Itinerário de carro na Sicília?
Vamos começar nosso Post sobre Itinerário de carro na Sicília? É a viagem ideal para descobrir a Sicília em máxima liberdade, conhecendo às localidades de maior interesse histórico, artístico e paisagístico, um tour completo para colher a beleza da ilha pelos litorais às regiões internas, pelas cidades de artes aos pequenos vilarejos, uma região de descoberta, conhecer e viver através de um leque de etapas, que espaçam, segundo os desejos e as exigências de cada um, entre natureza, história e tradição. Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo e se encante pela belíssima Sicília
(Fonte: Drone Travel)
Nossa Introdução
Será uma semana itinerante, durante as quais sentir-se livre para seguir o percurso segundo o ritmo e o instinto do viajante. O tour prevê partida e chegada em Palermo. Este nosso itinerário prevê etapas históricas, artísticas e naturais na bela Ilha da Sicília, com partida de Palermo, alugando um carro até o aeroporto (Saiba aqui quanto custa viajar de carro na Itália). Visitaremos Palermo, Trapani, Agrigento, Ragusa, Catania, Siracusa, Taormina e de volta a Palermo.
1) Itinerário de carro na Sicília? PALERMO
Iniciaremos a nossa viagem dedicando uma inteira jornada a esta esplêndida cidade, Palermo que conheceremos mais de perto. De certo escolher o carro também tem os seus problemas, pois Palermo é frequentemente congestionada pelo tráfego, mas conseguiremos tranquilamente superar o obstáculo tráfego. Lei no link a seguir sobre as Zonas de Tráfego Limitado: Como funcionam as ZTL na Itália?
Um pouco mais sobre Palermo
A cidade governada por diversos povos estrangeiros como os fenícios, os romanos, os bizantinos, os normandos fizeram com que a Sicília fosse uma mistura de costumes e identidade, características que a tornam, ainda mais fascinante e interessante, e também a arquitetura e o patrimônio refletem esta mistura de culturas. Que tal um tour de Comida de Rua e História de Palermo: Excursão a Pé? Clique aqui para saber mais!
Catedral de Palermo e o Relógio Solar
Iniciamos visitando a capital siciliana partindo da catedral, uma das obras mais características da cidade, importante monumento arquitetônico que engloba esta estratificação de estilos. Posta na mais antiga área sagrada de Palermo, se mostra sobre um vasto plano sistematizado pelo arque-bispo Simone di Bologna em 1452, onde surgia uma igreja bizantina que os árabes haviam transformado em mesquita e os normandos haviam restituído ao culto cristão. Interessante é também parar sobre o relógio solar, posta no pavimento em frente ao altar maior. O Relógio Solar é constituído por uma faixa metálica com comprimento de 21,812 metros do pé do gnômon extraído de uma nave lateral, aos lados do relógio, em um painel de mármore multicolor, estão representados os doze signos zodiacais. A seguir a foto da Catedral de Palermo.
Palácio dos Normandos e outras atrações
Então aconselho prosseguir para Via Vittorio Emanuele e visitar o Palácio dos Normandos, a Capela Palatina (imperdível) e o claustro de San Giovanni degli Eremiti que se encontra nas proximidades do claustro, para após finalizar a manhã com um passeio a uma das famosas feiras de Palermo, Ballarò, cheia de gritos, frutas, peixes, o coração de uma cidade viva, com os perfumes e euforia a mandar e desmandar, onde se pode parar para provar as especialidades sicilianas. A tarde sairemos dali para passar na Casa Professa, em direção aos quatro cantos e Fontana Pretoria, e as Igrejas da Martorana e de São Cataldo. E obviamente não deixe de Visitar o Duomo de Monreale que é fantástico! A este ponto aconselho pernoitar em um B&B ou em um hotel da cidade, repousar-se para estar leves e prontos para um novo dia. Onde se Hospedar em Palermo?
Vídeo de Palermo feito com drone
(Fonte: Luca Piraino)
2) Itinerário de carro na Sicília? TRAPANI
Reserva do nômade, Trapani, 107 km. Hoje na visita de manhã aconselho a reserva do nômade, belíssimo passeio pelo campo na natureza e próximo ao mar, após uma das várias enseadas naturais. A tarde se dirija para Trapani, a cidade circundada pelo mar e protegida pelo monte Erice, viagem no centro da cidade, jantar e depois noitada nos locais lotados da cidade, pernoite na zona de Trapani. Que tal conhecer a Ilha de Levanzo com Excursão a Caverna Genovese? Clique aqui para saber mais!
