Tudo sobre as Gôndolas em Veneza

Uma das dúvidas mais comuns entre os turistas que visitam Veneza é: como fazer um passeio de gôndola? Vale a pena? Quanto custa? Onde eu pego? Hoje trago para vocês uma espécie de guia definitivo para você saber TUDO sobre gôndolas em Veneza.

0 1.421

Tudo sobre as Gôndolas em Veneza

Veneza é uma das cidades mais românticas da Itália, e quando falamos sobre a cidade, logo nos surge em mente as famosas e icônicas gôndolas. Mas, você sabe quanto custa, onde pegar e outros detalhes sobre as gôndolas venezianas? Se você está planejando sua viagem para Veneza e pretende passear de gôndola, este post é pra você! Vamos ao nosso post do dia? Tudo sobre as Gôndolas em Veneza. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Ah, Veneza! Cidade mágica, romântica e cheia de encantos! Localizada na região de Veneto, é uma das cidades mais visitadas da Itália e considerada, por uma grande maioria, a cidade dos amantes. Com atrações imperdíveis como Piazza San Marco, Ponte Dei Sospiri e tantos outros, Veneza também é famosa por seus canais e, claro, por suas icônicas gôndolas. Leia também sobre os melhores bate e volta a partir de Veneza!

Um pouco sobre as gôndolas…

As gôndolas são barcos de madeira com 11 metros de comprimento e pesam cerca de 600 quilos; são feitas manualmente por mestres artesãos chamados squeri. A gôndola é remada por gondoleiros profissionais, e, já no século XII, era o meio de transporte mais popular na cidade; apesar de ser símbolo veneziano de história, tradição e romance da cidade, a cidade, claro, se modernizou e as gôndolas passaram a ser uma atração turística. Leia também Como usar o Vaporetto em Veneza?

Por que passear de gôndola?

Porque é um passeio único no mundo! Veneza te oferece, com suas gôndolas, uma experiência única e, se quiser se aventurar pelos canais da cidade e ver Veneza de outro ponto de vista, neste post reunimos todas as informações que você precisa sobre gôndolas.

Quanto custa?

A dúvida mais comum: quanto vou pagar por um passeio de gôndola? Pois bem, vamos lá: depende! De diversos fatores como período em que você está viajando, onde você pega a gôndola, se você irá fazer o passeio sozinho, em casal ou com mais pessoas, mas o valor fixo, para o passeio ‘básico’, é de 80 euros. Ah, os passeios ‘básicos’ duram, em média, 35 minutos! Vamos ver mais detalhes adiante…

Qual são os horários?

Os horários estabelecidos pelo comune de Veneza são das 09h00 às 19h00, porém os gondoleiros podem rodar até às 03h00 da manhã, e o valor aumenta: vai de 80 para 100 euros. Lembrando que a ocupação máxima das gôndolas é de, no máximo, 6 pessoas.

Dica de Ouro

  • Combine com o gondoleiro o valor a ser pago ANTES de subir na gôndola!

Como é calculado o valor a ser cobrado a mais caso o passeio supere os 35 minutos?

Eles calculam 40 euros a cada 20 minutos a mais, caso seja de dia e 50 euros a cada 20 minutos a mais, à noite. Importante saber: preste MUITA atenção que os passeios “noturnos”, eles começam a partir das 19h00! E lembre-se de que os preços são preços FIXOS, portanto, devem ser respeitados por todos os gondoleiros!

Bom Saber

  • Não são todos os gondoleiros que aceitam cartão de crédito, mas dependendo de onde você pegar a gôndola, pode usar seu cartão sem problema nenhum, embora eu sugira que você pague em dinheiro e, ao final do passeio, se quiser, pode oferece uma gorjeta ao gondoleiro! (lembrando de que não é obrigatório!).
  • Você também pode optar por fazer o passeio com outras pessoas; algumas gôndolas acomodam até 6 pessoas. O custo do passeio, dividido, cai para 20 euros (mais ou menos, levando em conta o valor total de 80 euros e dividindo por 4 pessoas), dependendo de onde você pegar a embarcação.
  • Gostaria de economizar e não perder o passeio de gôndola? Clique aqui para passeio de gôndola compartilhada! ou clique aqui para mais uma opção!

