Tropea: a aldeia mais linda da Itália de 2021

Todos os anos a Associação das Aldeias Mais Lindas da Itália e a emissora de TV estatal, a RAI, realizam o concurso para escolher a aldeia mais bonita do país: esse ano a vencedora foi Tropea, na Calábria.

0 950

Tropea: a aldeia mais linda da Itália de 2021

A Associação das Aldeias Mais Linda da Itália e a emissora de TV estatal, RAI, todos os anos escolhem 20 aldeias – uma da cada região – para participarem do concurso que, através de votação, escolhe a mais bonita de todas e, esse ano, foi uma pequena aldeia calabresa que venceu o concurso: estamos falando da fantástica Tropea. Vamos ao nosso post do dia? Tropea: a aldeia mais linda da Itália de 2021. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse belíssimo vídeo sobre Tropea

(Fonte: Epic Life Flashes)


Conheça um pouco sobre o Projeto “As vilas mais bonitas da Itália”

O projeto Borghi Più Belli D’Italia (as vilas mais bonitas da Itália) nasceu em 2001 através da Associação Nacional de Consulta Turismo dos Comunes Italianos, a ANCI. Seu objetivo é o de valorizar o patrimônio de história, arte, cultura, ambiente e tradições presentes nas pequenas cidades italianas que são, na sua maioria, muitas vezes negligenciadas pelo fluxo de visitantes e turistas. Clique aqui para saber mais sobre as aldeias na Itália!

Com centenas de aldeais espalhadas pela Itália, muitas delas estavam quase abandonadas e, por seu valor histórico, seria uma verdadeira perversidade deixa-las ‘morrer’. A iniciativa funcionou e deu um sopro de perspectiva para cidades que, hoje, são consideradas verdadeiras joias italianas. O concurso para escolha popular da aldeia mais bonita é realizado pela RAI e, todos os anos, reúne 20 finalistas, uma cidade por região. Saiba tudo sobre Tropea aqui!

A aldeia vencedora de 2021

A aldeia vencedora de 2021 foi a charmosa Tropea, localizada na província de Vibo Valentia, na Calábria, e é pra lá que nós vamos hoje.

Um pouco mais sobre Tropea

O desenho geográfico de Tropea logo chama atenção: a cidade foi construída sobre uma enorme rocha que se apresenta como um esplêndido terraço natural que nos oferece um panorama impecável do mar. A cidade está dividida em duas partes: a parte de cima, chamada de Superiore, e onde fica o centro histórico da cidade; e a para Inferior, que é quase toda dominada pela Marina.

Tropea é a Pérola do Mar Tirreno e nos remete a 500 anos ANTES do nascimento de Roma. Seu nome original era Portercole e tem origem mitológica. Reza a lenda de que o fundador da cidade teria sido Hércules, provavelmente durante suas explorações em busca do Velocino de Ouro com os Argonautas. Com o passar dos séculos, a cidade teve um papel importante tanto na época romana quanto sob os normandos e aragoneses, tudo isso por sua privilegiada posição. Atualmente possui cerca de 6.400 habitantes e é um destino muito procurado por turistas europeus durante o verão. Saiba tudo sobre o Clima na Itália aqui!

As atrações em Tropea

Evidente que começaremos nosso passeio pelo coração de Tropea: seu Centro Histórico. A cidade é um verdadeiro labirinto de becos que chegam a praças divinas, em sua grande maioria com vista para o mar.

Visite o Palazzo Toraldo e a Piazza Ercole

No centro histórico da cidade há diversos palácios nobres com varandas do século XVIII e, entre eles, vale a pena destacar o Palazzo Toraldo, erguido no final do século XIX. Em seu interior fica uma biblioteca particular incrível e que abriga documentos antigos da história de Tropea. Saindo dali, indo para a Piazza Ercole, você pode ver um belo monumento dedicado ao filósofo Galluppi. Se você quer agito durante o verão e vai se hospedar em Tropea, saiba que é aqui que a vida noturna ferve! Se você não é fã de agito, sugiro que se hospede um pouco mais afastado do centro histórico. Saiba aqui onde se hospedar em Tropea!

