O que conhecer em um dia em Siracusa?
Siracusa é uma cidade que possui uma das culturas mais ricas de influências gregas, romanas, bizantinas, normandas e até árabes. Durante séculos, foi a mais poderosa cidade da ilha e ainda oferece numerosas e impressionantes construções de épocas anteriores que testemunham a glória e esplendor. Vamos ao nosso Post do dia? O que conhecer em um dia em Siracusa? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista esse vídeo com imagens maravilhosas de Siracusa!
(Fonte: DroneScapes)
Nossa Introdução
A visita à Siracusa será maravilhosa, você vai fazer uma viagem inesquecível através do tempo entre os templos gregos de Ortígia, as igrejas cristãs, os esplêndidos palácios Suevos, Aragoneses e barrocos; você poderá girar em meio a belos jardins, belas praças e ruas estreitas desta ilha mágica para descobrir os talentos de artistas italianos, como Antonello de Messina e Caravaggio.
Que tal um Tour guiado a pé em Siracusa – Ortigia e Neapolis? Clique aqui para saber mais!
1) O que conhecer em um dia em Siracusa? O PARQUE ARQUEOLÓGICO DE NEAPOLIS
Você pode começar a partir do coração do grego de Siracusa, me refiro ao Parque Arqueológico de Neapolis, onde existem monumentos memoráveis, como o Anfiteatro Romano, o teatro grego e a famosa Orelha de Dionísio que, de fato, testemunham a história de Siracusa e da Sicília, que começou no século VIII A.C. com a colonização grega. Leia também: Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília? e Itinerário de carro na Sicília!
Este parque abrange não só a parte mais monumental da cidade, mas também uma série densa de testemunhos de vários períodos que abrangem da era proto-história ao antigo bizantino, e é considerado um museu a céu aberto até hoje.
O Parque Arqueológico de Neapolis inclui no seu âmbito a maioria dos monumentos gregos e romanos clássicos de Siracusa, como, o Altar de Hierão II, o teatro grego, a Orelha de Dionísio no Paraíso Latomia, o anfiteatro romano e a necrópole Grotticelli, com o túmulo de Arquimedes.
2) O que conhecer em um dia em Siracusa? O TEATRO GREGO
O Teatro Grego é o monumento de maior importância dentro desta área arqueológica, e foi o maior teatro do mundo antigo. Foi construído por volta de 470 A.C. por Hierão I, com capacidade para 15.000 espectadores e diâmetro com quase 140 metros.
Ele está bem preservado, apesar de repetidas intervenções de modificação e desmontagem que sofreu ao longo dos anos. O Teatro Grego de Siracusa agora também é famoso internacionalmente por performances teatrais clássicas realizadas anualmente. Se você ama Pathos, você não pode deixar de ir até lá no final de Maio e início de Junho, para ver a encenação das tragédias gregas.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!3) O que conhecer em um dia em Siracusa? A ORELHA DE DIONÍSIO
Você pode admirar a Orelha de Dionísio, uma caverna com um incrível eco que, segundo a lenda, foi explorada pelo tirano de cidade. A história diz que ele estava escondido em um barranco e ouviu as conversas dos inimigos trancados na caverna, sem poder vê-los.
A caverna é famosa por suas propriedades acústicas singulares que amplificam qualquer som o tornando perfeitamente perceptível para aqueles que estão na sua entrada.
4) O que conhecer em um dia em Siracusa? A ILHA DE ORTÍGIA
Como em qualquer visita respeitável, não se pode deixar de olhar em volta e andar pelas ruas estreitas do centro histórico da cidade, o de Siracusa, que por sinal está localizado em uma bela ilha, Ortígia, que é o coração da cidade. A Ilha Ortígia é a parte mais antiga da cidade de Siracusa.
Que tal um passeio de barco pela Ilha de Ortígia? Clique aqui para saber mais!