Vídeo de Trapani feito com Drone
(Fonte: Mariano di Giovanni)
3) Itinerário de carro na Sicília? SEGESTA, SELINUNTE E AGRIGENTO
Segesta, Selinunte, Agrigento, 268 km. Partindo de manhã cedo de Trapani em direção a Agrigento, onde chegaremos ao entardecer, porque durante o trajeto faremos visita também a Selinunte e Segesta. Belíssimo é o templo de Segesta, magnífico exemplo de estilo dórico em ótimo estado de conservação. Não menos é o teatro grego escavado na rocha que provavelmente remonta à metade do V século. Em eterna competição com Segesta está Selinunte.
Acrópole
Uma das zonas mais interessantes é certamente a acrópole, onde reinam os poderosos restos dos numerosos templos de ordem dórica e de fortificações em precipícios sobre o mar com um efeito deveras fascinante. Deixados os carros no parque de estacionamento em frente a entrada, nos encaminhamos àquela que um tempo era o coração pulsante da cidade. Após ter almoçado, prosseguimos em direção a Agrigento. É uma das mais antigas cidades de Sicília, junto com Siracusa. A posição da cidade é panorâmica, se veem, a poucos quilômetros, o mar, os templos, as escavações e os outros monumentos antigos.
Vale dos Templos
Em Agrigento podemos visitar um dos lugares mais fascinantes do mundo, O Vale dos Templos, para inebriar-se da magia e da história de uma das mais importantes evidências da história antiga de Sicília, com dez templos em ordem dórica, várias necrópoles e numerosos outros restos do V século a.C., todos em um estado de conservação única. Vos aconselho de pernoitar em um hotel na região de Agrigento. Que tal um Passeio de E-Scooter pelo Vale dos Templos? Clique aqui para saber mais!
Vídeo belíssimo de Agrigento
(Fonte: SandroC70)
4) Itinerário de carro na Sicília? PRAÇA ARMERINA E RAGUSA
Praça Armerina, Ragusa, Km 102. Sicília oferece uma aglomeração de locais para se visitar, que espaçam entre natureza, história e tradição, de fato, hoje a nossa viagem será rica destes elementos. Depois de se ter feito um abundante café da manhã prosseguimos a nossa viagem em um dos locais espetaculares ricos em arte e história, Piazza Armerina, a qual nos empenharemos a manhã toda. Que tal sair de Catania para: Caltagirone e Piazza Armerina Tour de dia inteiro? Clique aqui para saber mais!
Piazza Armerina
A Piazza Armerina é a célebre comuna da província de Enna, o elemento principal que catalisa a atenção de cerca de 600.000 turistas cada ano, é constituído, pela celebérrima Villa del Casale, maravilhoso lugar sem tempo, esta magnífica vila patronal romana, rica em mosaicos e história, beleza e passado, datada entre o III e o IV século d.C. Depois de se ter visto a Villa del Casale, nos encaminhamos ao centro para parar em um restaurante típico para após prosseguir a Ragusa.
Castelo de Donnafugata
Chega-se de tarde em Ragusa, cidade barroca, declarada patrimônio pela Unesco, por sua preciosa evidência da arte barroca. A cidade é subdividida entre a parte superior moderna e aquela inferior, chamada Ragusa Ibla, surgida pelas ruínas da antiga cidade e reconstruída, após o terremoto, segundo o antigo reajuste medieval. Interessante é, além dos vários palácios e igrejas, o castelo de Donnafugata. Ao contrário de quanto o nome possa fazer pensar, não se trata de um verdadeiro e próprio castelo medieval, mas de uma suntuosa moradia nobre ao tardar do XIX século.
Sobre o Castelo
O nome do castelo é provavelmente de origem árabe, pelo nome dado à localidade, a lenda narra que a princesa Bianca di Navarra, aprisionada pelo conde Bernardo Cabrera, senhor do condado de Modica, conseguiu fugir através dos túneis que conduziam no campo circunstante o palácio, portanto, por esta razão Donnafugata. Acredito também que por hoje não resta mais nada que jantar e pernoitar em um hotel da cidade de Ragusa.
