As 5 principais atrações em Pádua

Uma das cidades mais antigas da Itália é também uma das mais bonitas: Pádua, na região do Vêneto, se apresenta de forma imponente e repleta de história, cultura e monumentos imperdíveis.

0 135

As 5 principais atrações em Pádua

Pádua, na região do Vêneto, é uma das cidades mais antigas de toda a Itália. É quase desnecessário dizer que, por essa razão, é uma das cidades mais histórias de todo o país em forma de bota e abriga verdadeiros tesouros. Hoje te levo para conhecer as 5 principais atrações dessa cidade magnífica chamada Pádua. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Hoje te levo para uma das cidades mais encantadoras da nossa bela Itália! Vamos para Pádua (Padova), Vêneto, para descobrirmos quais são as 5 principais atrações dessa cidade cheia de magia. Pádua é uma cidade muito antiga e, até hoje, abriga verdadeiras joias históricas. Saiba aqui onde dormir em Pádua!

Curiosidades

Segundo a lenda, Pádua foi fundada em 1185 a.C. por Antenore, um líder que fugiu de Tróia. Dizem que, logo após ele ter subido pelo Mar Adriático, ele entrou na Itália através da lagoa, Veneza, e sob o comando de um grupo de antigos venezianos da Ilíria (ou Ásia Menor), ele chegou a uma área próxima a um rio onde fundou Pádua. Pádua foi uma das cidades mais importantes da civilização veneziana e já naquela época se apresentava de uma maneira majestosa quando o assunto era comércio: era ali que diversos acordos comerciais aconteciam, até mesmo por sua excelente localização, e a rota logo se tornou famosa e importante para toda a área ao redor do território. Ônibus Turístico de Pádua! Clique aqui para saber mais!

Um pouco mais sobre Pádua

Pádua é uma cidade muito agradável e conta com cerca de 210.000 habitantes. A cidade também é casa de uma das universidades mais antigas da Europa: a Universidade de Pádua. O teatro do local foi inaugurado em 1595, e foi o primeiro espaço permanente para exposições públicas na Europa. Hoje é possível visitar o teatro junto com o Palazzo del Bo, que é um local belíssimo. Saiba aqui como ir a Pádua a partir de Veneza!

Dica:

  • Caso queira visitar a histórica universidade e o belo Palazzo del Bo, é necessário comprar o ingresso com antecedência e, para isso, você pode clicar aqui! Todas as visitas são guiadas e elas ocorrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados.

Vamos saber quais são as cinco principais atrações de Pádua?

Pádua oferece diversas atrações e poderíamos escrever um livro sobre o assunto, por isso listamos as 5 principais atrações que você precisa visitar durante sua passagem pela cidade. Se quiser um roteiro mais detalhado, lembre-se de que sou consultora de viagem e será um prazer te ajudar a organizar o itinerário dos seus sonhos em Pádua. Quer um roteiro mais aprofundado? Fale comigo aqui!

1) Capela Scrovegni

Se você chegar com o trem, vamos começar nossa visita pela Capela Scrovegni. À primeira vista, passando tranquilamente em frente ao local, pode ser que a construção não nos chame atenção, porém, uma vez lá dentro, tudo fica muito claro! É um lugar esplêndido! A construção simples abriga, nada mais e nada menos, do que alguns dos afrescos mais importantes do mundo realizados pelo brilhante Giotto: um ‘céu estrelado’ sob o qual se desenrolam os episódios da vida de Joaquim e Ana (visto nos painéis 1 ao 6), os da vida de Maria (visíveis nos painéis 7 ao 13) e episódios da vida e morte de Cristo. O que impressiona também é o tempo que Giotto levou para concluir a obra: somente dois anos!

Em 1303 ele foi contratado pelo comissionado por Enrico Scrovegni e entregou a obra terminada em 1305. A ideia de Enrico era construir a capela em homenagem à alma de seu pai, Reginaldo Scrovegni, que segundo ele, havia muitos pecados a serem perdoados. Banqueiro e usurário, Reginaldo era famoso e temido e, por isso, foi citado por Dante como estando no inferno, no livro da Divina Comédia. Com a Capela Scrovegni, Giotto iniciou a revolução da pintura moderna e mudou, para sempre, a história da arte. Há quem diga também que, na verdade, Enrico encomendou a capela para que ele pudesse ser sepultado ali. Não deixe de ver também os belos afrescos no batistério de San Giovanni Battista, que são igualmente belos.

2) Piazza delle Erbe

Pádua é famosa também por suas praças! São lindas, agradáveis e nos chamam muito a atenção, porém, uma delas, merece destaque: a Piazza delle Erbe. A Piazza delle Erbe é o coração comercial da cidade e abriga o mercado de frutas e legumes; ela abriga também a Câmara Municipal e merece uma parada estratégica para que você possa parar para tomar um café e observar o vai e vem da cidade.

