Dez conselhos para conhecer a Itália?

Vamos te dar algumas dicas imprescindíveis para sua tão sonhada viagem ser impecável!

14 5.881

Viajar pela Itália

Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!

A Itália é um dos países europeus preferidos pelos turistas do mundo inteiro. Cada um que a conhece fica apaixonado, pois este país há tanto para mostrar que uma vida inteira ainda não bastaria para bem visitá-la e descobri-la por completo.


Faça da sua viagem para Itália uma experiência única! Conheça os meus e-books com dicas exclusivas de quem conhece o melhor da Itália!


Quando se vem à Itália, não adianta ter pressa; o ‘bel Paese’ é melhor quando visto devagar, saboreando sua linguagem e sua forma de se expressar. Assim, aproveitar o passeio curtindo em pleno relax, talvez até fazendo uma boquinha com um cappuccino e um brioche.

No entanto, quando se vai a um país estrangeiro, é sempre bom ter alguns conselhos, quanto mais informações melhor, certo?

Principalmente procurar saber sobre os hábitos e costumes do povo local para evitar possíveis inconvenientes (e, claro, para ficar mais prevenido de modo geral).


Quais são as diferenças culturais na Itália?


Para isso, procurei organizar uma espécie de lista (para ser mais específico, serão 10 conselhos/dicas) em que colocarei as informações e as sugestões que podem ser úteis para os turistas que desejam visitar a Itália. Agora então, vamos começar com a lista.

10 conselhos gerais para viajar na Itália
1) ORGANIZAR BEM O TEU ROTEIRO PARA ITALIA

Procure não fazer ou ver muitas coisas, esse é um dos erros que muitas pessoas cometem. Tentar ver o país inteiro de uma só vez e decidir ver “tudo” das principais cidades em um dia apenas – não se pode fazer isso. É preciso concentrar-se em algumas coisas e vê-las bem. Estabeleça um tempo suficiente para que você também consiga relaxar durante as férias.


QUANTOS DIAS EU PRECISO PARA CONHECER A ITÁLIA?


Outra coisa a fazer é tentar visitar não apenas as maravilhosas cidades turísticas, mas também os seus arredores. Por exemplo, os vilarejos, que lhe surpreenderiam de tão bonitos e de tantas tradições que exprimem – enriquecendo tanto você quanto eles, pois se cria um intercâmbio de culturas (aliás, esse é um dos motivos principais pelos quais se faz uma viagem).


Não deixe de ir na categoria Exemplo de roteiros  para entender como organizar a tua viagem do melhor modo possivel! Tenho certeza que os vários posts vão te ajudar tanto e não esqueça de deixar o teu comentário:)


2) ENERGIA ELÉTRICA NA ITALIA

Na Itália a tensão elétrica tem voltagem 220 volt e é distribuída por corrente alternada, conforme as normas europeias. A maioria dos hotéis disponibiliza adaptadores para plugs específicos; em todo caso, informe-se e providencie tal recurso.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.

3) SE PODE BEBER ÁGUA NAS TORNEIRAS NA ITALIA?

Pode beber água da torneira? Com certeza. Na Itália o abastecimento de água potável é garantido por todo o território nacional. Dá para tomar tranquilamente a água que sai das torneiras e dos bebedouros, pois é controlada periodicamente. Quando a água não for potável haverá um aviso indicando, senão pode encher a garrafinha d’água em qualquer bebedouro em toda Itália (são tantos e alguns até bonitos). Já que a água é boa para beber, evite comprar novas garrafinhas, principalmente nas cidades mais “famosas”, pois pode custar caro.


VEJA A CATEGORIA ALIMENTAÇÃO NA ITÁLIA


4)HORÁRIO DAS LOJAS NA ITÁLIA

As lojas na Itália, de praxe funcionam de segunda a sábado das 9h:30 às 12:30h e depois das 15:30h às 19:30h – mas os centros comerciais e as grandes lojas fazem sempre horário estendido (das 10:00h às 21:00h ou 22:00h). Em alguns domingos durante o ano, principalmente nas cidades grandes, os shoppings também permanecem abertos. As farmácias seguem o horário comercial (das 9:30h às 12:30h e das 15:30h às 19:30h); porém, nas capitais existem farmácias abertas 24h para eventuais emergências noturnas, seguindo um sistema de revezamento. Quando a farmácia estiver fechada, do lado de fora haverá uma plaquinha com os horários de funcionamento e informações da drogaria mais próxima. Na Itália não se tem ainda a cultura de abrir as lojas todos os dias, como mencionado anteriormente, os italianos amam aproveitar a vida, esse comportamento acontece principalmente no centro-sul do país.


