Como Organizar a Mala para o Outono Italiano?
A partir do momento em que decidimos fazer uma viagem, umas das primeiras perguntas que fazemos é: “Que roupa levar? Devo levar roupa de frio? Será que vai dar praia?” E nosso post de hoje é sobre: Como Organizar a Mala para o Outono Italiano. Nossa parceira Érica Steffens, consultora de imagem e estilo, nos dará muitas dicas importantes e úteis para um dos momentos mais marcantes de uma viagem: fazer as malas! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Sabemos que fazer a mala pode ser um enorme desafio, porém tendo o auxílio de uma profissional, tudo fica mais fácil! E hoje temos esse auxílio com a preciosa ajuda de nossa querida Érica Steffens! A Érica é consultora de moda e imagem, parceira do Viajando Para Itália e fez um post completinho para te ensinar a organizar a sua mala de outono de maneira impecável! Vamos aprender a montar a mala PERFEITA para o outono?
Além de falar um pouquinho sobre itens que não podem faltar na sua mala, hoje eu quero trazer algumas informações fundamentais para que você possa preparar a sua mala com tranquilidade e com a segurança para não passar nenhum perrengue aqui na Itália.
Além dos meus conhecimentos de peças-chave e mala inteligente, quero aproveitar o fato de eu estar aqui para compartilhar coisas que eu percebi vivendo na Itália há alguns anos.
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!O Clima na Itália
De maneira geral as estações são bem definidas, inverno frio e chuvoso, verão quente e seco, exceto nas regiões montanhosas onde chove bastante no verão. Porém, na primavera e no outono é possível encontrar grandes variações de temperatura. Leia também: Qual é o clima na Itália?
O outono na Itália, que vai de 23/setembro a 20/dezembro, é uma estação encantadora, marcada por mudanças climáticas e paisagens deslumbrantes. Porém, o que nem todo mundo sabe é que nessa estação as temperaturas variam muito, já que o país tem um formato alongado e diferentes zonas climáticas, sendo que no começo o clima é muito semelhante a uma primavera fresca e no final muito parecido com o inverno ameno. Saiba aqui como é o clima mês a mês na Itália.
O Outono no Sul
O outono no sul da Itália que abrange Nápoles, Sicília, Puglia, Capri, Costa Amalfitana e Sardenha é uma estação agradável e relativamente quente, especialmente em comparação com o norte do país. O início do outono ainda é muito parecido com o verão, com temperaturas que variam de 18-28°C especialmente nas áreas costeiras.
Setembro
O clima no sul da Itália é geralmente agradável e ameno, com temperaturas que começam a diminuir em comparação aos meses de verão, mas ainda permanecem confortáveis. De maneira geral podemos dizer que durante o dia, as temperaturas geralmente variam entre 22°C e 28°C. À noite, as temperaturas podem cair para 15°C e 20°C. Em setembro a temperatura da água do mar ainda é morna o suficiente para nadar, variando entre 22°C e 25°C. Se o seu destino é o sul, não se esqueça da roupa de banho (para o Norte eu também recomendo incluir 1 ou 2 biquínis, mas para entender o “porquê” leia o artigo até o fim!).
A partir do final de setembro, a chance de chuvas começa a aumentar, embora ainda haja muitos dias ensolarados. As chuvas tendem a ser leves e esporádicas. Este período é considerado ótimo para visitar o sul da Itália, especialmente para aqueles que preferem evitar o calor intenso do verão e as grandes multidões de turistas. Leia também: Quais os meses mais chuvosos na Itália?
Outubro
As temperaturas começam a cair gradualmente, mas ainda são agradáveis, variando entre 15-25°C durante o dia.
Novembro
As temperaturas continuam a baixar, mas ainda são amenas em comparação com outras partes da Itália. Durante o dia, as máximas ficam em torno de 15-20°C, e à noite podem cair para 10-14°C. As chuvas se tornam mais frequentes, por isso reforço a importância de trazer um casaco impermeável. O trench coat é uma excelente escolha porque transita nos mais variados estilos e, dependendo da combinação de acessórios, você pode usar em diversos ambientes. Eu recomendo também trazer uma sombrinha compacta, daquelas que conseguimos colocar na bolsa.
Dezembro
O clima no sul da Itália é geralmente mais ameno do que no resto do país, mas já há uma sensação de inverno, especialmente nas áreas mais montanhosas e no interior. As temperaturas médias nas costas e áreas baixas ficam entre 10°C e 16°C. Durante o dia, especialmente quando há sol, o clima pode ser relativamente agradável, mas as noites são mais frias.
