O que visitar em Breda di Piave?

Breda di Piave é um das cidades mais charmosas da região de Veneto. Na província de Treviso, é uma cidade pouco conhecida pelos brasileiros, pouco visitada, mas que vale a pena ser incluída no itinerário – nem que seja para um almoço. Hoje vamos conhecer Breda di Piave.

2 203

O que visitar em Breda di Piave?

Cheia de charme, Breda di Piave é uma cidade discreta, com poucas pretensões, mas que conquista quem a visita de uma maneira quase poética. Com atrações interessantes, Breda di Piave é pouco conhecida por brasileiros, mas que merece ser considerada por quem viaja pela região do Veneto. Hoje vamos saber o que visitar em Breda di Piave? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) O que visitar em Breda di Piave? VISITE A IGREJA PAROQUIAL DE SÃO PAULO

As fabulosas igrejas da ciade! Breda di Piave oferece aos visitantes igrejas fascinantes, cheias de histórias Uma das mais famosas (e bonitas!) é a Igreja Paroquial de São Paulo. Sua data de construção remonta ao século XI e, na verdade, seu antigo campanário adjacente à atual igreja é uma evidência de um antigo assentamento feudal do século X (provavelmente adaptado a um mosteiro). A atual igreja é de 1877, ano em que foi totalmente restaurada; a igreja só foi consagrada um século mais tarde, em 1977.

Um pouco mais sobre a Igreja…

A igreja é uma construção românica e possui três naves. Dentro da construção há um valioso órgão calidiano, a pia batismal (no corredor esquerdo) que foi construída em 1960 e, acima da pia batismal há uma pintura sobre tela que representa o sonho de Jacó; mais adiante é possível ver uma pintura que descreve o sacrifício de Abraão.

Madonna del Rosario

Quando chegamos ao final da nave, encontramos o esplendido altar da Madonna del Rosario. Os afrescos do teto são obra do Prof. Beni e representam a conversão de São Paulo, foram feitos em 1903. Já no final da nave central você pode ver o presbitério com um esplêndido coro de madeira do ano de 1761 que foi então restaurado no início dos anos 1800. O altar foi construído entre 1765 e 1768.

O retábulo acima do dossel de estuque nas cores vermelha e dourada representa a Nossa Senhora e o Menino Jesus entre os anjos com os Santos Apóstolos Pedro, Paulo e João; foi pintado em Veneza, em 1564, pelo Mestre Giovanni Pietro Meloni e, posteriormente, remodelado em 1877 e 1890. Também no presbitério, nas paredes laterais, ficam outros dois retábulos representativos: um dos Santos Antônio, Valentino, Liberale e Francesco, e o outro mostra Nossa Senhora e os Santos José, Gioacchino e Filippo Neri.

Igreja de S. Croce do Mosteiro Salesiano de Brescia

No corredor direito fica o púlpito original de madeira da Igreja de S. Croce do Mosteiro Salesiano de Brescia, que foi doado à paróquia de Breda di Piave em 1989 pelos Servos da Caridade de Brescia. O altar contém uma estátua de madeira do Apóstolo São Paulo, Padroeiro da igreja. Um pouco mais adiante, à sua direita, você pode observar um quadro que retrata a viagem de Tobias. No final da nave há outro altar que foi construído por Pietro Longo de Veneza e é dedicado a Santo Antônio de Pádua e aos Santos José, João Evangelista, Valentino, Francesco e Liberale. É uma igreja belíssima e, sem dúvida, imperdível!

Outras igrejas interessantes são:

  • Oratorio delle grazie, Chiesetta di San Giovanni, Chiesa parrocchiale di S. Bartolomeo, Chiesa parrocchiale di Pero (S. Colombano Abate).

2) O que visitar em Breda di Piave? VISITE AS NASCENTES

Para quem gosta de natureza, é bom saber que Breda di Piave fica na localizada na chamada faixa de nascentes, com de 40 km de fontes. Essas nascentes criam afluentes do rio Sile, o maior rio se nascentes da Europa, enquanto as de Saletto e S. Bartolomeo geram afluentes do Rio Piave.

