Terremotos na Itália: devo me preocupar?

Os terremotos na Itália não são raros, mas não são tão frequentes quanto eram antigamente.

0 197

A Itália e seus terremotos?

Vamos começar relembrando nossas aulas de geografia: os terremotos são causados pela movimentação das placas tectônicas. A Itália está entre duas enormes delas: a placa africana e a placa Eurásia.

Para complicar ainda mais, há uma pequena placa no leste italiano, a Microplaca Adriática.

Quando ela se move, os abalos atingem as placas maiores que se movimentam e causa os tremores; a parte mais atingida da Itália é o centro, mas o sul também já sofreu com terremotos.

Alguns tremores são inofensivos, outros devastadores! O pior deles aconteceu em 1908, em Reggio , que deixou 82 mil mortos; Outro terremoto devastador foi registrado em Eboli, perto de Nápolis, onde morreram 2.700 pessoas. A maior parte dos terremotos acontece de madrugada, o que dificulta uma fuga eficaz dos moradores.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


  • É quase IMPOSSÍVEL prever o epicentro de um terremoto, sua intensidade e para onde as ‘ondas’ de movimentos seguirão, mas a Itália tem um programa de computador que ‘calcula’ os números de uma possível tragédia como numero de mortos, feridos e valores monetários devido aos danos causados pelos abalados sísmicos.
  • Tudo isso é calculado com base em densidade geográfica, localização, extensão territorial, etc.
  • Além de toda a tragédia, a Itália possui inúmeras construções centenárias, que ficam mais frágeis com o passar dos anos e, por isso, mais suscetíveis a grandes danos.
  • Alguns cientistas afirmam que os animais conseguem pressentir um abalo sísmico e encheram suas fazendas com animais visando ajudar as autoridades.
  • Outro fator que contribui para a movimentação das placas tectônicas são os vulcões e é bem sabido que a Itália possui alguns vulcões em atividade, o que pode ser um agravante para a situação.

Pois bem: teve um terremoto na Itália e eu estou com viagem marcada; o que fazer?

  • Siga viagem!
  • Se o terremoto aconteceu na cidade para a qual você está indo, ligue para o hotel e se informe sobre a situação deles, afinal a defesa civil vai avaliar os danos e, dependendo da dimensão do tremor, vai evacuar a cidade.
  • Quando acontece um terremoto, a primeira providência das autoridades é fechar as linhas de trem ao redor de onde aconteceu o abalo para análise de possíveis danos nos trilhos; claro que, como não é prioridade, essa análise pode demorar dias e até semanas. Até segunda ordem ninguém entra na cidade atingida!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Estou na Itália de teve um terremoto! O que eu faço?

:: Tente não entrar em pânico! O fato de você estar bem já é algo muito valioso!

  • Se tiver que sair às pressas leve com você seus documentos: não se preocupe com malas a pertences! Nada vale nossa vida nessas horas!
  • Siga as orientações das autoridades e mantenha a calma sempre, por mais difícil que seja!
  • Pense em todas as pessoas que perderam suas casas e você verá que ‘sua perda’ não é nada comparada a quem não tem mais onde morar! Triste realidade, eu sei!

:: Tente ajudar, se possível! Quando acontecem tragédias como essas, a força tarefa é fundamental e os italianos são MUITO solidários: ajudam sempre uns aos outros!

  • Pergunte como você pode ajudar e, se puder, não hesite!

PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


:: Evite locais fechados após um terremoto!

  • Busque ficar em lugares abertos e sem estruturas de concreto ao redor. Algumas construções podem ter sofrido danos e colapsar somente depois do tremor. Todo cuidado é pouco!

Onde acontecem os terremotos com mais frequência?

A defesa civil fez um mapa, em 2015, com os locais onde os terremotos são mais intensos e mais possíveis de ocorrer: (para ver a versão em HD, clique neste link!)

As cores representam quatro zonas que a defesa civil define conforme abaixo:

– Zona 1 – a mais perigosa; podem ocorrer terremotos fortes com grandes danos. No mapa, cor vermelha. Ex: L’Aquila.

– Zona 2 – podem ocorrer fortes abalos com consequências graves, mas menores do que os da zona 1. No mapa, cor laranja. Ex: Perugia.

– Zona 3 – podem ocorrer fortes abalos, mas menos intensos do que na zona 1 e 2. No mapa, cor amarela. Ex: Florença.

– Zona 4 – os abalos nessas regiões não apresentam altos riscos. No mapa, cor cinza. Ex: Sardenha.

Apesar de tudo a Itália não está na lista dos países mais atingidos do mundo como Chile e Japão.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

CONCLUSÕES

Viaje com tranquilidade. Segundo os sismólogos a Itália, nos últimos anos, apresentou abalos sísmicos decadentes, com menos frequência e menor intensidade.

 


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!