Vídeo de Ragusa feito com drone
(Fonte: Epic Life Flashes)
5) Itinerário de carro na Sicília? NOTO, SIRACUSA E ORTIGIA
Noto, Siracusa, Ortigia, 230 km. Hoje o nosso itinerário prevê a cidade de Noto, esplêndido fruto do barroco siciliano, na província de Siracusa, surge nas proximidades do Monte Alveria. Ponto de entrada do seu centro histórico é a belíssima porta Ferdinandea, atravessando se percorre o centro Corso Vittorio Emanuele que marca entrada ao salão da cidade. Ao longo do qual surgem um de frente ao outro, os dois edifícios mais importantes da cidade e que merecem uma visita, como o Palazzo Ducezio, pequena joia da arquitetura civil, e a esplêndida catedral dedicada a San Niccolò. Entusiasmados pela Noto barroca, chegamos ao momento de retornar e continuar em Siracusa, cuja fama é ligada a sua história grega, quando era uma das pólis mais importantes e poderosas do Mediterrâneo. Que tal uma Excursão de dia inteiro em Siracusa e Noto? Clique aqui para saber mais!
Cattedrale della Natività di Maria Santissima
Em Siracusa devemos admirar as belezas de época barroca como a Cattedrale della Natività di Maria Santissima, a Chiesa di Santa Lucia alla Badia e ao teatro grego. Encerramos o passeio admirando a esplêndida Ortigia. A ilha de Ortigia foi o primeiro núcleo habitado de Siracusa. A ilha de Ortigia é o coração pulsante de toda a cidade, somente um quilômetro quadrado e também um fascinante cofre de tesouros e de belezas naturais que nos surpreendem. Templos, castelos, antigas moradias aristocráticas e igrejas barrocas que determinam o fascínio da pequena ilha dedicada a Ártemis. Aconselha-se pernoitar em uma hospedagem domiciliar em Siracusa.
Vídeo incrível de Noto
(Fonte: Sky drone)
6) Itinerário de carro na Sicília? SIRACUSA
Siracusa. O dia inteiro para continuar com a visita a Siracusa.
Assista esse vídeo de Siracusa
(Fonte: TreccaniChanel)
7) Itinerário de carro na Sicília? CATANIA, ETNA E CALTAGIRONE
Catania, Etna, Caltagirone, 190 km. Estamos juntos no penúltimo dia de nossa viagem. Hoje visitaremos Catania famosa pelo seu barroco, Piazza Duomo, a mais comumente chamada Piazza dell’Elefante, que se encontra ao fim da via Etnea, uma estrada perfeitamente reta, em direção ao Etna, que corta a metade da inteira cidade. Nesta praça se encontra, justamente, a catedral dedicada a Sant’Agata, padroeira de Catania, e o monumento ao elefante, símbolo da cidade e emblema de Catania. Que tal um Tour ao Monte Etna com: teleférico, jipe e excursão a pé até o cume? Clique aqui para saber mais!
Vídeo de Catania feito com drone
(Fonte: Epic Lif e flashes)
Liotru
O elefante negro de lava, chamado pelos cataneses também de ‘Liotru’, remonta a época romana e carrega em suas costas um obelisco egípcio. Não podemos deixar de visitar a Via Crociferi talvez a estrada mais bela da Catania do XVIII e patrimônio da Unesco, no qual surgem igrejas de notável importância histórica e arquitetônica. Depois de ter feito um lanche rápido, nos dirigimos em direção ao Parco Nazionale dell’Etna, o maior vulcão da Europa, com os seus 3.340 metros de altura. O trajeto dura cerca de 15 minutos e uma vez chegados em cima do Etna, o espetáculo é absolutamente fascinante.
Caltagirone
Se você prefere fazer as coisas mais tranquilamente, te aconselho dormir em Catania, se prefere ver mais cidades, pode ir para Caltagirone, grande centro da província de Catania. Uma figura importante na história da cidade é representada por Don Luigi Sturzo, prefeito durante quinze anos, fundador da Scuola di Ceramica, que ainda hoje leva a cabo um desempenho de primordial importância para as novas gerações de artesãos cerâmicos. Caltagirone tem portanto tantas outras coisas que a tornam famosa, como de exemplo a célebre e espetacular escadaria de S. Maria del Monte, que além de despertar maravilha pelo seu comprimento e declividade, tem todas as elevações dos graus inteiramente recobertos de finíssimas maiólicas que merecem ser visitadas. Ao fim de tarde se janta onde precisa e aconselho a reserva em uma hospedagem domiciliar em Caltagirone.