As “bolhas”

As nascentes atingem profundidades que variam entre 1,50 – 1,80 m, mas todas com uma enorme quantidade de lama e areia de sílica. Um fenômeno muito particular são as “bolhas” formadas pelos gases que podem chegar a, impressionantes, 30 cm de diâmetro. A água que sai das nascentes tem temperatura em torno de 11° C, o que influencia também na fauna presente no local. A uma temperatura baixa é ideal para que vivam aqui peixes como enguias, carpas, bagre e camarão. A cidade também ‘recebe’ patos selvagens, patos-reais e galinhas-d’água.

3) O que visitar em Breda di Piave? VISITE O MULINO DELLA SEGA

Não deixe de visitar o Mulino della Sega. Fica a 20 minutos de carro de Breda e está localizado em uma ilhota do Piave, em San Bartolomeo. Hoje é um monumento aos caídos da grande guerra e, no mesmo povoado, em Piavesella, encontramoso desativado, mas não com menos charme, o engenho Marchesini.

4) O que visitar em Breda di Piave? VISITE O CENTRO HISTÓRICO

Não deixe de visitar o Centro Histórico de Piave, apesar de ser pequeno e não oferecer muitas atrações, a arquitetura da cidade é maravilhosa! É ali também que ficam excelentes locais como bares, restaurantes e lojas. Aliás todo centro histórico na Itália merece uma visita!!!

Um pouco da história de Breda di Piave

Vamos conhecer um pouco da história Breda di Piave: a cidade nasceu com a descoberta de pederneiras trabalhadas e fíbulas de bronze, p que testemunharia a presença de humanos no município. O período atribuído aos achados é o período Paleoveneto – termo utilizado para designar a era pré-histórica da região de Vêneto. A descoberta de ânforas para armazenar grãos, túmulos e um belo altar cilíndrico, confirmaria, porém, a tese de que a cidade foi – na verdade – habitada na época romana.

O nome Breda di Piave

O nome Breda di Piave, provavelmente deriva de Predia, que seria a palavra utilizada para designar as fazendas que eram oferecidas como recompensa aos veteranos do exercito romano dispensados​; foi uma forma que o governo encontrou para presentear os soldados por sua dedicação e pelos serviços prestados. O território foi despovoado durante as invasões bárbaras e voltou à vida no ano de 1000, quando a cidade começou a renascer ao redor de um castelo, que foi construído pelos bispos de Treviso e depois passou a pertencer à ordem dos Templários.

No século XII, com a construção da Igreja de San Giovanni, firmou-se um marco com o nascimento de Pero di Sopra.  Conta a história da cidade que Saletto e San Bartolomeo eram originalmente aldeias cobertas com material de pântano; os nomes de Saletto e Villa del Bosco aparecem nos documentos somente no século XIII. Essa diversidade de origens sugere que as aldeias eram totalmente independente umas das outras – isso até o século XV, quando elas passaram a ser parte de Treviso e, por isso dependiam de quem governava a cidade. Foi uma época de combates e nomes como Da Romano, Da Camino, Dalla Scala, Da Carrara estavam envolvidos nas guerras para manter o poder. Já nos primeiros anos do século XV, as aldeias viram a passagem da área de Treviso para o comando da Sereníssima (Sereníssima República de Veneza: Estado, poderoso, no nordeste da Itália que existiu entre os séculos IX e XVIII).

O Declínio da Sereníssima

Com o declínio da Sereníssima, o território seguiu o destino de Marca e em 1798 foi atribuído ao Império Austríaco, sendo incluído no Reino Napoleônico da Itália no ano de 1805. Foi então que Napoleão deu à região de Veneto uma estrutura administrativa quase própria, estabelecendo diferentes municípios e, Breda di Piave, passou então ser um município tendo como frações Pero, Saletto e S. Bartolomeo.

