O que visitar em Florença em quatro dias?
Arte, cultura, arquitetura e pontos imperdíveis: Florença reúne tudo isso e muito mais. Se você tem um Itinerário de quatro dias em Florença, capital da Toscana, considere-se uma pessoa abençoada, pois nesse período é possível visitar lugares muito especiais. Malas prontas? Vamos lá! Afinal, o que visitar em Florença em quatro dias? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Florença pode ser percorrida a pé com toda tranquilidade, sem nenhum problema. Organizada de uma maneira espetacular, concentra a maior parte de seus pontos turísticos no centro histórico e, portanto, não há necessidade de utilizar carro e nem transporte público. Tem quatro dias em Florença? Ótimo! É disso que você precisa para nosso itinerário que começa agora! Leia também: O que visitar em Florença em um dia, dois dias e três dias.
Bom saber…
É sempre bom para qualquer Roteiro ter um mapa em mãos, então solicite ao hotel um mapa ou compre em uma banca de jornal. Isso facilitará demais a sua viagem pela Itália. Aconselho uma visita guiada por Florença para você entender melhor a história do lugar! Clique aqui para saber mais!
PRIMEIRO DIA EM FLORENÇA
É praticamente impossível começar um passeio por Florença se não for pelo ponto mais importante da cidade: a Piazza Del Duomo! Com uma ótima localização, é possível chegar ali com 10 minutos de caminhada da Estação de Trem Santa Maria Novella. Saiba tudo sobre Florença aqui!
Na Piazza você encontra a majestosa Catedral de Santa Maria del Fiore, que é uma das uma das mais lindas, além de ser uma das maiores, catedrais da Europa. Sua fachada é característica e a cúpula feita pelo mestre Brunelleschi. Em frente você encontra o Batistério de San Giovanni e logo ao lado o Campanário do Duomo Giotto, onde você pode subir os 414 para ter uma vista ÚNICA de toda a cidade.
Dica:
- Se viajar durante a alta temporada, compre TODOS os ingressos com antecedência!
Continuando nosso Tour
Da Piazza del Duomo, seguimos pela charmosa Via dei Calzaiuoli, para que possamos chegar até outra importante Praça da cidade: Piazza della Signoria. Aqui você pode observar a bela Fonte de Netuno, o Palazzo Vecchio e a Loggia dei Lanzi.
A poucos metros dali, você encontra a magnífica Galeria Uffizi, onde estão reunidas obras-primas de arte de valor imensurável. Aqui você pode ver, por exemplo, “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, de Botticelli. A visita dura, no mínimo, 2 horas e, acredite, parece que o tempo passa a ser contados em segundos, pois é tudo de uma beleza IMPRESSIONANTE!
Pausa para o Almoço
Saindo da Galeria, você pode fazer uma pausa para o almoço! Depois de tomar um café, seguimos o passeio! Saiba aqui: Onde comer bem pagando pouco em Florença?
Continuando nosso Tour
Agora vamos atravessar uma das pontes mais famosas do mundo! Estamos falando da Ponte Vecchio, que é um dos símbolos mais famosos e característicos da cidade. Aqui você poderá observar as antigas joalherias e suas vitrines encantadoras. A ponte é toda coberta, mas em algumas frestas é possível ver uma parte do Rio Arno. Quando atravessar a ponte, a alguns passos, você encontra o imponente Palazzo Pitti. Aqui você encontra os belíssimos Jardins Boboli e os incríveis Museus do Palácio. Os Jardins Boboli são embelezados com pequenas cavernas, fontes, gramados e belos caminhos.
Um pouco sobre o Palácio Pitti…
Dentro do Palácio Pitti, que foi construído por Fancelli, um dos alunos de Brunelleschi, você encontra – logo no primeiro andar a Galeria Palatina – com sua coleção de pinturas do século XVI. Quando sobre até o mezanino, você pode visitar o Museo degli Argenti, com as preciosas peças que pertenceram aos Medici.
Em seguida você pode visitar os Apartamentos Reais com seus móveis de época; o prédio também abriga a Galeria de Arte Moderna, com suas pinturas do século 19; o Museu da Porcelana e a Galeria do Traje, com relíquias de roupas dos últimos 300 anos. No Palazzo Pitti o tour pode durar algumas horas, dependendo do que você pretende visitar.
Quando sair do Palazzo Pitti, vá até a Piazza Santo Spirito, onde você pode conhecer a Igreja de Homônima, também construída pelo mestre Brunelleschi. A fachada já é encantadora e, dentro da igreja, você encontra verdadeiros tesouros!
