Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?

Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? A acessibilidade na Itália passou por grandes mudanças nos últimos anos, mas ainda está longe de ser o modelo ideal. Hoje vamos falar um pouco sobre a acessibilidade nas praias, transportes públicos, aeroportos, nos hotéis, nos monumentos e atrações da Itália!

2 593

Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?

Na Itália estima-se que o número de pessoas com deficiência física pode chegar a 25% da população. Os números se aproximam de 13 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física na Itália inteira, e somente 18% dessas pessoas trabalham. Quando se trata de acesso a locais públicos 27,2% diz sentir dificuldades para sair de casa, 22,3% de entrar em locais públicos e 19,7% alega dificuldade para utilizar transporte público. Os dados são de 2013 e não há pesquisas atuais sobre o assunto. Ainda em 2013 o Tribunal de Justiça da União Europeia condenou a Itália por não aplicar os princípios básicos de acessibilidade no país. Em 2014 foi a vez de Bruxelas condenar a Itália pelo mesmo motivo. Mas afinal vamos saber como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?

Na Itália estima-se que o número de pessoas com deficiência física pode chegar a 25% da população. Os números se aproximam de 13 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física na Itália inteira, e somente 18% dessas pessoas trabalham. Quando se trata de acesso a locais públicos 27,2% diz sentir dificuldades para sair de casa, 22,3% de entrar em locais públicos e 19,7% alega dificuldade para utilizar transporte público. Os dados são de 2013 e não há pesquisas atuais sobre o assunto. Ainda em 2013 o Tribunal de Justiça da União Europeia condenou a Itália por não aplicar os princípios básicos de acessibilidade no país. Em 2014 foi a vez de Bruxelas condenar a Itália pelo mesmo motivo. Mas afinal vamos saber como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos?

Gostaria de saber mais sobre a Itália? Então leia nossos Posts Especiais no Viajando para Itália:

Está pensando em chegar na Itália por Roma – Aeroporto de Fiumicino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?” com várias opções e dicas;)

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“ e “Qual o melhor roteiro para ir pela primeira vez para a Itália“.


Mudanças em 2014

Pois bem: parece que a bronca funcionou! Em 2014 a Itália começou, de vez, a adaptar seu território para que ele fosse mais cômodo para os deficientes físicos. Instalaram rampas de acesso, elevadores em locais onde há escadarias, colocaram ônibus e vagões de trem e metrô com acesso para deficientes físicos e, muitas cidades, adaptaram também suas atrações turísticas. Ainda não dá para dizer que a Itália seja um exemplo ideal de acessibilidade, mas as mudanças já foram sentidas de forma muito positiva, principalmente pelos usuários dessas facilidades.

Patrimônio Histórico

Acho que é válido lembrar que muitas cidades italianas não podem passar por reformas como, por exemplo, asfaltamento das ruas, uma vez que estamos falando de anos e anos de pura história, então passar com a cadeira de rodas por ali pode ser bem incomodo e complicado, então, mesmo que precise dar uma volta um pouco maior, eu sugiro que opte por outro caminho (se disponível), até para evitar quebrar a cadeira ou sofrer alguma queda.

Tudo bem até aqui? Espero que sim 🙂

Veja os sites FANTÁSTICOS com mais informações sobre acessibilidade internacional e outros ótimos assuntos: Deficiente Ciente & Turismo Adaptado.

Dê uma olhada, você vai gostar!

1) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? AEROPORTOS

Vamos começar falando sobre os aeroportos, estações de trem e metrô: todas essas áreas na Itália são MUITO bem servidas para pessoas com deficiência física e, lá dentro, há todo o suporte para embarque e desembarque, passagem pelo controle de segurança, acesso às plataformas e elevadores apropriados para a mudança de andar. Os funcionários são sempre muito prestativos e ajudam mesmo, não são daqueles que só ficam olhando a movimentação, então pode ficar tranquilo em relação a isso!

Dica

  • Evite utilizar os transportes em horários de pico, pois podem estar cheios, já que os italianos usam metrô, ônibus e trem, para se locomoverem para seus trabalhos.

