O que fazer em Belluno?
Belluno é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 36.112 habitantes. Belluno é a única cidade que fica completamente dentro de um parque natural. Cheia de belezas, a cidade é uma das menos procuradas por brasileiros que, muitas vezes desavisados, se apaixonam por esse lugar tão especial! Hoje vamos saber o que fazer em Belluno? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo sobre a Cidade Eterna, Belluno!
(Fonte: paoloslavazza)
Nossa Introdução
Vamos conhecer melhor Belluno? Belluno fica a apenas 380 metros acima do nível do mar, mas o clima já é o das montanhas e, daqui, já é possível ver os picos das Dolomitas. Na verdade, a partir do centro histórico de Belluno, você já pode ir passear nas montanhas. Vamos as atrações em Belluno? Leia também Onde esquiar na Itália?
1) O que fazer em Belluno? CENTRO HISTÓRICO
Até por questões proporcionais, visto que Belluno não é uma cidade grande, o centro histórico de Belluno é pequeno, mas muito bem preservado. Por ser vizinha das Dolomitas, a cidade não é uma das mais procuradas para visitas, mas vale a pena parar para um passeio pelas ruas estreitas e arcadas de seu centro histórico e experimentar os pratos típicos da área de Belluno como, por exemplo, os casunzei (lê-se ‘cassunzzei’ ravioli com ricota defumada, espinafre e batata).
2) O que fazer em Belluno? VISITAR O DUOMO, O PALAZZO DEI RETTORI E A TORRE
No centro não deixe de visitar a Catedral de Belluno. O Duomo da cidade foi construído no século VII, mas reconstruído no século XVIII. A Igreja fica em uma das praças mais belas da cidade e, em frente à catedral, fica o antigo prédio do governo veneziano, onde podemos admirar o pórtico, as galerias e as janelas gradeadas, além do Palazzo dei Rettori, que agora sede da prefeitura de Belluno. Bem ao lado fica a Torre Cívica e seu belo relógio. Leia também Onde se hospedar nas Dolomitas?
3) O que fazer em Belluno? VISITAR O TEATRO, O PALAZZO FULCIS, O MUSEU E A PIAZZA MARTIRI
Dali, atravesse a Piazza del Mercato (Piazza Erbe) e pegue a Via Rialto para chegar à Piazza Vittorio Emanuele, perto também da Via Roma. Aqui ficam os esplêndidos Teatro Comunale e o Palazzo Fulcis, que abriga o Museu Cívico de Belluno. O Museu Cívico de Belluno foi reformado e conta a histórica da vida cultural da cidade. O espaço para exposições é enorme e ocupa três mil metros quadrados, distribuídos em cinco andares com 24 salas no total. Os estuques e afrescos restaurados do século XVIII merecem uma visita. O Museus abriga cerca de 600 obras assinadas por Tintoretto, Montagna, Brustolon, Marco e Sabastiano Ricci e Ippolito Caffi. Ali você encontra preciosas coleções de porcelana, joias, desenhos e gravuras.
A ‘vida acontece’ em Belluno é na Piazza Martiri, onde você pode caminhar sob as arcadas enquanto observa as vitrines e pode observar um pouco da vida local (uma atividade que em Veneto é chamada de liston – enquanto no resto do mundo chamamos de ‘fofoca’ ahahaha). Seguindo o passeio, vá para a Porta Doiona, que não fica muito longe do teatro e é o portão mais antigo de Belluno. Conheça também nossa seção sobre o Clima na Itália!
Mapa 01 com as atrações em Belluno
4) O que fazer em Belluno? BORGO PIAVE
O Borgo Piave é a parte mais ‘baixa’ do centro histórico de Belluno e também é o lugar favorito tanto dos locais, quanto dos turistas. Daqui saiam as jangadas carregadas de madeira que partiam para Veneza para a constrição dos navios. A Via Uniera dei Zater era, na verde, a rua dedicada aos botes e onde a ‘reunião de marinheiros’ acontecia com frequência. É uma área, até hoje, bem animada e cheia de vida!
5) O que fazer em Belluno? PONTE DELLA VITTORIA
Impossível não falar da Ponte della Vittoria. Daqui você pode admirar uma das mais belas paisagens de Belluno e das montanhas que a cercam; tudo isso com a Schiara em primeiro plano. Ah, da Piazza Castello, você pode contemplar o mais lindo pôr do sol sobre o Piave: é fantástico!
Mapa 02 com as atrações em Belluno
Conheça um pouco da História de Belluno
No século V a.C., vênetos e celtas se estabeleceram em um área quase inabitada! Essa área é, hoje, Belluno. Esses dois povos batizaram a cidade por sua ótima localização e, por isso, recebeu esse nome que vem de belo-donum, que quer dizer ‘colina brilhante’. No século II a.C., os romanos fizeram dela uma cidade do Império Romano e a chamaram de Bellunum. Com o fim do Império Romano ela se tornou Belluno, e foi invadida por lombardos, teutônicos e carolíngios; no século X atingiu seu ápice e uniu em sua província Bassano e Jesolo. A expansão, no entanto, durou pouco: Belluno foi vítima de seus vizinhos em expansão no Vêneto e, em 1249, Ezzelino Romano de Pádua conquistou a cidade que, tempos mais tarde, caiu nas mãos da família Scala. Só em 1404, Belluno ingressou em Veneza. Porém Belluno acabou bem protegida, isso até 1797, quando as tropas francesas invadiram a cidade.
A Capital do Piave
No primeiro Reino da Itália, em 1806, Belluno foi elevada ao posto de capital do Piave, mas com a derrota de Napoleão, Belluno acabou passando a fazer parte da região da Lombardia-Veneto e, portanto, governada pelos austríacos. Embora tivesse o imenso desejo de ser independente, a cidade decidiu unir-se ao Reino da Itália, em 1866, juntamente com Veneto, e suas fronteiras foram entregues à província após a Primeira Guerra Mundial. Depois de um certo tempo, a província de Alto Adige e Trentino passou a fazer parte de Belluno ao sudeste das duas regiões, o que inclui também Cortina d’Ampezzo. Em 1963 um desastre: o lago artificial de Vajont transbordou e destruiu completamente várias aldeias do vale. Hoje Belluno é quase toda turística e encanta quem passa as fronteiras do parque que a protege.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba qual o melhor meio de transporte para utilizar na Itália: carro ou trem?
Conclusão
O que fazer em Belluno? Belluno vai você se apaixonar: simples, charmosa e imersa na natureza, é o tipo de cidade inesquecível. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!