Quem são os principais artistas italianos?

A Itália é berço de vários artistas renomados no mundo. Você sabe quais são os principais? Vem com a gente e saiba tudo sobre a Itália!

0 2.198

Quem são os principais artistas italianos?

Quando falamos de arte alguns dos primeiros nomes que nos vêm à mente são italianos! Com essa honra, de ser o berço de alguns dos principais artistas do mundo, a Itália se tornou uma referência para os amantes da arte mundial. Hoje vamos falar de três artistas primorosos: Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Caravaggio. Vamos ao nosso post do dia: Quem são os principais artistas italianos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Na Itália, em todas as cidades, em todas as praças, igrejas e monumentos há pelo menos UMA obra de arte! Sendo um museu a céu aberto, a Itália se tornou referência para vários períodos artísticos com obras de todas as dimensões, encantos e singularidades! Falar de todos os artistas italianos e suas principais obras seria algo eterno, tamanho o número de nomes que mereceriam ser citados, mas hoje vamos falar um pouco sobre três artistas que merecem destaque por suas magnânimas obras: Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Caravaggio.

1) Quem são os principais artistas italianos? CONHEÇA LEONARDO DA VINCI

Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 na cidade de Vinci, na região de Florença. Era filho ilegítimo de Ser Piero, um rico proprietário rural, e Catarine, uma camponesa. O sobrenome Da Vinci foi adotado em homenagem à sua cidade natal. Leonardo era: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico; também considerado um dos nomes mais importantes do Alto Renascimento, teve grande destaque na aviação e balística. Ele morou em Milão, Veneza e Roma e em 1516 foi convidado pelo soberano francês Francisco I, para morar no Castelo de Clous, na França.

Suas Habilidades Artísticas

Suas habilidades artísticas já eram notadas por seu pai, que reuniu alguns trabalhos do filho e os enviou para a oficina de Andrea del Verrocchio, que era um importante nome no âmbito das artes da região naquela época. Leonardo, então com 14 anos, foi aceito na oficina de Verrocchio e passou a ser seu aprendiz. Aos 20 anos ele passou a fazer parte da Corporação dos Pintores de Florença e já tinha admiração, aceitação e respeito de diversos artistas e intelectuais. Leonardo aprendeu, durante os anos de trabalho, técnicas da fundição, de pintura, de escrita e de cálculos bem como, se aperfeiçoou no uso de cores e perspectivas para executar obras de arte fantásticas. Ele foi um dos pioneiros a querer desvendar os mistérios do corpo humano e suas formas e funcionamento; ele estudava fetos no útero, formas do corpo humano e dissecava cadáveres. Ele também ‘inventou’ a técnica de escrever da direita para a esquerda, de forma de suas anotações pudessem ser lidas somente com a ajuda de um espelho.

A Técnica de Pintura ‘Sfumato’

A técnica de pintura ‘sfumato’, que consiste em mesclar as cores sem saber onde começa ou termina o contorno das pinturas, foi criada por ele. Uma característica de Da Vinci é que ele se recusava a entregar qualquer encomenda sem que ela estivesse PERFEITA… Para ele!  Na área das invenções, ele criou centenas de projetos de hidráulica, cosmologia, geologia, mecânica, música e ousados projetos de engenharia. Embora poucas de suas invenções tenham saído do papel, suas ideias contribuíram de forma evidente para a ciência.

Suas Obras mais Famosas

Suas obras mais famosas são Mona Lisa ou Gioconda (1503-1505), onde ele usou o esfumado e, hoje, fica exposta permanentemente no Museu do Louvre, em Paris; e A última ceia (1495-1497), um mural que mostra Cristo e seus apóstolos e foi uma encomenda da Igreja de Santa Maria dele Grazie, em Milão (e que pode ser visitada, clique aqui para saber mais). Leonardo nunca assinava suas obras, por isso muitos de seus trabalhos estão perdidos; outro fato: há diversas obras dele que ficaram inacabadas. O Papa Leão X falou de Da Vinci: ‘Ele gosta mais do caminho que da chegada, mais do processo que do resultado.’