Finalizando nosso dia…
Depois de um dia cheio: aconselho que faça um belo jantar e um descanso merecido de volta ao hotel! Leia também: Vamos conhecer os restaurantes românticos em Florença!
Mapa com as Atrações do Primeiro Dia em Florença
SEGUNDO DIA EM FLORENÇA
Podemos dizer que o primeiro dia foi somente um ‘aquecimento’! Partimos para nosso segundo dia de passeio, onde começaremos com as majestosas Capelas Medici, juntamente com a Igreja de San Lorenzo. Aqui ficam abrigados os restos mortais de uma das famílias mais poderosas de Florença, a família Medici.
Siga para a Piazza Santa Maria Novella, que fica de frente para a igreja de mesmo nome (Basílica de Santa Maria Novella). Ela é famosa pro sua fachada, feita em mármores verdes e brancos e por sua capela Tronabuoni, obra de Leon Battista Alberti decorada com afrescos de Ghirlandaio.
Continuando nosso Tour
Depois você pode ir para a Piazza Santa Croce, com sua catedral belíssima (Basílica de Santa Cruz) onde foram sepultados importantes personagens toscanas como Galileu e Michelangelo. Uma parada estratégica para recuperar as energias e, vamos em frente!
Chegamos, finalmente, na esplêndida Galeria Accademia, que é onde fica uma das obras de arte mais impressionantes do mundo: o Davi de Michelangelo. É difícil descrever a beleza dessa obra, bem como a sensação de estar diante dela. Duas outras cópias da obra são encontradas em Florença: uma no Palazzo Michelangelo e uma no Palazzo Vecchio, mas a original está aqui na Accademia.
Depois, mais caminhada:
Vamos para a Piazzale Michelangelo! Aqui você tem uma vista INCRÍVEL de toda a cidade! O pôr-do-sol por aqui é um momento muito esperado, por isso, nem sempre, você vai encontrar esse lugar vazio, mas vale a pena, pois ver a cidade de tingir de dourado com o cair da noite é uma experiência única!
Terminando nosso dia
Terminando nosso tour, só nos resta jantar em algum restaurante toscano e depois dar um passeio a pé pelos arredores do hotel. Retornando ao hotel vamos repousar, pois amanhã tem mais!
Mapa com as Atrações do Segundo Dia em Florença
TERCEIRO DIA EM FLORENÇA
Depois de um belo descanso, acordamos renovados e, hoje, vamos descobrir o Chianti Florentino. A cidade de Florença está ligada ao Chianti pela SS222, que também é conhecida como Chiantigiana. Te ofereço algumas sugestões de visita por aqui. Saiba aqui: Como ir até o Chianti a partir de Florença?
Greve in Chianti
Em Greve in Chianti, visite a linda Piazza Matteotti e a Igreja de Santa Croce, onde você vai poder ver as fantásticas obras de Andrea della Robbia. Imperdível na cidade, obviamente, é o charmoso Museu do Vinho. O museu apresenta mais de cem tipos de objetos relacionados à nobre bebida e é fantástico! Leia também Estrada do vinho do Chianti e suas melhores vinícolas
Panzano in Chianti
De Greve, saímos para Panzano, que é uma charmosa vila com uma vista das colinas toscana que é de tirar o fôlego! Sem contar que a cidade abriga também um antigo castelo e o açougue Cecchini, famoso pela ‘bistecca alla Fiorentina’ IMPECÁVEL, citada com todo louvor na Divina Comédia, de Dante.
Castellina in Chianti e Siena
Castellina é o limite do Florentino de Chianti e marca a fronteira com a área de Siena. Seguindo para Siena, visite o Museu Arqueológico do Chianti de Siena, muito interessante!
Dica
- Se for fazer degustação em alguma vinícola da região, NÃO DIRIJA! Ou Escolha o motorista da rodada! Para ficar mais a vontade você pode contratar um transfer privado, ou comprar o vinho para degustar no seu hotel, junto com alguns frios. Fica a dica para um jantar, diferente em Florença!
- Clique aqui para dicas no Chianti.
Finalizando o dia
De volta à Florença, aconselho apenas um aperitivo com uma boa taça de vinho e depois descanso! Leia também: Lugares imperdíveis para o aperitivo em Florença!