VEJA A CATEGORIA:  SHOPPING NA ITÁLIA


 

5) Quais são os horários das refeições na Itália?

Na Itália normalmente se toma café da manhã a partir das 7:00h, nos hotéis é comum servir o café até às 10:00h (após esse horário não é possível solicitar a refeição). Nos restaurantes, o almoço vai das 12:30h às 14:30h e o jantar é servido das 19:30h às 23:00h. Esses horários são aproximados e podem variar bastante – na zona Norte tende-se a antecipar os horários anunciados e no Sul é comum esticar as refeições até tarde.


VEJA A CATEGORIA ALIMENTAÇÃO NA ITÁLIA


6) Qual é o pior período para visitar a Itália?

Agosto não é um bom mês para viajar, pois a maioria dos italianos está de férias e quase tudo fica fechado. Além disso, também é difícil encontrar vagas em hotéis e pousadas, entre outras formas de hospedagem, a menos que tenha reservado com antecedência e os preços são altissimos, por isso evite esse mês!!. Sem contar que é o mês mais quente! Não recomendo para crianças e pessoas da terceira idade!!


Qual é o melhor período para visitar a Itália?

7) A Itália oferece uma das melhores culturas gastronômicas da terra

A Itália oferece uma das melhores culturas gastronômicas da terra, se come bem em qualquer parte do país. Contudo, quando vemos o cardápio devemos prestar atenção na inclusão do couvert, pois é cobrada uma taxa extra que varia de restaurante para restaurante (uns dois euros mais ou menos). Esse acréscimo geralmente vem indicado na parte inferior do cardápio – assim não ficará surpreso quando lhe trouxerem a conta. Na Itália não dá para recusar um bom sorvete artesanal – aliás, é um prazer que você nunca mais vai querer recusar. Uma bola de sorvete pode transformar até aquele turista insatisfeito em um morador da região calmo e relaxado. Tome sorvete todas as vezes em que puder!


VEJA A CATEGORIA ALIMENTAÇÃO NA ITÁLIA


8) Como funcionam as gorjetas na Itália?

As gorjetas não são obrigatórias. Na Itália não existem normas consolidadas a respeito das gratificações, mas é comum deixar uns trocados (por volta de 10% do montante da conta) caso o cliente esteja satisfeito pelo serviço prestado. Contudo, não é uma regra, como pode acontecer em outros países europeus.


COMO SE COMPORTAR NA ITÁLIA?


9) Como pegar táxi na Itália?

Não dá para parar um táxi no meio da rua – é até divertido quando os americanos fazem isso. Desconfie de quem se aproximar e tentar lhe convencer de entrar no carro. Os taxistas autorizados ficam estacionados no posto deles, local delimitado pelas faixas amarelas no chão e sinalizado com a placa “TAXI”. De qualquer forma, é mais aconselhável locomover-se por transporte público (como o metrô) ou a pé.


VEJA A CATEGORIA TRANSPORTE NA ITÁLIA


10) VIVA DIA POR DIA !

Você está no país que durante séculos vem inspirando e atraindo visitantes. Mergulhe na beleza e no estilo de vida, na arte, na música, na literatura. Sorria para os italianos e leve para casa consigo a recordação de um país realmente esplêndido, diferente de qualquer outro no mundo.

Um sorriso, um buongiorno, buonasera, tutto bene, pode abrir portas, mas lembre que os italianos são como todas pessoas no mundo, podemos encontrar pessoas super simpáticas e disponíveis, assim como encontrar pessoas de mal com a vida, por isso não crie expectativas, apenas viva a tua viagem, porque não é todo o dia que você pode conhecer um país como uma história tão maravilhosa e única, verdade?


COMO SE COMUNICAR NA ITÁLIA?


Veja também o meu post:

PEQUENOS CONSELHOS PARA QUEM VIAJA PARA A ITÁLIA PELA PRIMEIRA VEZ!!


Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia

Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?