Sua Morte

O artista morreu em 02 de maio de 1519 de causas naturais. Seu corpo foi sepultado na Capela de San Humberto, no Castelo de Amboise e em 12 de agosto de 1519, seus restos mortais foram enterrados no claustro da Igreja de San Florentino em Amboise. Curiosidades: Da Vinci era canhoto, homossexual e vegetariano.

Informações Úteis

PARA VISITAR E SE APROFUNDAR: há dois museus dedicados a Leonardo Da Vinci, um fica em Roma e foi inaugurado recentemente. Apresenta máquinas, anotações e manuscritos do artista; O outro fica em Florença e é um tipo de complexo, onde fica também a casa de Leonardo e algumas de suas anotações, obras e invenções.

2) Quem são os principais artistas italianos? CONHEÇA MICHELANGELO

Michelangelo de Lodovico Buonarroti era pintor, escultor, arquiteto e poeta. Sendo um dos maiores representantes do Renascimento Italiano é o responsável por obras como Pietá, O Juízo Final, Moisés, Davi e pela famosa Abóbada da Capela Sistina. Michelangelo nasceu em Caprese, na província de Arezzo, dia 6 de março de 1475. Filho de Lodovico Buonarroti e de Francesca, desde criança só queria desenhar.

Sua Trajetória

Aos 13 anos iniciou seus estudos na oficina dos irmãos Domenico e Davi Ghirlandaio, em Florença; em 1489 foi convidado por Lourenço para estudar na Academia dos Jardins dos Medici e em 1492, com apenas 17 anos, conclui sua primeira escultura, a ‘Madona da Escada’. Em 1497, o cardeal francês Jean Bilheres, encomendou a Michelangelo uma escultura de mármore para sua capela na Basílica de São Pedro. Ele foi enviado para Carrara para escolher o melhor mármore em bloco único e assim nasceu a Pietà, que foi finalizada em 1499. É sem dúvida a obra que Michelangelo mais se orgulhou de ter feito, tanto que ele fez questão de assinar na faixa que passa sobre o busto de Maria. Esse primor pode ser visto na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A Capela Sistina na Catedral de São Pedro

Em 1505 foi escolhido para esculpir o monumento fúnebre do papa Júlio II. A obra demorou 40 anos para ficar pronta e seu grande destaque é a estátua de Moisés, que tem 2,35 m de altura e fica no centro da parte debaixo do monumento. A obra de arte fica na Basilica di San Pietro in Vincoli, em Roma. Contra gosto, Michelangelo fez uma das pinturas mais famosas do mundo: a abóbada da Capela Sistina na Catedral de São Pedro, no Vaticano. Quando foi designado para fazer a pintura justificou: ‘Não sou pintor, sou escultor!’, mesmo assim ele se empenhou no projeto e entregou a obra em 1512, no Dia de Todos os Santos. A obra demorou 4 anos para ser concluída e entre os afrescos estão ‘A Criação de Adão’, ‘Pecado Original’, ‘A Expulsão do Paraíso’ e ‘Dilúvio Universal’.

O Juízo Final

Em 1534, o Papa Clemente VII encomendou o ‘Juízo Final’ para o altar da Capela Sistina. Na famosa pintura, Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem, assustada, não contempla a cena. Devido ao grande número de nus que aparecem na pintura, na época a obra causou furor e o Papa Paulo III queria destruí-la, porém solicitou a Daniel de Volterra ‘cobrir’ os nus mais ousados. Michelangelo morreu em 18 de fevereiro de 1564 e seu corpo está enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

Curiosidades

  • Michelangelo era bissexual, seu apelido no mundo da arte era Divino e seu pai era contra sua formação artística.
  • A Villa onde Michelangelo viveu, em Chianti na Toscana, foi colocada a venda há pouco tempo por 30 milhões de reais! O local tem 13 mil m² e foi comprada pelo artista em 1549, enquanto ele ainda trabalhava no projeto da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A casa tem três andares, dez quartos, sete banheiros e permaneceu nas mãos da família do artista por 300 anos até voltar ao mercado. Por ter se tornado propriedade particular, infelizmente não é possível visita-la.

