Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália?

O que você precisa saber sobre os estacionamentos especiais na Itália? Aqui temos a resposta para te ajudar nessa viagem para a Itália!

0 1.169

Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália?

O cartão de estacionamento para deficientes do Brasil é válido na Itália? No Brasil há uma lei que protege o direito a pessoas com deficiências físicas e/ou idosos a utilizarem vagas especiais na hora de estacionar, desde que o veículo esteja devidamente identificado (Lei Federal 13146/15). Evidente que há regras como, por exemplo, somente o titular do cartão pode utilizá-lo, o motorista precisa pagar Zona Azul – onde aplicável – e, óbvio, respeitar as leis de trânsito vigentes. Mas será que posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Além do mais o cartão possui todos os dados do motorista e, caso alguém em condições especiais descumpra ou não identifique o carro, será multado. No caso do uso indevido do cartão, o motorista pode, inclusive, perder o direito de utilizar o cartão, ou seja, deve ser levado a sério e respeitado. Em caso de roubo do veículo onde estava o cartão, informe imediatamente a polícia, claro!

1) Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália? VALIDADE NA ITÁLIA

Para serem identificados é necessário ter o cartão que deve ser requerido diretamente no site da prefeitura da sua cidade de residência. O cartão é válido para todo o território nacional e é aqui que surge a dúvida: o Cartão Nacional é válido fora do Brasil? Não! Não é válido (até porque é nacional) e o Cartão Internacional da União Europeia é válido, claro, somente para cidadãos da União Europeia; e somente em alguns países da Europa.

Esse assunto já deu muito que falar na Itália e, depois de discussões super acaloradas, que dominaram vários debates sobre esse assunto, finalmente, em 2012, foi autorizado o estacionamento gratuito para pessoas com deficiências físicas e/ou dificuldade de locomoção (idosos, por exemplo) em vagas pré-determinadas; detalhe: a lei, porém, não obriga nenhum estacionamento privado (em shoppings, por exemplos) a reservar vagas para deficientes, ou seja, em estacionamentos particulares, paga-se normalmente, mas nas vias públicas há vagas grátis especiais para eles.

2) Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália? IDENTIFICAÇÃO

A identificação da vaga é a mesma que no Brasil: uma cadeira de rodas branca em um fundo azul (ou somente a cadeira de rodas em branco). Uma sugestão: sem o cartão, deixe o carro em um estacionamento privado, para evitar uma multa ou, até quem sabe, que o carro seja guinchado. As leis de trânsito italianas são muito rígidas (e aqui elas funcionam!) e vale pra todos, cidadãos italianos e turistas em qualquer lugar do país. Você pode tentar argumentar o quanto for, com seu melhor italiano, se você estiver desrespeitando a lei, sinto muito: handicap (termo usado em italiano para deficientes físicos) ou não, você vai ser multado!

3) Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália? ACORDO BRASIL & ITÁLIA

Não há nenhum acordo entre Brasil e Itália que autorize a utilização do cartão brasileiro em território italiano e vice-versa, pois os acordos são de âmbito nacional (logo, nem nos países europeus – com algumas restrições de acordo com a legislação da UE), então é melhor, realmente, não arriscar!

4) Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália? MOBILIDADE

A mobilidade na Itália para pessoas com deficiência é ótima, apesar de tudo, inclusive no transporte público; e utilizar o carro pode ser um problema: nas cidades grandes o trânsito é terrível, nas pequenas, há diversas restrições, principalmente nos centros. Embora as principais atrações nas principais cidades tenham acesso aos cadeirantes, passeios pelas ruas podem ser cansativos caso a cadeira não seja motorizada, pois nem todas elas são planas e alguns centros apresentam o chão bem acidentado, ou com pedras, como paralelepípedo, portanto, tome cuidado, O.K?!

No geral as principais cidades italianas estão bem organizadas e tem ótima estrutura para receber cadeirantes, portanto dificilmente você terá grandes dificuldades de locomoção e acesso, especialmente nos monumentos e museus. Talvez um restaurante ou outro não tenha uma rampa de acesso, mas com certeza haverá pessoas ali para te ajudar. No mais, viaje, divirta-se, visite os pontos turísticos, não há com o que se preocupar. A locomoção pode parecer complicada em várias cidades, como Veneza, por exemplo, mas lá também há táxis aquáticos totalmente adaptados, por exemplo, ou seja: não tem desculpa!

Os Transportes Públicos

Os transportes públicos, se não todos, mas a maioria, também possuem rampas de acesso ou elevador hidráulico para oferecer ao cadeirante segurança na hora do embarque e desembarque.

Os Hotéis

Os hotéis também oferecem ótimas estruturas e, mediante solicitação, oferecem quartos adaptados e amplos para cadeirantes, portanto é outra preocupação a menos.

Alguns Cuidados

Tome cuidado em locais com o chão molhado, descidas e subidas, caso sinta necessidade, não hesite em pedir ajuda; dificilmente você ouvirá um ‘não’, italianos são muito cordiais e respeitam muito os cadeirantes.

Informações Úteis

Se você quiser ou precisar de mais informações, pode entrar em contato com a ENIT Brasil, que é a Agencia de Turismo Italiano. Enviando um e-mail ou entrando em contato via telefone, você pode tirar várias dúvidas, inclusive sobre acessibilidade. A Itália, nos últimos anos, tem se esforçado muito para se tornar um país acessível em termos de acessibilidade para deficientes e, sem dúvida, está conseguindo de forma esplendida.


Assista esse vídeo e saiba: Preciso validar o bilhete de trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Posso utilizar o cartão de deficiente do Brasil na Itália? Viajar é sempre delicioso e saber que se está indo para um país que respeita o deficiente físico e se adapta para que ele não perca nenhum detalhe de nenhum ponto importante, é sensacional! Se organize, pesquise, faça as malas e boa viagem! Não esqueça de se divertir, tirar fotos incríveis e me contar como foi sua experiência!

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!