O que fazer em dois ou três dias nas Dolomitas?
Hoje vamos falar das Dolomitas, mas, afinal, o que são as dolomitas? Bem, as Dolomitas (Dolomiti em italiano), formam a cadeia montanhosa dos Alpes Orientais ao Norte da Itália e são Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua parte mais relevante fica na província de Belluno, principalmente em Bolzano, Trento, Udine e Pordenone. Vamos ao nosso post do dia: O que fazer em dois ou três dias nas Dolomitas? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo e conheça mais sobre as Dolomitas!!!
(Fonte: @ScenicRelaxationFilms)
Nossa Introdução
A melhor opção para se conhecer as Dolomitas é, sem dúvida, de carro alugado (pode-se inclusive, fazer um bate e volta a partir de Veneza, que fica a duas horas dali!) As Dolomitas fazem fronteira com a Áustria e, ao contrário do que muitos pensam, é atração o ano todo.
Leia também: Viajando de Carro pela Itália – Exemplos de Roteiros. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na Seção Dirigindo na Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Quando ir até lá?
Bem, depende do seu gosto pessoal: Primavera as montanhas ainda estão cobertas pela neve então, em alguns pontos, é possível esquiar. No Verão, os dias são mais claros, sem tanta neblina e névoa e é possível observar as montanhas com mais detalhes, a temperatura é quase sempre amena, devido a sua altitude e por serem imersas no verde.
Já no inverno, sugiro que você vá caso queira esquiar e brincar na neve, é frio! Bem frio! Portanto, agasalhe-se! A região tem 980 km de pistas de esqui e todas ficam lotadas! Leia também: Vale a pena visitar as Dolomitas na primavera? e Qual o melhor período para visitar as Dolomitas?
Nosso Ponto de Partida
Hoje, vamos apresentar a vocês um roteiro de dois e três dias considerando que você esteja hospedado em Cortina D’Ampezzo. O terceiro dia será opcional, você pode escolher fazer um roteiro de 02 ou 03 dias conforme seu tempo nessa região. Partindo de Cortina, pegue a estrada SR48 e siga as indicações para as Dolomiti, a viagem dura, mais ou menos 1h20 e o caminho é muito tranquilo.
Atenção!!!!!!
- No inverno, algumas estradas podem ficar fechadas por causa da neve e do mau tempo! Informe-se na recepção do hotel sobre as condições das estradas e solicite um mapa, vai te ajudar muito!).
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!PRIMEIRO DIA NAS DOLOMITAS
Quando chegar a Cortina D’Ampezzo, depois de se instalar devidamente no seu hotel, visite o Teleférico Faloria (caso o clima coopere!) e suba seus 2.000 metros! De lá se pode ver a cidade e as montanhas imponentes que a rodeia. Siga viagem até o Lago Misurina. Leia também: Os lagos mais lindos das Dolomitas.
Um pouco mais sobre o Lago Misurina
O Lago Misurina está praticamente no centro das Dolomitas e suas águas refletem alguns dos picos mais importantes, como Tre Cime di Lavaredo, Monte Cristallo e Monte Sorapiss. Este também é um lago que muda de aparência conforme as estações do ano.
No verão é uma área bonita para passar, enquanto o inverno congela completamente, tornando-se uma atração bem interessante. Em suas proximidades, fica o centro de tratamento de doenças respiratórias Pio XIII, construídas aqui devido a presença de um microclima específico, caracterizado pelo ar puro e balsâmico, ótimo para a saúde. Ar puro, paz e belezas naturais num lugar só…
Continuando nosso Tour…
O caminho entre as cidades é bem sinuoso e os paredões rochosos são um espetáculo a parte. O mais alto é o Tre Cime di Lavaredo, a 3 mil metros de altura. Depois de uma pausa para o almoço, prossiga até o Lago Auronzo. Não é natural, mas é de uma beleza que faz valer a visita. Saiba aqui: Onde se Hospedar nas Dolomitas?
