Conhecer as Dolomitas?
Por que conhecer as Dolomitas? As Dolomitas são uma cordilheira nos Alpes orientais, e fazem parte dos cinquenta sites italianos que estão incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A área a que foi dado o reconhecimento abrange 141.903 hectares de território de três regiões de Trentino Alto Adige, Veneto e Friuli Venezia Giulia e cinco províncias de Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone e inclui dezoito picos que se elevam acima de 3.000 metros. Vamos conhecer as Dolomitas? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Estas montanhas são uma atração irresistível para qualquer um que ama a natureza e as alturas. Ao longo do tempo, muitas palavras têm sido usadas para descrever estas montanhas, mas uma coisa é certa, as Dolomitas são um paraíso, um show de diferentes ambientes com rochas, florestas e pastagens. Conheça com nossos parceiros uma excursão em Grupo a partir de Veneza! Clique Aqui!!!
1) Conhecer as Dolomitas? MOENA
Moena, por exemplo, é um desses lugares, no meio das Dolomitas. É um importante destino turístico no verão e no inverno, graças às instalações modernas que podem satisfazer até mesmo os turistas internacionais. Moena é dominada pela igreja gótica de San Vigilio, a partir da torre do sino e torre da antiga igreja de St. Wolfgang, datado de 1000 d.C. Leia também Os Lagos mais Lindos das Dolomitas!
2) Conhecer as Dolomitas? O FAMOSO TRIÂNGULO
Igualmente interessantes são San Martino di Castrozza com Cortina d’Ampezzo e Madonna di Campiglio, que compõem o triângulo mais famoso de hotéis nas Dolomitas. O primeiro hotel, na verdade, remonta a menos de 100 anos atrás, quando a área se tornou um destino para exploradores em busca de pontos de vista de tirar o fôlego. Leia também O que fazer nas Dolomitas durante o verão?
Centro Turístico
Para acolher os peregrinos mais aventureiros, em primeiro lugar, havia um antigo mosteiro que remonta a 1000, perto da Rolle passar. De 900 em diante San Martino surge como um centro turístico, em particular após o período de reconstrução que teve lugar após a Segunda Guerra Mundial. A cidade foi construída em um vale gramado, cercada por uma densa rede de bosques e oferece aos visitantes uma vista das Dolomitas realmente emocionante. Falando sobre a famosa Madonna di Campiglio, agredida durante o inverno por turistas de todo o mundo, ela oferece instalações modernas e suficientes para satisfazer uma demanda cada vez mais crescente.
3) Conhecer as Dolomitas? VAL DI NON
O Val di Non, localizada em Trentino, conserva o maior número de castelos, ruínas, algumas transformadas em verdadeiros museus. Entre estes lembrando do Castelo de Thun, em Cles, pertencente à Província Autónoma de Trentino, o Castelo de San Michele, em Ossana, Castelo Caldes e o Castelo Andraz, que data do século XI, e é o simbolo do território de Belluno. Nas Dolomitas, o sinal usado para chamar o resgate é marcado pelo lançamento, a cada dez segundos, por seis vezes de um sinal sonoro ou visual, com pausas de um minuto. Leia também O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças?
4) Conhecer as Dolomitas? LADIN
O paraíso do povoado de Ladin e sua cultura. Os Ladins são um povo de tradições antigas, que hoje buscam perpetuar e preservar com orgulho e dignidade a sua história. São parte de uma minoria cada vez mais acentuada e hoje você pode contar com 55.000 Ladin, divididos entre o Trentino Alto Adige e Veneto.
Sobre Ladin
Sua língua falada é Ladin, com origem Rhaetian, uma linguagem que, após o insediamento dos romanos nos Alpes, foi falada em uma vasta área nos Alpes, da atual Suíça até a alta Lombardia.O Ladin, cujo términe vem de Latino, é uma língua românica com suas próprias gírias, que ao longo dos séculos, desenvolveu um entrelaçamento muito forte com as línguas vizinhas de italiano, francês e alemão. Para apreciar e compreender plenamente a cultura Ladin você pode visitar o Museu de História Usos e costumes do povo Ladin, em Pieve di Livinallongo.