Mapa com as Atrações do Terceiro Dia em Florença
QUARTO DIA EM FLORENÇA
Acordamos descansados e já partimos para nosso último dia de tour! Hoje o dia é dedicado aos amantes dos museus, parques e complexos artísticos! Se você não é grande fã, pode ir para alguma cidade próxima à Florença, faça um bate e volta!
Dica
- Se o seu hotel estiver perto de alguma estação de trem, organize sua viagem para fazer um bate e volta (veja aqui algumas opções de bate-volta a partir de Florença). Bom saber que, o bate e volta ideal, deve usar somente – e no máximo – quatro horas (ida e volta) do seu dia! Se o tempo de ida e volta for superior a esse tempo, dependendo da cidade escolhida, não compensa, pois ficará muito corrido!
Visitando outros Museus de Florença
O Museu sugerido é o Museu das obras de Fra ‘Angelico, ou Museu de San Marco. Localizado em um convento dominicano, foi ampliado por Michelozzo em 1396 e é um exemplo típico de convento do século XV. Até hoje conserva renomadas obras expostas no que era um antigo manicômio de peregrinos.
Algumas das obras mais famosas são: Crucificação com os Santos, as Três Marias na Tumba, a Anunciação, o Depoimento na Cruz e o Juízo Final. A Última Ceia criada por Ghirlandaio também é impressionante! As salas subterrâneas guardam uma preciosa coleção de sinos e outras relíquias muito interessantes!
Passeios por Jardins e Parques
Você pode ir até o Parco delle Cascine, que te oferece natureza, tranquilidade e belezas que se mesclam entre bosques e prados ao longo do Arno. Imperdível é o Roseiral, com as estátuas bem interessantes de Folon, e o Jardim Iris. O Jardim da Villa Bardini é considerado um dos dez mais bonitos da Itália, então, de fato, a visita pode ser bem interessante!
Um pouco fora da cidade, você encontra o Jardim da Villa Peyron, no bosque Fontelucente. Outros locais bem interessantes, especialmente por seu interesse histórico durante o período Medici são: Villa Petraia, Villa Demidoff com o Parco di Pratolino e a Villa di Castello.
Fim do dia!!!
Depois de um jantar maravilhoso, é hora de voltar ao hotel para fazer as malas, dar uma última respirada no ar Fiorentino e descansar!
Um pouco mais sobre Florença…
Quando falamos de Florença, Toscana, logo pensamos em diversas palavras para defini-la: elegante, histórica, artística e linda – são algumas delas. Florença é muito mais do que o berço do Renascimento italiano, se apresenta de forma única, com seu museus maravilhosos, que exibem as obras dos maiores pintores e escultores de todos os tempos; seus palácios, que fizeram parte da história italiana durante séculos, além de simbolizarem poder de uma maneira ímpar; exibe igrejas impressionantes, com interiores que fascinam e é desenhada em um conjunto de ruas que nos levam de volta ao passado, da maneira mais despretensiosa possível.
A Família Médici
Apesar de tanta história, a cidade tem uma alma jovem, ativa, moderna – mas faz questão de se apresentar com classe e tradição. Tem cerca de 380 mil habitantes, e é de origem etrusca. Florença foi governada pela poderosa família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII e, por isso, abriga muitos monumentos em homenagem a essa família. Em termos artísticos, Florença é um cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto di Bondone, Sandro Botticelli, Rafael, Donatello, entre tantos outros.
Curiosidade: Você sabia que o símbolo de Florença é uma flor de lis?
O símbolo é usado no brasão e no estandarte da cidade (em italiano: giglio bottonato ou giglio di Firenze). Tornou-se símbolo da cidade no século XI e, atualmente, a flor se apresenta vermelha sobre fundo branco. Antes dessa mudança – as cores eram invertidas e o que vemos hoje foi determinado em 1251, quando os gibelinos continuavam a ostentar o símbolo de Florença, porém, isso incomodou seus adversários e, insatisfeitos, os guelfos (que dominavam a cidade na época), inverteram as cores para se diferenciarem de seus inimigos. E assim permanece até os dias de hoje!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba quais são as atrações GRATUITAS na Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que visitar em Florença em quatro dias? Florença é apaixonante! Se você quiser passar seus quatro dias só caminhando pelas ruas dessa cidade fascinante, tenha certeza de que você não se cansará com facilidade, pois cada esquina, cada Piazza e cada Palácio se apresentam, sempre, de forma surpreendente diante de nossos olhos! É, realmente, uma cidade mágica!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!