Onde esquiar na Toscana?

Neve, gastronomia e natureza: a combinação perfeita para quem quer esquecer as grandes cidades. Onde esquiar na Toscana? A resposta é Abetone, e hoje preparamos uma lista de atividades para você aproveitar no inverno toscano.

0 1.073

Onde esquiar na Toscana?

Abetone é um dos refúgios mais famosos dos Apeninos na Toscana. Com pistas de esqui, natureza exuberante e uma gastronomia incrível, é o tipo de cidade que atrai turistas de todas as partes mundo. Hoje vamos saber onde esquiar na Toscana? Sim a resposta é Abetone. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Onde esquiar na Toscana? Abetone!!!!! Abetone é uma das zonas de esqui mais importantes dos Apeninos Toscano-Emiliano e destino certo para quem quer esquiar, mas apresenta outras ótimas atrações. A cidade fica localizada na província de Pistoia e oferece mais de 50 km de pistas para os entusiastas de esportes de inverno em geral; além do esqui é possível fazer caminhadas pela neve, brincar com motos para neve e aproveitar a incrível gastronomia local. Além do mais, é possível conhecer diversas aldeias, trilhas naturais e muito mais. Hoje vamos conhecer a esplêndida Abetone. Clique aqui e conheça nossa seção Esquiando na Itália!

Abetone fica a 1388 metros acima do nível do mar e, como já citado, abriga 50 km de pistas para esqui. As pistas são acessíveis por 22 teleféricos. A área de esqui é dividida em três partes, aquela formada por trilhas históricas de Abetone: sendo que há pistas para iniciantes, Selletta e Chierroni que são ideias para quem está aprendendo ou prefere algo mais tranquilo; há também a pista para os usuários avançados, a pista vermelha, Riva. Leia também Onde ver neve perto das principais cidades italianas? 

Dica

  • Se você ainda não tem segurança ou 100% de domínio do esporte, fique nas pistas azuis, O.K.?!

1) Onde esquiar na Toscana? EM ABETONE NA ZENO 3 E VAL DI LUCE

Há também os ‘três Zeno’, pistas projetadas pelo famoso campeão de esqui Zeno Colò. Aqui ficam duas faixas para esquiadores: duas vermelhas e uma preta. Também nesta área ficam as encostas de Pulicchio e Stucchi. Esquiar em contato tão íntimo com a natureza é uma experiência única, sem dúvida, e você vai adorar! Já na última área de esqui de Abetone, ficam as encostas do Val di Luce, que apresentam pistas de dificuldade média e fácil.

Aproveitando Abetone

Em Abetone você pode passear com sapatos de neve pelas trilhas que te levará para lugares fantásticos como florestas de faias e pinheiros congelados que te apresentarão panoramas deslumbrantes como o Anel Maiori, que começa na Piazza de Abetone e chega até às encostas do Monte Aperto. A caminhada até o Lago Negro que, a partir do Jardim Botânico te leva por lugares belíssimos também vale a pena. Uma das paradas obrigatórias é o Refúgio do Monte Gomito, localizado à chegada do teleférico. Não deixe de conhecer! No meio da movimentada estação de esqui, deixe-se guiar pelo silêncio da montanha no inverno e faça uma das muitas trilhas na neve.

Dicas Importantes

  • Se você nunca escalou com um par de esquis, ou com sapatos especiais, pode reservar aulas individuais ou em grupo em uma das muitas escolas de esqui da região.
  • JAMAIS siga por caminhos não identificados. Sempre tenha um mapa da área com você! O mesmo vale para as pistas de esqui: mantenha-se dentro dos limites das pistas: nunca ultrapasse as sinalizações. Em caso de fechamento das pistas por questões meteorológicas, RESPEITE! Algumas pessoas insistem em esquiar, mas pode ser muito perigoso!

2) Onde esquiar na Toscana? EM ABETONE: SNOWBOARD

Se o seu esporte é snowboard: Val di Luce ou Pulicchio são os lugares ideais! Sempre lembrando: não se preocupe em levar seus próprios equipamentos, há locais onde você pode aluga-los, desde botas até os esquis.