Já nas áreas montanhosas e interiores as temperaturas podem ser mais baixas, com variações entre 5°C e 10°C e em regiões montanhosas pode até ocorrer neve, como nas áreas ao redor dos Apeninos e na Sicília. Dezembro é um mês chuvoso no sul da Itália, especialmente nas áreas costeiras e montanhosas. O número de dias chuvosos varia, mas em geral, pode haver chuvas regulares, intercaladas com períodos de sol.
Mas Preste Atenção!
Se você vem apenas com mala de mão (ou de bordo) é fundamental ler atentamente as recomendações da companhia aérea para saber se é permitido viajar com sombrinha na mala. Caso a sua companhia não permita colocar sombrinha na mala eu tenho uma super dica! Na Itália existem muitos “mercadinhos ou lojinhas chinesas” que vendem de tudo que você pode imaginar. Nesses locais é possível comprar facilmente uma sombrinha pequena a menos de 5 euros. Confesso que não é algo que vai durar uma vida inteira, a qualidade do produto algumas vezes é mediana, mas vale a pena porque assim você evita o estresse de ter que jogar no lixo do aeroporto a sua sombrinha.
O Outono no Centro
O outono no centro da Itália (que abrange regiões como a Toscana, Lácio, Úmbria, e cidades como Roma, Florença e Siena) é uma estação de transição, com mudanças graduais no clima à medida que o ano avança.
Setembro
O clima ainda é bastante quente, especialmente no início do mês. As temperaturas variam entre 18°C e 28°C em média. As chuvas começam a aumentar, mas ainda são moderadas. O tempo é predominantemente ensolarado, com alguns dias nublados. Setembro é considerado um dos melhores meses para visitar a Itália, pois o calor intenso do verão diminui, mas o clima ainda é muito agradável. As vinhas e campos estão exuberantes, e é uma época de colheita de uvas (vendemia). Leia também: As dez melhores vinícolas na Toscana.
Outubro
As temperaturas começam a cair, com variação entre 12°C e 22°C. Este é um mês mais chuvoso, especialmente na Toscana e em outras regiões centrais. Pode haver dias nublados e mais frescos, mas ainda há períodos ensolarados. A paisagem começa a mudar com as cores do outono, principalmente nas regiões rurais, onde as árvores se tingem de vermelho, laranja e dourado. É também a época de festivais ligados à colheita, como festas de vinho e azeite. Leia também: Tour do vinho em língua portuguesa na Toscana.
Novembro
As temperaturas caem ainda mais, ficando entre 8°C e 15°C. As chuvas são mais frequentes e os dias começam a ficar mais curtos. Pode haver dias de nevoeiro pela manhã. O ambiente fica mais melancólico, com as folhas caindo e o tempo mais frio. No entanto, as cidades ganham um charme especial nessa época, com menos turistas e uma atmosfera mais tranquila. A gastronomia se volta mais para pratos robustos, como trufas, cogumelos e castanhas. Leia também: Quais são os dez melhores lugares para comer em Florença.
Dezembro
Embora seja oficialmente inverno a partir de 21 de dezembro, o início do mês ainda tem características de outono, com temperaturas entre 5°C e 12°C. Continua sendo um período úmido, com dias chuvosos intercalados por períodos ensolarados. As cidades começam a se preparar para o Natal, com mercados natalinos e decorações festivas, especialmente em cidades como Roma e Florença. O clima pode ser frio, mas a atmosfera de fim de ano é muito convidativa. Leia também: O que fazer no Natal nas principais cidades italianas?
O Outono no Norte da Itália
O outono no norte da Itália, que abrange regiões como Milão, Torino, Veneza e Verona, Bologna, Dolomitas, é uma estação marcada por temperaturas mais frias, paisagens espetaculares e uma rica cultura de eventos e gastronomia.
Setembro
As temperaturas ainda são relativamente agradáveis, com máximas entre 18-24°C durante o dia, mas as noites começam a ficar mais frias, com mínimas em torno de 10-15°C. O clima é ideal para explorar cidades e fazer passeios ao ar livre.
Outubro
O outono realmente se instala, com temperaturas caindo para 12-18°C durante o dia e 5-10°C à noite. As primeiras chuvas da estação são mais frequentes, e a neblina matinal é comum em áreas próximas a lagos e rios. Na segunda quinzena de outubro, as temperaturas em cidades turísticas como Milão e Veneza começam a cair à medida que o outono avança.
