Vamos visitar Lecce na Apúlia?
A cidade de Lecce é uma charmosa relíquia barroca no coração de Salento na Região da Apúlia. Além de ficar bem perto das mais belas praias de Salento, Lecce é conhecida não só pelo Barroco, mas também pelo papel-machê, pela pedra típica da cidade, pelas especialidades culinárias e pelas várias igrejas maravilhosas. Vem comigo conhecer essa bela cidade. Vamos visitar Lecce na Apúlia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
Acabamos de dizer que Lecce é a suprema cidade barroca de Apúlia; por essa razão, é chamada “Dama do Barroco”, principalmente pelo tipo de arquitetura do centro histórico. Além do estilo barroco, outra característica sua é a história, que é na verdade bastante singular e proporciona um charme encantador. Tal crédito é graças ao seu enorme patrimônio artístico-cultural, ou talvez pela história, perdida nas brumas do tempo, que esta cidade expressa como nenhuma outra idade, repleta de exclusividade e detalhes.
A decoração espalhafatosa gravada nos revestimentos dos edifícios leva as cores intensas da pedra típica de Lecce: de tons quentes e dourado, é um calcário sólido porém flexível – o que facilita o trabalho com a goiva.
Que tal uma Excursão a pé em Lecce ? Clique aqui para saber mais!
Conheça um pouco da Arte Barroca e seu Centro Histórico
A arte barroca foi difundida em Lecce no século XVII, durante o domínio espanhol, substituindo a arte clássica, criando um estilo que abria espaço para a fantasia e a imaginação.
O centro histórico é repleto de exemplos de trabalhos em pedra e é também um dos lugares imperdíveis. O centro histórico de Lecce é grande e magnífico, suas vielas são muito interessantes.
A cidade é formada pelas ruas tortuosas espalhadas entre os edifícios barrocos (com sacadas decoradas e quintais repletos de flores) e dezenas de igrejas que surgem do nada. Conheça nesse outro post um pouco da História do Papel Marche!
1) Vamos visitar Lecce na Apúlia? VISITE O CENTRO HISTÓRICO
O centro histórico foi feito para se andar a pé e com a cabeça para cima, para sermos surpreendidos por todos esses prédios construídos com a pedra típica da cidade. Deixe-se conquistar por essa avalanche de decorações chamativas em motivo floral, brasões e figuras mitológicas, onde a influência artística espanhola e a pedra local (branca e reluzente) se uniram para criar essa forma artística, conhecida como Barroco de Lecce.
Além do centro histórico, há pelo menos três lugares que você não pode deixar de ir quando visitar a cidade: a Basílica da Santa Cruz, o Anfiteatro Romano e a Praça da Catedral. Há várias outras coisas para se ver, mas essas três são as mais importantes. Que tal uma Experiência tradicional de culinária caseira em Lecce, clique aqui para saber mais!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!2) Vamos visitar Lecce na Apúlia? VISITE A BASÍLICA DA SANTA CRUZ
Comecemos então pela Basílica da Santa Cruz, um dos maiores complexos arquitetônicos da cidade e o exemplo mais característico de barroco local, sobretudo pela riqueza de detalhes na fachada principal, com uma rosácea e um terraço decorado com cariátides. Já em seu interior, possui um padrão renascentista.
Da Basílica da Santa Cruz, pegamos a Via Umberto I e Via Templari para chegar à Praça de Santo Orôncio: o coração da cidade.
3) Vamos visitar Lecce na Apúlia? VISITE A PRAÇA DE SANTO ORÔNCIO
A Praça de Santo Orôncio é a sala principal de Lecce e sempre foi o ponto de encontro da cidade. Lojas, cafeterias e escritórios abarrotam a espetacular praça oval cujo chão é decorado pelo brasão da cidade feito em mosaico: uma loba embaixo de uma árvore com uma coroa de cinco torres.
Os prédios que compõem a praça, construídos entre o período medieval e o século XIX, criam uma harmonia arquitetônica heterogênea, fruto de diferentes estilos que convivem de modo equilibrado. Antigamente, era conhecida como a “Praça dos Comerciantes”, pela grande presença de mercadinhos e atividades comerciais, que depois desapareceram para dar espaço ao prédio que seria a sede do Banco da Itália.
Curiosidade…
Desde 1656, a praça foi nomeada em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Dizem que, durante a epidemia da peste que se alastrou no Reino de Nápoles, a cidade de Lecce ficou ilesa graças à mediação de Orôncio, ex-bispo da cidade. Assim, como um sinal de devoção e agradecimento, o povo mandou construir na praça uma coluna de 29 metros, sobre a qual foi colocada a estátua do santo abençoando a cidade.
O Obelisco de Santo Orôncio é apenas uma das várias atrações da praça, que em grande parte é ocupada pelas ruínas do Anfiteatro Romano. Leia também: Itinerário de carro na Região da Apúlia? e Quais são os 10 lugares imperdíveis da Apúlia?
4) Vamos visitar Lecce na Apúlia? VISITE O ANFITEATRO
O anfiteatro foi descoberto no início do século XX por alguns trabalhadores durante a construção do edifício do Banco da Itália. Estava todo coberto, embaixo da cidade, tanto que ainda hoje não é 100% visível. O anfiteatro é o indício mais importante do período romano de Lúpias, como era chamada a antiga Lecce.