5) O que conhecer em um dia em Siracusa? O CASTELO MANIACE
Como toda a Sicília, Ortígia também é testemunha de séculos passados e populações que passaram ali. Seu território fala de uma história antiga que tem viu a chegada dos gregos, seguidos pelos romanos, pelos suevos, aragoneses e pelos árabes.
Entre as mais belas coisas para ver em Ortígia vale lembrar-se do Castelo Maniace, o Templo de Apolo, a Catedral, a Fonte de Artemis, a Fonte de Arethusa, a Porta Úrbica, o Palácio do Arcebiscpo e muitas igrejas, todas as obras maravilhosas, mas que em um dia você não consegue visitar.
Alguma pequena descrição de alguns destes monumentos maravilhosos podem servir para entender completamente do que estamos falando, de quanta história há nestes monumentos e palácios, e a magia deste ‘pedaço’ da cidade. Ele começa a partir do Castelo Maniace, localizado na parte sul da ilha e construído na época dos suevos por Frederico II, na primeira metade do século XIII. Este castelo foi utilizado como residência e como uma estrutura defensiva. Hoje há apenas uma das quatro torres que existiam em todos os cantos da praça do castelo, por causa do violento terremoto de 1693.
Mapa 01 com as atrações em Siracusa
6) O que conhecer em um dia em Siracusa? O TEMPLO DE APOLO
Merece uma visita também, o Templo de Apolo, que está localizado na parte norte da ilha de Ortígia e é considerado o mais antigo templo da Sicília. Com o tempo passou por várias modificações até se tornar uma igreja, virou uma mesquita e voltou a ser igreja de acordo com a religião dos governantes.
Localização
O Templo de Apolo está localizado exatamente em frente à Praça do Palanque, na entrada de Ortígia, localizado em um vale cercado por vegetação e palmeiras onde você pode desfrutar de um passeio ao longo da varanda a rodeia.
Recomendamos uma visita com tempo bom, porque, por estar ao ar livre, com o céu azul-turquesa e o sol, parecem brilhar. À noite é iluminada com luzes amareladas que destacam a magnificência da estrutura. Sob o governo do aragonês foi transformado em quartel.
7) O que conhecer em um dia em Siracusa? O DUOMO E O PALÁCIO DO ARCEBISPO
Continuando a caminhada você vai encontrar o Duomo e o Palácio do Arcebispo. Construído sobre o antigo templo grego de Atenas, a Catedral de Santa Maria das Colunas é um ponto de interesse muito especial, inigualável; a entrada é como voltar atrás no mundo antigo, onde você pode admirar a longa história deste lugar sagrado. Um magnífico exemplo do barroco siciliano, que apesar de ser uma obra única, reflete o resultado da mistura de estilos diferentes.
Um pouco mais sobre o Palácio do Arcebispo
O interior da catedral é dividido em três naves e no final delas, à direita, estão quatro capelas: a do Batistério, a de Santa Lúcia, a do Sacramento e a do Crucifixo. Dentro dessas capelas existem diferentes obras de arte. Basta sair do Duomo para continuar impressionado com a Praça homônima notável, que mostra a seus visitantes todo o seu brilho branco.
A praça ‘brilhante’ não só é a casa da Catedral de Santa Maria Catedral das Colunas, mas também possui muitos outros edifícios que criam uma harmonia geral bem atraente. Perto do Duomo, há o Palácio do Arcebispo, construído no século XVII pelo Bispo Torres, lá dentro fica a Biblioteca do Arcebispo Alagonia, de 1780.
8) O que conhecer em um dia em Siracusa? A FONTE DE ARETUSA
Em cerca de um quilômetro quadrado, contém várias maravilhas que o homem construiu e que a história tem levado até os dias atuais. Da Piazza Duomo ao longo da Via Picherali, se chega a Fonte de Aretusa. Mesmo ao lado do mar existe esta pequena fonte de água doce dentro da piscina onde agora cresce um grande Papiro.