Em Milão as temperaturas médias variam entre 9°C a 17°C. Durante o dia, pode estar mais agradável, em torno de 15°C a 17°C, mas à noite e de manhã cedo, costuma fazer frio, com temperaturas caindo para 9°C ou até menos. O tempo pode ser nublado e há possibilidade de chuva.
Em Veneza não é muito diferente, as temperaturas médias ficam entre 10°C e 18°C, o clima costuma ser um pouco mais úmido, devido à proximidade com o mar, e também há chances de chuva durante esse período.
Ambas as cidades apresentam um clima tipicamente outonal, com dias mais curtos e um ar fresco, especialmente nas primeiras horas da manhã e à noite.
Novembro e Dezembro
São os meses mais frios do outono, com temperaturas diurnas entre 7-12°C e noites que podem chegar a 0-5°C. Nas regiões montanhosas, como os Alpes, as primeiras neves já podem aparecer, especialmente no final do mês de Novembro. Leia aqui, tudo sobre as Dolomitas.
Tabela com Média de Temperaturas
Para que você não se sinta completamente perdida e consiga escolher os itens adequados para a sua mala, eu trouxe uma tabela com a média de temperatura nas principais cidades italianas. É recomendável verificar a previsão do tempo cerca de 1-2 semanas antes da sua viagem. Isso porque a Itália, como qualquer outro lugar do mundo, tem sofrido grandes alterações climáticas nos últimos anos, e isso pode causar variações de temperatura.
Média de Temperatura nas Principais Cidades – Outono
Mês/Cidade | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |
Roma | 17 – 27°C | 12 – 22°C | 8 – 17°C | 4 – 12°C |
Veneza | 14 – 24°C | 9 – 18°C | 4 – 11°C | 0 – 7°C |
Florença | 15 – 26°C | 11 – 20°C | 6 – 15°C | 3 – 11°C |
Milao | 15 – 24°C | 10 – 17°C | 5 – 11°C | 1 – 7°C |
Napoles | 18 – 27°C | 14 – 22°C | 10 – 17°C | 6 – 14°C |
Capri | 18 – 27°C | 15 – 24°C | 12 – 20°C | 8 – 16°C |
Pisa | 16 – 26°C | 12 – 21°C | 8 – 16°C | 4 – 11°C |
Bologna | 15 – 26°C | 10 – 19°C | 5 – 12°C | 1 – 7°C |
Verona | 15 – 26°C | 10 – 19°C | 5 – 14°C | 0 – 9°C |
Torino | 13 – 23°C | 8 – 17°C | 3 – 12°C | -1 a 7°C |
Dolomitas | 8 – 20°C | 2 – 14°C | -2 a 8°C | -5 a 4°C |
O que não pode faltar?
Agora que você já tem uma ideia de como é o clima na Itália durante o outono vamos aos itens que devem ser inseridos na sua mala para que você esteja protegida do frio e possa curtir ao máximo a sua viagem.
Quando você viaja para a Itália no outono, é importante estar preparada para a variação do clima no decorrer do dia e as atividades que a estação oferece. Leia também – Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!
Roupas em Camadas
Como vimos as temperaturas do outono, geralmente, sofrem um declínio durante os meses da estação. O que faz com que as vezes o dia comece mais friozinho, depois a tarde esquente um pouco e quando chega a noite, volte a esfriar. Por causa dessa variação é importantíssimo que você se vista pensando em controlar a sua temperatura corporal e esse é o porque de se vestir com as roupas em camadas, pois elas te ajudarão a ter esse controle e você não correrá o risco de passar frio ou calor demais, afinal, ninguém merece esse tipo de stress durante um passeio maravilhoso pela Itália.
Suéteres e Cardigãs
Leve alguns suéteres e cardigãs de diferentes pesos. Eles são perfeitos para vestir em camadas e manter-se aquecida quando as temperaturas caem.
Camisetas e Blusas
Ideais para usar como base sob suéteres ou jaquetas. Em Setembro e na primeira quinzena de Outubro vale a pena incluir camisetas de manga curta, principalmente se a sua viagem é para o Sul. Para o final de Outubro, Novembro e Dezembro o ideal é investir em blusas e camisetas de manga longa. Se a sua viagem for no final de Novembro ou Dezembro eu recomendo ainda incluir blusa térmica.
