Como encontrar seus antepassados na Itália?

Nem sempre é uma tarefa fácil, mas saiba que é possível encontrar seus antepassados na Itália.

0 225

Buscando antepassados na Itália ou os teus documentos de origem?: como fazer?

Na internet há diversos sites de ‘buscas de sobrenome’, muitos deles em italianos, alguns bem completos, outros grátis e outros a pagamento; fato é: hoje temos muito mais facilidade de termos acesso às informações, mesmo do outro lado do oceano. Não é uma tarefa tão fácil, mas também não é nada impossível.

Alguns bancos de dados possuem fotos, documentos, livros de registros e outras informações que podem te ajudar a encontrar suas raízes italianas. Não vamos te iludir: algumas vezes não é possível encontrar nenhuma informação; há também documentos que estão ilegíveis e, portanto, inutilizados. Para encontrar o maior numero de informações possíveis é necessário paciência, MUITA paciência!

Como você pode encontrar seus antepassados na Itália?

Em busca dos ancestrais… Vamos aos sites!

  1. Na Itália há um site bem completo que se chama Antenati  (Antepassados em tradução livre). O site é administrado pela Direção Geral dos Arquivos e do Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo, de varias cidades, que uniram dados, documentos e disponibilizaram o serviço ao publico; o lado bom é que é grátis e não precisa fazer log in, o lado ‘ruim’ é que o site é todo em italiano e não disponibiliza (por enquanto) todas as regiões, porém é bem completo e, dentro da proposta que tem, cumpre seu papel. Para procurar documentos relacionados aos seus antepassados no portal Antenati, clique em ‘trova nomi’ (encontre nomes), no canto superior direito. Em seguida, preencha o formulário que lhe é proposto indicando o máximo possível de informações (nome, sobrenome, tipo de escritura a ser encontrada, cidade / local de origem e ano) o que vai facilitar muito sua pesquisa; depois clique no botão ‘cerca’ (pesquisar) para ver os resultados. Se você não tiver todos os detalhes, não tem problema, mas a pesquisa levará mais tempo, já que você vai precisar olhar documento por documento para ver se encontra o que deseja. O site contém muita informação, então não é dos mais rápidos, mas vai que você encontra justo aquele documento que estava faltando para dar entrada na papelada, não é?! ; )
  2. Outro site excelente para busca de documentação é o FamilySearch (busca de família, em tradução livre). Esse site já tem sua versão em português e é bem mais completo, claro que certas informações também não estarão disponíveis, mas não custa tentar.Acesse o site, que requer um breve cadastro e depois de fazer o log in preencha os dados do parente que você está buscando e clique em pesquisar. É possível salvar as pesquisas, fazer ‘caixas de documentos’ e manter tudo bem organizado. O interessante é que, ao clicar no nome da pessoa que você pesquisou, junto ao documento, caso haja disponível, aparece também as ligações familiares relacionados a essa pessoa. É ótimo! DICA: existe também o app para iOS e Android.
  3. Uma opção é o site My Heritage (minha herança, em tradução livre). Uma parte do site é grátis, para informações detalhadas, porém, é necessário fazer uma assinatura. Para quem busca documentos, acaba valendo investir. Além do mais é possível também solicitar exames de DNA para saber qual sua origem. Interessante, no mínimo! Após o registro e o pagamento, você pode iniciar sua pesquisa. A pesquisa é realizada da mesma maneira que nos outros: você preenche os dados, coloca local, tipo de documento que está buscado e clica em pesquisar. Lembre-se de que quanto mais informações você preencher, mais fácil fica para localizar o documento que você precisa. Também há app para os sistemas iOS e Android.
  4. Outro site especializado em árvore genealógica é o Ancestry (ancestrais). Sempre no mesmo estilo dos outros já citados, apresenta uma base de dados mundial. Faça o cadastro e preencha o formulário; assim como o My Heritage, há uma parte gratuita e outra paga, que apresenta mais detalhes. Também disponível como app para o celular.
  5. Como opções não faltam, há ainda outro site disponível para pesquisas: Altre Italie. Este site apresenta documentação dos EUA, entre 1880 e 1891; da Argentina entre 1882 e 1920 e do Brasil, entre 1858 e 1899. Muitas vezes não há registros na Itália, mas certa documentação importante pode estar disponível em outros países e nem pensamos nessa possibilidade. O site é grátis e está disponível em italiano e inglês. Depois de se cadastrar, faça sua pesquisa e veja se você encontrar as informações que procura.
  6. Este próximo site é dedicado a cidade de New York, é o Liberty Ellis Foundation, que apresenta documentação de imigrantes italianos que entraram nos EUA por NY entre 1892 e 1924 (há alguns registros que vão até 1957). Requer um pequeno cadastro e é totalmente grátis.
  7. O último site interessante é o Cogmix, que é mais como uma pesquisa de sobrenomes. O mais fácil de usar, apresenta, principalmente, informações relativos ao sobrenome e onde ele se concentra, principalmente, na Itália. Vale pela curiosidade.

Recomendo a leitura:

Você é descendente de italiano?


Complementando esse post, muitas pessoas procuram os documentos para poderem fazer a cidadania italiana, verdade?

Quem tem direito a solicitar cidadania italiana?

