As cores da Itália

2 167

As cores da Itália

Vamos conhecer a história da nossa leitora Zeila?

Ecco!!!

Nossa convidada especial do mês!

Tem certas coisas na vida que não tem explicação, e meu amor pela Itália é uma delas. Não sou descendente de italianos nem tive nenhuma exposição significativa a esta cultura, e ainda assim sou completamente apaixonada pela terra da bota. Talvez eu já tenha vivido por lá em outras vidas, e esse amor todo seja a minha alma lembrando as aventuras já vividas.

Fortunatamente, já estive por lá algumas vezes e pude comprovar o que o coração já sabia: aquela terra me faz muito feliz. É uma terra feita de muitos sabores, cores e saberes. História fascinante, comida e bebida deliciosos, povo apaixonado e apaixonante, la dolce vita em estado puro.

Cada cidade pela qual passei tem um lugar especial na minha memória e no meu coração, e está “catalogada” com uma cor que, para mim, define um pouco da sua personalidade.

Roma, a cidade das ruas alaranjadas

Conhecer Roma era o sonho da minha vida. Ficava imaginando como seria ver o Coliseu pela primeira vez, com os ecos de um passado de gladiadores (sim, chorei de emoção). Queria muito andar pelas ruas pelas quais Júlio Cesar e Marco Antônio escreveram suas histórias (vou sempre ficar arrepiada ao caminhar pelas ruinas do Fórum). Já sabia qual seria o meu pedido ao jogar a moeda na Fontana di Trevi (coisa linda “tropeçar” nela ao virar uma esquina qualquer). Não teria sossego enquanto não provasse aquelas massas despudoradamente gostosas, sempre acompanhadas de um “po di vino” (e limoncello no final, por favor!).


SAIBA TUDO SOBRE ROMA!!


Queria muito descobrir se os tais gelatos eram mesmo os melhores do mundo (sim, são, só não consegui decidir qual é o melhor sabor, mesmo tendo provado várioooos). Igrejas, museus, obeliscos, fontes, praças, o Vaticano e o Papa, restaurantes com suas mesas na calçada convidando para uma refeição longa, observando o vai e vem das pessoas. Ah, e as ruas pequenas, charmosas, alaranjadas, pelas quais você vai se perder incontáveis vezes, até se encontrar perdidamente apaixonado pela cidade eterna. É como diz aquele ditado “Roma, no basta uma vita”.

Como partecipar da audiência papal

 

Toscana, um mosaico verde e dourado

Uma região fascinante, formada por pequenas cidades de pedra encrustadas nas colinas, e campos a perder de vista.  Pienza, Montepulciano, Montalcino, San Quirico D’Orcia, San Gimignano, Siena e tantas outras: uma sequencia de joias medievais, às quais você chega por estradas lindíssimas. Um mosaico nas cores verde e dourado que te fazem pensar em largar tudo e viver sob o sol da Toscana. O verde fica por conta das vinhas e os olivais, que produzem alguns dos melhores vinhos e azeites do mundo. É uma viagem daquelas para se fazer sem pressa, com muitas paradas pelo caminho para saborear estas delícias in loco. A comida toscana é simples e muito saborosa, sempre acompanhada de uma (várias!) taça de Brunelo de Montalcino (ou outro vinho tão bom quanto)— nestas horas, temos certeza absoluta de a vida é mesmo muito bela. O dourado fica por conta dos campos de feno, com aqueles “carreteis” salpicados aqui e ali. No final do dia, com o sol se pondo, as cores ficam ainda mais bonitas. Deus certamente estava inspirado quando criou aquele pedaço do mundo.


SAIBA TUDO SOBRE A TOSCANA!!


Ps: para mim a Toscana não tem a cor amarela dos girassóis porque ainda não tive o privilégio de ver este espetáculo. Voltarei com certeza e, quando isso acontecer, meu mosaico vai ganhar mais uma cor.

Chianti vineyard with sunflowers in Tuscany, Italy

Florença, ocre e terracota

Esta cidade é a “joia da coroa” da Toscana. Berço do renascimento, a cidade transborda de pessoas vindas do mundo em busca dos tesouros deste museu a céu aberto. Ver o Duomo pela primeira vez é de tirar o fôlego. A fachada, um mosaico de mármore colorido, e a cúpula de Brunelleschi são verdadeiras obras primas. Meu lugar favorito na cidade é a Piazza della Signoria, onde estão estátuas mais impressionantes que já vi, como o Rapto das Sabinas e Perseu com a Cabeça da Medusa. O Palazzo Vecchio também fica ali, com obras Michelangelo e Vasari, e a famosa Torre di Arnolfo — vale a pena subir os vários degraus para ter uma linda vista de Florença como recompensa.


SAIBA TUDO SOBRE FLORENÇA!!


Quando o cansaço bater, basta escolher um dos restaurantes da praça (com mesa na calçada, claro) e lançar mão do “combo pasta e vino”. Energias repostas, pernas para que te quero. Ainda é preciso ir até a Academia para ver o Davi, de Michelangelo (que só pode ser definida por uma palavra: perfeição), sem esquecer da famosa Ponte Vecchio, toda formosa sobre o Rio Arno. Se der a sorte de estar por ali na hora do pôr-do-sol, vai notar que as casas de cor ocre e terracota ficam ainda mais bonitas — você vai quere tirar muitas fotos para eternizar tanta lindeza, mas nem precisava, porque esta é uma daquelas imagens que vai ficar guardada para sempre em seu coração.

