Visite Geraci Siculo na Sicília

Hoje vamos para o interior da província de Palermo, na Sicília; nós vamos conhecer a terceira aldeia eleita como a mais linda da Itália: Geraci Siculo.

0 699

Visite Geraci Siculo na Sicília

A Itália elegeu, recentemente, as 20 aldeias mais bonitas de toda a Itália e premiou Geraci Siculo, na Sicília, como a terceira mais linda! Hoje levo vocês para descobrir todos os encantos dessa pequena cidade da província de Palermo, Geraci Siculo. Prontos? Vamos ao nosso post do dia? Visite Geraci Siculo na Sicília! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Assista a esse vídeo com as atrações e a história sobre Geraci Siculo

(Fonte: PiccolaGrandeItalia.Tv)


Nossa Introdução

Geraci Siculo é uma pequena cidade situada na província de Palermo, na Sicília. Ela ficou em terceiro lugar na lista de 2021 das Aldeias mais bonitas da Itália perdendo somente para Baunei, na Sardenha – que ficou em segundo lugar; e para a aldeia vencedora de 2021: Tropea, na Calábria. Hoje vamos para Geraci Siculo! Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?. Se você estiver hospedado em Palermo sugiro um Tour chamado Comida de Rua e História de Palermo: Excursão a Pé! Clique aqui para saber mais!

Geraci Siculo é uma pequena cidade de origem medieval e é, praticamente, inteiramente dedicada à agricultura. Com cerca de 1778 habitantes, também é famosa por sua água mineral, recolhida e engarrafada ali através das nascentes da serra Geracese. As tradições da aldeia também são particulares e contam com um torneio de justas em trajes de época chamado de “Giostra dei Ventimiglia”, que veremos adiante. Leia também Roteiro com transporte público no sul da Itália!

1) Visite Geraci Siculo na Sicília: PARQUE REGIONAL DA MODONIE

Quem sobe a montanha partindo de Cefalù, logo avista o Parque Regional da Madonie, que, passando por Castelbuono, já nos apresenta as belas ruínas do Castelo. Geraci Siculo fica no sopé rochoso de uma colina, e suas ruas estreitas e sinuosas, que se mesclam com becos e pátios, encantam!

2) Visite Geraci Siculo na Sicília: BEBEDOURO DA SANTÍSSIMA TRINTADE, O CASTELO E A IGREJA DE SANT´ANNA

Sugiro que você comece sua visita pelo famoso Bebedouro da Santíssima Trindade, construído pelo Marquês Simone Ventimiglia. O bebedouro se apresenta em uma retangular e possui impressionantes 20 metros de comprimento, com duas fontes de pedra laterais. Daqui, siga seu passeio pela Via Biscucco, uma rua toda de pedras, muito elegante.

Através dessa rua, você chega até o Castelo que, provavelmente, é da época bizantina – e que teria virado uma fortaleza militar pelas mãos da família Ventimiglia. Suas ruínas nos apresentam cantos deteriorados, mas de uma beleza incomum. Podemos ver também a bela Igreja de Sant’Anna, além da capela palatina que foi erguida pela família Ventimiglia. Aqui ficava o crânio de Sant’Anna, que está aqui desde 1242 e, posteriormente, foi transferido para Castelbuono.

3) Visite Geraci Siculo na Sicília: IGREJA DE SAN GIOACOMO

Saindo da Igreja de Sant’Anna, com uma breve caminhada, você chega até outra belíssima igreja: a de San Giacomo. Nessa igreja fica um valioso crucifixo de madeira do século XV, um afresco de estilo bizantino do século XV e uma estátua de madeira de San Giacono feita no século XVI. Não tenha medo de se perder pelas ruelas cheias de charme e encantos que rodeiam a cidade…

4) Visite Geraci Siculo na Sicília: PALÁCIO NOBRE DO LARGO GRECO E A IGREJA MATRIZ

Seguindo nosso passeio, não demora muito para logo avistarmos o Palácio Nobre do Largo Greco e, em seguida, à Piazza del Popolo. Aqui é o coração de Geraci e o local é dominado por duas igrejas: a Igreja do Collegio di Maria, erguida em 1762 e, claro, pela Igreja Matriz: a Igreja de Santa Maria Maggiore.

Um pouco sobre a Igreja Matriz de Geraci…

A Igreja Matriz de Geraci é a Igreja de Santa Maria Maggiore. Foi consagrada em 149, mas historiadores dizem que sua construção foi realizada bem antes, sem precisar a data. O portal da igreja é do século XIV, e, dentro dela, você encontra diversas obras impressionantes, como a pia baptismal em mármore alabastro, da oficina Gagini que data da metade do século XVI, e admiráveis estátuas de mármore da mesma escola, que representa as Madonas da Neve, Mercedes e a Criança.

Notável também são as estátuas de madeira de escultores sicilianos desconhecidos, feitas, provavelmente, entre os séculos XVII e XVIII. O coro de madeira data de 1650, assim como a obra da Anunciação – realizada no final do século XVI e atribuída a Jacopo da Empoli, que foi aluno de Vasari. Imperdível é visitar a cripta. A cripta reúne importantes móveis litúrgicos em ouro e prata e inclui uma refinada custódia, obra realizada do século XIV. A obra foi realizada por ourives toscanos e é de uma beleza magnífica.

5) Visite Geraci Siculo na Sicília: IGREJA DE SANTO STEFANO

Saindo da Igreja Matriz, siga ao longo do Corso V. Emanuele e, com alguns metros de caminhada, você vai encontrar outra igreja importante: a Igreja de Santo Stefano. Com uma belíssima torre sineira, a planta do local é elíptica e data do final do século XVIII. O local conserva uma preciosa escultura em madeira, de um autor desconhecido, que retrata Santo Stefano; a obra data do século XV. Ali você também pode observar uma tela atribuída a Giuseppe Salerno, que seria de 1609 e foi um dos artistas mais renomados das madonitas; ele foi apelidado de Zoppo di Gangi.