Dica
- Tente chegar cedo a Cortina D’Ampezzo e faça todos os trajetos com calma. As estradas, apesar de muito bem conservadas, são cheias de curvas e requerem cuidado ao serem percorridas. Se você curte caminhada, sugiro esse passeio em Cortina: caminhada privada de dia inteiro pelas Dolomitas!
Mapa Informativo com a Localização dos Lagos
SEGUNDO DIA NAS DOLOMITAS
Pegue o carro cedo e vá visitar Val Gardena, que é uma pequena cidade rodeada por montanhas, é considerada a cidade mais montanhosa da região e parece ter saído de um livro! Dê uma volta no Centro Histórico, tome um café e siga viagem! Depois vamos para Ortisei, ali ficam dois locais famosos para os amantes do esqui: Dolomiti Superski e Sella Ronda. Caso você vá até lá nos meses mais quentes do ano, não se preocupe! Mesmo sem toda a neve que a cerca no inverno, a cidade não perde a beleza!
O Teleférico
Faça um passeio fantástico subindo pelo teleférico Funivie Ortisei – Alpe di Siusi! O ponto alto do passeio! O Alpe di Siusi é o mais visitado da região e a paisagem é INIGUALÁVEL! Ali ficam dispostas algumas espreguiçadeiras, com vista para as montanhas, que nos fazem esquecer completamente de todo o resto que existe no mundo!
Outra Opção…
Outra opção para se ter uma vista incrível é o teleférico Funivie Seceda Spa. De lá é possível ver as montanhas do Trentino, Lombardia e Áustria; fica aos pés do Parque Natural Cisles-odle e é possível ver a ‘pérola’ da região, a montanha Marmolada. Uma vez ali você pode optar por passar o resto do dia por ali ou almoçar e seguir para Santa Cristina. Uma das menores cidades da região tem apenas 1.900 habitantes e uma altitude de 1.430 metros! É LINDA! Visite uma das construções do século XII, a Igreja de Santa Maria de Bolsena.
Vá ao centro da cidade e visite o Trilho de Val Gardena, assim conhecido pois era onde passava o trem que fazia o trajeto entre as cidades. Seguindo em frente, de carro, chega-se a Selva, com sua altitude de 1.563 metros fica aos pés de Sassolungo, o coração das Dolomitas, sendo um dos conjuntos mais impressionantes de montanhas! Hora de voltar para ‘casa’! Agora é hora de um bom jantar e um intenso descanso para seu retorno deste lugar incrível!
Mapa Informativo com a Localização das cidades
TERCEIRO DIA NAS DOLOMITAS
No terceiro dia, caso você tenha optado por ficar em Cortina mais um dia, pegue o carro e faça um delicioso bate e volta até o Lago di Braies.
Um pouco sobre o Lago di Braies
O Lago di Braies além de ser um dos lagos mais famosos, é também um dos mais belos das Dolomitas. A paisagem do lago consegue combinar seu plano de fundo de árvores e montanhas de maneira sublime. Não à toa, o apelido desse lago é a “pérola dos lagos Dolomitas”, graças à cor turquesa de suas águas e a sua atmosfera de calma e relaxamento. O Lago Braies se originou porque uma barreira de terra deslizou e formou esse pedaço de paraíso na Terra. Clique aqui para saber mais sobre o Lago di Braies!
Mapa Informativo com a Localização do Lago
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como chegar a Cortina D´ Ampezzo a partir de Veneza!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que fazer em dois ou três dias nas Dolomitas? As dolomitas são encantadoras e dois ou três dias não rendem justiça às várias cidadezinhas espalhadas por elas! Não estranhe se, depois que você for embora, seu coração te diga para largar tudo e ir viver ali: o sentimento é mais normal do que você imagina!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Ola,
Qual o valor em media de uma viagem para Dolomitas? Estou pensando em ir e não faço ideia de quanto irei gastar.. seria para 4 dias
Excelente conteúdo! Obrigada!
Gratidao!!