Como fazer uma mala de primavera?
Viajar é uma experiência incrível que nos permite conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas e, sem dúvida alguma, é algo que contribui para o crescimento pessoal e profissional de todo ser humano.
Normalmente quando planejamos uma viagem o nosso objetivo é o máximo de prazer e o mínimo de estresse. Para isso procuramos informações seguras que nos auxiliem a desfrutar da melhor maneira possível do nosso local de destino, bem como, nos forneçam orientações de como organizar nossa viagem de modo simples, prazeroso e eficiente.
Sendo assim, esse artigo foi escrito com a intenção de auxiliar você que deseja visitar um dos locais mais encantadores do mundo no período da Primavera. Vamos ao nosso post de hoje: Como fazer uma mala de primavera? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!Nossa Introdução
Nosso objetivo é que você tenha clareza do que vale a pena colocar na mala e daquilo que é melhor ficar em casa. Além disso, vamos trazer informações sobre as particularidades climáticas desse período na Itália e ainda fornecer dicas úteis para você saber como ganhar tempo e aproveitar ao máximo sua viagem.
Além de responder a pergunta que não quer calar: “o que não pode faltar na mala de primavera”, você vai encontrar informações fundamentais para preparar a sua mala com tranquilidade e com a segurança de não passar nenhum perrengue aqui na Itália.
Muito mais do que compartilhar os meus conhecimentos de peças-chave e mala inteligente, quero aproveitar o fato de eu estar aqui para dividir conhecimentos e vivencias que obtive estando inserida no país há alguns anos. Leia também: Pequenos Conselhos para quem vai pela primeira vez a Itália!
A Primavera na Itália
A primavera na Itália começa no dia 20 de Março e termina dia 21 de Junho. Essa é uma das melhores épocas para visitar o país porque os parques e jardins começam a florescer, sendo possível ver jardineiras de flores em cada esquina, o que torna a atmosfera ainda mais encantadora.
Podemos dizer que na Itália, de maneira geral as estações são bem definidas, inverno frio e chuvoso, verão quente e seco, exceto nas regiões montanhosas onde chove bastante no verão. Porém, na primavera é possível encontrar grandes variações de temperatura. Saiba aqui: Como Organizar uma Viagem para a Itália?
O Clima
O clima que você irá encontrar na primeira etapa da Primavera, que compreende os meses de Março, Abril e a primeira quinzena de Maio é muito semelhante ao inverno, com baixas temperturas, principalmente pela manhã e fim de tarde. Porém, na segunda etapa da primavera (da segunda quinzena de Maio até 21 de Junho) é MUITO VARIÁVEL, com mínimas de 13-15 graus e máximas de 25-30 graus. Isso significa que pela manhã e de noites tem sempre um ar fresco, mas durante o dia, principalmente se tiver sol costuma ser muito quente.
Sendo assim, o primeiro ITEM FUNDAMENTAL para mala de primavera é uma terceira peça leve (casaquinho) para cobrir os ombros, se proteger dos ventos do fim do dia e para visitar as igrejas italianas. Essa peça depende muito do seu estilo. Clique aqui e saiba tudo sobre o clima na Itália!
Sugestão de Consultoria
Vou deixar aqui 7 (sete) sugestões de estilos que você poderá adaptar conforme o seu guarda-roupas. Leia também: Mala de Viagem para Explorar a Itália: Dicas Essenciais!
1) Estilo Casual
Se você é do tipo de pessoa que não gosta de perder muito tempo pensando em combinações e prioriza praticidade a sugestão é uma Jaquetinha Jeans. O ideal é que a jaqueta não tenha tantos detalhes, seja neutra, porque assim você consegue torná-la ainda mais versátil. Se você deseja se sentir mais bem arrumada para uma ocasião especial invista em “acessórios poderosos” (colar estiloso, brinco grande ou ainda um lenço como cinto ou no pescoço!).
2) Estilo Clássico
Se você tem um estilo clássico e gosta de peças tradicionais a sugestão é um Blazer tradicional leve, não muito estruturado, de preferência sem ombreiras, de tecidos naturais (algodão, linho), de cor clara e se possível neutra, assim fica mais fácil combinar com várias peças.
3) Estilo Contemporâneo
Se você é daquelas pessoas que gostam de deixar a sua marca por onde passam, além de ter uma paixão pelo mundo fashion a sugestão é um Blazer cropped ou Trench coach, que são peças estilosas e versáteis ao mesmo tempo.
4) Estilo Romântico
Se você é uma pessoa romântica, delicada e gosta de detalhes que tragam a mensagem de feminilidade para os seus looks, a sugestão é o Cardigan ou Twin-set. Cabe lembrar que o ideal é optar por peças de cores neutras ou opacas, porque tendem a serem mais fáceis de combinar.