Como se Locomover nas Dolomitas?
Como se locomover nas Dolomitas? Em Dolomites é possível se locomover com facilidade, graças à presença de rotas cênicas para atravessar a pé ou de bicicleta, ônibus e linhas de uma rede ferroviária eficiente que podem levá-lo onde quiser. Leia também Como ir as Dolomitas a partir de Veneza!
1) Como se Locomover nas Dolomitas? ÔNIBUS
Veja agora algumas opções para se locomover nas Dolomitas com o ônibus.
Veneza
Ônibus direto do aeroporto de Veneza ou Mestre para Cortina – CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!
Trentino Alto Adige
Para os deslocamentos internos, existe uma ótima linha de ônibus que partem principalmente de Trento. Você pode tomar o ônibus de Trentino Trasporti Esercizio Spa no Alto Adige ou a companhia de ônibus da Sad em Bolzano. Há também empresas de transporte privadas que oferecem viagens em táxis confortáveis, mini-autocarros e autocarros com veículos equipados com todo o conforto; transferências de e para estações ferroviárias, aeroportos, hotéis em Val di Fassa, Val di Fiemme e das Dolomitas; shuttle e esqui; motorista e aluguel de autocarros e mini-autocarros.
Belluno
A companhia de ônibus Dolomitibus é a empresa que trabalha em toda a área, conectando durante o inverno os grandes centros urbanos com as estâncias de esqui. Os terminais são, Feltre e Belluno. Também existem táxis e autocarros que levam a Cortina e a outras cidades do Alto Belluno.
Friuli
A área do Friulian Dolomites pode ser alcançado através de uma linha de serviço que cobre diariamente Trieste, Udine, Tolmezzo, Forni di Sopra, Auronzo-Calalzo, Pieve di Cadore, ou com ônibus com partida de Pordenone.
2) Como se Locomover nas Dolomitas? TREM
Veja agora algumas opções para se locomover nas Dolomitas com o trem.
Trentino Alto Adige
As principais estações são: Trento, Rovereto, Bolzano, Brixen, Sterzing e Brenner.
A linha de Trento, Malè-Marilleva entre Val di Non e Val di Sole. A infra-estrutura ferroviária na região de Trentino Alto Adige abrange um total de mais de 360 km de linhas e mais de cinquenta estações.
Belluno
As estações mais importantes são Feltre, Belluno e Calalzo, onde há táxis e ônibus que levam até Cortina e outras cidades do Alto Belluno.
Friuli
A partir das estações de Carnia, Pordenone, Sacile, Udine e Calalzo di Cadore você pode tomar ônibus confortáveis, que percorrem toda a área.
3) Como se Locomover nas Dolomitas? AEROPORTOS
- Trentino Alto Adige: os aeroportos mais próximos são Marco Polo, a 250 km, e Linate e Malpensa, em Milão, 280 km.
- Belluno: apesar de Belluno está equipado com um pequeno aeroporto, o maior aeroporto seria o de Veneza o Marco Polo, 101 km.
- Friuli: Os aeroportos mais próximos são Ronchi dei Legionari de Trieste e Veneza Marco Polo.
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO
4) Como se Locomover nas Dolomitas? CARRO
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na sessão Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional, O.K. ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Saiba mais sobre as Dolomitas…
Para você que gosta de viajar e saber tudo sobre o lugar que você vai visitar não deixe de ler um pouco mais sobre as Dolomitas. Saiba aqui Onde se Hospedar nas Dolomitas!
Origem do Nome e suas Belezas
As Dolomitas foram assim nomeadas após o geólogo francês, Dieudonné Dolomieu, descobrir as propriedades de dolomita, uma região rica em calcário dolomítico, nesta cordilheira, que dá às montanhas uma determinada cor, o branco, que é por isso que elas também são chamadas “montanhas pálidas”, mas especialmente ao amanhecer e ao pôr do sol, estas rochas assumem uma cor que varia do rosa ao vermelho fogo, um fenômeno lindo de se ver.
