Vamos conhecer Siracusa na Sicília?

Siracusa é uma das muitas maravilhas que você não pode deixar de visitar na Itália. Conheça as belas atrações de Siracusa aqui no Viajando para Itália!

0 7.135

Vamos conhecer Siracusa na Sicília?

Siracusa é uma das muitas maravilhas que você não pode deixar de visitar na Itália. Colocada na costa leste da Sicília, foi uma das principais cidades da Magna Grécia. É caraterizada por grandes vestígios arqueológicos e históricos e foi uma cidade tão poderosa na época do domínio grego que conseguiu, sem dificuldade nenhuma, contrastar com romanos e cartagineses. Cícero nomeou-a “a cidade grega mais linda” entre todas. Vamos conhecer Siracusa na Sicília? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Siracusa é a cidade das inúmeras maravilhas, detentora de imponentes vestígios greco-romanos e de edifícios com elegante harmonia barroca. Rica em lendas e tradições e com vista para um dos mares mais lindos da Itália, esta cidade antiga conseguirá te deslumbrar. Não deixe que te escape este lugar imperdível. Para visitá-la, compreendê-la e apreciá-la, seriam precisos alguns dias. Em todo caso, nós proporemos uma espécie de passeio que te permitirá visitar os lugares mais importantes. Nesta altura, já não é preciso explicar porque visitar Siracusa, pois na premissa foram enumeradas todas as razões pelas quais vale a pena visitar este lugar incrível de uma ilha maravilhosa como a Sicília. Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? e Itinerário de carro na Sicília!

1) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? CONHEÇA O PARQUE ARQUEOLÓGICO NEAPOLI

Iniciamos pelo coração da Siracusa grega, o Parque arqueológico da Neapolis: estamos em plena Magna Grécia e todos os monumentos o sugerem com prepotência. No interior do Parque arqueológico da Neapolis fica o Teatro Grego, inteiramente escavado na rocha branca e luminosa. Durante a época grega os espetáculos que este teatro recebia eram vividos com imenso envolvimento pela população. Ainda hoje, durante os meses de maio e junho, representam-se as tragédias gregas e é difícil descrever a emoção que vivemos e presenciarmos num antigo teatro grego com tragédia escrita por Ésquilo, Aristófanes, Sófocles ou Eurípides. No parque arqueológico, além do teatro grego, há o Anfiteatro Romano, o Altar de Hierão II, as latomias e o Ouvido de Dionísio.

2) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? CONHEÇA A ILHA DE ORTÍGIA

Como em cada visita que mereça este nome, você não pode deixar de dar um passeio nas pequenas ruas do centro histórico da cidade: o de Siracusa, porém, fica sobre uma ilha maravilhosa, Ortígia, o coração da cidade. A ilha de Ortígia viu nascer a cidade de Siracusa que por causa da sua posição favorável, tornou-se cedo um destacamento muito importante do ponto de vista comercial em primeiro lugar e militar em seguida. Grande estímulo ao desenvolvimento destes lugares foi dado pelos Sicanos e pelos Fenícios e, mais tarde, pelos colonos gregos.

Suas Atrações

Durante a época barroca, a ilha refloresceu com atividades, palácios, igrejas como os lindíssimos Palazzo Borgia, Beneventano, Rizza; a fonte Aretusa, o Duomo, a Chiesa di San Giuseppe, di Santa Lucia, di San Domenico, o Porto Grande e a Porta Marina. Observem o Duomo construído sobre os restos de um teatro grego, percam-se nos mercados e dêem um passeio à beira-mar, ladeando a água cristalina. Na fonte de Aretusa vão também receber uma surpresa: crescem sem distúrbio plantas de papiro. Hoje são muitos os turistas que vão admirar tantas belezas acolhidos por hotéis luxuosos, estruturas de alta qualidade, bed and breakfast íntimos ou pensões familiares.

3) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? CONHEÇA A BASÍLICA DE SANTA LÚCIA IN BADIA

Continuaremos o nosso passeio até a Basílica de Santa Lucia in Badia, na Piazza Duomo. Santa Lucia é a santa protetora de Siracusa (celebrada em várias ocasiões durante o ano, a mais importante no dia 13 de dezembro) e a basílica é uma das duas igrejas dedicadas a ela. Você não pode deixar de visitar esta igreja, pois no altar você vai encontrar uma verdadeira preciosidade: uma tela do Caravaggio que retrata o enterro da Santa. Entre os outros edifícios religiosos de estilo barroco, visitamos a Igreja do Santo Espírito, o Santuário de Nossa Senhora das lágrimas, a Igreja de São João ao Pantão e a de São Metódio.

4) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? CONHEÇA O MERCADO DE ORTÍGIA

E se depois de tanta beleza você estiver com fome não se preocupe: fortunadamente Siracusa vai oferecer-lhe um leque de escolhas diferentes, desde o pub singelo até o restaurante luxuoso. Recomendo para você uma volta ao célebre mercado de Ortigia (Rua do Mercado, ao sul de praça Pancali) onde é bom deixar-se levar pelas cores e pelos cheiros que oferece. Lembre- se também que aqui os preços para conseguir um abundante almoço são bem acessíveis. Depois de recobradas as forças, seguimos nosso passeio para o porto grande para admirar o seu panorama, particularmente sugestivo na hora do crepúsculo.

5) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? Conhecer Siracusa? CONHEÇA A FONTE DE ARETUZA

Nós encontraremos frente ao mar, num lugar que vai deixar a gente boquiaberto: trata- se da Fonte Aretusa. O que à primeira vista poderia parecer uma fonte é na verdade uma fonte de água doce completamente natural, da qual se criou a lenda de Aretusa e Alfeo. Desde aqui, ao lado direito, é possível avistar também o miradouro.

6) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? Conhecer Siracusa? CONHEÇA O PALÁCIO BELLOMO

Esta pracinha é chamada também de ”Pracinha dos enamorados” pela sugestão romântica. Depois de ter visto a Fonte Aretusa e suas finas plantas de papiro, é recomendável ir dar uma olhada à Galeria Regional do Palácio Bellomo. De fato é aqui que se encontra outra obra-prima da arte de todos os tempos, a Anunciação de Antonello de Messina, uma finíssima obra do Quatrocentos italiano. Sua recente restauração permitiu ao visitador apreciar muitos detalhes que se tinham perdido no tempo. Hoje a Virgem se apresenta em sua total beleza e elegância, com os braços cruzados no peito ao receber a anunciação do Anjo. A pomba do Espírito Santo lhe se aproxima entrando da janela e deixando um rastro de luz. No cenário, em miniatura, encontramos muitas imagens de vidas quotidianas agrestes. Uma maravilha do pintor Antonelli que você não pode deixar de admirar.

7) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? CONHEÇA O CASTELO MANIACE

Enfim, podemos concluir nosso itinerário visitando um dos mais fascinantes castelos da Sicília, o Castelo Maniace. A estrutura foi erguida por Federico II na extremidade da ilha, no lugar em que provavelmente aconteceu uma batalha vencida pelo condutor bizantino Giorgio Maniace. A poderosa estrutura quadrangular com as quatros torres circulares guarda ainda todo o fascínio do maneirismo medieval, mesmo sendo hoje o anfitrião de importantes eventos culturais.

8) Vamos conhecer Siracusa na Sicília? CONHEÇA A PRAÇA SÃO ROQUE

Depois deste longo passeio é bom sentar-se para um aperitivo. Praça São Roque (às costas da igreja de Santa Lucia alla Badia) representa um lugar ideal para descansar os pés, pois há muitos pubs que irão satisfazer vossas exigências. Apesar do cansaço que sempre acompanha os dias em que a gente se mergulha na arte, na cultura e na natureza, tenho a certeza de que Siracusa vai permanecer no teu coração e que você provavelmente vai querer voltar em uma segunda viagem, talvez ficando mais tempo.


Assista esse vídeo sobre a Ilha de Ortígia – Siracusa!

(Fonte: Pepinho on tube)



Como chegar a Siracusa?


1) Como chegar a Siracusa? DE AVIÃO

A 45 minutos do centro da cidade há o Aeroporto Fontanarossa de Catania. Desde aqui partem Bus, Autolíneas transportes Interbus, táxis e é possível também alugar um carro.

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Siracusa? DE TREM

Estação Central FS de Siracusa, Piazzale della Stazione Centrale Siracusa. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Siracusa? DE NAVIO

Há rotas de barcos pelos portos de Catania, Augusta (SR) e Pozzallo (RG).


Assista esse vídeo e saiba: Quais são os erros para não cometer durante o planejamento de uma viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Siracusa na Sicília? Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!