Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha?
Sardenha, uma ilha que surpreende o visitante pelos seus contrastes naturais, luzes e cores, é uma região de antigas tradições, imerso em uma natureza selvagem e imaculada. É um dos destinos turísticos mais renomados na Itália (e amados pelos turistas que desejam dar uma pausa do stress urbano para retirar-se em um lugar simples e refinado). E não é só isso, a Sardenha não oferece apenas a natureza e o estilo, mas também história, cultura, atividades de todos os tipos e produtos artesanais de altíssimo nível. Hoje vamos listar os cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha! Vamos apresentar os lugares que realmente você não pode perder! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Situada no centro do Mediterrâneo, com um território montanhoso, porém sem grandes cumes, a Sardenha presenteia o visitante com uma atmosfera natural única, ao mesmo tempo áspera e doce. É raro ver a presença do homem em certas áreas, na verdade, pois as vastas superfícies permaneceram magicamente intactas. Há cervos, cavalos selvagens e grandes predadores e a natureza é rica de pequenas zonas desertas, bacias e bosques exuberantes com árvores inclusive milenares. Que tal fazer um passeio de Barco de 7 Horas pelo Arquipélago de Maddalena? Clique aqui para saber mais!
Um pouco mais sobre a Sardenha
Nos locais mais frequentados o mar reina, contrastando com as suas cores, e se insinua nas enseadas sinuosas ao longo das costas e praias Não é fácil achar uma prioridade para as encantadoras belezas que se pode admirar na Sardenha, assim como é pouco selecionar apenas cinco lugares imperdíveis, (é muito pouco, perto do que pode oferecer esta ilha). Leia também Itinerário na Sardenha com carro?
Bem, vamos agora descobrir alguns dos maravilhosos lugares disponíveis nesta ilha mágica, que jaz esplêndida pelo Mar Tirreno. Prontos para partir? Eis aqui os cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha e que você deve absolutamente colocar no seu roteiro de viagem!
1) Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha? NURAGUE DE BARUMINI
Em primeiro lugar colocamos este Nurague, que é sem dúvidas o mais importante e mais bem conservado dos mais de 7.000 nuragues espalhados por toda a ilha. Chamado também de “Su Nuraxi”, foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1997 e definitivamente é um dos lugares para se visitar na Sardenha. Para mais informações veja o site oficial dos Nuraghi. É um dos cinquenta lugares italianos inseridos pela UESCO na World Heritage List (Lista de Patrimônio Mundial).
Nurague de Barumini
Segundo a UNESCO, o Nurague de Barumini, que se destaca como o exemplar mais bem conservado de todos os nuragues sardos, é um importante testemunho de quão bem uma comunidade pré-histórica soube utilizar de modo fantástico e inovador os materiais e as técnicas de construção da época.

Monumentos de Pedra
Barumini é o símbolo da Sardenha dos grandes monumentos de pedra, um lugar sugestivo e misterioso de se visitar. Não se sabe muito sobre a antiga civilização nurague. Contudo, se tratava de um povo de pastores e camponeses, que viveu divido em pequenas comunidades na Sardenha e, por oito séculos, construiu estas estruturas extraordinárias. Existem cerca de 7.000 nuragues em toda a Sardenha, porém a utilização desses edifícios nunca foi comprovada, muito provavelmente eram fortalezas, também alguns estudos sugerem que os nuragues seriam, na realidade, templos.

2) Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha? ARQUIPÉLAGO LA MADDALENA
Em segundo lugar, colocamos o Arquipélago La Maddalena, composto de sete ilhas maiores, é outro lugar da Sardenha considerado patrimônio mundial pela UNESCO, assim declarado em 1994. As suas águas são claras e limpas, é possível fazer excursões de meio dia ou dia inteiro, que permitem visitar aquelas pequenas praias e enseadas acessíveis apenas por mar, de natureza ainda intocável e de emocionante beleza.