O que visitar em Breda di Piave?
Fonte: www.geoplan.it/mappa/5290-breda-di-piave%5B/caption%5D

Baixe agora o mapa de Breda di Piave

CLIQUE AQUI!
[sc name="seguro-viagem" ]

Curiosidade…

Com 220 km de extensão o Rio Piave nasce na encosta sul do Monte Peralba, desaguando no Adriático perto de Cortellazzo. O Rio é famoso, pois foi cenário de batalhas entre 1917 e 1918 – durante a Primeira Guerra Mundial – e consagrada a pátria pela vitória sobre os austríacos. Por aqui há diversas fontes de água potável, que são alimentadas por poços artesianos que extraem diretamente dos aquíferos subjacentes a uma profundidade que varia de 35 a 110 metros. Para ver onde elas estão você pode visitar este site: Fontes do Território.

A Cidade Apta Para Ciclistas

Breda di Piave recebeu o reconhecimento de Cidade Apta Para Ciclistas – título que provém diretamente da FIAB, a Federação Italiana do Meio Ambiente e da Bicicleta, e incluiu Piave na lista de cidades que implementaram políticas ativas para a mobilidade sustentável, a promoção de ciclovias e o desenvolvimento de práticas ambientais destinadas às gerações futuras no domínio dos transportes. Breda di Piave entra na lista das cidades de “Bandeira Amarela do Ciclismo”, o que significa que foi aprovada como cidade que pode ser perfeitamente visitada de bicicleta e atende todas as necessidades dos ciclistas.

Ciclovia “LA PIAVE”

A conclusão da incrível ciclovia “La Piave” e o desenho da zona de descanso turístico incluem também a Riviera, e os respectivos serviços aos usuários; as obras são realizadas pela Autoridade Regional em parceria com outras empresas. Não há previsão para finalização total do projeto.

[sc name="consultoria-gratis" ]

Um pouco mais sobre o território… 

[caption id="" align="aligncenter" width="300"]O que visitar em Breda di Piave? Mapa das Frações de Breda di Piave – Fonte: Comune di Breda di Piave.

O município de Breda di Piave está localizado na planície de Treviso, a nordeste. Seu território se estende por 25,6 km², entre 11 e está somente a 27 m acima do nível do mar. Além da capital, existem quatro outras aldeias: Pero, Saletto, San Bartolomeo e Vacil e a localidade Campagne. Faz fronteira com Maserada sul Piave, Carbonera e San Biagio.

O que visitar em Breda di Piave?
Localização de Piave na Provincia de Treviso – Fonte: Google Maps via Comune di Breda di Piave.

Como chegar a Breda di Piave?


A melhor opção é ir de carro!!! Utilize a saída A27 (Venice-Belluno) em Treviso Nord – Vascon di Carbonera. Você também pode utilizar os seguintes caminhos:

  • Estrada estadual 53 (Vicenza-Portogruaro) até San Biagio di Callalta, onde seguirá seguindo as indicações para Saletto e Breda di Piave.
  • Estrada estadual 13 (para quem vem de Conegliano) até a sinalização para Varago e Breda di Piave.
  • Estrada estadual 13 (também para quem vem de Mestre) para Treviso para continuar por estradas secundárias (Treviso, Carbonera, Breda) para Breda di Piave.

Dica de Ouro

  • É possível fazer um bate e volta até Breda di Piave saindo de Veneza. Saia de Veneza pelo anel viário Mestre / A57 na Via Strada Regionale 11 Padana Superiore; de lá siga até a A27 (Via Sante Cancian/SP92 em Lancenigo). Pegue a saída Treviso Nord via A27. Depois siga até a SP92, pegue a SP115, SP59 e Via Roma – siga Breda di Piave. A viagem dura 40 minutos!

Alugando Carro…

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

youtu.be/LaOxip9OHj4


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que visitar em Breda di Piave? Breda di Piave não é uma cidade com imenso potencial turístico, não é o que a maioria dos turistas buscam e é exatamente por isso que ela é tão charmosa e merece uma visita: você vai se encantar com a simplicidade, charme e carinho com os quais essa cidade vai te receber!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!