Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?

Um dos produtos mais fabricados, importados e consumidos na Itália, é um queijo! Hoje selecionamos especialmente para você uma lista com o 10 melhores queijos da Itália!

0 14.846

Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?

Quem gosta de queijo sabe que a Itália é um paraíso para degustar alguns dos melhores do mundo. Os italianos AMAM queijo e, não à toa, alguns dos melhores do mundo, vêm da Itália! E para quem for apaixonado por queijo já deixo o aviso: você vai ENLOUQUECER na Itália! Os queijos italianos são deliciosos e, muitos deles, ainda são feitos de forma artesanal. Vamos ao nosso post de hoje? Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Bom, para começarmos, vamos falar um pouco sobre a origem do queijo. Em 2014, foi identificado pedaços de queijo no peito e no pescoço de uma múmia encontrada na parte noroeste da China (deserto de Taklamakan). A múmia remonta ao ano de 1615 a.C.  Os pedaços de queijo foram encontrados preservados em um ambiente quase hermético nos corpos de 10 misteriosas múmias da Idade do Bronze. A análise dos achados revelou que era um queijo de coagulação láctica, transformado sem o uso de coalho, mas graças à ação de bactérias, em muitos, aspectos lembrava o kefir, derivado do leite que teria origem caucasiana. Além disso, as análises realizadas revelaram que o queijo em questão tinha um baixo teor de sal e que era utilizado para consumo local. Foi esse considerado o queijo mais antigo do mundo! Leia também Conheça o tradicional queijo italiano da Puglia, a Burrata!

Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?

A História do Queijo na Itália

Na Itália, a história do queijo começa um pouco mais tarde, com a vinda dos gregos para o território. Os testemunhos dizem que a difusão do queijo nas mesas nobres começou entre os finais do século XIII e XV nas receitas culinárias. O queijo acabou ficando tão popular entre os nobres italianos que passou a ser servido como prato na cantina dos papas e nos casamentos da família Medici e Estensi que, para afirmar suas riquezas, serviam grandes pedaços de queijo parmesão aos visitantes e outros membros da nobreza que os visitavam. A partir do século XIII, queijos de diferentes qualidades circulavam nas estradas da Itália e, por meio dos desfiladeiros alpinos, chegavam com frequência aos mercados distantes das áreas de origem.

Naqueles séculos na Itália os queijos mais populares eram basicamente dois: Marzolino, de origem toscana, assim chamado porque é produzido em março, e o Parmesão, das regiões Cisalpina, também chamado de maggengo, porque o produto era feito em maio. A partir do século XII, nas abadias de Moggio Udinese, nasceram Chiaravalle, San Lorenzo di Capua, o Montasio, o Grana e a Mozzarella di Bufala. Anos depois, mais e mais queijos começaram a serem feitos e, ao longo dos séculos, se tornou uma das heranças mais preciosas da gastronomia italiana. A produção de queijos na Itália é extensa (e intensa!) e, abaixo, é possível ver um mapa com os queijos mais característicos de cada região. Claro que se fôssemos citar todos, o texto viraria um livro (risos).

Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?
Mapa dos Queijos mais característicos de cada região – Fonte: Giuseppe L’Abbate

Denominações dos Queijos na Itália

Os queijos, na Itália, são divididos basicamente em duas denominações: DOP e IGP.

DOP (Denominação de Origem Protegida)

É o selo que acompanha grandes e tradicionais queijos italianos. Essa denominação é muito preciosa e significa que o queijo em questão tem o nome da região, ou do local, de origem e que as suas características são EXCLUSIVAS daquela área geográfica específica.

Todos os queijos considerados DOP precisam seguir regras tradicionais e pré-definidas (tipo um manual), além de seguir uma série de especificações disciplinares, que está protocolada na Comissão Europeia. A especificação define detalhadamente todos os aspectos do produto: desde suas técnicas de produção às regras de rotulagem e marketing. Para ser registrado como DOP os queijos devem seguir um procedimento complexo de reconhecimento e somente aqueles que passarem pela avaliação e aprovação poderão usar a ‘marca’ DOP, além do logotipo europeu, que é caracterizado por um sol amarelo em um campo vermelho, o conta com 47 rótulos DOP, sendo dois deles ricota.