5) Vamos visitar Lecce na Apúlia? VISITA A PRAÇA E A CATEDRAL DE LECCE
Da Praça de Santo Orôncio, seguimos em direção à Via Vittorio Emanuele II por uns 400 metros para acessar a Praça da Catedral. Essa praça é característica por ser fechada; ou seja, só tem uma entrada, os outros três lados são completamente obstruídos por prédios. Na Praça da Catedral, além da igreja de duas fachadas, vemos também o Palácio Episcopal e o Seminário.
A praça é o coração da cidade antiga de Lecce. A Catedral de Lecce representa a base da vida religiosa local. A igreja, dedicada à Nossa Senhora da Assunção, foi construída em 1144, com duas fachadas (simples e diferente, mas bastante decorada) e mais a torre do sino. Ainda nessa praça há o Palácio Episcopal (do período renascentista, com arcos suntuosos) e o Seminário (característico não apenas pelo convento, mas também pela fachada em ladrilho).
Outras Igrejas de Lecce
Um tempo atrás, Lecce era considerada a “cidade das igrejas”, tanto pela quantidade quanto pela beleza de seus edifícios sacros. Além da Catedral e da Basílica da Santa Cruz, há uma infinidade de outras igrejas, são por volta de quarenta, espalhadas pela cidade.
Dentre as mais antigas podemos citar a Igreja de São Nicolau e São Cataldo, no cemitério da cidade. Construída na época medieval em 1180 a pedido de Tancredo de Altavila (último rei dos Normandos), foi então reformada em 1716, adquirindo a marca barroca, porém os elementos de seu estilo original foram preservados.
6) Vamos visitar Lecce na Apúlia? VISITE A IGREJA DE SÃO MATEUS
Dentre as mais originais, não posso deixar de citar a Igreja de São Mateus, de 1667-1700, com a sua singular fachada curvilínea. Outra igreja digna de reconhecimento é a de Santa Irene, situada bem no centro da cidade; a santa foi padroeira de Lecce até o ano de 1656.
O passeio pela cidade não pode acabar sem antes darmos uma volta pelas vielas para explorar as esquinas e pracinhas tão gostosas. Talvez até parar para saborear os deliciosos pratos típicos de Lecce, ou quem sabe uma boa taça de vinho primitivo de Salento.
Mapa 01 com as atrações em Lecce
Mapa 02 com as atrações em Lecce
Como chegar a Lecce?
Vou deixar algumas dicas para você chegar a Lecce.
1) Como Chegar a Lecce? DE AVIÃO
Por estar localizada no litoral da Itália, é fácil chegar a Lecce por todo o território da bota. É bem acessível tanto de trem quanto de avião. Como não possui aeroporto (única cidade apuliense), utiliza o aeroporto vizinho de Bríndisi, a cerca de 40km de Lecce, portanto bem conectado a todos os maiores aeroportos italianos.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
2) Como Chegar a Lecce? DE TREM
Inúmeros trens provenientes de várias cidades italianas chegam à estação de Lecce. A capital salentina é o terminal da rota adriática que vem de Milão ou Turim e passa por Bolonha, Pescara e Bari. Muitas são também as conexões por Roma, com trens Eurostar, mas também com ônibus.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos visitar Lecce na Apúlia? Lecce não é só conhecida pelo seu estilo barroco, mas também como uma cidade hospitaleira, organizada, com uma grande gastronomia e um mar sensacional que fica bem pertinho – sem dúvidas, uma parada imperdível para quem está visitando a Itália.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Adorei as dicas. Obrigada pelo presente. Vou até lá conferir tudo! bjs
🙂
Boa tarde Ana
Pretendo viajar com meu pai para a Itália em novembro, de 1º a 18. em 2014 viajamos por 30 dias, e apartir de Roma fizemos 2 circuitos, um para Sorrento e Capri, passando por Pompéia, e o outro indo para
Siena, Pisa, Florença, Veneza, Verona, Mantova e Milão. Naquela época meu pai se deslocava bem, mas agora usa um scooter elétrico, aquelas motoquinhas para deficientes e velhinhos. Por isto estou lhe escrevendo. Você pode me sugerir um roteiro em que não ficássemos tão expostos ao frio e principalmente à chuva nestes dias? Comecei pelo seu post sobre Lecce, mas estamos totalmente abertos a outros roteiros, mas tem que ser minimamente fácil o deslocamento de motoca. Cidades cheias de ruelinhas de pedra e ladeiras para cima e para baixo não são muito viáveis para nós. É difíci, eu sei, na Itália. Mas quem sabe você não possa jogar uma luz? Já pensamos até em pegar um navio em Bari e ir até a Croácia… Agradeço por toda a ajuda que puder me dar.
Sílvia a tua pergunta é complicada, visto que Novembro é um mês que pode fazer frio e chover.. e cidades sem ladeiras e pedras somente as grandes que estão concentradas principalmente no norte, ou seja, em uma zona com mais chuva:( … talvez considerando isso o ideal seria escolher um pais mais moderno para fazer esse tour:) Ana
Olá, pretendo viajar para a região de Puglia e tenho visto que a maioria das pessoas acabam por fazer um roteiro incluindo diferentes hotéis. Eu gostaria de me hospedar em um único hotel e fazer os passeios de carro. Qual a cidade mais interessante para se hospedar, neste caso (que tenha uma boa localização, opções de restaurantes e vida noturna)?
Aconselho Lecce ou Polignano a Mare. Abraços, Ana
Veja esse link: www.viajandoparaitalia.com.br/?s=apulia