Conheça o Lago de Braies em Trentino Alto Adige

Nosso post de hoje vai te levar para um lugar cheio da magia, beleza, natureza e paz. Hoje vamos para o Lago de Braies, na província de Bolzano, em Trentino Alto Adige – nordeste italiano.

0 428

Conheça o Lago de Braies em Trentino Alto Adige

Sendo um dos lagos mais lindos do Alto Adige, o Lago de Braies se apresenta de forma magnífica diante de nossos olhos. Com uma natureza quase intocada pelo homem, preserva os ares mais primitivos de montanha, mas oferece toda a estrutura turística possível ao seu redor, o que atrai milhares de turistas do mundo todo o ano inteiro. Hoje vamos descobrir essa verdadeira joia no nordeste italiano, o Lago di Braies. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

O Lago de Braies e um pouco de sua história

Reza a lenda que o vale de Braies, onde está localizado o Lago, era habitado por alguns selvagens com uma aparência desagradável; eles moravam ali e tinham o dever de proteger o ouro daquela região. Para esse povo, o ouro era precioso por seu brilho intenso e beleza, mas eles acreditavam que o ouro endurecia a alma das pessoas, que poderia ser tomada pela ambição.

No período em que a montanha era preservada por estes guardiões, fazendeiros apareceram no vale junto com seu gado e, como boas vindas, os guardiões da montanha ofereceram a eles objetos produzidos com ouro. Eis que aparece a “tal da ambição” que eles acreditavam endurecer a alma das pessoas: os fazendeiros logo se interessaram por essa abundância de ouro e a ganância falou mais alto, assim, eles começaram a se apossar da matéria-prima, roubando-a da população selvagem. Bolzano: Excursão Particular 1 Dia ao Melhor das Dolomitas, conhecendo inclusive o Lago de Braies

O nascimento do profundo Lago di Braies

A população de selvagens decidiu então evitar que os fazendeiros chegassem às montanhas novamente e, para proteger o ouro, assim, resolveram “dificultar” o acesso à montanha fazendo com que nascentes de água jorrassem para formar uma barreira natural e, assim, nasceu o profundo Lago di Braies e a estratégia deu certo: os fazendeiros, sem recursos, não conseguiram ultrapassar o lago e o ouro foi preservado.

A lenda diz também que ainda há selvagens na montanha e que, todos os anos, em uma noite de lua cheia, os poucos sobreviventes, destruídos pela ganância de um rei usurpador, saem do enorme buraco natural da rocha da montanha e viajam de barco ao redor do Lago de Braies para proteger o ouro – dizem que são guiados por sua própria rainha e por Lujanta, a heroína mítica.

Conheça a Localização do Lago de Braies em Trentino Alto Adige

O Lago de Braies está no sopé da imponente face rochosa do Croda del Becco (Seekofel alemão, Ladin Sass dla Porta) a 2.810 metros de altura, e fica dentro do Parque Natural Fanes e Sennes e Braies. Tem uma extensão de quase 31 hectares (1,2 km) e uma largura de quase 400 metros. O Lago di Braies é um dos mais profundos da província de Bolzano: chega a 36 metros de profundidade (em seu ponto mais fundo) e mantém a média de 17 metros de profundidade em outros pontos.

Conheça o Lago de Braies em Trentino Alto Adige
Mapa de referência da localização do Lago de Braies – Fonte: Google Maps.

Um pouco mais sobre o Lago de Braies

A temperatura máxima da água é de 14 ° C. Desconsiderando a lenda dos selvagens, é um lago de barragem e ‘nasceu’ por causa da barragem do Rio Braies, devido a um deslizamento de terra que veio do Sasso del Signore. Suas características cores que mesclam azuis e verdes esmeralda, chama atenção em suas águas límpidas. Sem citar a fantástica paisagem natural que serve de moldura para esse lugar fantástico! O Lago di Braies é cercado em três lados por picos das Dolomitas, incluindo o Croda del Beccoaqui começa clássica rota Dolomite Alta Via Numero 1 que une o Lago di Braies a Belluno, atravessando um dos maiores parques naturais do Tirol do Sul, o Fanes-Senes-Braies. A área de Braies chega a Belluno aos pés do Grupo Schiara.

Importante Saber

O Lago Braies pode ser alcançado a pé ou de bicicleta a qualquer momento; se quiser ir de carro, saiba que as vagas dos estacionamentos são limitadas. Outra opção é ir de ônibus – utilizando as linhas 439 (de Monguelfo) e 442 (Dobbiaco). Para utilizar o ônibus, é necessário fazer reserva online e pagar antecipadamente (EUR 10,00). O serviço é garantido até o esgotamento de todas as vagas disponíveis no ônibus e para reserva-lo você pode acessar esse link, onde você encontra também informações para rotas de bicicleta e a pé. Um conselho útil: os melhores horários para visitar o Lago Braies são: antes das 09h00 e após as 15h00.

Conheça o Lago de Braies em Trentino Alto Adige
Mapa dos percursos para chegar até o Lago de Braies – Fonte: Lago di Braies Oficial.

