Clima mês a mês na Itália?

A Itália também está sofrendo com o aquecimento global e o clima na Itália está mudando. Hoje faremos um panorama do clima mês a mês na Itália. Veja aqui nossa Tabela mês a mês de temperaturas na Itália!

0 328

Clima mês a mês na Itália?

Nos últimos meses muitos estão debatendo as drásticas mudanças no clima mundial. O aquecimento global e a série de tragédias naturais mundiais nos últimos meses, não foram à toa: a mudança climática existe e afeta diretamente todos os continentes. Hoje vamos ver como está o clima mês a mês na Itália. Fique com a gente e faça o melhor da Itália! Monte aqui o Roteiro de Viagem dos seus sonhos!!! Conheça nossa seção sobre o Clima na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”

Itália

Nossa Introdução

Queimadas, chuvas torrenciais, furacões violentíssimos. A natureza está revoltada e, com razão, está cada vez mais se rebelando. A situação do clima mundial está tão grave que na 74ª Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York, nos Estados Unidos, o assunto não poderia deixar de ser citado. Os cientistas estão preocupados e os governos precisam, urgentemente, tomar ações para tentar “frear” problemas como, por exemplo, o efeito estufa, a poluição de rios e oceanos e tantos outros. Apesar de diversos acordos assinados entre várias nações, o assunto parece estar longe de ser resolvido, pois não são todos que respeitam os acordos firmados e, pior, não são todos que os assinam.

1) Mas, afinal, o que está acontecendo?

Bom, parte dessa mudança é resultado do ciclo natural da evolução da Terra. Muitos estudiosos afirmam que o planeta ainda está “saindo” da última era glacial, era que terminou há mais de 20 mil anos. Os registros mostram que os aumentos de temperatura, ano a ano, vêm desde 150 mil anos atrás, mas, por causa das ações humanas, a velocidade triplicou, com consequências, às vezes, desastrosas.

Os gases poluentes, o lixo e tantos outros fatores fazem a atmosfera terrestre reter mais calor do sol, que é quando acontece o efeito estufa. O resultado disso: temperaturas sempre mais elevadas e estações do ano cada vez menos “marcadas”. Em alguns lugares do mundo os habitantes lidam com as quatro estações do ano em um só dia, a amplitude térmica passa de 15 graus, e chuva e sol lutam por um espaço. Para se ter uma ideia: durante o século XX, a temperatura média global aumentou 0,6 grau Celsius; parece um valor irrisório, mas é extremamente preocupante! Enquanto algumas regiões esquentaram, outras esfriaram, e essa alteração tem impacto direto na fauna e na flora. Além do mais, o impacto é sentido, diretamente, na saúde das pessoas. Ou seja: a mudança do clima afeta TUDO e TODOS, de forma impiedosa.

2) E na Itália? Como fica a situação?

Bom, as estações do ano na Itália sempre foram muito bem definidas. FORAM! Até a página dois! De alguns anos pra cá, as estações estão cada vez mais “confusas”, chove quando não deveria chover, abre o sol quando deveria nevar, enfim, tudo meio bagunçado! Em Agosto passado, por exemplo, alto verão italiano houve algumas tempestades em várias cidades italianas e até queda de granizo que “tingiram” algumas cidades litorâneas, como Gênova, de branco. Por isso, já adianto, é bem complicado dizer, com exatidão, como estarão os meses na Itália quando falamos de clima, tudo pode mudar do dia pra noite e, infelizmente, nem sempre a previsão do tempo acerta.

Para se ter uma ideia: nas Dolomitas, a cadeia montanhosa italiana, a temperatura média, inclusive no verão, era de 20 ou 23 graus, esse ano, durante o verão, a temperatura alcançou impressionantes 28 graus a uma altitude de 1600 metros acima do nível do mar! O dado que mais impressionou na Itália, no entanto, foi o mês de Junho, normalmente, à noite, as temperaturas ficavam entre 18 e 20 graus, esse ano, em algumas localidades, durante a noite, a temperatura bateu os 30 graus! Ou seja, no geral, a temperatura média na Itália aumenta cerca de 2,5 graus POR ANO! É muita coisa! Vejamos, na tabela abaixo, a Itália, mês a mês.

Tabela de Temperaturas na Itália

 MÊS

TEMPERATURA – MÁX-MIN*

DIAS DE CHUVA*

Janeiro 10°C – 0°CDe 5 a 8 dias – com chance de neve
Fevereiro12°C – 4°CDe 3 a 5 dias – com chance de neve
Março16°C – 8°CDe 2 a 6 dias
Abril20°C – 10°CDe 2 a 6 dias
Maio25°C – 15°CDe 2 a 4 dias
Junho28°C – 18°CDe 0 a 2 dias
Julho38°C – 25°CDe 0 a 2 dias
Agosto40°C – 25°CDe 0 a 2 dias
Setembro28°C – 20°CDe 6 a 8 dias
Outubro20°C – 15°CDe 8 a 12 dias
Novembro18°C – 14°CDe 6 a 10 dias – com chance de neve
Dezembro14°C – 8°CDe 6 a 10 dias – com chance de neve

*Valores aproximados (Fonte: Nasa)

3) Importante Saber

Vale lembrar que as temperaturas e os dias de chuva citados são valores aproximados, baseados em médias com dados dos últimos 10 anos. Pode esfriar no verão e esquentar no verão, nada impede, mas são alterações que duram entre um e três dias. A intensidade das chuvas também pode variar, assim como a intensidade da neve, especialmente em lugares com grande altitude.

Portanto, é bem complicado responder a perguntas como “se eu não quiser pegar chuva, quando devo ir para a Itália?“. É tudo muito relativo, depende do seu destino, da época do ano e da força da natureza. Uma dica importante: verifique SEMPRE a previsão do tempo! Antes de partir e enquanto estiver lá, lembrando sempre que, pode ser que eles também errem! Não podemos te prometer que você não terá surpresas com o clima, portanto: vá preparado! Leve na mala de verão um casaquinho e na sua mala de inverno, roupas um pouco mais leves. Nunca se sabe! Ou use uma mudança de tempo repentina para ir às compras! Fica a dica! ; ) FONTES: Agri Regioni Europa, ONU Italia, Greenpeace Italia, Il Giornale e Nasa.


Assista a esse vídeo e saiba: Qual é o mês que mais chove na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

 


Conclusão

O clima do mundo está, desesperadamente, pedindo socorro e, nos envia, de forma nem sempre sútil, sinais de que precisamos ajuda-lo. Pensar em coisas como reciclagem, vida sustentável e tantos outros, não é bobagem e, pode ter certeza, mesmo que você faça o mínimo dentro da pequena sociedade que é sua casa, bairro, cidade, você já estará contribuindo, sem nem perceber, para um mundo mais limpo, saudável e estável.

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!