Conhecer a cidade de Pádua?
Por que visitar a cidade de Pádua? A Itália é um país rico em cidades de grande interesse histórico e ambiental. Após a colonização dos vários povos que tiveram sucesso na Península, foi preservada a beleza monumental e a arte que o mundo todo inveja. Entre essas cidades que merecem uma olhada por serem ricas em história, cultura e beleza, tanto natural quanto artística, está a cidade de Pádua. Vamos conhecer a cidade de Pádua? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Imperdíve!!!! Pádua vista de cima!!!
(Fonte: olychronis Drone)
Nossa Introdução
Uma cidade que tem muitos atrativos, muitas vezes pouco conhecidos, além da Capela Scrovegni, em que Giotto pintou uma de suas obras-primas, poucos conhecem todos os museus, jardins, igrejas e monumentos que nos dá Pádua. É por isso que sua descoberta pode ser uma agradável surpresa. As razões pelas quais você optar por ir a esta cidade são estas e tantas outras que vamos analisar em detalhes a seguir. Leia também O que visitar em um dia em Pádua?
Razões para conhecer Pádua
A primeira razão é, sem dúvida, porque Pádua é uma das mais belas cidades de arte italiana. Uma cidade antiga, o berço de universidades e empresas, que sempre teve um foco na arte, cultura e ciência. Uma cidade que você pode explorar a pé ou de bicicleta, com calma e olhar curioso, porque tem tantos atrativos, muitas vezes desconhecidos. Na verdade, além disso, a Capela Scrovegni, em que Giotto pintou uma de suas obras-primas. Que tal visitar Pádua com um ônibus turístico? Clique aqui para saber mais!
Os Afrescos de Giotto, Museus Históricos, Centro da Cidade Antiga
Escolher visitá-la significa atravessar itinerários clássicos com afrescos de Giotto, museus históricos, centro da cidade antiga com os suas construções encantadoras, e institucionais, bem como igrejas e monumentos espalhados com sentidos de história e cultura. Depois, há as lojas, mercados e os moradores, uma vitalidade frisante e uma vida moderna agitada. Resta apenas começar a descobrir a Pádua que é agora conhecida como a cidade dos três “sem”, de fato, é a cidade de três Santos sem nome, porque a Basílica de Santo Antônio de Pádua é simplesmente chamada de “o Santo”. Depois, há o prado, sem grama, no sentido de que a praça mais bonita de Pádua, chamada de Prato della Valle (Prado do Vale), foi uma área pantanosa, então, a partir daqui, o prado sem grama. Saiba aqui Onde dormir em Pádua!
Café sem Portas, referência ao Histórico Caffè Pedrocchi
Finalmente, há o ‘café sem portas’, referência ao histórico Caffè Pedrocchi que até 1916 permaneceu aberto dia e noite, e por isso chamado sem portas. Haveria um quarto “sem”, mas que é desconhecido para muitos de Pádua, e refere-se ao palácio “Bo sem estábulo”, a casa da Universidade, que tomou o nome de uma estalagem antiga, situada nas proximidades, e que foi chamado de Locanda del Bove com um sinal que tinha um crânio de um boi. Sendo então uma construção e não um animal, aqui falamos de Bo sem estábulo. Em qualquer caso, vamos tentar fazer o possível para ver os monumentos e locais de interesse para se familiarizar com a cidade e talvez voltar para outras visitas mais profundas.
1) Conhecer a cidade de Pádua? CONHEÇA O MUSEU CÍVICO EREMITANI E A CAPELA SCROVEGNI
A primeira etapa será certamente o Museu Cívico Eremitani, onde, partindo daqui, você ter acesso à bela Capela Scrovegni. Na Capela está uma das maiores obras-primas da pintura do século XIV em âmbitos italianos e europeus, o ciclo mais completo de afrescos executados por um artista toscano em seu auge, ou seja, Giotto. Estes afrescos presenteiam com cor e luz, poesia e paixão. Nesta obra-prima fica o sentido da natureza e da história, o sentido de humanidade e de fé se mistura em um estilo único e inigualável que vai revolucionar para sempre a língua ocidental da arte.
2) Conhecer a cidade de Pádua? CONHEÇA AS IGREJAS DOS EREMITAS, PORTA ALTINATE E O CAFFÈ PEDROCCHI
Adjacente ao complexo do museu cívico está a Igreja dos Eremitas, digna de uma visita que vai ocupar alguns minutos. Prosseguimos com o passeio em direção ao centro da cidade, passando pela Porta Altinate, aqui você está na zona de pedestres e você pode desfrutar de um passeio admirando as construções e as lojas do centro histórico, fazendo uma pausa para um descanso no famoso Caffè Pedrocchi, um dos lugares históricos mais famosos da Itália, no coração de Pádua. Dentro há três salas, uma verde, uma vermelha e uma branca, ricamente decoradas e ainda hoje é o ponto de encontro mais famoso de toda a cidade.