Jaqueta ou Casaco
Uma jaqueta de couro ou um casaco leve, como um trench coat, é essencial para a primeira etapa do outono, especialmente para as manhãs e noites mais frias. Para os meses de Novembro e Dezembro é recomendável incluir também 1 ou 2 casacos mais pesados, principalmente se a sua viagem for para o Norte da Itália.
Calças e Saias
Além dos casacos e blusas, temos que pensar no que vamos usar da cintura para baixo. Vamos descobrir o que é melhor para completar o look.
Jeans ou Calças Confortáveis
Calça jeans ou calças de tecido mais grosso são versáteis e ideais para o clima outonal. Esteja atenta ao sapato que você vai escolher. O ideal é que as calças estejam de acordo com os sapatos (por exemplo, se pretende incluir uma bota de cano longo, dificilmente você vai conseguir usar com uma calça flare, nesse caso seria melhor optar por calça leggings ou skinny). Além disso, existem tecidos que são mais adequados para encarar o frio europeu, pois conseguem manter você aquecida e protegida da umidade. Para saber quais são esses tecidos clique aqui e veja o material que eu trouxe sobre isso.
Saias e Vestidos
Se você gosta de usar saias ou vestidos, leve alguns modelos que possam ser combinados com meias-calças mais grossas e com casaco, cardigã ou jaqueta. O ideal no outono é optar por tecidos um pouco mais encorpados ou pesados, principalmente se o seu destino for o Norte e a sua viagem estiver agendada para Novembro ou Dezembro. O mesmo serve para saia, além do tecido, esteja atenta ao comprimento da saia. Se faz parte do seu estilo usar saia curta não se esqueça de trazer uma meia calça fio 80 ou térmica. As melhores opções seriam saia média, midi ou longa, mas isso vai depender do seu estilo pessoal.
Meias-Calças e Leggings
Para você, mulher, que gosta de vestidos e saias, mas tem medo de passar frio, fique tranquila, pois Meias-Calças e Leggins te ajudarão a montar looks super estilosos.
Meias-Calças
Se faz parte do seu estilo usar saias ou vestidos, leve meias-calças de diferentes espessuras para se ajustar às variações de temperatura. Se você é uma pessoa sensível ou pouco adaptada a baixas temperaturas e a sua viagem está planejada para Novembro ou Dezembro é recomendável investir em meia-calça térmica.
Leggings
As leggings são confortáveis e podem ser usadas sob vestidos ou com suéteres longos para dias mais frios. Além disso, são ótimas opções se você pretende usar bota de cano longo. Mas esteja atenta ao tecido, leggings de tecido muito leve podem não proteger contra o frio europeu.
Calçados Confortáveis
Como a vida de turista é andar e bater perna, sem dúvidas a escolha do sapato ideal, vai muito além da beleza, pois se você escolhe errado, pode ter grandes problemas com dores e calos nos pés. E isso pode definitivamente acabar com a graça do seu passeio. Logo abaixo temos dicas do que calçar e assim tentar evitar esses perrengues.
Botas de Cano Curto ou Médio
Botas são uma excelente escolha para o outono, pois mantêm seus pés aquecidos e são confortáveis para caminhar. Na primeira etapa do Outono talvez não seja interessante trazer bota de cano longo, porque além de ocupar bastante espaço na mala, dependendo do seu destino, ela pode não ser usada. Nesse caso a melhor escolha é a bota de cano curto. Porém, se a sua viagem for em Novembro ou Dezembro eu recomendo a bota de cano longo porque ela costuma ser mais quente.
Sapatos Fechados Confortáveis
Se você preferir sapatos mais leves, opte por um par de sapatos fechados que sejam confortáveis para explorar as cidades a pé. Eu recomendo tênis, evite sapato de solado muito liso para não escorregar.
Não Usar Sapato Novo
Amaciar antes é fundamentar! Eu sei que muitas vezes compramos um sapato novo especialmente para a nossa viagem, para ficar bonita e sair bem na foto. Porém, como na Itália caminhamos bastante, se o sapato for “novinho em folha” corre o risco de virar um desconforto. Se o seu objetivo é não sujar o sapato antes da viagem caminhe dentro de casa ou suba as escadas do seu prédio, mas não cometa o erro de usar pela primeira vez na viagem.
Dica importante!