8) Itinerário de carro na Sicília? TAORMINA E PALERMO
Taormina, Palermo, km 259. Estamos chegando ao fim de nosso itinerário, hoje visitaremos Taormina, e no final do dia partiremos para Palermo. Última etapa do nosso itinerário é a mundana Taormina, desde séculos meta de viajantes e turistas, amada por artistas e escritores. Dada a sua posição (200 sobre o nível do mar) é comparada a um esplêndido terraço que leva o relance pela vertente do mar jônio àquele do vulcão Etna.
Atrações de Taormina
Taormina é famosa por seus becos com lojas de moda, o seu teatro grego, a espetacular vista que oferece sobre o mar jônio e a famosa Ilha Bela. Aqui o turismo é ativo todos os anos e é facilitado não somente pela beleza cultural e naturalista típica da cidade mas também por um bom sistema receptivo e recreativo e pelo típico calor siciliano. No decorrer dos séculos, a cidade tem sempre sido uma grande meta turística que há também abrigado também algumas personalidades célebres, por Guglielmo II di Germania, numerosos escritores como Goethe, Maupassant, D. H. Lawrence, A. France, Oscar Wilde, Brahms.
Taormina é considerada a mais desejada localidade de estadia siciliana. Das gloriosas antiguidades, conservadas no silêncio de suas estradas, o monumento mais insigne sem dúvida é o teatro greco-romano. Não obstante as devastações, esta estrutura é de certo uma das melhores conservadas do gênero, depois o teatro de Siracusa. Durante a tarde, partida para Palermo onde no dia seguinte deixaremos o carro na concessionária e retornaremos à vida cotidiana. Que tal um passeio em Taormina a pé ao pôr do sol e aperitivo no terraço do último andar? Clique aqui para saber mais!
Vídeo de Taormina feito com drone
(Fonte: DK Aerial)
Mapa 01 com o Itinerário na Sicília
Mapa 02 com o Itinerário na Sicília
Como chegar a Sicília?
1) Como chegar a Sicília? DE AVIÃO
Na Sicília se chega de avião pelos aeroportos internacionais Falcone e Borsellino (Palermo), Fontanarossa (Catania), V. Florio (Trapani – Birgi). De Palermo, Catania e Trapani partem voos aéreos para as ilhas de Lampedusa e Pantelleria. Leia aqui como chegar ao Hotel a partir do Aeroporto de Palermo?
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO
2) Como chegar a Sicília? DE TREM
A infraestrutura ferroviária em Sicília se estende complexivamente por cerca de 1.350 km de linhas. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“. Veja as opções de viagens através do site da Trenitalia.
3) Como chegar a Sicília? DE CARRO
As autoestradas ligam Palermo com Catania (A 19), Palermo com Messina (A 20), Messina com Catania (A 18) e Palermo com Mazara del Vallo e Trapani (A 29). Eficiente a restante rede de estradas distinta em percursos velozes, estradas estatais e provinciais, ideais para desfrutar da melhor paisagem.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! Leia nosso Post “Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália?
Você Sabia?
Querido Leitor! É um prazer te ver por aqui! Você sabia que participo da revista Mala para Dois como convidada especial? Não deixe de ler o meu primeiro post para uma viagem segura no link Conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália! E os posts da seção Viagem de Carro na Itália, Exemplos de Roteiros, onde de tempo em tempo estarei escrevendo e dando um exemplo de um tour de carro em uma região Itália.
Gostaram da ideia?
Então não deixem de me seguir e deixar seu comentário;) Leia aqui a nossa matérias sobre a Sicília na Revista Mala para Dois – Mês de SETEMBRO! E visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas ( você poderá abaixar gratuitamente) que são super especiais e conheça e faça parte da comunidade de Mala para Dois!