Este lugar é cercado por uma lenda fascinante que narra que a ninfa Aretusa fugiu de Alfeu, loucamente apaixonado por ela. A ninfa pediu ajuda a Artêmis que, para salvá-la, a transformou em uma fonte. A partir deste local encantador, perto do mar, você também pode admirar uma bela paisagem que chegas aos nossos olhos das Montanhas Iblei.
Mapa 02 com as atrações em Siracusa
Como Chegar a Siracusa?
Para chegar aos destinos fabulosos da Sicília não é difícil. A terra do sol está equipada com toda a infraestrutura pronta para receber turistas, com seus cinco aeroportos, portos, rodovias e estações ferroviárias, só te resta partir!
1) Como Chegar a Siracusa? DE AVIÃO
A Sicília é servida por cinco aeroportos, dois dos quais são internacionais. Os aeroportos sicilianos estão ligados por voos diretos de e para as principais cidades italianas e europeias, e também servem como uma escala para voos provenientes de aeroportos locais de todo o Mediterrâneo. Os principais aeroportos são: Catania Fontanrossa Vincenzo Bellini e o de Palermo, Punta Raisi chamado de Falcone e Borsellino.
Depois, há o aeroporto de Trapani Birgi Vincenzo Florio, que está crescendo rapidamente e que realiza diariamente um grande número de pousos e decolagens de companhias aéreas, para as cidades italianas e europeias e, finalmente, há os Aeroportos de Lampedusa e Pantelleria, com voos diretos para as principais cidades de e para a península.
Mas se você está chegando por outros aeroportos, leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE FLORENÇA PARA O CENTRO DE FLORENÇA?
2) Como Chegar a Siracusa? DE TREM
Se preferir ir de trem, a Sicília está ligada ao resto da península pelo grupo nacional das Ferrovias Estatais – Treintalia; as ferrovias ligam todas as províncias sicilianas. Saiba que a Trenitalia, é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?.
3) Como Chegar a Siracusa? DE NAVIO
É possível chegar a Sicília por mar. Os principais pontos de referência são os portos de Messina, Palermo, Catania, Augusta, Trapani, Gela e Porto Empedocle, em Agrigento. Outros menores, mas importante para o turismo, são as marinas de Cefalu, San Vito Lo Capo e Pozzallo. De Catania você também pode usar o Espresso Ravenna, que liga a ilha com os portos do Adriático. Em Trapani, finalmente, você pode chegar de barco a partir da Tunísia.
No Site que indico você encontrará vários destinos para viajar com o Ferry Boat, clique no link a seguir: www.directferries.pt/viajandoparaitalia
4) Como Chegar a Siracusa? DE CARRO
Para aqueles que querem alcançar a Sicília de carro ou moto, a maneira mais rápida é a autoestrada do Sol (www.autostrade.it) que é livre de pedágios de Nápoles a Reggio Calabria; saia em Villa San Giovanni, e pegue uma das balsas que atravessam a Estreito. O serviço de travessia no Estreito é feito por diferentes empresas: Ferrovias do Estado, Caronte e Meridiano. Leia aqui alguns Exemplos de Roteiro de Viagens de Carro pela Itália.
Vai viajar pela Itália de carro?
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Não sabe onde alugar o carro?
Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST: PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba quanto tempo você precisa para visitar a região da Sicília!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que conhecer em um dia em Siracusa? Siracusa é a prova concreta da sucessão de povos que deixaram sua marca significativa pela cidade grega, um símbolo da passagem dos séculos. Mais de mil anos de dominação, maravilhosamente fotografado na mistura mágica de construções barrocas, museus, praças e ruas de uma cidade que ecoa a história e tradições.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Suas informações são importantes e valiosas, pretendo fazer uma viagem especificamente à Siracusa, estou elaborando um pré projeto de mestrado
em História sobre o período em que Arquimedes viveu na cidade, segundo os registros existentes no século III a.C.
Obrigada meu querido!! Boa sorte no teu projeto:) Ana