As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana.

A Toscana é uma das regiões italianas que mais nos oferece uma grande variedade de vinhos esplêndidos e, apesar de ter diversas zonas produtoras, uma das mais célebres é o Val d’Orcia; é para lá que vamos hoje para descobrirmos as cinco melhores vinícolas de Val d’Orcia.

0 117

As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana.

Quando falamos de vinhos italianos é praticamente impossível não nos lembrarmos da magnífica Toscana. Com vinícolas incríveis, a zona de Val d’Orcia é uma das que mais se destacam e é para lá que nós vamos hoje para descobrirmos as melhores vinícolas da região. Prontos? Vamos lá? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa introdução

Os vinhos italianos são famosos no mundo todo e uma das regiões mais celebradas pelos amantes da bebida é, sem dúvida nenhuma, a Toscana. É ali que encontramos a área do belíssimo Val d’Orcia, mas quais localidades compreende o Vale? Começando em Montalcino e Montepulciano, a região do Val d’Orcia abriga os seguintes municípios: Buonconvento, Castiglione d’Orcia, Pienza, Radicofani, San Giovanni d’Asso, San Quirico d’Orcia e Trequanda, bem como parte de Abbadia San Salvatore, Chianciano Terme, Montalcino, San Casciano dei Bagni, Sarteano e Torrita di Siena.

Leia também: Rotas do vinho na Toscana?

Bom saber…

O que é um vinho D.O.C.? Vinhos D.O.C. são aqueles regidos por uma série de regras de produção, bem como da área de origem, que devem ser distintas e precisas, e que podem incluir subzonas que a delimitam a um determinado local, aldeia, adega ou tipo de vinha (tipos de uva). Quando você encontrar um rótulo com a palavra D.O.C. no rótulo, tenha certeza de que você terá em mãos um vinho oficial e que seguiu todas as recomendações do consórcio que define regras e padrões de excelência para oferecer ao consumidor final um vinho impecável, de primeira qualidade. Descubra aqui Como trazer vinhos da Itália para o Brasil?

Nessa região, encontramos duas tradicionais vinhas, tipicamente toscanas: as de Sangiovese, que oferece matéria prima para o maravilhoso vinho tinto, e as vinhas de Trebbiano, que nos oferecem vinhos brancos irretocáveis. Pela regra do consórcio, o vinho tinto D.O.C. é composto por, no mínimo, 60% de Sangiovese e os 40% restantes pode ser uma mistura de variedades de uvas locais. Já o vinho branco seco e o Vin Santo – também pela regra D.O.C. – são compostos por, no mínimo, 50% de Trebbiano e o restante por castas locais.

Vinhos típicos da região

Alguns dos vinhos típicos (e famosos!) dessa região são:

  • Orcia e Orcia Riserva (com cor vermelho rubi que se torna um vermelho escuro com o envelhecimento, possui aroma frutado, sabor seco, cheio de sabor e harmonioso);
  • Bianco d’Orcia (um vinho branco, que pode ter uma tonalidade amarelada e, algumas vezes, um pouco esverdeada, com aroma delicado e frutado, e um sabor seco e bem equilibrado);
  • Orcia Rosè (com um tom rosa, que varia entre claro e um pouco mais escuro, apresenta fragrância delicada e frutada, apresentando um sabor seco e fresco);
  • Orcia Sangiovese e Orcia Sangiovese Riserva (se apresenta imponente, com um tom belíssimo de vermelho rubi que se torna ainda mais escuro com o envelhecimento, seu aroma é vinoso e pode ter um fundo frutado com perfume de cereja ou violeta, nos oferecendo um sabor seco e encorpado);
  • Orcia Vin Santo (vinho intenso, de cor amarelo palha que pode chegar perto do dourado ou âmbar escuro, nos presenteando com um aroma intenso e característico, um sabor seco, mas com notas adocicadas, aveludado ao paladar, e macio).

Impossível não citarmos que, nessa área de produção do Orcia D.O.C., encontramos, claro, dois renomados produtos: o Brunello di Montalcino e o Nobile di Montepulciano. Ambos são produzidos em cerca de quarenta vinícolas locais e são dois dos mais famosos vinhos dessa região. Descubra Quais são os tipos de vinhos italianos?

Agora, finalmente, sigamos para descobrir quais são as 5 melhores vinícolas da região de Val d’Orcia.

DICA DE OURO:

Se quiser participar da colheita da uva, é bom que você saiba que, algumas vinícolas, fazem pacotes especiais para os turistas, porém é necessário saber que, tantas outras, fecham durante este mesmo período.

Para evitar ‘desencontros’, informe-se com a empresa que você pretende visitar para consultar a disponibilidade deste evento ANTES da visita; certifique-se também de realizar o agendamento de sua visita com antecedência, pois diversas vinícolas não recebem turista o ano todo, e outras recebem muitos agendamentos, ou seja, pode ser difícil encontrar um lugarzinho para você fazer sua visita em cima da hora. Se planeje, ok?!

  • Nota: os endereços, horários de funcionamento e opções para agendamento de visita, você encontra diretamente nos sites das cantinas citadas aqui (no link com o nome da empresa). Lembre-se de que algumas cantinas podem alterar o horário de funcionamento conforme as estações do ano, é bem comum essa prática, por isso reforço: se planeje com antecedência!