Devido às chuvas, umidade e até neve que ocorrem em Novembro e Dezembro (dependendo do seu destino), as ruas e calçadas podem se tornar escorregadias, então, para a sua segurança é interessante optar por sapatos que tenham o solado tratorado.
Acessórios
O look e o sapato podem até ser simples, mas vamos admitir, um acessório pode transformar o seu visual. Então, é a sua hora de aproveitar e usar muitos lenços, cachecóis, boinas, etc.
Cachecol ou Lenço
O cachecol é um acessório indispensável no outono. Ele ajuda a manter o pescoço aquecido e pode ser facilmente retirado se o dia esquentar. Se a sua viagem é em Setembro, início de Outubro ou para o sul você pode substituir por um lenço ou algo mais leve. Porém, a partir da segunda quinzena de Outubro, principalmente se pretende desfrutar das típicas feiras gastronômicas e mercadinhos de natal, onde você vai permanecer por horas ao ar livre, o cachecol é realmente um item que trará conforto para o seu passeio.
Chapéu ou Boina
Um chapéu ou uma boina pode ser tanto funcional quanto estiloso, ajudando a proteger do vento frio.
Luvas
Dependendo da região e do mês, luvas leves podem ser úteis, especialmente nas manhãs e noites mais frias. A partir de Novembro as luvas passam a ser fundamentais, principalmente para o Norte.
Óculos de Sol
Embora seja outono, os dias ainda podem ser ensolarados, especialmente nas regiões do sul da Itália. E não se esqueça do protetor solar!
Proteção contra Chuva
Lembre-se que o outono é uma estação chuvosa na Itália, ou seja, as chances de pegar chuva durante o seu passeio são altas, portanto, é importante estar preparado(a) para evitar se molhar muito.
Guarda-chuva Compacto
As chuvas são comuns no outono, então um guarda-chuva compacto e resistente é essencial. Como mencionado acima, se você possui apenas mala de bordo procure se informar se a sua companhia aérea permite transportar guarda-chuva ou sombrinha.
Capa de Chuva ou Jaqueta Impermeável
Uma capa de chuva ou uma jaqueta impermeável é importante para os dias mais úmidos. Se tiver pouco espaço na mala opte por uma peça versátil, que você consiga usar nos mais variados ambientes.
Itens de Higiene e Cuidados Pessoais
Cada um tem a sua própria rotina de beleza e cuidados de higiene, por isso procure trazer os produtos que você está acostumada a usar no seu dia a dia, mas esteja atenta ao volume. Lembre-se que na mala de bordo não é permitido transportar líquidos com mais de 100ml. Resolvi dar uma atenção especial a 3 itens que na minha opinião são indispensáveis independente dos seus hábitos e cuidados:
- Hidratante: O ar pode ser mais seco no outono, então um bom hidratante para o rosto e as mãos é essencial.
- Protetor Labial: Proteja seus lábios do vento frio com um protetor labial e/ou manteiga de cacau.
- Protetor Solar: Mesmo no outono, você ainda precisará de proteção solar, especialmente nos passeios ao ar livre.
Aparelhos Eletrônicos e Adaptadores
Detalhes importantes, que muitas vezes nos esquecemos e que podem nos gerar bastante stress. Afinal temos que carregar nossos celulares para registrarmos tudo da viagem!!
Adaptador de Tomada
Certifique-se de levar um adaptador de tomada para os padrões europeus. Em alguns hotéis você já encontra o adaptador disponível para clientes, mas não é uma regra geral. O ideal é se informar com antecedência. Mas não se preocupe, eu tenho uma boa notícia pra você: sabe aquele “mercadinho chinês” que eu mencionei anteriormente? Ali você encontra esse adaptador a menos de 5 euros! Leia também: Tomadas na Itália – o que eu preciso saber?
Carregador Portátil
Com tantos passeios durante o dia, um carregador portátil pode ser útil para manter seus dispositivos carregados.
Com essa lista, você estará bem preparado para enfrentar as variações de clima e aproveitar todas as maravilhas que a Itália tem a oferecer no outono!
Mala e Mochila
Roupas, sapatos, carregadores, tudo escolhido, que ótimo! Mas, a mala ou mochila onde vamos colocar tudo também deve ser funcional para ajudar e não atrapalhar a viagem. Leia também: As estações na Itália! Como fazer as malas?