Pela grande beleza da paisagem, a grande extensão das florestas e variedade de trilhas para fazer belas caminhadas, assim como opções de escaladas de montanhas, as Dolomitas são uma região de grande atração; o movimento turístico, que é o principal recurso econômico dos habitantes, é favorecido por uma excelente rede de estradas e instalações de alojamento eficientes. Canazei, Ortisei, Selva di Val Gardena, Corvara, Dobbiaco, San Candido, Cortina d’Ampezzo, San Martino di Castrozza, no Brenta, Madonna di Campiglio são resorts de saúde, estâncias de férias e de esportes de inverno entre as mais visitadas da Europa.
Patrimônio Mundial Natural
Um lugar para viver e desfrutar. Por sua beleza sublime, a paisagem única e seus recursos geológicos e geomorfológicos, As Dolomitas entraram oficialmente como parte do Patrimônio Mundial Natural partir de 26 de junho de 2009. Nove áreas em cinco províncias, representam um total de 231.000 hectares que a UNESCO reconheceu como de um valor universal excepcional para toda a humanidade, que deve ser preservado e transmitido às gerações futuras.
As linhas suaves das clareiras, o desenvolvimento súbito de paredes verticais de rocha poderosas, a extraordinária variedade de cores e geológica importância, e naturalista geo-morfológica, faz das Dolomitas o destino perfeito para as pessoas que amam esportes, natureza e relaxamento. Em cada estação estas paisagens oferecem algo único e emocionante, como o despertar da natureza na primavera, a vitalidade do verão com a sugestão de subidas nas montanhas ou simplesmente caminhar no vale, as cores ricas do outono ou do branco inverno em silêncio.
Atividades nas Dolomitas…
O que fazer nas Dolomitas? Um bom exemplo do que é ideal para aqueles que desejam passar as suas férias nas montanhas é praticar atividades ao ar livre e esportes, caminhadas no verão e esqui no inverno. São atividades prazerosas e que podem ser feitas com toda a segurança!
Arte e Cultura
Entre aldeias e cidades cheias de esplendor, as Dolomitas certamente é um lugar fantástico para se passar até mesmo um feriado entre arte e cultura. Igrejas, museus e monumentos irão impressionar os viajantes mais exigentes. As viagens de um vilarejo para o outro estão entre as atividades favoritas dos que querem realmente experimentar a beleza das Dolomitas e descobrir seus lugares extraordinários e encantados. O período sazonal mais conveniente para excursões é a que coincide com a abertura de abrigos.
O que encontrar nas Dolomitas?
Onde quer que você vá, nas Dolomitas, há sempre algo para se impressionar; quer se trate de uma montanha, um lago, um vale, aqui tudo gira em torno da beleza, entendida no seu sentido mais profundo. Não é por acaso que esta vasta cadeia de montanhas já faz do Patrimônio Mundial Natural há anos. As Dolomitas são parte do Oriente dos Alpes italianos, incluindo as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Vicenza, Verona, Udine e Pordenone.
Na verdade, existem as Dolomitas de Brenta, no oeste Trentino, entre o Vale do Sol Rendena e Lavalle, com picos famosos, como o Campanile Basso e o Crozzon Brenta. Existe também o grupo do Pale di San Martino, no Primiero com o Cimon della Pala, Vezzana, Sass Maor, o Marmolada, a Rainha das Dolomitas, em outras palavras, o pico e o ponto glacial maior em Val di Fassa também compõem essa esfera.
Em Alto Adige, encontramos as montanhas escarpadas, com as torres de Vajole, do grupo de longo Sasso e o Odle e Puez, entre Val Gardena e Val di Funes; o grupo da Sela entre Pordoi e Passo Gardena. Na Província de Belluno, em vez disso, nós conhecemos as Dolomites de Cortina e as de Cadore. Tal como um lugar para visitar, Moena é chamada a pérola do Val di Fassa.