 


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

14 Comentários
  1. danilo de azevedo Diz

    Gostaria de saber o melhor periodo para ir a italia, estou em um processo de cidadania e estou em duvida se vou em julho ou final de novembro…

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Querido vai na seção/categoria CLIMA:) do blog.. que assim vc entende melhor tudo sobre o Clima na Itália e decide:) grande abraço e boa viagem, Ana Patricia

  2. Iara Valentim Diz

    Bom dia! Estou indo para Italia a primeira vez, eu ficarei 15dias e passarei por Roma, Veneza e Florença. Gostaria de dicas de qual o melhor para p se hospedar em Roma(uma vez que eu li que nem todos os locais de Roma no centro são seguros). Também gostaria de saber quais as cidades mais próximas dessas que estarei hospedada p conhecer ou até mesmo vilarejos. Além disso, escuto muito falarem para não alugar carros em locais como Veneza e Florença pela dificuldade de estacionar. É isso mesmo? Fico preocupada como farei sem carro p visitar as regiões próximas ou os vilarejos. Agradeço muito o seu retorno. Obrigada. Iara

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá,
      evite a zona perto do metro vittorio emanuele em Roma (que é o metro do lado da estação termini), veja o mapa abaixo..
      https://www.google.com.br/maps/place/Vittorio+Emanuele/@41.8945373,12.504424,15z/data=!4m2!3m1!1s0x0:0x30d574a93d222bd9
      Em relação a lugares para visitar perto das cidades que vc vai visitar basta ver as seções que fiz, lugares para visitar perto de Roma.. da mesma forma têm post sobre isso na seção milão, florença e veneza, basta ir na parte das categorias.. .. O carro te aconselho a alugar somente para visitar internas dentro da Toscana.. para os outros lugares muito melhor usar o trem de alta velocidade, porque vai evitar de pagar pedágios, correr risco de pagar multas como acontecem com tantos brasileiros.. cidades como Roma, Florença você não pode entrar no centro histórico com o carro e se fizer corre o risco de pagar multas além de pagar taxas altissimas de estacionamento, por isso não acho que convém.. para mais esclarecimentos veja os posts que falo justamente sobre isso na seção dirigindo na itália e na seção Roteiros com carros na Itália. 🙂 Grande abraço e boa viagem:) Ana Patricia

  3. Andrea Pereira Diz

    Como começo a pesquisar para uma possível viagem sozinha. Tenho 36 anos e nunca viajei sozinha. Gostaria muito de realizar esse desejo. Teria dicas de roteiro?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Andrea dá uma olhada no post VIAJAR SOZINHO que têm alguns conselhos:) http://www.viajandoparaitalia.com.br/blog/viajar-sozinha-na-italia/
      Boa viagem e grande abraço, Ana Patricia

  4. Rodrigo Diz

    Olá Anã , estou inclinado a me mudar para a Itália, tenho uma empresa no Brasil irei para conseguir emprego e posteriormente abrir meu negócio aí, deixarei minha empresa no Brasil aberta e me custeando se necessário aí na Itália , oq VC acha dá ideia , me dê algumas dicas, desde já digo que não estou indo para ganhar dinheiro , estou afim de uma experiência cultural única e de novos valores.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Rodrigo, sinceramente não sei como te ajudar.. não sei qual é a tua área de interesse.. eu trabalho com turismo e sei que de modo geral a situação na Itália está muito complicada.. para vc poder trabalhar aqui vai ter que conseguir uma permissão especial (ou vai trabalhar ilegal) e a burocracia é exagerada (como no Brasil).. as empresas na Itália chegam a pagar até 60% de taxas para o governo italiano.. por isso sinceramente antes de tentar abrir uma empresa te aconselho a falar com um contábil para te explicar tudo de modo que vc não entre em uma fria.. desculpe, mas prefiro ser bem realista … não estou dizendo que deve desistir, mas que antes deve ser bem preparado para tudo..:) um grande abraço e boa sorte..

  5. Vânia de Campos Diz

    Adorei, Ana. Parabéns pelo seu trabalho e talento.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Muito obrigada querida:)

  6. Laura Diz

    Adorei os conselhos e informações.Muito obrigado.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂

  7. Erick Aparecido de Lacerda Diz

    Olá,
    Vou viajar para a Itália em outubro e estou na dúvida se compro os bilhetes para os trens antecipadamente ou horas antes da viajem. Encontrei algumas passagens com bons valores, porém comprando antecipadamente acabado refém dos horários pré-estabelecidos. Qual a sugestão, compro antes ou corro o risco de na hora estar mais caro?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Erick comprando antecipadamente dà para economizar as vezes até 70%…. considerando a diferença do cambio euro real.. eu super aconselho a compra antecipada.. pelo menos dos bilhetes de ida…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

BAIXE AGORA MESMO O

E-BOOK GRÁTIS!