Mala Leve e Compacta
Opte por uma mala que seja fácil de carregar, especialmente se você planeja se deslocar entre diferentes cidades. Lembre-se que a maioria das cidades italianas, principalmente os centros históricos, não são asfaltados e o pavimento costuma ser irregular. Além disso, em muitos locais não é permitido chegar de carro, são áreas de trânsito limitado, o que significa que só podem entrar carros autorizados. Leia também: Mala de Viagem para Explorar a Itália, dicas essenciais!
Mochila ou Bolsa Transversal
Para passeios diários, uma mochila ou bolsa transversal é útil para carregar seus itens essenciais, como guarda-chuva, mapa, garrafa de água, protetor solar, cachecol. Eu recomendo uma bolsa ou mochila que seja prática e segura. Nas grandes cidades esteja muito atenta à sua bolsa.
Mala Grande ou Muitas malas é Ruim
Sob vários aspectos. Além do acesso ao trem que dificilmente tem rampa, algumas vezes o seu trajeto requer troca de trem ou de binário (plataforma) e muitas vezes tem pouco tempo para isso. Correr com uma mala média ou pequena é um conto, correr com uma ou duas malas grandes já é mais complicado.
Importante!
- Para voos internacionais, o limite máximo de líquido que pode ser transportado é de 1 litro, que deve ser dividido em embalagens com capacidade de 100 ml. Todos os frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente (que possa ser fechada e lembre-se, contendo capacidade máxima de 1 litro), e devem estar dispostos com folga dentro da embalagem fechada.
- Traga 1-2 mudas de roupa na mala de mão, pois infelizmente às vezes acontece de a sua mala não chegar juntamente com você, e atrasar até 1-2 dias. Para não ficar em apuros tenha em mãos roupa para tomar um bom banho e descansar. Lembre-se de incluir roupa íntima.
Documentos e Dinheiro
Sem esses dois “itens” você nem sai do aeroporto da sua cidade, rumo a sua viagem para a Itália! Uma dica bem legal é reunir as cópias dos documentos, quem sabe, até imprimir as reservas de hotel, apólice do seguro viagem, na versão inglês e português, pois quando você chegar no aeroporto italiano e for passar pela imigração, se te pedirem algum desses documentos, já estará ali, pronto para ser apresentado. Aproveite e leia também, Documentação para entrar na Itália.
Passaporte e Cópias
Além do passaporte, leve cópias impressas e digitais dos seus documentos importantes. Leia também: Perdi ou roubaram meu passaporte, e agora?
Cartões de Crédito e Dinheiro em Espécie
Leve uma combinação de cartões e dinheiro em espécie (em euros) para emergências e compras em lugares que não aceitam cartões. Saiba aqui, o que é melhor para usar na Itália, Dinheiro ou Cartão?
Atenção!
Uma dica importante é colocar sua carteira e documentos no fundo da sua bolsa ou mochila, dificultando o acesso a qualquer “pickpocket”.
O que não vale a pena trazer para sua viagem à Itália no Outono!
Da mesma forma que existem os itens essenciais, existem alguns que provavelmente você não vai usar e que só vão fazer volume na sua mala!
Sandália Aberta
Independente do local que você vai, a partir de outubro o clima fica mais fresco e usar sandália pode ser desconfortável, então não ocupe espaço na mala com esse item.
Blusa de Alça
No começo do outono o clima ainda é ameno, você pode até ficar de manga curta se o seu destino for o Sul, mas alcinha já não é mais tão interessante. A menos que você tenha muito espaço na mala, eu não recomendo.
Salto Alto Fino
Se o seu objetivo é participar de um evento que exige um dress code formal ou elegante pode até ser uma boa ideia incluir um ou dois pares de salto alto. Porém, se o seu objetivo for “andar por aí” conhecendo a Itália eu não recomendo salto alto, muito menos salto fino. Isso porque a maioria das cidades possui um pavimento antigo e irregular e a maioria dos passeios ou pontos turísticos são em locais que não conseguimos chegar de carro. Então para evitar dores nas costas, dor na perna ou estresse opte por sapato confortável, respeitando o seu estilo.
Pode ser que sim, pode ser que não.
Ainda temos itens que vão depender de situações como, a sua resistência ao frio, a região que você vai, para saber se vão entrar na sua mala, ou não! São eles:
Roupa Térmica
Depende da sua sensibilidade ao frio, do período da sua viagem e do seu destino. Se você vai para o sul da Itália, em Setembro ou Outubro é absolutamente desnecessário. Porém, se você vai para o Norte no final de Outubro, Novembro ou Dezembro é bem provável que você use. Caso não tenha no seu guarda-roupa a blusa ou calça térmica uma opção pode ser a segunda pele e meia-calça fio 80. Mas se você pretende conhecer as Dolomitas depois do dia 15/10 eu sinto muito, mas não será o suficiente.