Os Mirantes de Tropea

Outros lugares imperdíveis por ali são os mirantes! A paisagem cinematográfica é impressionante de todos eles e vai te deixar apaixonado! Não é difícil encontra-los e, andando pelas ruas do centro histórico, você encontra diversos deles, mas cinco merecem destaque especial: a Vista dos Suspiros de Tropea, que é a mais bonita da cidade; o Largo Duomo, que fica atrás da Catedral; o Largo Galluppi; a Vista do canhão, e o Belvedere Rico Ripa, que é meio ‘camuflado’ e fica entre dois prédios no Largo Migliarese.


Mapa com os Principais Belvederes em Tropea

Tropea: a aldeia mais linda da Itália de 2021
Fonte: Google Maps


Visite o Duomo de Tropea

Dali, seguimos para o Duomo de Tropea. A co-catedral normanda data do século XII. Foi erguida em um antigo cemitério bizantino e reconstruída algumas vezes, com o passar dos anos, por conta dos diversos terremotos e alguns incêndios que a afetaram. Merece destaque seu altar-mor, onde está abrigado o Ícone de Nossa Senhora da Roménia, padroeira da cidade. Dentro da Catedral você também pode ver duas bombas planas penduradas nas paredes da nave. Esses dispositivos são da Segunda Guerra Mundial e foram colocados ali como um testemunho perene da proteção de Nossa Senhora da Romênia.

Visite a Igreja de Santa Maria

Da cidade alta, desça para a cidade baixa para visitar o símbolo de Tropea: a Igreja de Santa Maria. Esse lugar magnífico ‘surge’ sobre uma rocha e é chamada de ilha, ou ‘bela ilha’. Foi construída por monges beneditinos, em estilo medieval, e reconstruída diversas vezes por conta de vários terremotos que assolaram a região. Hoje é uma basílica latina concluída no período renascentista. Para chegar até lá, basta subir uma escadaria – que é bem íngreme, mas vale muito a pena – e, uma vez no alto: deixo a surpresa para o momento em que você estiver ali! A igreja possui três naves e a escadaria que citamos anteriormente foi todinha talhada na rocha, sendo concluída completamente no século XIX. Na Ilha também há um jardim particular com um lindíssimo terraço panorâmico. Uma dica de ouro? Visite o local perto do horário do pôr-do-sol: é de deixar qualquer um abismado com tanta beleza!

Visite o Museu do Mar

Não deixa de visitar o Museu do Mar, no Largo Ruffa. O Museu Cívico do Mar fica dentro do Palazzo Santa Chiara, e foi inaugurado e aberto ao público em 2019. Possui duas alas principais: paleontologia marinha e biologia marinha. É belíssimo! Leita também: os dez melhores restaurantes de Tropea.


Mapa do Centro Histórico de Tropea

Tropea: a aldeia mais linda da Itália de 2021
Fonte: Google Maps


Conheça as Praias de Tropea

Impossível falar de Tropea e não citar as esplêndidas praias presentes ali. Eis aqui, as melhores praias de Tropea!

Spiaggia del Cannone

É a mais vazia e fica perto da rocha de San Leonardo; uma delícia!

Praia da Rotonda

É a praia mais bonita de Tropea e, evidente, a mais concorrida. Ideal para quem adora mergulhar e, por ali, é fácil encontra locais que local equipamento de mergulho para os entusiastas do esporte.

Praia Tropea ‘A Linguata’

Uma das praias livres da cidade; essa é uma das praias mais concorridas de Tropea e, por isso, é melhor chegar cedo.

Praia do Convento

Não é indicada para famílias com crianças, pois as águas por aqui são mais profundas e podem ser mais revoltas – dependendo do clima.