Parque Geo-marinho
O Arquipélago La Maddalena é um parque geo-marinho que se estende por uma superfície de cerca 20.000 hectares, entre terra e mar. O Parque Nacional inclui toda a área marinha do Arquipélago La Maddalena e também a área terrestre (em outras palavras, todas as ilhas e ilhotas pertencentes ao território do município de La Maddalena). Está localizado mais ao norte da Sardenha, na Costa Esmeralda. É constituído por sete ilhas maiores (La Maddalena, Caprera, Budelli, Santo Stefano, Santa Maria, Spargi e Razzoli) e por diversas ilhotas menores, banhadas por um mar maravilhoso e transparente.
Caprera
Dentre as ilhas maiores, Caprera tornou-se famosa por ter acolhido Garibaldi durante o seu exílio, a sua casa é hoje um museu aberto ao público. O Arquipélago de La Maddalena foi declarado Parque Nacional em 1994 e é com certeza uma das zonas mais belas e intocadas da Sardenha.
Cala Cosara
As inúmeras praias e enseadas do Arquipélago são conhecidas pela sua limpeza e muito apreciadas pelos turistas, sejam eles italianos ou estrangeiros. A Cala Cosara é considerada uma das mais lindas: fica na ilha de Spargi e é conhecida pela sua areia branca fininha e pelo mar cristalino. A Praia Rosa, na ilha de Budelli, é sem dúvidas a mais pitoresca, e leva o nome da característica coloração rosa de sua areia, devido à quebra das conchas dos minúsculos animais marinhos.

3) Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha? ALGHERO E BOSA
Fascinantes e únicas, Alghero e Bosa, que colocamos em terceiro lugar – não em termos de importância – são duas regiões turísticas da Sardenha das quais devem ser visitadas, ficam na costa noroeste.
Alghero
Alghero mostra ainda hoje os traços de seu passado catalão, com um centro histórico atrativo e praias maravilhosas. O calçadão com ruas estreitas e pavimentadas, protegido por torres e muros que parecem castelinhos de areia, oferece um passeio com a brisa do mar infinito (de sábado à noite é até difícil caminhar de tanta gente, mas sempre lindo pelo panorama que se aproveita).

Bosa
Bosa já é menorzinha, tem o encanto romântico das cidades banhadas por rios e uma rica bagagem de tradições por toda a sua história de vida. Cittadina, igualmente característica, não apenas pelo Malvasia (o vinho típico), mas também pelo belo centro histórico que, visto de longe, não pode passar sem uma foto: uma fileira de casas coloridas com vista para um rio tão limpo. O amanhecer é recepcionado pelos golfinhos que vem do Golfo! Tudo emoldurado por um castelo que, do alto, parece tomar conta da cidadezinha e de sua tranquilidade.

4) Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha? MURAIS DE ORGOSOLO E MUSEU DE MAMOIADA
Em quarto lugar estão os murais de Orgosolo e o museu de Mamoiada. São dois lugares tradicionais na Sardenha, localizados no coração da ilha, em Barbagia, na província de Nuoro. Orgosolo é conhecida pelos seus murais (há cerca de 150 deles), enquanto Mamoiada pelas suas típicas máscaras de carnaval (é possível admirar todas elas, e muito mais, no Museu de Máscaras Mediterrâneas da cidade).

Os Murais e o Museu
Ao visitar Orgosolo, será possível descobrir em cada esquina de seu curvilíneo centro histórico, murais esplêndidos pintados por famosos pintores, que foram a esta cidade para testemunhar, com suas obras, um passado difícil e de duros protestos. Prosseguindo pela Mamoiada através de uma estradinha panorâmica, que divide as fazendas dos dois centros, chegamos a um museu onde estão conservados exemplares extraordinários de máscaras carnavalescas, testemunhas de um passado distante repleto de ritos pagãos. Em toda a Barbagia, mais do que em outras partes da ilha, o homem mantém uma relação com o passado, ao qual se sente ligado e se reconhece nele.

5) Cinco lugares que você deve conhecer na Sardenha? CÂNION DE GORROPPU
O Cânion mais profundo da ilha, e um dos mais profundos da Europa, fica na região de Ogliastra, na parte sudeste da Sardenha. É um lugar para se visitar mas, sobretudo, para se viver – onde é possível admirar a natureza mais selvagem da ilha e caminhar nas terras centenárias. Diz-se que, em Ogliastra, há uma pedaço de terra mágica: quem tem a chance de passar em cima dessa terra terá uma vida longa. Ninguém sabe onde ela fica, mas por que não tentar a sorte?
Grand Canyon
O território barbaricino, imerso na serra de Supramonte, é rodeado por densas florestas e lindas floreiras, onde encontramos o mais imponente desfiladeiro natural da Itália e da Europa: o Cânion de Gorroppu, também conhecido como o “Grand Canyon da Europa”.
Este é um dos símbolos mais fascinantes e impressionantes dos montes de Gennargentu. As enormes paredes verticais superam 400 metros de altura – etapa aconselhadíssima para quem visita a Sardenha. Aventura bem cansativa, mas com panoramas encantadores e caminhos ímpares que mostram o espetáculo oferecido pela natureza. Para esta excursão é aconselhável levar consigo um ou dois litros de água, também tênis para caminhada, roupa confortável e muita vontade de andar pelas diversas subidas e descidas. Aconselha-se reservar a subida de jeep, custa 15 euros (bem pagos, já que a vontade de subir a pé vem acompanhada com força física nula).