IGP (Indicação Geográfica Protegida)

O IGP exige somente que, pelo menos, uma fase do processo de produção deve ocorrer em uma área geográfica específica, mas isso não faz com que as exigências de qualidade seja menor: aqueles que produzem IGP devem cumprir as rigorosas regras de produção estabelecidas nos regulamentos e o cumprimento dessas regras é garantido por um órgão de controle específico. A Itália tem somente um rótulo de queijo IGP (Burrata di Andria). Ou seja: a diferença entre as denominações está na liberdade de produção que a IGP apresenta, enquanto a da DOP é mais restrita e específica, mas que não restringe a origem da matéria prima.

Texturas dos Queijos Italianos

Há três tipos básicos de texturas nos queijos italianos:

  • Formaggi a pasta molle: é um queijo mole.
  • Formaggi a pasta semidura: tem uma textura um pouco mais firme do que o queijo de “pasta molle”, mas menos firme do que aquele de “pasta dura”.
  • Formaggi a pasta dura: é um queijo bem duro, que normalmente não se corta, simplesmente se tira lascas com uma espécie de faca própria para essa finalidade.

Depois de nossa introdução feita para você entender um pouco mais sobre os queijos italianos, vamos agora saber quais são os 10 queijos mais famosos da Itália!

1) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?  FONTINA DOP

Fontina DOP: feito no Valle D’Aosta é produzido com o leite de três raças especiais de vacas do Valle que, até hoje, como no passado, vivem em pastagens nas montanhas. É caracterizado por ser um queijo macio e saboroso, produzido em formas de peso médio de 10 kg, que repousam nas cavidades em maturação por pelo menos 80 dias.

2) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? CACIOCAVALLO

Caciocavallo d’Abruzzo DOP: Caciocavallo d’Abruzzo é um EXCELENTE exemplar de queijo italiano! É produzido com leite de vaca, especialmente das províncias de Chieti e L’Aquila e nos territórios do Parque Nacional de Maiella. É um queijo bem gordinho e fibroso e seu consumo ideal é após três meses de sua produção, mas também pode ser envelhecido por até dois anos. O nome tão característico, conta a lenda, deriva do costume de amarrar os queijos em ‘pares’ e colocá-los para amadurecer em uma espécie de ‘cabide’. Pode ser defumado também e todas as suas ‘versões’ são deliciosas.

3) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? MOZZARELA DI BUFALA DOP

Mozzarela di Bufala DOP: a Câmpania é a casa da famosa Mozzarela di Bufala. Esse é um queijo fresco, de massa fiada e tem uma tradição de 500 anos. É produzido exclusivamente com o leite de búfalas criados na área DOP na região da Campânia. Recentemente a Mozzarella di Bufala foi declarada Patrimônio da Humanidade.

4) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?  MONTASIO DOP

Montasio DOP: homônimo à área do planalto de Friuli Venezia Giulia, ele é feito somente com leite da noite ou da ordenha matinal. É um queijo bem fresco (quando apresenta uma massa da cor branca e bem macia), mas pode ser envelhecido ou ‘meio envelhecido’ (mezzano). Quanto mais envelhecido, mais a cor tanto da massa quanto da casca, fica na tonalidade âmbar.

5) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?  MONTE VERONESE DOP

Monte Veronese DOP: esse queijo é produzido com o melhor leite das Montanhas Lessinia, da região de Vêneto (localizadas entre Verona e Vicenza), e é um queijo que pode ser oferecido de duas maneiras: quando fabricado com leite integral do Monte Veronese, apresenta uma característica bem fresca e o faz ter um toque macio e com um leve sabor de manteiga. Quando é produzido no Monte Veronese D’Allevo, é feito com leite desnatado, seguindo um processo de envelhecimento mais longo e que lhe oferece uma consistência mais firme, com uma cor mais intensa e, claro, com um sabor muito mais forte, mas sempre muito agradável.

6) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? GORGONZOLA DOP

Gorgonzola DOP: quem não conhece o Gorgonzola? Ele é macio e cremoso, pode ter um sabor mais doce ou mais picante e é uma delícia! (Há controvérsias, eu sei! Ou se ama, ou se odeia! Hahaha). Originalmente de Gorgonzola, na Lombardia, é um produto único no mundo! Menos conhecido, no entanto, é Bagoss, o queijo envelhecido produzido em Bagolino, uma cidade no Lago Idro, na região de Brescia. A produção é limitada, mas vale a pena experimentar. Grelhado ele ganha um novo sabor e a cor dele merece destaque por sua cor dourada, que é inconfundível devido ao açafrão na massa.

7) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? PARMIGIANO REGGIANO DOP

Parmigiano Reggiano DOP: quando falamos de queijo, é IMPOSSÍVEL não citar o conhecido como ‘rei dos queijos’: o Parmigiano Reggiano. Feito na Emilia Romagna, na cidade de Parma, o Parmigiano é um dos produtos italianos mais conhecido no mundo. Sua versão ‘ralada’, é imitada no mundo inteiro! É um queijo duro que envelhece nas formas, inconfundíveis, e cada forma pesa cerca de 40 kg. Ele pode ser envelhecido por 12, 24, 36 ou 48 meses, mudando o sabor e a consistência de acordo com o envelhecimento.

8) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? GRANA PADANO DOP

Grana Padano DOP: outro queijo famoso no mundo inteiro, muitas vezes é confundido com o Parmigiano Reggiano. A principal diferença é a zona de produção, o Grana é produzido em 32 províncias em cinco regiões diferentes: Piemonte, Lombardia, Vêneto , Emilia Romagna, Trentino Alto Adige; outra diferença é o tempo de maturação: o Grana Padano é envelhecido por, no máximo, 20 meses, enquanto o Parmigiano pode ser envelhecido por até 48! De qualquer forma, é um queijo duro, ‘dourado’ e delicioso!

9) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos?  PECORINO ROMANO DOP

Pecorino Romano DOP: na região da Lazio, encontramos a inconfundível ricota romana, o famoso Pecorino Romano. A massa é densa e granulosa se formos comparar com a ricota fresca que conhecemos e é muito usado também para fazer doces, por ter um sabor delicado que ‘aceita’ tanto o sal quanto o açúcar.  O Pecorino Romano é tão antigo quanto a capital italiana e é produzido com o leite das ovelhas criadas na área de produção protegida pelo consórcio DOP. É um queijo de massa dura e muito saboroso.

10) Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? FIORE SARDO DOP

Fiore Sardo DOP: a Sardenha oferece uma excelente ricota de leite de ovelha que é frequentemente servida acompanhada de mel: uma iguaria de dar água na boca chamada Fiore Sardo. É um tipo de pecorino de tradição antiga, temperado e saboroso, que serviu de base para alimentar para os pastores. É um dos queijos mais tradicionais da Itália. Deve o seu nome aos antigos moldes de madeira de castanheiro em que, quando colocados para amadurecer, ganhava a forma de uma flor e que tinham esculpido no fundo uma flor semelhante ao asphodel, também recebiam as iniciais de seus produtores.

Observação: Esse não é um texto técnico.


Assista esse vídeo e saiba: Como evitar furadas gastronômicas na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais sãos os 10 melhores queijos italianos? Para os amantes de queijos, a Itália é o destino ideal! Os italianos gostam e produzem excelentes queijos, sendo um dos países mais famosos do mundo quando falamos dessa iguaria deliciosa! Aproveite! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!