3) Quem são os principais artistas italianos? CONHEÇA CARAVAGGIO

Se eu te perguntar o que você acha das obras de Michelangelo Merisi (ou Amerighi) você provavelmente não vai saber de quem estou falando! Conhecido como Caravaggio, em homenagem a sua cidade natal, Caravaggio, o artista nasceu em 29 de setembro de 1571 e era filho de Fermo Merisi, mordomo-chefe de Francesco Sforza, Marquês de Caravaggio e Lucia Anatore.

Sua Trajetória

Caravaggio tinha apenas seis anos quando a peste bubônica matou seu pai e, dizem que por isso, ele cresceu contencioso e agressivo. Com 12 anos, em 1584, ele entrou como aprendiz do estúdio de Simone Peterzano.  Não há registros sobre essa fase de sua vida, sabe-se, porém, que ele perdeu sua mãe em 1590. Com a herança que recebeu, Caravaggio partiu para Roma e ali conviveu com artistas e arquitetos de toda a cena da arte nacional e internacional.  Ele poderia ter vivido por vários anos com o dinheiro de sua herança, mas dizem que gastou tudo muito rápido e em seus primeiros tempos em Roma teve que lutar contra a fome e a miséria.

Com a saúde abalada, foi internado no Hospital de Santa Maria da Consolação, onde pintou quadros para a instituição. Quando recebeu alta ele foi buscar emprego. Ninguém o contratou e os poucos que o aceitaram, logo o demitiram por seu estilo único e, para a época, fora dos ‘padrões artísticos’. Um pouco mais tarde Cardeal Del Monte, clérigo rico e sofisticado e que colecionava de obras de arte o convidou para a Academia de São Lucas, a escola dos pintores de Roma. O cardeal acolheu Caravaggio em sua casa e, em troca, Caravaggio pintou uma série de quadros de jovens efeminados, uma vez que Del Monte divertia-se ‘discretamente’ com rapazes.

Polêmicas sobre sua vida

Uma das polêmicas do artista cai sobre Lena, uma prostituta que ele dizia ter utilizado como modelo para retratar a Virgem. Violento, se envolveu em diversas brigas e ‘conquistou’ vários inimigos ao longo dos anos. As obras do artista ganharam destaque por causa de suas ‘inspirações’: ele ‘usava’ imagens de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos; se inspirava em comerciantes, prostitutas, marinheiros e todo o tipo de pessoas que não eram da nobreza. O quadro A Morte da Virgem, foi inspirada em uma prostituta encontrada morta no lago. Aliás, Caravaggio ficou famoso por retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos. Um abuso para aquela época! Suas pinturas são caracterizadas por fundos escuros e toques realistas nas figuras retratadas. Com cenas fortes, muitas de suas pinturas foram consideradas ofensivas e, ao mesmo tempo, que agradava alguns, causava repúdio a outros.

Sua Obra mais Famosa

Sua obra mais famosa é, sem dúvida, Narciso, que retrata o jovem a beira do lago admirando sua própria figura. O quadro está exposto no Palácio Barberini, em Roma. Outras importantes e famosas obras são: A Cabeça de Medusa e Bacco, expostos na Galleria Degli Uffizi, em Florença. Além disso na Galleria Borghese em Roma você vai encontrar tantas obras desse artista.

Sua Morte

Caravaggio morreu em Julho de 1610, com 38 anos. Durante séculos seu corpo ficou em um lugar desonhecido. Após uma carreira de pouco mais de uma década, Caravaggio morreu de febre, sozinho e na miséria, em julho de 1610, aos 38 anos. Seu corpo permaneceu em local desconhecido e em 16 de junho de 2010, o ‘Comitê Caravaggio’ anunciou a identificação dos restos mortais do pintor através de análises de DNA. Hoje os restos mortais do pintor estão em Porto Ercole, na região da Toscana.

Curiosidades sobre Caravaggio

Caravaggio jogava pedras em transeuntes que passavam por sua janela e foi processado e preso várias vezes por esse motivo. Ele pintava direto na tela, sem nenhum esboço, dizem que seus quadros tinham fundo escuro porque ele não era capaz de pintar detalhes em profundidade.


Assista a esse vídeo e saiba: Mini curso de planejamento para viajar para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quem são os principais artistas italianos? A história dos artistas podem nos surpreender, não é?! Independente de quem é seu artista favorito, a Itália apresenta a arte em seu estado mais puro para todos os gostos. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!