Trilhas no Lago de Braies – para quem for a pé…

Para quem for a pé: há três trilhas disponíveis, abaixo veja qual é a que melhor se adapta às suas necessidades.

Partindo do estacionamento Segheria (Ferrara), no Vale de Braies:

Utilize a trilha Viktor Wolf Edler von Glanvell que leva do estacionamento Segheria em Ferrara, até o Vale de Braies. A trilha foi batizada com o nome de Viktor Wolf Edler von Glanvell que foi um pioneiro no montanhismo e o primeiro a escalar muitos dos picos das Dolomitas de Braies. A trilha é super bem sinalizada e, durante o percurso, você encontra muitas informações sobre a vida dele, seus feitos e informações sobre os arredores do Lago. Ótima opção para quem está com crianças e idosos, pois é uma trilha bem tranquila e rápida. Tem 4,8 km de extensão e pode ser percorrida em 1h30 minutos. O desnível é de 270 metros.

Saindo de Monguelfo

Da estação de trem de Monguelfo, parte o caminho 2ª, que passa através dos prados, e leva a Ferrara no Vale de Braies. Dali, continue no caminho número 1, a Trilha Temática Viktor Wolf Edler von Glanvell citada anteriormente. Boa opção para quem gosta de caminhadas mais longas. Também é uma trilha tranquila, embora um pouco maior: possui 12,5 km e dura cerca de 3 horas para se percorrer todo o trajeto. O desnível aqui é de 400 metros.

Saindo de Villabassa:

Também partindo da estação de trem, dessa vez de Villabassa você acessa o caminho numero 1 e passa por fazendas típicas, que te levam de Ferrara ao Vale de Braies. De lá, permaneça no caminho 1, que é a trilha de Viktor Wolf Edler von Glanvell para o Lago Braies. Esse também não é um percurso difícil, possui 11 km e também leva 3 horas para ser realizado. O desnível é de 215 metros.

Trilhas no Lago de Braies – para quem for de bicicleta

Para quem for de bicicleta: abaixo você pode encontrar maiores informações caso decida fazer o trajeto de bicicleta. Seja qual for o seu ponto de partida, você pode utilizar a ciclovia de Val Pusteria para entrar no Vale do Braies e chegar a Ferrara. Fique atento: o último trecho segue a estrada provincial 47. IMPORTANTE: não é possível contornar o lago de bicicleta, O.K.?!

Duração e Dificuldade:

  • Saindo de Ferrara: mais ou menos 45 minutos com 300 metros de altitude.
  • Saindo de Monguelfo ou Villabassa a Ferrara: cerca de 40 minutos com 100 metros de altitude.

Aluguel de Bicicletas

Para quem quiser alugar as bicicletas, vou deixar os contatos:

Em Braies:
  • Aluguel de bicicletas Alfred: +39 347 4900120 – www.braiesrent.com
  • Papin Sport, no hotel Tuscherhof:  + 39 0474 748628 – www.tuscherhof.it
Em Villabassa:
  • Loja de bicicletas:  +39 0474 70050
Em Monguelfo:
  • Papin Sport (fica na estação ferroviária de Monguelfo): +39 0474 913450 – www.papinsport.com
Mais Opções

Nota

  • O blog Viajando Para Itália não se responsabiliza por serviços prestados por terceiros. Os links e sugestões apresentados neste post são os mesmo oferecidos pelas páginas oficiais das atrações e, qualquer problema em relação a reservas, pagamentos e afins, deverão ser solucionados diretamente com os prestadores de serviços supracitados!

Curiosidade sobre o Lago de Braies

O Lago foi “batizado” algumas vezes antes de chegar ao nome atual: em 1296 foi chamado de Hünz an den Se, já em 1330 o rebatizaram como Praxersee, para em 1400 ser chamado de See in Prags, em 1620 Pragsersee e em 1885 o chamaram de Pragser Wildsee; o nome selvagem (“wild”) vem do século XIX, e talvez esteja relacionado ao montanhismo (trekking) que naquele período começou a ganhar força par aos aventureiros em busca de emoção. O nome italiano de Lago di Braies data de 1940.

O que ver no Lago de Braies?

O passeio pelo Lago Braies parte da margem direita. Caminhando, chegamos até a conhecida Malga Foresta; até aqui o caminho não apresenta grandes problemas, sendo apto, inclusive, para quem está com carrinho de bebê, por exemplo.  Conforme se avança, o caminho vai ficando estreito, mas não menos confortável.

Que tal alugar um barco?

Uma opção bem interessante também é alugar um barco! No início das trilhas, você encontra uma locadora de barcos; de meados de maio ao final de outubro, os barcos (que são feitos à mão!) estão disponíveis. Isso é um verdadeiro turismo de experiência, pois pense que, até 100 anos atrás, os barcos era a única alternativa para cruzar o lago. Vale a pena! Quanto custa? Bom, eles oferecem passeios de 1/2 ou de 1 hora! No momento da reserva você paga 28 euros, (valor por hora), mas se você utilizar o barco por somente meia hora, eles te devolvem 10 euros! De quebra, você pode escolher como lembrança dois cartões postais! Para saber mais sobre aluguel de barco, você pode ACESSAR ESSE LINK!