3) Conhecer a cidade de Pádua? CONHEÇA AS PRAÇAS E OS PALÁCIOS
No coração da cidade medieval do século XII, foi preciso colocar um mercado de frutas, a conhecida Piazza della Frutta (Praça da Fruta). A praça está cercada por belas varandas e edifícios medievais e da fachada do Palazzo della Ragione (Palácio da Razão), onde sob as arcadas ficam as mais antigas lojas de Pádua. Paralela à Piazza della Frutta, desde o século XII realizou-se o famoso mercado das ‘ervas’, estamos nos referindo a Piazza delle Erbe (Praça das Ervas), o centro comercial da cidade, que abriga o mercado de vegetais, ladeado pela bela Câmara Municipal. É cercada pelo Palazzo della Ragione, por edifícios municipais, pelo Palácio das Dívidas e de belíssimos palácios medievais que introduzem ao ‘gueto judaico’. A área é facilmente reconhecível pelos edifícios que crescem para o alto e por suas ruas estreitas.
Piazza dei Signori
Andando pelas ruas do Gueto, é obrigatória uma parada para uma degustação de vinho em um dos bairros típicos locais. Neste ponto, continuamos em direção a Piazza dei Signori (Praça dos Senhores), onde se pode admirar a fachada do Palácio Capitanio, residência do Capitão que governou a cidade, a Torre do Relógio com o primeiro relógio astronômico da Itália, o Pórtico do Conselho, a antiga Igreja de São Clemente e o histórico Palazzo del Bo, sede histórica da antiga Universidade.
4) Conhecer a cidade de Pádua? CONHEÇA O PÁTIO ANTIGO
De grande interesse arquitetônico é o Pátio Antigo, de Andrea Moroni, embora a excelência histórica seja a Sala dos Quarenta, onde eles guardam a cadeira do mestre Galileu, que ensinou em Pádua de 1592 a 1610, a Aula Magna, cheio de brasões e decorações e o famoso teatro anatômico de G.F. d’Acquapendente, o mais antigo teatro anatômico permanente no mundo.
5) Conhecer a cidade de Pádua? CONHEÇA A BASÍLICA DE SANTO ANTONIO E PRATO DELLA VALLE
Como conclusão deste giro por Pádua, é preciso visitar a Basílica de Santo Antônio e o final do Prato della Valle. Começamos então a partir do rico patrimônio religioso da cidade de Pádua, imbuída fortemente pela presença espiritual intensa de um dos santos mais amados do mundo, Santo Antônio.
Sobre Santo Antônio de Pádua
Uma fé que se formou com grande fervor artístico, deixando em Pádua obras maravilhosas, tesouros de arte de todos os tempos, e um desses tesouros é, certamente, a Basílica de Santo Antônio, mais conhecida como a Basílica do Santo, um edifício religioso majestoso e complexo, iniciado em 1232, um ano após sua morte. A aparência externa da Basílica é uma mistura de arte lombarda, toscana e bizantina, no Sul estão as oito cúpulas e duas torres sineiras. Para os amantes da arte, imperdíveis são as obras-primas de Donatello, como a estátua equestre na praça e o altar na basílica.
Sobre a Praça do Prato della Valle
A poucos metros da Basílica, fica a Praça do Prato della Valle, uma das praças mais bonitas do mundo, bem, diz-se uma das maiores da Europa. É um dos lugares mais ativos e vitais de Pádua, frequentados por seus moradores, que a usam para caminhar, patinar, para momentos de descanso e de sol neste gramado monumental da cidade. A praça é muitas vezes usada para eventos e shows e é um grande palco para os fogos de artifício tradicionais do Ano Novo e Ferragosto. (Dia mais quente do ano celebrado em Agosto na Itália).
Depois de um longo período de declínio na década de oitenta, esta praça foi submetida a um processo de revitalização que a fez ser novamente uma das joias da cidade. As setenta e oito estátuas que adornam a grande ilha verde, cercadas por um canal de água, homenageiam pessoas famosas que nasceram ou viveram em Pádua, muitas das quais ainda são populares hoje em dia, como o mítico fundador da cidade, Antenor, o poeta Torquato Tasso, ou o cientista Galileu Galilei.
Mapa 01 – Centro Histórico de Pádua
Mapa 02 – Centro Histórico de Pádua
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conhecer a cidade de Pádua? Pádua mantém quilômetros de paredes narrando onde a luz e a cor se juntam e conseguem criar histórias extraordinárias. A cidade com seus mais de 3.000 anos de história herdou uma riqueza de monumentos históricos e artísticos que pode oferecer itinerários temáticos reais. Hoje, a rota era clássica e eu acho que você teve a resposta do por que visitar uma cidade tão bonita como Pádua, sem dúvida, fascinante e memorável.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!