Os Arredores de Abetone

Agora vamos conhecer melhor os arredores de Abetone. Se você cansar da neve, há ótimas opções de passeios! Um deles é o Ecomuseo della Montagna Pistoiese, localizado em Gavinana, uma pequena vila no município de San Marcello Pistoiese. Aqui ficam 6 itinerários ao ar livre que nos guiam para a descoberta do artesanato antigo, costumes, flora e fauna da região.

Jardim Botânico da Floresta Abetone e a Ponte Suspensa de San Marcello Pisteglio

Parte deste itinerário é o belo Jardim Botânico da Floresta Abetone. Outro ponto imperdível é a Ponte Suspensa de San Marcello Pisteglio: uma passagem para pedestres que liga os dois lados do córrego de Lima entre Mammiano Basso e Popiglio. A ponte é meio instável, longa e bem alta, Evite caso você tenha medo de altura. Evidente que é super segura, e é também uma das pontes para pedestres mais longas do mundo, mas oferece uma belíssima vista.

Aldeia de Cutigliano e Fiumalbo

Entre as aldeias imperdíveis está a Aldeia de Cutigliano. É uma pequena vila medieval que conta com lindos palácios e monumentos antigos. Vale a visita! outra visita imperdível é Fiumalbo uma das aldeias mais bonitas da Itália. Suas origens são bem antigas e são testemunhadas pelos casoni, que são cabanas celtas semelhantes às estruturas rurais presentes na Escócia e na Irlanda. Ali você encontra alguns lugares de beleza sem igual, imersos na natureza. Outras aldeias que podem ser interessante são Popiglio, Piteglio, Sambuca e Serra Pistoiese, cada uma escondendo um pequeno tesouro a ser descoberto. Apesar de serem pequenos locais, as maravilhas ali são imensas!

Informações Úteis

Dependendo do tempo que você ficar por lá, vale a pena comprar o Multipass Abetone. Neste site você encontra todas as informações sobre valores, pistas abertas e fechadas, condições climáticas e tudo que você precisa saber sobre o tempo em Abetone.

Onde comer em Abetone?

  • Ristorante Il Pinguino – com sabores típicos da região, atendimento ótimo, pratos variados e porções excelentes, é um dos queridinhos de Abetone. Onde fica: Pian di Novello 4, Camping Il Pinguino, 51024 – Abetone. Horários: de sexta a domingo, das 09h00 às 23h00.
  • Lago Verde – imerso no verde, é ótimo para um almoço descompromissado no meio da natureza. Com pratos cheios de sabor e ótimas opções, vale a pena! Onde fica: Via della Secchia E Bicchiere 24, 51021 – Abetone. Horários: todos os dias, das 09h00 às 19h00.
  • Da Pierone – no coração da cidade, oferece pratos típicos, porções excelentes, ambiente delicioso e atendimento incrível. Onde fica: Via Brennero 556, 51021 – Abetone. Horários: todos os dias, das 12h00 às 14h00 e das 18h00 às 23h00 – podem ocorrer alterações nos horários de funcionamento.

Como chegar a Abetone na Toscana?


1) Como chegar a Abetone na Toscana? DE AVIÃO

Cerca de 1h30 do aeroporto Florença, Amerigo Vespucci, e 1h50 do Aeroporto Galileu Galilei, em Pisa.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Abetone na Toscana? DE TREM

A estação de referência é Pistoia na linha Florença-Lucca-Viareggio. Se chega até Pistoia com o trem e dali se pega um ônibus da blus blus. Ver horários aqui: pistoia.teseo.app/planner

Você sabia? A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Abetone na Toscana? DE CARRO

De Milão, utilizando a A1 em direção a Florença; próximo a Firenze Nord, pegue a A11 em direção a Pisa e saia em Pistoia. Siga até a SR66 e depois pela SS12 Abetone-Brennero. Partindo de Roma pegue a rodovia A1 em direção a Florença, no norte de Florença, vire na A11, em direção a Pisa, saindo para Pistoia. Pegue a SR66 e continue pela SS12 Abetone-Brennero. Saiba aqui: Como dirigir com neve na Itália?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Dicas de looks para viajar para Itália durante o inverno? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Onde esquiar na Toscana? Abetone é o destino certeiro para quem quer contato com a natureza, neve e boa comida. Com seus panoramas cinematográficos, é o tipo de cidade inesquecível! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!