Como Chegar a Sardenha?
A Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo e possui três aeroportos internacionais, que ligam a outras cidades da Itália e outros destinos pela Europa.
1) Como chegar à Sardenha? DE TREM
A Infraestrutura ferroviária na Sardenha abrange um total de 400 km de linhas, cerca de quarenta estações. Fazem parte da rede complementar: a linha Cagliari – Oristano – Macomer – Chilivani – Olbia, e a “dorsal Sarda”, que cruza de norte a sul a ilha inteira. Completa a infraestrutura ferroviária da região: A linha de Olbia – Olbia M.ma / Ilha Branca, com ligação direta desde Olbia para o mar, A linha Porto Torres – Porto Torres Cristóvão Colombo.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
2) Como chegar à Sardenha? DE AVIÃO
Na Sardenha há seis aeroportos conforme listados abaixo:
- Aeroporto de Alghero-Fertilia;
- Aeroporto de Cagliari-Elmas;
- Aeroporto de Decimomannu;
- Aeroporto de Olbia-Costa Smeralda;
- Aeroporto de Oristano-Fenosu;
- Aeroporto de Tortolì.
Para quem escolhe o aéreo, os principais aeroportos com serviços regulares de voos são três: Cagliari, na costa sul, é o principal aeroporto da ilha e oferece conexões com os principais aeroportos italianos e europeus, com serviços regulares de vôos. O aeroporto fica a 7,5 km do centro de Cagliari e é acessível através de:
- TREM FS, de Elmas à Estação Central de Cagliari, em 9 minutos, custa €1,25.
- RADIOTÁXI, em 10 minutos até o centro da cidade.
- ÔNIBUS ARST, do Aeroporto até a Estação Central de Cagliari, Praça Matteotti, de 30 em 30 minutos.
- A PÉ, pela ciclovia (tanto pelo centro quanto por Macchiareddu e Capoterra).
O outro aeroporto é o Olbia, na costa nordeste, e o Alghero, na costa noroeste.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
3) Como chegar à Sardenha? CONEXÕES COM AS BALSAS
As conexões com as balsas são frequentes no verão; as companhias ultimamente têm oferecido barcos velozes, que permitem uma viagem de apenas 6 horas. Sardenha é acessível por todos os portos do continente italiano. As destinações em Sardenha são: Cagliari, Porto Torres, Olbia, Golfo d’Aranci (Olbia) e Arbatax. Aconselha-se fazer reserva no verão! A reserva para a alta temporada abre normalmente no fim de março, começo de abril.
Companhias marítimas com destino para a Sardenha:
- Tirrenia (www.tirrenia.it ) Genua – Porto Torres;Olbia, Arbatax;
- Civitavecchia – Olbia, Arbatax, Cagliari;Fiumicino – Golfo Aranci, Arbata;
- Moby Lines (www.mobylines.it);Genua – Olbia;Livorno – Olbia;
- Civitavecchia – Olbia;Corsica Ferries ( www.corsica-ferries.it);
- Livorno – Golfo Aranci;
- Civitavecchia – Golfo Aranci; Grimaldi (Grande Navi Veloci, www.gnv.it); Genua – Porto Torres; Genua – Olbia.
Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Existem lugares onde é possível reencontrar-se e redescobrir o senso de tempo, uma dimensão mais natural – lugares onde a palavra “harmonia” tem um significado tangível e concreto, onde o tempo assume uma outra dimensão a ser descoberta, onde podemos afiar nossos sentidos, até então dormentes pela vida cinzenta da cidade.
Viajar pelas praias primitivas, onde se pode ainda cruzar o olhar com habitantes da região, trocar algumas palavrinhas e talvez até sentar à mesa como um hóspede para saborear aquelas iguarias que só se vê nos lugares de origem. É possível encontrar tudo isso e mais um pouco nessa maravilhosa ilha!
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Estive semana passada e amei cada minuto na ilha! As praias de Spiaggia Capriccioli e Cala Coticcio são imperdíveis! A localização do hotel Balocco em Porto Cervo é perfeita! Ótimos restaurantes, mercados e farmácias próximos ao hotel! Super indico.
Valeu pela super dica querida! 🙂 grande abraço
Ana Patricia
Parabens pelo post…apesar de sua beleza, a Sardegna ainda é um destino pouco desconhecido para muitos brasileiros…
REalmente!!! espero que o blog possa ajudar trazendo informações sobre esses lugares maravilhosos como por exemplo Sardenha, Apulia e Calabria mas tão pouco conhecido pelos brasileiros:)