Praia Passo Cavalieri

Rodeada por uma natureza magnífica, é ideal para quem quer contato com a natureza em sua forma mais imersiva.

Gruta Azul

Um dos lugares mais famosos de Tropea. A Gruta recebeu esse nome por conta dos raios solares que entram pelas frestas e ilumina a gruta inteira com um tom azul fascinante.

Grotta del Palombaro

É uma praia é pequena e intimista e só pode ser acessada de barco; vale a pena se quiser fazer um passeio diferente, e, alguns barcos, percorrem toda a Costa degli Dei (Costa dos Deuses) por quatro horas, fazendo algumas paradas estratégicas nas praias mais bonitas da região.

Bom saber…

  • A maior parte das praias na Itália É A PAGAMENTO! E encontrar praias gratuitas em Tropea, especialmente na alta temporada, é bem complicado, portanto, UMA DICA: se quiser passar o dia na praia e não quiser pagar para ter acesso a ela, acorde cedo, pois as praias gratuitas ficam lotadas rapidamente, O.K.?!
  • Se você está hospedado na cidade alta, problema nenhum! As praias ficam a cerca de 10 ou 15 minutos de caminhada e há acesso fácil de todos os lugares da cidade.


Como chegar a Tropea?


1) Como chegar a Tropea? DE AVIÃO

De avião, você tem três opções de aeroportos, também verifique qual é a melhor opção para você: Aeroporto di Lamezia Terme, Aeroporto di Reggio Calabria e Aeroporto di Crotone.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Tropea? DE TREM

De trem, você encontra trens que chegam à Calábria e saem de Milão, Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Bolonha, Florença, Roma, Nápoles e Salerno. Verifique qual é a melhor parada para sua necessidade – segue a lista das estações Calabresas: Praia a Mare, Scalea, DiamantePaola, Amantea, Lamezia Terme, Vibo Marina, Tropea, Ricadi – Capo Vaticano, Nicotera, Rosarno, Gioia Tauro, Bagnara e Villa S. Giovanni.

Você sabia?

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Tropea? DE CARRO

De carro, utilize a autoestrada A2 do Mediterrâneo e pegue a saída A3 SALERNO – REGGIO CALABRIA. Se vier do lado Jônico, você pode utilizar a SS 106 Jonica / E-90 e seguir as indicações. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?

Bom Saber…

Sou a única guia habilitada em português na Calábria!

Se quiser conhecer uma Calábria única e autêntica, fale comigo aqui!  Te convido também a conhecer nosso site dedicado 100% à Calábria, o Viajando Para Calábria! Dicas, informações, itinerários e muito mais para quem deseja conhecer uma das regiões mais bonitas do sul italiano!

Depois desse breve passeio por Tropea, abaixo, deixo a lista com as 20 aldeias mais bonitas da Itália por posição final:

  1. Tropea (Calábria)
  2. Baunei (Sardenha)
  3. Gerace Siculo (Sicília)
  4. Albori (Campania)
  5. Grottamare (Marche)
  6. Campli (Abruzzo)
  7. Malcesine (Veneto)
  8. Pietramontecorvino (Puglia)
  9. Corciano (Umbria)
  10. Cocconato (Piemonte)
  11. Finalborgo (Liguria)
  12. Valsinni (Basilicata)
  13. Trivento (Molise)
  14. Poffabro (Friuli Venezia Giulia)
  15. San Giovanni in Marignano (Emilia)
  16. Buonconvento (Toscana)
  17. Borgo Valsugana (Trentino Alto Adige)
  18. Issime (Valle d’Aosta)
  19. Pomponesco (Lombardia)
  20. Pico (Lazio)

Assista esse vídeo e saiba: Quais são os lugares imperdíveis da Calábria: Tropea Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Tropea: a aldeia mais linda da Itália de 2021. Tropea não decepciona! É o tipo de cidade que nos encanta e, se não for amor à primeira vista, tenha certeza de que, aos poucos, Tropea tomará todo seu coração.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!