Vamos conhecer o Trentino Alto Adige?
Região do norte da Itália, com uma área de 13.613 quilômetros quadrados e com 841.886 habitantes, divididos em 340 municípios com Trento como capital. É uma região com estatuto autônomo, cujo aspecto mais evidente é dado pelo bilingüismo ítalo-alemã. Então vamos conhecer o Trentino Alto Adige? Vamos conhecer melhor essa região? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução
Uma região encantadora e que é capaz de agradar diversos tipos de pessoas. Pois o Trentino Alto-Ádige é rica em paisagens naturais, que possuem cenários encantadores, por exemplo, as Dolomitas, maravilhosas montanhas nos Alpes Italianos. Os amantes de esportes como esqui e caminhadas, também encontram lugares fantásticos para se divertirem. Além disso, cultura, arte e uma boa gastronomia estão presentes nas cidades que fazem parte da região. Leia também: Por que conhecer o Trentino Alto-Ádige?
Vamos conhecer um pouco sobre o Trentino
O turismo é muito desenvolvido e praticado em qualquer época. É a vanguarda na proteção do território, com uma dúzia de parques nacionais, numerosas reservas e centenas de pequenas áreas tuteladas, que cobrem praticamente todos os vales e lugares dignos de respeito. Os vales do Adige são caracterizados por lagos, rios e riachos, bosques, vinhedos e pastagens. Já no sul da região encontramos os majestosos picos de calcário: as dolomitas (cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália), enquanto mais ao norte a área torna-se mais montanhosa e acidentada. Leia também: Roteiro de carro em Trentino Alto Adige?
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) Vamos conhecer o Trentino Alto Adige? QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CIDADES?
A imagem turística regional tem como ponto de força a cura e proteção do patrimônio natural, as encantadoras paisagens dolomíticas e as belezas das suas áreas de esqui. Além disso, a região é repleta de castelos e burgos fortificados, entre estes: Salorno, Glorenza, Bressanone e Trento que chamam os fluxos de turismo cultural.
2) Vamos conhecer o Trentino Alto Adige? COMO É O CLIMA NA REGIÃO?
O Trentino Alto Adige possui um clima que mistura características alpinas de altas montanhas, onde predominam as baixas temperaturas devido a elevada altitude, invernos rigorosos e longos e verões curtos, mas você também encontrará características de clima continental, onde a elevada amplitude térmica, as chuvas variam bastante entre as estações, verões geralmente quente e secos e invernos rigorosos e com baixas temperaturas, se fazem presente.
Nas Dolomitas, por exemplo, os período com maior precipitação é no verão, enquanto no inverno esse volume diminui consideravelmente, mas como o Inverno é rigoroso, fica perfeito para esquiar e praticar esportes invernais. Leia também: Qual é o clima na Itália? e Onde dormir nas cidades das Dolomitas?
3) Vamos conhecer o Trentino Alto Adige? CONHEÇA AS TRADIÇÕES DA REGIÃO!
Quando se fala na Itália é praticamente impossível não falar em costumes que são repassados de geração em geração pelas pessoas. Cada região possui festas, histórias, lendas, mitos que permanecem vivos por séculos, justamente porque são passados amorosamente dos pais para os filhos e assim por diante. E na região do Trentino Alto Adige não poderia ser diferente, portanto que tal conhecer algumas dessas tradições?
Os Mercadinhos de Natal
Para quem vai passear pela região no período natalino, em cidades como Bolzano, Merano e Trento, se encantará com a magia das feirinhas de natal. Banquinhas iluminadas e decoradas lindamente com artefatos natalinos, deixam a mostra e a venda, delícias culinárias, artesanatos locais únicos e incríveis que deixarão você apaixonado pelo cenário. Como vai estar frio, e as feirinhas são geralmente a céu aberto, a dica é aproveitar e experimentar a famosa bebida quente Vin Brulé, feita a base de vinho tinto e especiarias.