Curiosidade

  • Você sabe como uma pessoa se prepara para ser gondoleiro? Os aspirantes a gondoleiros precisam fazer um curso em uma escola de gôndolas, onde estuda uma língua estrangeira, a história completa de Veneza e da arte veneziana. Depois eles fazem uma prova escrita e uma prova prática, se passarem, antes de começarem a trabalhar profissionalmente, precisam fazer um estágio que dura entre seis meses e um ano!

Onde pegar a gôndola?

Abaixo você encontra um mapa com a localização de algumas estações de gôndola em Veneza:

Tudo sobre as Gôndolas em Veneza
Fonte: Google Maps

As principais estações, e os itinerários clássicos, são as seguintes:

  • Rialto
  • Danieli: saindo daqui você vai visitar, via água, os principais pontos da cidade; partimos da Bacia de San Marco, em frente ao Hotel Danieli (perto do cais da linha 1 ACTV S. Zaccaria). O giro começa com os canais da cidade antiga, atravessa o Rio del Palazzo, passa debaixo da Ponte dos Suspiros e, atravessa os Rios Santa Maria Formosa e o San Severo.
  • Trinità: a gôndola parte perto do Hotel Bauer, no Campo S. Molise, e cobre a área do Rio dei Barcoli. Da gôndola você pode ver a famosa casa de Mozart. Depois seguimos até o Rio dei Scoacamini, de onde vemos a casa de Goethe e depois vamos para o Grande Canal, navegando através do Rio San Luca e Campo Manin. É o roteiro ideal para os apaixonados por arquitetura.
  • Bacino Orseolo
  • Ferrovia
  • Dogana: para quem parte daqui, o Itinerário começa já no Grande Canal, a poucos passos da Praça de São Marcos, em frente ao Bar Harry. Seguindo ao longo do canal principal de Veneza, você passa por locais como Chiesa della Salute e o Palazzo Cà Dario, chegando ao Museu Guggenheim. Depois a gôndola entra em canais menores, mas não menos lindos, e passa Teatro dell’Opera della Fenice, a Casa de Mozart e a Igreja de S. Moisè.
  • San Marco
  • Piazzale Roma
  • Santa Sofia
  • San Tomà
  • Santa Maria del Giglio

Dica

  • Pergunte na recepção do hotel se eles têm um gondoleiro para te indicar; não é difícil que eles tenham ótimos contatos e com saída perto do seu hotel. SEMPRE pergunte sobre o itinerário, pois eles mudam dependendo de onde você pegar a gôndola.

Site dos Gondoleiros em Veneza

Neste site você encontra o contato dos gondoleiros indicados pelo Comune de Veneza; se você estiver viajando durante a alta temporada, sugiro que você faça reserva antecipadamente! Você pode clicar AQUI!

Curiosidade

Você sabe por que as gondolas possuem esses ‘dentinhos’? São símbolos que fazem referência às partes da cidade! O friso cintilante que adorna cada gôndola é o “fèro”, em forma de S, e homenageia o curso do Grande Canal; os 6 dentes de proa (na parte da frente) representam os seis distritos da cidade e está dividida da seguinte maneira: uma luneta, colocada sob um chifre ducal estilizado (que representa a Ponte de Rialto) e o “risso” de popa (na parte de trás), representa a ilha de Giudecca.


Para gente pode não fazer muito sentido, hahaha, mas para os venezianos faz, e muito! Eles morrem de orgulhos destes detalhes! Abaixo podemos observar e entender um pouco melhor essas homenagens!
Tudo sobre as Gôndolas em Veneza
Fonte: My Venice Apartament via Pinterest.

Assista esse vídeo e saiba: [CURIOSIDADES] PASSEIO DE GÔNDOLA EM VENEZA: QUANTO CUSTA? O PREÇO PODE VARIAR? DICAS E MAIS! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Tudo sobre as Gôndolas em Veneza! Um passeio de gôndola, claro, não é obrigatório para quem está em Veneza, mas se puder: faça! É uma experiência única, especial e, tenha certeza absoluta, INESQUECÍVEL!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!