Roupa de banho
Depende da sua intenção. Se estiver nos seus planos conhecer as termas ou vai para o Sul no início do Outono seria bacana incluir traje de banho. Se você conseguir incluir no seu roteiro uma visita às termas italianas, o que eu super recomendo, é importante trazer um ou dois biquínis, porque na Itália normalmente você encontra dificuldade de achar peças de outras estações nas lojas, isso quer dizer que comprar um biquíni em Outubro ou Novembro não é exatamente uma tarefa fácil, e pode custar caro. Leia também: As mais lindas termas da Itália!
Roupas de Atividade ao Ar Livre
Se você planeja fazer caminhadas nas montanhas ou trilhas, conhecer os bosques italianos ou ainda ver de perto as Dolomitas leve tênis ou botas de caminhada porque normalmente os caminhos são irregulares.
Roupas de Esporte
Para atividades ao ar livre, como trilhas ou ciclismo escolha roupas esportivas que garantam conforto, mas também proteção térmica.
E-book Mala Inteligente – Passo a passo para uma viagem inesquecível
Clique aqui e garanta já o seu!
Super Dicas!
Nem Toda Cidade Tem Uber
Na realidade poucas cidades tem Uber e esse serviço aqui custa caro. Leia aqui quais são os aplicativos na Itália para chamar Táxi.
Nos Centros Históricos Não é Permitido Entrar de Carro
Normalmente não é asfaltado. Talvez você tenha planejado alugar um carro e isso realmente pode ser uma boa ideia, dependendo das características da sua viagem, mas é importante saber que nos centros históricos só é permitido o acesso a carros autorizados. Para andar de trem ou nos centros históricos evite salto alto.
Lavanderia Self-Service (FAI DA TE)
Praticamente todas as cidades italianas tem lavanderia self-service onde com 10 euros você consegue lavar e secar suas roupas em menos de 2h. Se a sua mala for pequena procure escolher peças que combinem entre si, assim você consegue lavar as roupas e fazer diferentes combinações no decorrer da sua viagem sem precisar de muitas peças.
Monte Os Looks Com Antecedência
Incluindo acessórios, e faça fotos. Essa dica é preciosa!!! Não escolha peças ao acaso para decidir as combinações quando já estiver no seu destino. Isso é um grande erro porque corre o risco incluir na mala diversas peças lindas, que você ama, mas que não combinam entre si. Para garantir que as combinações que você imaginou realmente estão dentro do que você deseja e para ter certeza que aquela roupa maravilhosa do ano passado ainda serve é fundamental provar.
E para não perder muito tempo quebrando a cabeça para tentar lembrar os looks montados em casa faça fotos e abra um arquivo de Inspirações no seu celular. Tenho certeza que suas amigas ou sua família vai amar quando você levar menos tempo para se arrumar e sobrar mais tempo para passear!
Dificuldades em montar a sua mala? Eu posso te ajudar!
Se você encontra dificuldade em definir itens fundamentais ou como escolher o que levar na sua viagem adquira o meu E-book “Mala Inteligente: passo a passo para uma viagem inesquecível” e ganhe o bônus “Guia rápido mala de viagem para a Itália no outono”. Ali você vai encontrar dicas preciosas que ajudarão a definir o que colocar na sua mala, qual o número de peças recomendado para o período de 7-10 dias e como ganhar tempo na hora de fazer a mala e de se preparar para os passeios. Caso você encontre dificuldade em definir o que trazer em base ao seu guarda-roupa adquira o serviço personalizado de “Mala Inteligente” entrando em contato via e-mail ([email protected]), Instagram (@ericasteffens_consultora) ou whatsapp (link na Bio).
Peça já um orçamento para a Érica Steffens, Consultora de Imagem e Estilo. Garanto que vale muito a pena!!!
E-mail: [email protected]
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como organizar uma mala para o outono italiano!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como Organizar a Mala para o Outono Italiano? Agora sim, estamos prontos para preparar nossas malas de forma prática e funcional e vivenciar momentos inesquecíveis na Itália durante essa estação encantadora que é o outono.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
Esse post te ajudou? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!