá-la de maneira excelente sempre al dente.

Os vinhos da Campânia

Vamos terminar falando sobre os vinhos desta região. Cada província tem suas próprias referências, além disso, este território, principalmente montanhoso com seu clima ameno, torna a região adequada para o cultivo de videiras de diferentes tipos, das quais muitos vinhos são produzidos. As principais áreas vitícolas estão concentradas no Alto Casertano, na península de Sorrento, onde os solos são calcários; no Cilento, no Sannio e Irpinia, que representa a área vinícola mais rica de toda a Campânia. Leia também Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?

A enologia da Campânia tem uma pequena ‘elite’, mas absoluta excelência representada por três DOCGs como Taurasi, Fiano di Avellino e Greco di Tufo, que podem ser incluídos entre os grandes vinhos italianos. Nas encostas do Vesúvio, é possível admirar as vinhas especializadas na produção de uvas DOC, das quais é feito o famoso vinho Lacryma Christi del Vesuvio. Digno de menção é a área mais plana da chamada bacia Avellineana, de origem vulcânica, famosa pelo Fiano, um dos três vinhos Irpinia que obteve a prestigiada marca DOCG, recomendada pelos sommeliers para acompanhar pratos à base de frutos do mar, sopas e moluscos. Não dá vontade de provar pelo menos uma dessas iguarias? Resta, portanto, que você organize suas férias na Campânia.

Como comprar uma mala para transportar vinhos?

Como comprar? A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Pode-se pagar com cartão de crédito e em real! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e entre no site da Lazenne e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60


Como Chegar a região da Campania?


1) Como Chegar a região da Campania? DE AVIÃO

As principais cidades italianas e europeias estão conectadas a Nápoles com voos diretos para o Aeroporto de Capodichino.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como Chegar a região da Campania? DE TREM

A Trenitalia oferece conexões de toda a Itália para as principais cidades da Região. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar a região da Campania? DE NAVIO

Desembarque no ancoradouro de Angioino, no porto de Nápoles, destino dos cruzeiros italianos e internacionais.

4) Como Chegar a região da Campania? DE CARRO

As principais ligações rodoviárias são a autoestrada A1, a partir do centro-norte, a A3 e a A16 do sul da Itália. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar em Amalfi? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Por todos estes aspectos que relatamos, podemos afirmar, sem dúvida, que a região da Campânia, no que se refere à gastronomia e ao enoturismo, é uma testemunha exemplar. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!