As Dolomitas, como mencionado anteriormente, abrangem três regiões. Por isso, torna-se demasiado longo e esse texto ficaria enorme se fosse falar sobre tudo o que elas oferecem. É por esse motivo que descrevemos em poucas linhas apenas alguns dos locais mais atraentes, a fim de direcionar você para os melhores locais em sua viagem.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para viajar durante o inverno na Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conhecer as Dolomitas? É uma região mágica e que deve ser explorada e vivida. E se precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
É uma viagem surreal !! Depois de contornar todo à margem leste do lago di Garda até Riva, fomos de Bolzano a Cortina D’Ampezzo atravessando o Dolomitas !
Na beira do lago a 22ºC e lá no topo 0º C !!! Fantástico… E ainda por cima tivemos a sorte de pegar um lindo final de tarde e por do sol refletindo nas rochas, de um alaranjado indescritível !!!
Recomendo a qualquer fazer isso na primeira oportunidade que aparecer !!!
Obrigada pelo excelente comentário querido:) fico contente que tenha gostado desse passeio.. realmente as Dolomitas é um lugar mágico!! 🙂 Abraços da Itália,
Ana Patricia
Olá Ana Patricia. Acabei de ler seu post. Muito obrigada por compartilhar sua experiência.
Estou com dúvida em qual cidade visitar nas Dolomitas: Bolzano ou Cortina D’Ampezzo.
Iremos [de carro] no início de maio do ano que vem e vamos ficar apenas 3 dias (o dia da chegada, mais um dia e o dia da saída).
Não consigo decidir qual cidade é melhor para visitar na primavera.
Se você conseguir me ajudar, você me salvaria.
Graciele
Todas duas são graciosas.. mas eu aconselho Bolzano:) é maior que Cortina.. 🙂 Um grande abraço, Ana
Oi, Ana, muito bom vwr tanta informação sobre as Dolomitas, pena que só vo agora! Estive lá no ano passado e já tenho o destino como um dos meus preferidos. Cheguei a Cortina a partir de Veneza,dormi no Lago Misurina e no dia seguinte dirigi o dia todo pelas estradinhas sinuosas e lindas entre passos. Dormi em Val di Funes e no dia seguinte fui ao paraiso: Alpe di Siusi. Compartilho informaçoes no me blog mulhercasadaviaja.com/destinos/europa/italia-2/alpes-dolomitas/
Obrigada querida! 🙂
Excelente blog, com dicas sobre um país espetacular como a Itália.Os meus parabéns. Vai-me ser muito útil. Este ano o meu percurso inclui as Dolomitas e o Valle Aosta com umas incursões na Suíça (St. Moritz e Lugano). Entrarei na Itália pela Eslovénia. Estou a aproveitar as suas dicas.
🙂 muito obrigada querida!
Olá, Ana!
Muito boas suas dicas!
Estou apaixonada pelas Dolomitas e quero muito ir, mas qual seria a melhor época, quando os dias são mais limpos, de céu mais azul?
Obrigada e parabéns pelo site!
Katiane.
Oi querida, eu te aconselho o verão e outuno:) boa viagem e bom aproveito.. 🙂
Ana!
Quantas informações preciosas!
Seu blog foi um achado maravilhoso!!!! Parabéns por compartilhar seu trabalho!
Tenho uma dúvida… Na sua opinião, maio seria um bom mês para visitar a região das Dolomitas?
Estou me programando para maio/2020, e gostaria de pegar as trilhas abertas, e não gostaria de muito calor. Por isso pensei em maio, na primareva. O que acha?
Um abraço!!!
Leo
Leo de modo geral Dolomitas nao faz muito calor.. Acho que Maio o clima ainda é meio incerto.. Junho, assim como o verao de modo geral sao bons mesees.. Grande abraço e uma boa viagem, Ana
Olá!
Gostaria de saber se março ainda há muita neve nas estradas. Pretendo viajar de carro com toda a família para termos uma visão geral da região. Não pretendemos fazer grandes trilhas nem esportes esqui. Sabe se existe alguma restrição para esse tipo de viagem nessa época do ano?
Que dicas você poderia dar para a gente?
Fabio encontra neve sim, nao é exagerado, mas encontra..:) mas acho tranquilo de qualquer forma.. tenta escolher cidades conhecidas para ficar como base assim tem a certeza que as estradas estao sempre bem limpas.. Abraços, Ana