Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália?

O cartão de crédito internacional é uma salvador de pátria, mas usá-lo com parcimônia vai te ajudar a economizar, muito, durante a sua viagem

0 1

Cartão de crédito na Itália: vale a pena usar?

Finanças durante a viagem: vale a pena utilizar o cartão de crédito na Itália?

Todo mundo já conhece as facilidades do cartão de crédito: não pesa, é fácil de levar, seguro, se der problema é só bloquear, mas muita gente esquece-se do lado ruim dessa maravilha moderna, principalmente a milhares de quilômetros de distância:

  • pense que a cada transação efetuada, CADA TRANSAÇÃO EFETUADA, você paga um IOF de 6,38%;
  • lembre-se também que se você perder seu cartão na Itália, dificilmente seu banco no Brasil terá tempo hábil para te enviar um novo;
  • considere também que alguns serviços (principalmente algumas máquinas que vendem bilhetes de trem e ingressos) não aceitam cartão, só dinheiro, ou seja: pode ser um empecilho estar só com o cartão!
  • Sem contar que a cotação do dia do fechamento da fatura nunca é a mesma cotação do dia que você efetuou a compra. Mas, calma, vamos esclarecer alguns fatos e te dar algumas ideias no decorrer desse post!

Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


– Devo levar o cartão de crédito para Itália?
Sim! Deve! Mas reserve-o somente para utilizá-lo em ÚLTIMO caso, quando não se tem mais opções disponíveis!

– O cartão é aceito em todos os lugares?
Não (em partes!). Em sua maioria, sim, mas aceitar ou não varia muito de cidade pra cidade, da bandeira do seu cartão e do valor da sua compra. Alguns lugares tem um limite mínimo de valor de compra para você poder utilizar o cartão, outros não aceitam nem em compras maiores, que dirá nas menores.

DICA: Se você quiser, ou precisar utilizar, sempre pergunte ao vendedor se eles aceitam cartão de crédito no estabelecimento! (‘Accetta carta di credito?’ – Pronuncia-se: atchêta carta di crédito?).

– Eu pago para fazer saques no exterior com meu cartão de crédito?
Sim! E paga caro! Você vai pagar cerca de 10% sobre o valor retirado; Ah e nem todos os BancoMats (o caixa eletrônico italiano) atende bancos internacionais nem todas as bandeiras, então é melhor não arriscar! A conta, essencialmente, é a seguinte: você vai pagar uma taxa para usar o caixa eletrônico, uma taxa para o seu banco (alguns isentam esse valor, verifique com seu banco), paga o lucro cambial do banco em cima do valor da conversão (os tais 10%!) e os 6,38% do IOF.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

OBS: Em cidades maiores, como Roma e Milão, há algumas filiais de bancos brasileiros. Informe-se e veja se seu banco tem filial na Itália, é bom saber esse tipo de informação para uma possível emergência! (Em tempo: sei que o Banco do Brasil tem filiais em Roma e Milão! Não sei, porém, se eles dão assistência a clientes de outros bancos nessas cidades; portanto marque uma hora com seu gerente e tire todas as suas dúvidas antes de viajar, ok?!)

Bom, falamos, falamos, falamos e, afinal, quais são as melhores opções?

– Levar dinheiro em espécie.

DICA: TROQUE NO BRASIL! Não deixe para trocar lá fora porque nossa moeda é fraca e tem pouquíssima circulação na Europa, ou seja, nem sempre eles irão trocar!

Como comprar Euro?

– Utilizar cartão pré-pago. Converse com seu gerente e veja com ele as melhores opções que o banco pode te oferecer. Apesar das taxas serem um pouquinho mais altas, você não vai ter nenhuma surpresa tão desagradável quando chegar a fatura e pode recarregar via internet. É ótimo pra quem gosta de se planejar com muita antecedência.

– Converse com o seu gerente e peça para que ele te informe com mais detalhes sobre o uso do cartão no exterior, ele pode te dar ideias ótimas, vocês podem negociar tarifas e ele pode te ajudar a escolher a melhor opção para sua viagem.


PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Você deve estar se perguntando: mas se só tem desvantagens, vou levar pra quê?

Para emergências, principalmente! Até porque não é prudente andar somente com dinheiro (nem só com cartão de crédito!).

Além do mais há outros pontos a serem considerados:

na chegada ao aeroporto, diversos países (a Itália é um deles!) podem pedir que você apresente uma ‘garantia’ de que você consegue se manter por ali durante a sua estadia, então ter um cartão de crédito é segurança para que ninguém implique com você na alfândega (Não acontece sempre, mas se acontecer com você, já sabe como estar ‘protegido’!).
– Alguns hotéis e empresas que alugam carro pedem o número do cartão para poder fazer caução, então é bom estar prevenido!

E o cartão de débito? Vale a pena?
Acaba valendo mais do que o de crédito porque você paga para o banco o câmbio do dia, mas você não se ‘livra’ do IOF e da taxa de conversão da moeda, as dos 10%!

Conclusões

Leve dinheiro em espécie e trocado, principalmente para pegar ônibus e comprar passagens de trem; evite utilizar seu cartão sem necessidade, no final das contas acaba ficando bem caro! No mais: divirta-se!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!