DICA DE OURO!

  • Leve na mochila lanchinhos e bebidas: faça um piquenique por ali, é INCRÍVEL! Uma paz sem tamanho! (lembre-se de colocar seu lixo na mochila para descarta-lo de maneira adequada posteriormente! Para salvar o planeta, cada um precisa fazer sua parte, certo?).

Fanes – Senes: Parque Natural Braies

Bom, o Lago fica dentro do Parque Natural Fanes-Senes-Braies e possui uma área de mais de 25 mil hectares, sendo um dos maiores do sul do Tirol. O território do parque foi declarado, em 1980, área protegida e estende-se (parcialmente) pelos municípios de Badia, Braies, Dobbiaco, La Valle, Marebbe e Valdaora. Desde 2009, o Parque é também Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A área é distinta por florestas densas, faces rochosas íngremes, planaltos de Fanes e Senes, vastas pastagens e prados montanhosos coloridos. Dentro do Parque Natural existem magníficos e vários lagos, incluindo o Lago Braies, claro, e o Lago Dobbiaco. Uma vez ali, não deixe de ver:

Prato Piazza

Prato Piazza – que é uma espécie de terraço panorâmico nas Dolomitas. Ao chegar ao planalto, que fica a uma altitude de 2.000 m, você terá uma vista enlouquecedora! Vai parecer que você está dentro de uma pintura, tamanha beleza! À direita você pode ver o Grupo Fanes com o Hohe Gaisl; em frente você verá o Grupo Cristallo e à esquerda o Picco di Vallandro, com as esplêndidas cabanas das montanhas.

IMPORTANTE:

  • É PROIBIDO nadar no Lago de Braies! Imagino que ninguém queira se aventurar em águas com temperatura na casa do 14°C, mas é sempre bom avisar, né?! ; )

E no inverno? O que fazer no Lago Braies?

Perto do Natal e pouco depois do Ano Novo, o Lago Braies é magnífico com seus tradicionais mercadinhos de Natal. <3 Sem contar que os arredores do Lago ficam cheios de música, cheiros, sabores, cores e animação. A neve é o ponto alto do período, deixando tudo ainda mais mágico!

E se chover? O que eu faço?

Tem várias opções de passeios aos arredores do Lago caso você pegue dias chuvosos! Vamos conhecê-los?

Alpe Pragas

Você pode visitar a Alpe Pragas. A Alpe Pragas é uma empresa especializada em compostas. A produção é feita em Braies di Fuori e o carro chefe é a incrível geleia de framboesa. Com uma loja super charmosa, você encontra diversos produtos, além das compotas, como xaropes, mostardas, frutas em calda, smoothies entre outros. É tudo de primeira qualidade e as embalagens são muito bonitinhas, além da empresa trabalhar com o foco na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente. Ah: os preços são maravilhosos! Para saber mais, você pode acessar o site da empresa clicando aqui!

Mondolatte

Você pode também visitar a fantástica Mondolatte, que é um lugar incrível! Produtores de queijos, leites e outros laticínios, eles oferecem uma super visita guiada com muita informação bacana e você pode também, fazer degustações. Os melhores horários para visitas são os de segunda a sexta, das 8h00 às 13h00. Para degustação paga-se entre 7,20 e 8,90 euros por pessoa, além do passeio dentro das dependências da fábrica. Para saber mais, basta clicar aqui!

Dobbiaco – O Grand Hotel em Dobbiaco Nuova

Você também pode ir para Dobbiaco e visitar o Centro de Visitas da cidade. O lugar apresenta um exposição permanente dentro do centro de visitantes do Grand Hotel em Dobbiaco Nuova e te permite uma olhada em dois parques naturais no Tirol do Sul, o Parque Natural Tre Cime, e a parte oriental do Parque Natural Fanes-Senes-Braies. Os visitantes encontram aqui muitas informações sobre as paisagens naturais e culturais dos dois parques naturais.

Mais Atrações no Museu

No museu fica também uma biblioteca, um aquário com animais aquáticos do Lago Dobbiaco e uma oficina para crianças. Além disso, há seções do local que fornecem informações sobre o Patrimônio Mundial da UNESCO em uma escala global, uma visão geral das Dolomitas, textos explicativos, imagens, videoinstalações e animações simples e claras que nos apresentam principais etapas da evolução das Dolomitas. É muito bacana!

Oficina de Criação Daksy

Para quem está com crianças: ali fica também a oficina de criação Daksy, um workshop criativo que é oferecido aos sábados, das 10h00 às 12h30, nas seguintes datas: 25 de maio, 15 e 29 de junho, 14 de setembro e 12 de outubro. Em julho e agosto, o workshop é oferecido todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h. Vale muito a pena! Atende crianças de 7 a 12 anos e é necessário fazer reserva! Para saber mais, CLIQUE AQUI!

Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça o Lago de Braies em Trentino Alto Adige – Visitar o Lago de Braies é uma experiência única. Muito ‘democrático’, atende tanto quem quer visitar a região nas estações mais quentes, quanto quem pretende visitar a área nas estações mais frias do ano. Seja qual for o período escolhido, a viagem será incrível!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!