 

Florence Duomo view

Veneza, la sereníssima rosada

Uma cidade cercada de água por todos os lados que vai te receber com os sinos da basílica de San Marco. Na piazza,a multidão de turistas disputa espaço com os famosos pombos. O Café Florian, super tradicional, é um lugar perfeito para tomar um café (um dos mais caros da vida, verdade seja dita) e ficar observando o movimento até o momento de visitar a linda basílica. Ruas estreitas, pontes, osterias, aperol spritz, gôndolas e palácios…sim, o lugar é cronicamente e absurdamente romântico, então se estiver com o coração partido talvez deva escolher outro lugar para visitar (assim você evita o risco de querer se jogar em um dos canais, rs).


SAIBA TUDO SOBRE VENEZIA!!


A cidade tem muitos museus e igrejas, e também é famosa pelo seu carnaval, então a chance de você cair em tentação e comprar uma daquelas máscaras é grande. É uma cidade para se percorrer a pé (se perdendo milhões de vezes pelas ruas estreitas e, assim, descobrindo cantinhos charmosos) ou de barco.

A ponte Rialto é linda , e ali pertinho fica o famoso mercado onde os moradores vão comprar os ingredientes fresquinhos para preparar suas refeições — prepare-se para uma explosão de cores e aromas. Escolhi a cor de Veneza porque vi várias fachadas rosadas por lá, e também porque esta cor costuma tingir o céu de lá quando o dia se despede para dar lugar à noite, deixando aquele lugar ainda mais surreal.

 Cidades que devem serem visitadas na Italia

Milão, 50 tons de cinza

Escolhi a cor cinza não porque esta seja uma cor sem graça, mas porque é elegante e discreta, assim como Milão. Bem menos turística do que as demais cidades italianas que conheci, é um lugar cosmopolita e organizado, no qual você não tem uma lista interminável de atrações para ver e, por isso mesmo, um lugar que você consegue curtir sem tanta correria. Você vai conhecer o Duomo e o Castello Sforzesco, a Galleria Vittorio Emanuele, o Teatro alla Scala e vai ficar maravilhado com tudo isso. Mas vai ter tempo também de andar sem compromisso nem, pressa pelas ruas lindas da cidade até encontrar um lugar gostoso para o aperitivi — você paga a bebida e ganha petiscos que geralmente incluem queijos, prosciutto, focaccia e outras tentações.


SAIBA TUDO SOBRE MILÃO!!


Se cansar de andar, pode tomar o tram (uma espécie de bonde sobre trilhos) e admirar a cidade da janela. Sem multidões nem filas intermináveis, vai poder explorar os bairros de Brera (se gostar de um museu, não perca a Pinacoteca e sua linda coleção) e Navigli (com direito a passeio de barco pelos canais). Para ver a Última Ceia (do Da Vinci), você comprar o ingresso com bastante antecedência e vai poder ficar lá apenas 15 minutos (vale muito a pena!), mas logo ali pertinho, praticamente escondida, tem uma joia chamada igreja de San Maurizio, com afrescos soberbos que você pode contemplar pelo tempo que quiser. Se gostar de futebol, pode ir ao San Siro e assistir a um jogo do Milan. Com tantos tons de cinza, você certamente vai achar um que te faça feliz.

Conhecer Milão

 Verona, a pequena laranja

Quando cheguei à Piazza Bra e vi a Arena, a primeira coisa que pensei foi: parece um mini Coliseu! Amei Verona profundamente, e à primeira vista. Na medida em que fui explorando a cidade, percebi que as semelhanças com Roma não paravam por ali — inclusive pela cor predominante nas ruas, laranja. Também lembrei de Florença quando vi a Ponte Scaligero, e senti o perfume da Toscana ao me encantar com a Ponte Pietra, Castel San Pietro, Torre Lamberti e Piazza Erbe. Uma amiga já tinha me avisado que “Verona tem tudo o que as outras cidades da Itália têm, só que menor”.


SAIBA TUDO SOBRE VERONA!!


Passei dias deliciosos de sol e calor explorando aquelas ruas lindas, fazendo paradas estratégicas aqui e ali para me refrescar com vinho branco bem gelado ou um aperol spritz — que colore de laranja (tinha de ser!) as mesas dos restaurantes de lá — e me deliciar com massas caseiras deliciosas. Ah, claro, fui fazer uma visitinha para minha amiga Julieta. Impressionante como todos os caminhos de Verona parecem levar para o mesmo lugar. Pessoas de todos os lugares, falando os mais diferentes idiomas, em busca da mesma coisa: a casa de Julieta, e o amor.

Verona
Verona

Zeila Valaski

Amo livros, música e filmes, uma mesa cercada de gente querida, boa comida e vinho para muitos brindes e longas conversas. Entre tantas paixões, viajar é a que faz meu coração bater mais forte, e a Itália é o destino favorito, onde esta polaca do Paraná se sente em casa. Além de adorar ler blogs, também tenho o meu, onde conto um pouco sobre mim e minhas andanças. Arrivederci!

 Conheça o blog da Zeila: 365 páginas em branco | Vivendo e escrevendo a vida.

Gostou do texto da Zeila? Seja o nosso próximo convidado especial!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

   Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

 

2 Comentários
  1. Lilia Fernandes Diz

    Boa tarde,

    Estarei com meu esposo de 25.p9 a 02.10 na Itália. Vamos em Roma e região da Toscana.
    Gostaríamos de saber o valor para um tour.
    Por gentileza, entre em contrato por email.
    Grata,
    Lilia

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Lilia por favor me envie o pedido por email ([email protected]) 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.