  • Tem direito todos àqueles que forem descendentes de italianos, porém com algumas limitações quanto à transmissão pela linha materna – apenas os nascidos após 1948 têm o direito.
  • Os filhos nascidos de união não matrimonial, casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade durante a minoridade do filho e adoção são casos inclusos no direito de cidadania italiana.
  • Outra maneira é através do casamento com descendentes de italianos (caso o conjunge que tem o direito faça solicitação da cidadania – vale para casais hetero e homossexuais). Já os homens não poderão ter a dupla-cidadania reconhecida se se casarem com italianas ou descendentes de italianos (as), nesse caso somente os filhos do casal poderão ter o reconhecimento. Os homens, neste caso, podem requerer a naturalização italiana.
  • Para a cidadania herdada via casamento é necessário aguardar três anos para solicitar a cidadania. Os documentos necessários são a certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade do cônjuge.

Quais documentos que eu preciso para solicitar a cidadania italiana?

  • Para os filhos de italianos nascidos fora da Itália é necessário reunir: certidão de nascimento da criança e dos pais, certidão de casamento dos pais, certidão de óbito (caso ascendente tenha falecido) e carteira de identidade original do pai ou mãe e do requerente. Para os netos, bisnetos ou trinetos de italianos, basta a própria certidão de nascimento, certidão de casamento dos parentes em questão, certidão de óbito dos mesmos (caso o ascendente seja falecido) e a certidão de naturalização negativo (caso exista) de todos os ascendentes da família.

ATENÇÃO: brasileiros que queiram obter a cidadania precisam também apresentar (junto aos documentos já citados): certidões de inteiro teor (nascimento, casamento, óbito e eventuais divórcios) apostiladas, em segunda via original, recentes e em bom estado; a Ficha de Cadastro, formulário de pedido de reconhecimento de cidadania italiana, Cópia do RG ou folha de identificação do passaporte (não são aceitas CNH ou carteiras de identidade profissionais); Certidão de título de eleitor emitido pela Justiça eleitoral incluindo o domicílio do eleitor; Titulo de eleitor original e cópia; Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há seis meses) e nominal (em caso de menores, serão aceitos comprovantes de residência no nome dos pais ou responsáveis; Árvore genealógica: segundo a embaixada, cada requerente maior de idade deverá preencher o próprio modelo e antecedentes criminais.

Como funciona o processo de solicitação de cidadania?

Reúna toda a documentação e marque um horário no Consulado Italiano da sua cidade; depois disso aguarde a convocação para a inscrição e, após a conclusão do processo, entre com o pedido do passaporte italiano via agendamento. IMPORTANTE SABER: a cidadania, por direito do Estado Italiano, pode ser NEGADA, mesmo com todos os documentos em mãos. Outra coisa: após a entrega dos documentos, não adianta ligar no consulado a cada dois dias: ELES te informarão quando você precisará se apresentar no consulado. Não estranhe se eles agendarem uma ‘entrevista’; a prática também está prevista em lei italiana e eles têm o direito de solicitar quando e se acharem necessário, ok?!

Quanto custa e quanto demora a solicitação?

  • É aqui que o bicho pega: a autorização para obter a cidadania italiana pode demorar de 5 a 10 anos. Mesmo que você reúna TODOS os documentos por conta própria, muitas vezes deverá traduzir alguns documentos; os documentos solicitados para serem traduzidos devem ser TRADUÇÕES JURAMENTADAS, ou seja: deverá ser feita por um tradutor em línguas estrangeiras, nomeado e matriculado na junta comercial, tradução simples não é válida!  Durante o processo você pode ser convocado para revisão de documentos, solicitação de tradução juramentada ou solicitação de retificação; é normal!
  • O valor para ‘acertar’ toda a documentação pode chegar a 5.000 reais (evidente que são casos e casos!). Como você sabe, fazendo pela Itália, esse processo dura muito menos em média 3 meses. Portanto depois que tiver todos documentos em mão (traduzidos e juramentados) você pode escolher essa opção, além disso na Itália existem diversas agencias e advogados especialistas nesse tipo de processo.

    FICOU CURIOSO? PEÇA INFORMAÇÃO SOBRE OS MEUS PARCEIROS QUE TRABALHAM COM CIDADANIA ITALIANA E NÃO ENTRE EM UMA FRIA!


CONCLUSÕES

Mesmo que sua intenção não seja tirar cidadania italiana, vale pela curiosidade e é bem interessante saber a origem do sobrenome, onde ele é predominante e seu significado.

Para os descendentes de calabreses eu também ofereço um serviço super especial!

Agora você pode encontrar os vários parentes, os lugares, as origens e as tradições da Calábria que foi deixada para trás para buscar novas oportunidades.

Quem quer que tenha a intenção de encontrar suas origens e não sabe como fazer, basta saber que há vários modos disponíveis e úteis nessa busca. Somos uma ferramenta valiosa, segura e profissional.

O que faço?

Um itinerário personalizado na cidade de partida dos bisavôs, até a assessoria para uma eventual reunião de família; vai ser uma experiência memorável.

Nós também podemos indicar uma empresa séria para procurar os teus documentos italianos!! Me escreva!

Cliente Roseli Bertelli (março) na sala do Prefeito de Malito
Cliente Roseli Bertelli (março) na sala do Prefeito de Malito, Cosenza.

Faça como a Roseli, venha conhecer a tua cidade de origem comigo!!

Roseli com o prefeito de Malito
Roseli com o prefeito de Malito

Ao Norte da área de Cosenza, especificamente em Morano Calabro, há uma parceria com a cidade brasileira de Porto Alegre que já se arrasta há anos, apenas para testemunhar o objetivo e de reforçar ainda mais a emigração de milhares de habitantes de Morano Calabro no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial. E você? De onde vem?

 

E bom passeio!!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.