Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia?

Grottaglie é uma cidade italiana de quase 32 mil habitantes na província de Taranto, na Puglia. Famosa por sua produção de cerâmica, hoje vamos conhecer melhor essa cidade cheia de arte e atrações!

0 261

Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia?

Conhecida pela produção de cerâmica artística e pela produção de uvas de mesa, Grottaglie também é chamada de “Cidade da Cerâmica” ou “Cidade das Uvas”. Nasce ao sul de Murgia, na fronteira com a província de Brindisi, e é lindíssima! Hoje vamos dar uma volta por Grottaglie e conhecer melhor suas cerâmicas! Vamos ao nosso post do dia: Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Grottaglie é um dos destinos mais importantes em Apúlia, embora não seja tão conhecida por turistas brasileiros. A também conhecida como “cidade da cerâmica” oferece a oportunidade de desfrutarmos momentos de descanso, rodeados por cultura, boa gastronomia e ótimos vinhos! O nome da cidade deriva de Cryptae Aliae, ou seja, várias cavernas, referindo-se aos assentamentos rochosos que se desenvolveram na área desde a era paleolítica. Esses assentamentos são justificados pela presença de muitas cavernas que se abriram nas ravinas profundas que caracterizam a área. Monges bizantinos habitaram essas cavernas e as afrescavam, enquanto no ano 1000 os judeus se refugiaram ali e iniciaram atividades comerciais. Vamos conhecer as 10 melhores vinícolas da Puglia?

1) Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia? MUSEU DA CERÂMICA

Um dos símbolos da cidade, claro, é o Museu de Cerâmica, que conta grande parte da história de Grottaglie e abriga exemplares fantásticos de cerâmicas das mais diversas formas e cores.

2) Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia? O CASTELO EPISCOPIO E AS IGREJAS

O centro histórico da cidade também oferece inúmeras atrações e monumentos para visitarmos. Entre os principais monumentos e locais de interesse, mencionamos o Castelo Episcopio e a Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, que, mais tarde, seria conhecida como Chiesa San Pietro dei Giudei. Ao lado da igreja, encontramos o local de nascimento de San Francesco De Geronimo. Ali fica a Igreja Matriz, e na parte sul do centro histórico fica o distrito de cerâmica, o principal local de residência dos artesãos e seus ateliês.

Outros edifícios interessantes são os históricos Palazzo Cicinelli, o Palazzo Urselli, o Palazzo Maggiulli-Cometa e o Palazzo Blasi. O centro antigo da vila de Grottaglie oferece passeios esplêndidos, imersos em arte e cultura. Uma herança artística e religiosa muito interessante é a do santuário que os Grottagliesi dedicaram ao concidadão Francesco De Geronimo: estamos falando da pequena igreja barroca de 1400. Lindíssima! Valioso é o berço de pedra de Stefano da Putignano, mantido na Igreja da Madonna del Carmine.

3) Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia? AS CAVERNAS

Não deixe de visitar também as cavernas localizadas nas áreas ao redor da cidade, bem como as ravinas ricas em história. A cidade está localizada em um lugar delicioso e é uma cidade esplêndida de cujo topo do castelo você pode desfrutar de vistas deslumbrantes.

4) Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia? DISTRITO DA CERÂMICA

Para as compras, claro: vá para as lojas de artesanato de Grottaglie, no centro histórico, o distrito da cerâmica é certamente o que mais tem a oferecer e os produtos, artesanais, são incríveis! É um bairro verdadeiramente mágico onde a história é combinada com a tradição de maneira irretocável. O bairro possui pequenas vielas cruzadas onde os artesãos exibem suas criações a preços muito razoáveis ​​e acessíveis. DICA: peça para embalarem bem suas cerâmicas para que elas resistam à sua viagem de volta!

5) Vamos conhecer Grottaglie na região da Puglia? VIDA NOTURNA

Para os amantes do agito noturno, a cidade oferece bares e restaurantes no centro histórico. Aqui você pode saborear excelentes coquetéis ou tomar aperitivos até tarde da noite. Aliás, a gastronomia apresentada pela cidade, é caracterizada por sabores e aromas intensos, únicos! Existem muitos restaurantes no centro, mas também na zona rural e hotéis fazendas que formam o cenário da cidade.

Minhas Dicas

  • A melhor maneira de visitar e conhecer bem o centro histórico, é a pé; além do mais, recomendamos roupas confortáveis e frescas nos meses de verão, e no melhor estilo “cebola” nos meses de inverno, embora a temperatura seja bem amena!
  • Ah: observe os muros das cidades! São cheios de grafites incríveis, coloridos e que atraem nossos olhos como se fossem verdadeiros imãs.
  • Impossível não querer levar uma lembrança desta cidade singular! A mais representativa é um pequeno botão chamado “lu pumu”. De cerâmica com várias dimensões e cores, é frequentemente encontrado pela cidade! Il Pumu é um maravilhoso e pequeno exemplo da tradição de arte e poesia da cidade e, presenteá-lo, ou recebe-lo como presente, mostra os mais sinceros votos de renovação, ressurreição, perfeição e beleza, é também um amuleto da sorte único, pois a maioria desses objetos é todo feito a mão, ou seja, nunca é igual a outro! Há diversos estilos e, o difícil, é escolher um só!
  • Até hoje Grottaglie conta com inúmeras oficinas de cerâmica, e é o único centro de cerâmica da Apúlia protegido pelo D.O.C. e incluído na lista restrita de 28 cidades da cerâmica italiana.
  • Um das lojas para suas compras é a Cerâmica Rosaria Spagnulo – Via XXV Luglio, 102. As lojas das cidades são lindíssimas, fica difícil escolher a mais especial, pois seria uma enorme injustiça, mas conforme se avança pelas ruas, descobrem-se lojas onde até mesmo mais escondidas, reservam surpresas agradabilíssimas!

Onde Comer em Grottaglie?

La Capasa: um lugarzinho super delicioso! Pratos incríveis, preços ótimos e atendimento sensacional! Onde fica: Via Ennio 60, 74023 Grottaglie, Itália. Horários: domingo, das 09h00 às 23h00; de segunda a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h30


Como chegar a Grottaglie?


1) Como chegar a Grottaglie? DE TREM

Estação de trem saindo de Taranto. Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

2) Como chegar a Grottaglie? DE CARRO

De carro é a melhor opção: saída no quilometro 23 de Taranto pela SS7. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Qual é um ótimo aplicativo off-line para usar com carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

A terra da cerâmica, Grottaglie nos oferece uma gama de atrações. As lojas de cerâmicas espalhadas pela cidade, com certeza é o ponto alto dessa cidade tão cheia de charme, cultura, cores e sabores! E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!