Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?

Preparamos um post muito especial com dicas e informações importantes para você querido leitor

2 1.871

Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?

A acessibilidade na Itália passou por grandes mudanças nos últimos anos, mas ainda está longe de ser o modelo ideal. Hoje vamos falar um pouco sobre a acessibilidade nas praias, transportes públicos, aeroportos, nos hotéis, nos monumentos e atrações da Itália! Mas afinal vamos saber como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Na Itália estima-se que o número de pessoas com deficiência física pode chegar a 25% da população. Os números se aproximam de 13 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física na Itália inteira, e somente 18% dessas pessoas trabalham. Quando se trata de acesso a locais públicos 27,2% diz sentir dificuldades para sair de casa, 22,3% de entrar em locais públicos e 19,7% alega dificuldade para utilizar transporte público. Os dados são de 2013 e não há pesquisas atuais sobre o assunto. Ainda em 2013 o Tribunal de Justiça da União Europeia condenou a Itália por não aplicar os princípios básicos de acessibilidade no país. Em 2014 foi a vez de Bruxelas condenar a Itália pelo mesmo motivo

Mudanças em 2014

Pois bem: parece que a bronca funcionou! Em 2014 a Itália começou, de vez, a adaptar seu território para que ele fosse mais cômodo para os deficientes físicos. Instalaram rampas de acesso, elevadores em locais onde há escadarias, colocaram ônibus e vagões de trem e metrô com acesso para deficientes físicos e, muitas cidades, adaptaram também suas atrações turísticas. Ainda não dá para dizer que a Itália seja um exemplo ideal de acessibilidade, mas as mudanças já foram sentidas de forma muito positiva, principalmente pelos usuários dessas facilidades.

Patrimônio Histórico

Acho que é válido lembrar que muitas cidades italianas não podem passar por reformas como, por exemplo, asfaltamento das ruas, uma vez que estamos falando de anos e anos de pura história, então passar com a cadeira de rodas por ali pode ser bem incomodo e complicado, então, mesmo que precise dar uma volta um pouco maior, eu sugiro que opte por outro caminho (se disponível), até para evitar quebrar a cadeira ou sofrer alguma queda.

Tudo bem até aqui? Espero que sim…

Veja os sites FANTÁSTICOS com mais informações sobre acessibilidade internacional e outros ótimos assuntos: Deficiente Ciente & Turismo Adaptado.

1) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? NOS AEROPORTOS

Vamos começar falando sobre os aeroportos, estações de trem e metrô: todas essas áreas na Itália são MUITO bem servidas para pessoas com deficiência física e, lá dentro, há todo o suporte para embarque e desembarque, passagem pelo controle de segurança, acesso às plataformas e elevadores apropriados para a mudança de andar. Os funcionários são sempre muito prestativos e ajudam mesmo, não são daqueles que só ficam olhando a movimentação, então pode ficar tranquilo em relação a isso!

Dica

  • Evite utilizar os transportes em horários de pico, pois podem estar cheios, já que os italianos usam metrô, ônibus e trem, para se locomoverem para seus trabalhos.

2) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? NOS HOTÉIS

Os hotéis também possuem quartos adaptados, é necessário solicitar no ato da reserva. Caso você queira alugar um carro, lembre-se de verificar se há veículos adaptados disponíveis, e lembre-se de que o cartão de deficientes utilizado no Brasil NÃO É VÁLIDO na Itália. Fizemos um post especial sobre o assunto e você pode ler no Como posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália?

3) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? NAS PRINCIPAIS CIDADES E ATRAÇÕES

Como é a acessibilidade nas principais cidades e nas atrações turísticas? Nas principais cidades italianas a acessibilidade é excelente, com exceção, claro, dos já citados nesse texto, abençoados (e históricos) paralelepípedos e ruas de pedras. No mais, não há enormes problemas de locomoção. Em Veneza, por exemplo, os Vaporettos também são adaptados para os turistas com deficiência física.

Dica

  • Em Veneza, não se esqueça de solicitar a chave que ‘abre’ o acesso aos serviços para deficientes, como rampas elevatórias, por exemplo. Em pontos de informações turísticas (há um no aeroporto Marco Polo e outro na Estação de Trem de Santa Lucia). Peça essa chave junto com um mapa de itinerário acessível – Veneza não é um primor para pessoas com deficiência, há várias ruas bem estreitas, por isso é importante seguir o itinerário adaptado que foi pensado em detalhes para quem utiliza cadeira de rodas. Ah: a chave, algumas vezes, pode não funcionar.

Bom Saber

  • Todos os monumentos importantes da Itália são acessíveis para deficientes. Há indicações de rotas alternativas para o percurso, suporte de funcionários, elevadores, rampas e toda a estrutura necessária para que o passeio possa ser o mais tranquilo possível.
  • Pessoal, como já dissemos, e vou reforçar: a Itália ainda não é o modelo ideal quando falamos de acessibilidade, não é impecável, mas eles estão se esforçando, acredite! Muitos turistas reclamam de cidades que ‘fogem’ do tradicional circuito Roma-Milão-Florença-Veneza. Nas cidades menores e menos visitadas, de fato, a acessibilidade não é das melhores, mas em breve, temos fé, de que será!

4) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? NAS PRAIAS

E as praias italianas? São acessíveis? Infelizmente, a minoria delas. As melhores praias para deficientes são as praias na região da Toscana. Na verdade há quatro delas que são excelentes, pois são bem adaptadas: Bagno Auroria, Alcione, Fossa Maestra e Stella del Mare. Essas praias oferecem ótima estrutura à beira mar, são lindíssimas e em seus arredores possuem ótima estrutura turística. Ali há corredores adaptados e várias rampas de acesso. Os restaurantes também apresentam bons acessos. Portanto, se pretende ir para um destino praiano, considere essa região para suas férias.


Assista esse vídeo e saiba: O que você precisa saber antes de viajar para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? A Itália está progredindo, mesmo que aos poucos, para se tornar um país com ótima acessibilidade. Ao longo dos anos o país tem se esforçado e encontrado alternativas para quem todos tenham acesso à sua história, cultura e monumentos. Assim como o mundo todo, o país notou a necessidade de se tornar um país democrático quando se fala de deficientes físicos e, aos poucos, toda a versatilidade dos mais diferentes tipos de atrações, estará ao alcance de todos.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!