Nosso próximo itinerário será dedicado a maravilhosa região da Sardenha com as suas famosas localidades como Olbia, Porto Cervo, Palau, S. Maria Teresa di Gallura, Arcipelago della Maddalena, Castelsardo, Stintino, Capo Caccia, Alghero Bosa, S’Archittu, Penisola del Sinis, Orgosolo e Orosei.
Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa viajar de carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Itinerário de carro na Sicília? A Sicília é uma das pérolas do sul da Itália. A natureza parece ter destinado a esta terra as suas maiores maravilhas: montes, colinas, e sobretudo o mar, que com as suas incríveis cores, a transparência das águas e a beleza das suas profundidades distingue-se de outros mares. Não nos esqueçamos, pois, a espetacularidade dos vulcões, alguns dos quais mais adormecidos como o Etna e o Stromboli. Um fascínio acrescentado se deve também pelas preciosas evidências arqueológicas que relatam as antigas origens da Trinacria (original nome de Sicília), pelos tantos monumentos, testemunho de uma arte que soube forjar-se no decorrer dos séculos
Está inseguro?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá Ana,
Seu post está muito bom. Perfeito para quem quer conhecer a Sicília de carro, como estou pensando.
Mas gostaria que você esclarecesse uma dúvida: Já se sabe que o transito em Palermo é caótico. Mas como é dirigir pelo interior da ilha (suponho que fácil), e principalmente, como proceder para chegar ao centro das cidades do percurso e nos hotéis, que (certamente) são medievais, de transito restrito e de difícil acesso e estacionamento?
Como vocês enfrentaram o problema?
Grato.
Luiz Carlos
Querido é sempre importante usar o GPS, no Gps geralmente avisa onde tem areas que não pode entrar com o carro, de resto, cada cidade é diferente, esse tipo de informação você vai ter sempre diretamente com o hotel, mas de qualquer forma eu aconselho sempre para quem viaja com o carro de não pegar nunca hotel no centro das cidades.. sempre melhor ficar fora do centro e ir para o centro a pé (tantas vezes as cidades medievais são pequenas) ou com um transporte público ou até mesmo um taxi.. Um grande abraço, Ana
Fantástico!
Muito obrigada por todas as informações.
Dá vontade de ir a correr para todos os lugares!!!
Verdade!:)
Oi Ana,
Estou na parte final do meu roteiro para Itália, que é a Sicília.
A sua sugestão desse post pode ser feita com o início em Taormina e finalização em Palermo? Eu termino minha viagem em Palermo, de onde volto a Roma.
Estou com medo de dirigir na Sicília. Já li que os motoristas não respeitam nenhum sinal de transito, nem mesmo o sinal fechado para travessia de pedestres. Isso é verdade?
Abraços e obrigada.
Bethania
Bethania, depende do motorista.. não são todos iguais:) infelizmente as pessoas tem essa tendência a achar que italiano é tudo igual e não é assim:) viaja tranqüila.. tenho certeza que a Sicília vai te surpreender:)
Olá! Seu post está muito prático e perfeito! Obrigada pelas dicas! Eu gostaria da sua opinião particular!
Vou ficar apenas 4 dias na Sicilia chegando por Palermo. Qual cidade vc eliminaria? E qual vc acha top demais!
Obrigada!
Bjs
Ammy, colocaria Erice, Siracusa e Taormina com certeza:) Boa viagem, Ana
Olá Ana Patrícia, estamos pensando em nossa viagem para um lado da Itália que ainda não conhecemos que é a Sicília. Pensamos o seguinte roteiro:
Rio/Roma/Palermo – pernoite ??? dias; Dali seguiremos de carro pela Sicília, visitando: Messina, Taormina, Catania, Siracusa, Pozzallo, Palma di Montechiaro, Siacca, Marsala, e retornando para Palermo. Em seguida iremos pra Veneza(3 dias ) e depois Milão(4 dias). A nossa dúvida é saber quantos dias dedicaremos a cada cidade da Sicília, ou quais cidades vale a pena pernoitar. Poderia nos ajudar? Somos um casal de 68 e 73 anos. Muito obrigada.
Tania, em média um ou dois dias depende de cada cidade.. veja que no blog tem post para a maior parte delas, assim como exemplos de tours pela Sicilia:) Vai aqui Caso precise de uma ajuda mais profissional veja tb o email que te enviei explicando os detalhes do meu serviço de consultoria:) Boa viagem e obrigada por me seguir:)