1) As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana: Poderi Boscarelli

Poderi Boscarelli – Essa é uma das vinícolas mais celebradas de toda a zona de Val d’Orcia, isso porque é uma empresa familiar (e histórica!) e está muito bem localizada em Montepulciano. A vinícola de Poderi Boscarelli fica em uma área importante de produção do vinho Nobile DOCG, a 300 metros acima do nível do mar, em uma região que possui um clima perfeito para promover uma viticultura de qualidade.

Aqui ainda podemos encontrar diversas uvas como Mammolo Canaiolo e Colorino, as internacionais Merlot e Cabernet. O Boscarelli feito aqui possui uma produção de cerca de cem mil garrafas por ano e nesta adega o passado se faz presente, já que diversas tradições antigas são mantidas até hoje. No final da visita você pode fazer uma degustação (com valores entre 10 e 50 euros) de diversos rótulos produzidos ali. Dica de qual vinho comprar ali? Boscarelli Prugnolo! Impecável!

2) As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana: Poggio Al Vento

Poggio al Vento – Poggio al Vento cultiva uvas e azeitonas orgânicas e funciona também como um agriturismo. Os vinhedos daqui estão localizados no alto de uma colina de 500 metros e, claro, nos oferece panoramas magníficos! A uva célebre aqui é a Sangiovese, além da Cabernet Sauvignon e Merlot.

Durante o inverno o Monte Amiata mantém a temperatura em níveis aceitáveis, bloqueando o vento gelado, e deixando a região produtiva durante o ano todo. A ventilação acima da colina é perfeita e isso favorece a prevenção de apodrecimento das uvas, já que elas não acumulam umidade e nem sofrem com o calor intenso. Passe uma final de semana por ali, você não vai se arrepender!

3) As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana: Campotondo

Campotondo – Uma das cantinas mais ‘novas’ da região, foi fundada em 2000, quando, ainda, não havia nenhuma vinícola com escopo turístico em Campiglia d’Orcia, porém, havia já um passado com atividade de agricultores e camponeses que deixaram no local uma herança rica de história e conhecimento para que a vinícola pudesse ‘nascer’.

Aqui há uma vívida lembrança de tradições que, brilhantemente, passou de geração para geração e criou fortes laços com a terra presente ali. A abertura da cantina de Campotondo significou uma redescoberta de um espaço magnífico e ideal para a produção de vinhos, indiscutivelmente, irretocáveis!

4) As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana: Podere Forte

Podere Forte – Mais uma vinícola esplêndida que oferece produtos orgânicos e impecáveis. A vinícola fica entre colinas, bosques e desfiladeiros, seu fundador foi o sr. Pasquale Forte, que decidiu, em 1997, investir na região fundando uma empresa com seu nome. Apaixonado por vinhos, vindo da Calábria, ele abriu a cantina sem nenhuma pretensão, mas com amor e paixão.

Com 168 hectares de terra divididos em 19 hectares de vinhas, 23 de olivais e o restante de terras aráveis ​​e bosques, desde 2011, a propriedade também se estende à área entre Pienza e San Quirico d’Orcia, onde há 110 hectares de campos cultivados. O sr. Pasquale recuperou a tradição agrícola e da vinícola valdorciana e “dando de presente para o mundo”, ele entrega ao público três excelentes vinhos orgânicos, biodinâmicos e impressionantes: Petrucci Orcia D.O.C., Guardiavigna I.G.T. Toscana, e o e Petruccino Orcia D.O.C.. A produção anual de garrafas é limitada devido ao delicado processo biológico e biodinâmico, e a qualidade é indiscutível.

5) As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana: Tenuta Sanoner

Tenuta Sanoner – Fechamos nossa lista com uma cantina muito especial, a Tenuta Sanoner. Em um dos lugares mais bonitos da região, a Tenuta se apresenta de maneira simples, mas sem perder toda sua elegância. As tradições das antigas produções de vinho se mesclam de forma perfeita com toda a modernidade da biologia e biodinâmica para nos oferecer vinhos memoráveis! A principal uva produzida aqui é a Sangiovese e seus vinhos, quando prontos, se apresentam de forma genuína, original e requintada.

Pequena observação…

Pessoal, claro que essa zona específica nos oferece uma variedade imensa de cantinas abertas para visitação. É até difícil ‘escolher’ as melhores, pois qualquer cantina escolhida por você, inclusive as que não estão na lista, são maravilhosas e nos oferecem produtos únicos, especiais e muito bem feitos.


Assista esse vídeo e saiba: como transportar vinhos da Itália para o Brasil sem quebrar? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


 

Conclusão

As 5 melhores vinícolas da Val d’Orcia, Toscana. Uma das regiões mais especiais da Itália nos oferece vinhos e cantinas esplêndidos. Se estiver pensando em ir para a Itália, inclua em seu itinerário o fantástico mundo do vinho, tenha certeza de que você viverá momentos incríveis, rodeados de cores, sabores e aromas. Não esqueça de conferir nossa seção Comer  & Beber na Itália!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!