6) Visite Geraci Siculo na Sicília: A IGREJA DE SAN BARTOLO, O SALTO DEL VENTIMIGLIA E A IGREJA DE SANTA MARIA DELLA CATENA

Quem adora arte precisa visitar a Igreja de San Bartolo. Por quê? Porque aqui você encontra uma das esculturas mais bonitas da cidade: San Bartolo entalhado em madeira policromada do século XVII – sua autoria é desconhecida, mas a beleza dessa peça é de deixar a todos de queixo caído! Aqui também fica um altar-mor todinho de mármore que foi esculpido em meados do século XVI. Na volta, pare no Salto del Ventimiglia.

Afinal, o que é o Salto di Ventimiglia?

É um IMPRESSIONANTE mirante todo feito em vidro e ordenado para ser construído onde o Conde Francesco I Ventimiglia perdeu a vida ao se jogar barranco abaixo com seu cavalo. Ao lado deste lugar bem particular, você encontra a charmosa Igreja de San Giuliano, onde fica o mosteiro beneditino, e um pouco mais à frente, você chega até a deliciosa Piazza Sant’Antonino, onde fica a igreja dedicada a San Francesco. Dali, continue a descida para chegar até a Piazza del Municipio, onde – à direita – você irá encontrar a antiga igreja de Santa Maria della Catena.

7) Visite Geraci Siculo na Sicília: IGREJA DE SANTA MARIA DELLA CAVA

Já fora da aldeia, caso queira, você pode visitar a igreja de Santa Maria della Cava, que é um antigo mosteiro de fundação normanda, aberto em 1090 e a construção parece surgir do fundo da floresta, o que nos apresenta uma visão quase mágica, com seu portal ogival e os restos de afrescos feitos ali. Um charme é a pequena capela dos Santos Cosme e Damião, que se apresenta majestoso com seu portal gótico. Todos os anos por aqui, sempre no dia 27 de setembro, há diversas comemorações para celebração dos santos e, a celebração, é uma excelente ‘desculpa’ para você passar tempo ao ar livre e em contato com a natureza.

O que é a Giostra dei Ventimiglia?

A Giostra dei Ventimiglia acontece na primeira semana de agosto e evoca a época do concelho de Ventimiglia. A festa consiste em desfiles pela cidade, onde as pessoas usam trajes do século XIV, fazem diversos jogos de cavalaria, há apresentações de falcões adestrados em simulação de caça, feirinhas de culinária, muita música e diversas representações medievais, onde são apresentados shows com cavalos. Há também diversos eventos culturais, reconstrução de ambientes medievais, e várias exposição de produtos típicos. É uma delícia de evento e a cidade fica lotada!


Mapa com as atrações de Geraci Siculo

Visite Geraci Siculo na Sicília
Fonte: Google Maps


Um pouco da história de Geraci Siculo…

A história da cidade é longa, mas podemos resumi-la em poucas linhas: do século VI ao século VIII, a cidade foi dominada pelos Bizantinos; em 840, passou pelas mãos dos muçulmanos, mas isso não afetou as tradições da cidade – até o século XIV, na Capela do Palatino e na Igreja de Santa Maria, onde os o ritos grego-bizantino continuaram a serem feitos. No ano de 1072, com a chegada dos normandos, Geraci se torna a capital do concelho homônimo; já em 1252, o condado chega à família Ventimiglia, a quem Geraci deve muito de sua história.

Enrico Ventimiglia foi o responsável pelo primeiro núcleo da Osteria Magnodi, em Cefalù, e pela restauração do teto da Catedral; foi ele quem liderou, durante a guerra das Vésperas (1282-1302), o partido suábio-aragonês na guerra contra os Anjou. Entre 1338-54, o condado foi confiscado da família Ventimiglia e passou para as mãos de seus maiores rivais: a família Chiaramonte, isso por uma suposta desobediência de Francesco I ao governante aragonês que, não gostou de sua atitude e decidiu puni-lo. Em 1419, pelas mãos de Giovanni I Ventimiglia, o condado é elevado à categoria de marquesado e a capital se torna Castelbuono; devido às diversas batalhas vencidas como chefe do exército catalão, em 1422, Giovanni tornou-se vice-rei de Nápoles e da Sicília. Em 1430, Alfonso d’Aragona concedeu ao Ventimiglia o direito de total comando de seu condado.

Como chegar a Geraci Siculo?

Geraci fica a 120 km de Palermo. É possível chegar a Palermo de carro, através do transporte marítimo ou de avião. De Palermo até Geraci sugiro aluguel de carro. A estrada mais panorâmica atravessa Cefalù e Castelbuono: SS. 286 e 113, porém, a melhor estrada para chegar até Geraci é a autoestrada Palermo-Catania. Siga até Bivio Madonnuzza e pegue a SS.120, que te leva direto até Geraci Siculo. Saiba aqui como chegar a Palermo!

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha. VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Qual o melhor bate e volta a partir da Sicília? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Visite Geraci Siculo na Sicília. Conhecer uma das aldeias mais bonitas da Itália deve, com certeza, estar na sua lista de lugares para conhecer na sua próxima viagem para a Itália. Geraci Sciulo é uma cidade charmosa, que nos conquista por sua simplicidade e por seus ares calmos, como uma cidade medieval que, de fato, parece ter parado no tempo.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!