A Festa dello Speck
Speck é uma famoso presunto da região e a fama é tão grande que em setembro ele recebe uma homenagem com uma festa anual que o celebra! Esse evento acontece em Val di Funes e durante essa festa, você poderá saborear os mais variados tipos desse presunto, além de outras delícias culinárias tradicionais, enquanto assiste apresentações locais e mergulha na cultura local.
O Törggelen
Essa comemoração é belíssima e muito especial, pois acontece no outono, aproximadamente entre início de setembro até a metade do mês de outubro, quando acontece o final de Vendemia, a colheita da uva. Inicialmente essa celebração iniciou-se com os camponeses que ao terminar a colheita, convidavam os amigos e vizinhos a experimentar o vinho produzido e os outros produtos, como doces e queijos, que eram feitos na fazenda. Hoje essa tradição pode ser saboreada nas Osterie (restaurantes que servem comidas e vinho de origem rural) da região. Sem dúvidas uma oportunidade fantástica de consumir produtos de alta qualidade com aquele gostinho de casa!
A Transumanza
Essa é outra tradição muito linda e própria da região, e é o momento em que os pastores conduzem os seus rebanhos dos vales para os pastos de altas montanhas e vice e versa. Com isso, muitos lugares fazem festas e feiras onde, além de observas os pastores e apreciar os animais, onde você viverá uma imersão na cultura do local, pois danças, músicas e especialidades gastronômicas são as atrações dessas festas e feiras. Quando acontece? Todos os anos, na primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) italiano!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e conheça a cidade de Trento na região do Trentino Alto-Ádige!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Conclusão
Vamos conhecer o Trentino Alto Adige? Essa região é um exemplo de como o homem e a natureza possam conviver em harmonia, dependendo um do outro. Rica em belezas naturais, que enchem os nossos olhos, além de possuir uma cultura e tradições maravilhosas que nos fazem apaixonar ainda mais por essa região realmente espetacular! Portanto, pense com carinho em incluir essa região no seu roteiro de lugares para se conhecer na Itália!
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Realmente é uma região belíssima! Morei em Mezzana – Val di Sole, durante dois anos. Em julho volto pra passar 3 semanas!
Oi Maria! Se quiser fazer um textinho sobre essa zona publico com prazer na seção Experiência dos leitores:) abraços
Ana Patricia
Olá Ana Patricia! Eu e minha namorada vamos conhecer a Itália em outubro e você não imagina o quanto o seu blog está nos ajudando. Muito obrigado!
Me permite abusar um pouco?
Ficaremos em Veneza até 30.10 e voltaremos para o Brasil, a partir de Milão, no dia 02.11. Nossa dúvida é para onde ir nesse intervalo. Sou louco por natureza e não gostaria de voltar sem ver pelo menos alguma localidade das Dolomitas, trocaria um tour em Milão por um dia nas Dolomitas. Pensando em descolamento/acesso entre essas duas cidades (Veneza e Milão) você acredita que para a gente seria mais fácil conhecer Cortina ou aquela região Trento/Bolzano? Obrigado.
Querido acabedei de publicar um texto sobre as Dolomitas.. e amanhã estarei publicando outro! Boa leitura..
Ana Patricia
Oi ana, meu nome e fabio, sou ítalo brasileiro tbm, gostaria de saber como é mais fácil chegar a região, partindo do Brasil qual seria o aeroporto destino???
Quanto terei que rodar de carro??? Existem locais razoáveis para hospedagem na faixa dos 50 euros???
Fábio veja esse link www.visittrentino.it/it/articoli/info-pratiche/arrivare-aereo tem os aeroportos mais pertos e o número de quilômetros para chegar no Trentino:)de qualquer forma te aconselho o aeoporto de Venezia localizado a 163 quilômetris.. com 50 euros por pessoa com certeza você vai encontrar hospedagem fácil:) gande abraço, Ana Patricia
Desculpe, esqueci de dizer, minha pergunta se refere a região do alto-adige, minha intenção é ir até Tonadico, cidade do meu bisavô, obrigado!!!
Essa localidade está localizada perto de Trento, Treviso.. te aconselho a se hospedar em uma cidade maior e usar um carro de aluguel para ir de um lugar para o outro.. Abraços, Ana Patricia