3) Basílica de Santo Antônio

A principal atração em Pádua com certeza é a Basílica de Santo Antônio. É, sem dúvida, o símbolo da cidade e impressiona por sua beleza, embora – se a compararmos com outras Basílicas italianas – seja de uma simplicidade que chama nossa atenção. A população de Pádua chama Santo Antônio de “O Santo”, sem acrescentar seu nome na citação. Isso nos explica a importância que Santo Antônio tem para a cidade. A basílica é um destino de peregrinação constante, durante o ano todo, mas no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, a Basílica apresenta um fluxo bem maior de visitantes. A igreja abriga também diversas relíquias de verdadeiras obras primas italianas. A mistura de estilos arquitetônicos e artísticos, também são bem marcadas e visíveis, a começar pela fachada, que se apresenta em estilo românico. O deambulatório gótico se apresenta com sete capelas, e podemos ver também as cúpulas bizantinas e as torres sineiras mouriscas.

As atrações dentro da Basílica de Santo Antônio de Pádua

Dentro da basílica, partindo da direita, podemos observar duas capelas: a Capela Gattamelata e a Capela de San Giacomo, afrescadas em 1300 por Andriolo de Santi, um dos mais renomados artistas venezianos. Outro ponto de uma beleza incrível é a Capela da Crucificação e a Sala do Capítulo; na Sala do Capítulo encontramos uma relíquia de valor inestimável: um fragmento da Crucificação atribuído a Giotto. O chamado “Tesouro da Basílica”, que reúne outras relíquias do Santo, fica no centro do deambulatório. Ali podemos ver, intactos, a língua e o queixo de Santo António. Religiosamente são sinais de que, de acordo com a Igreja, Deus ofereceu ao Santo o dom da evangelização.

Dica:

  • Saindo da igreja, na praça bem frente à basílica, não deixe de observar o monumento equestre a Gattamelata, que é uma estátua de bronze feita por Donatello, e se tornou uma verdadeira revolução na história da arte, pois foi a primeira grande estátua que apresenta elementos artísticos nunca usados anteriormente por nenhum outro artista.

4) Jardim Botânico de Pádua

Seguindo nossa lista eu sugiro um lugar cheio de natureza e belezas naturais indescritíveis: o Jardim Botânico de Pádua. Fundado em 1545, o Jardim Botânico de Pádua é o mais antigo do mundo e, claro, um dos mais importantes. Passou por diversas reformas e ampliações, e nos apresenta amostras incríveis do mundo da botânica. Hoje é um centro modernizado e muito ativo, e combina tecnologia, centros de pesquisas e entretenimento, onde o visitante passa por uma verdadeira imersão no mundo da natureza. Aqui você encontra uma imensa estrutura com 100 metros de comprimento e 18 de altura, abrigando mais de 6.000 exemplares de diversas amostras naturais. É, realmente, um lugar muito especial e merece sua visita!

5) Prato della Valle

Para fechar nossa lista, é impossível falarmos de Pádua e não citarmos o famoso Prato della Valle. Aqui você encontra uma grandiosa praça triangular que até 1775 era um pântano sem graça e sem vida! Tudo mudou graças ao administrador da Sereníssima, Andrea Memmo, que solicitou a construção de um jardim em forma oval, rodeado por estátuas de pessoas ilustres. É considerada uma das maiores praças de toda a Europa e é de uma beleza que impressiona até mesmo o turista mais exigente! Pádua tem muito orgulho das dimensões deste lugar: são 88.620 metros quadrados de pura beleza e perde apenas para a Praça Vermelha, em Moscou, em extensão total. Ali há uma ilha central completamente verde conhecida como Isola Memmia em homenagem ao prefeito que encomendou a obra, claro!

Um pouco sobre a Isola Memmia

Ao redor da ilha Memmia há um canal com cerca de 1,5 km de circunferência, e está cercado por uma fileira dupla de estátuas numeradas, totalizando 78. Para chegar até a ilha central há 4 espécies de avenidas que cruzam o local através de pontes. O Prato della Valle fica aonde, há séculos, havia um enorme teatro romano e um circo usado para corridas de cavalos. Aqui foram martirizados dois dos quatro patronos da cidade: Santa Giustina e San Daniele. Neste local, na Idade Média, aconteciam feiras e celebrações públicas. Nos dias atuais, o local serve como um lugar de descanso e os locais o usam para tomar sol, andar de bicicleta, fazer caminhadas, entre outras atividades.



Mapa com as 5 principais atrações em Pádua

As 5 principais atrações em Pádua
Fonte: Google Maps

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!

 


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

As 5 principais atrações em Pádua – Indo para Pádua tenha uma certeza: você vai se encantar! A cidade se apresenta de forma despretensiosa, mas consegue tocar nosso coração de uma maneira única. Sim! Você vai se apaixonar por Pádua!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!