Clique no link abaixo e conheça as opções de passeios dos nossos parceiros:

Passeios em Grupo em língua portuguesa nas principais cidades italianas com a CIVITAS

Passeios em Grupo nas principais cidades italianas com a GET YOUR GUIDE

2) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? HOTÉIS

Os hotéis também possuem quartos adaptados, é necessário solicitar no ato da reserva. Caso você queira alugar um carro, lembre-se de verificar se há veículos adaptados disponíveis, e lembre-se de que o cartão de deficientes utilizado no Brasil NÃO É VÁLIDO na Itália. Fizemos um post especial sobre o assunto e você pode ler no “Como posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália?

3) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? PRINCIPAIS CIDADES E ATRAÇÕES

Como é a acessibilidade nas principais cidades e nas atrações turísticas? Nas principais cidades italianas a acessibilidade é excelente, com exceção, claro, dos já citados nesse texto, abençoados (e históricos) paralelepípedos e ruas de pedras. No mais, não há enormes problemas de locomoção. Em Veneza, por exemplo, os Vaporettos também são adaptados para os turistas com deficiência física.

Dica

  • Em Veneza, não se esqueça de solicitar a chave que ‘abre’ o acesso aos serviços para deficientes, como rampas elevatórias, por exemplo. Em pontos de informações turísticas (há um no aeroporto Marco Polo e outro na Estação de Trem de Santa Lucia). Peça essa chave junto com um mapa de itinerário acessível – Veneza não é um primor para pessoas com deficiência, há várias ruas bem estreitas, por isso é importante seguir o itinerário adaptado que foi pensado em detalhes para quem utiliza cadeira de rodas. Ah: a chave, algumas vezes, pode não funcionar.

VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


Todos os monumentos importantes da Itália são acessíveis para deficientes. Há indicações de rotas alternativas para o percurso, suporte de funcionários, elevadores, rampas e toda a estrutura necessária para que o passeio possa ser o mais tranquilo possível.

Pessoal, como já dissemos, e vou reforçar: a Itália ainda não é o modelo ideal quando falamos de acessibilidade, não é impecável, mas eles estão se esforçando, acredite! Muitos turistas reclamam de cidades que ‘fogem’ do tradicional circuito Roma-Milão-Florença-Veneza. Nas cidades menores e menos visitadas, de fato, a acessibilidade não é das melhores, mas em breve, temos fé, de que será!

4) Como é a acessibilidade na Itália para deficientes físicos? PRAIAS

E as praias italianas? São acessíveis? Infelizmente, a minoria delas. As melhores praias para deficientes são as praias na região da Toscana. Na verdade há quatro delas que são excelentes, pois são bem adaptadas: Bagno Auroria, Alcione, Fossa Maestra e Stella del Mare. Essas praias oferecem ótima estrutura à beira mar, são lindíssimas e em seus arredores possuem ótima estrutura turística. Ali há corredores adaptados e várias rampas de acesso. Os restaurantes também apresentam bons acessos. Portanto, se pretende ir para um destino praiano, considere essa região para suas férias.


Assista esse vídeo e saiba: O que você precisa saber antes de viajar para Itália? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

 


GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Informação Importante

Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.


Conclusão

A Itália está progredindo, mesmo que aos poucos, para se tornar um país com ótima acessibilidade. Ao longo dos anos o país tem se esforçado e encontrado alternativas para quem todos tenham acesso à sua história, cultura e monumentos. Assim como o mundo todo, o país notou a necessidade de se tornar um país democrático quando se fala de deficientes físicos e, aos poucos, toda a versatilidade dos mais diferentes tipos de atrações, estará ao alcance de todos.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

Leia também nossos posts especiais:

Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?

O que fazer antes de viajar?

Exemplos de Roteiros Turísticos

Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:

COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO?

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?

Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc,você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

 PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para ItaliaAluguel de Carro na Italia Viajando Para ItaliaOnde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus.Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

  Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para ItaliaConsultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro.Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade.A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!