5) Estilo Sensual
Se você é do tipo “femme fatale” e gosta de marcar presença, além de valorizar seu corpo e suas curvas a sugestão é a boa e velha Jaqueta de couro. Nesse caso é importante estar atenta à gramatura (ou grossura) do tecido, para a primavera o ideal é que a jaqueta não seja tão pesada. Se possivel evite o preto, opte por versões mais claras.
6) Estilo Criativo
Se você é super criativa, ama estampas, cores, ousadia e diversão, a sugestão é uma Jaqueta jeans upcycled ou boyfriend porque o jeans é um dos tecidos mais democráticos que existe. Porém, na minha opinião particular, para não encontrar tanta dificuldade ao criar looks com poucas peças e não apareça em todas as fotos com o mesmo casaco, opte por uma jaqueta jeans mais neutra e versátil e use sua criatividade nas cores e nos acessórios.
7) Estilo Dramático
Se você tem um estilo mais teatral, gosta de coisas diferenciadas e marcantes a sugestão é a Jaqueta de couro ou o maxicolete. Lembre-se que, embora a cor preta esteja diretamente relacionada à sua essência pelo seu poder impactante, na primavera não é a melhor opção porque as temperaturas são muito variáveis no decorrer do dia e o sol do meio-dia é verdadeiramente intenso.
Mais uma Sugestão!
Outro acessório que eu considero fundamental para uma mala de primavera é o lenço ou foulard, porque além de ser extremamente fácil de carregar em qualquer bolsa, pode ser adequado a todos os estilos. Além disso, o mesmo lenço utilizado em locais e combinações diferentes tem o poder de multiplicar os seus looks, um dia como cinto, no outro como bandana ou faixa de cabelo e no outro ainda amarrado no pescoço ou nos ombros! Anota essa dica!!!
Ainda sobre casaco…
Ainda sobre casaco, uma boa dica é investir em um casaco impermeável do tipo Trench Coach, ou o modelo da sua preferência, porque em alguns locais costuma chover com frequência no período da primavera. Além disso, trata-se de uma peça super versátil que combina com tudo e que, dependendo dos acessórios, pode se tornar casual ou levemente formal, dependendo do seu objetivo. Vale lembrar que a melhor opção para esse período seria nas cores bege, caramelo ou off-white.
O que não pode faltar na Mala de Primavera?
Agora que já falamos um pouco sobre o clima e sobre estilo, prepare-se para pegar papel e caneta que vem aí o check-list dos que não pode faltar na sua mala de primavera para a Itália…
Roupas Leves e Confortáveis
Quando falamos de roupas leves e confortáveis não estamos falando de roupas largas, mas sim de modelagens que permitam a movimentação sem restrições (porque você com certeza vai caminhar muito por aqui). Além disso, o tecido tem que ser leve e permitir que o seu corpo “respire”, evitando assim o acúmulo de bactérias, fungos e odores desagradáveis. Nesse caso procure dar preferência para tecidos como o algodão, o linho e o cânhamo.
Algumas sugestões:
- Short de linho;
- Short jeans soltinho;
- Saia jeans;
- Saia midi;
- Vestido soltinho;
- Blusinhas de vários modelos (se você deseja conhecer alguma igreja italiana o ideal é incluir ao menos uma blusinha que cubra os ombros);
- T-shirt;
- Macaquinho;
- Camisa clássica, de preferência de linho (para ocasiões mais formais);
- Uma calça, de preferência de tecido leve e modelagem soltinha;
- Casaquinho;
- Lenço.
Sapatos Confortáveis
A sugestão é optar por um bom tênis ou uma sandália bem confortável, o modelo vai depender do seu estilo e objetivo de imagem. Se você é uma pessoa mais sensível ao frio pode ser interessante incluir uma bota de cano curto, de preferência sem salto.
No caso da sandália a melhor opção seria a rasteirinha, mas se você é daquelas que não vive sem salto eu sugiro optar por salto bloco ou de camurça. Lembre-se que em uma viagem o estilo é importante, mas o conforto é fundamental!
Uma dica de extrema importância: evite usar pela primeira vez um sapato em uma viagem. Se você pretende comprar um sapato novo especialmente para essa ocasião, antes de viajar use várias vezes (nem que seja em casa) para amaciá-lo e evitar calos.
Mochila ou Ecobag
Como mencionado anteriormente, o ideal é ter sempre em mãos um casaquinho ou um lenço, além de outros itens como água, óculos, protetor solar e os seus documentos. Para isso é indicado utilizar uma mochila ou ecobag, de preferência com ziper, para que você possa passear confortavelmente e com os seus pertences em segurança.
Se você não tem uma ecobag saiba que é possível encontrar por aqui nos mais variados modelos, tecidos e cores e talvez seja uma boa oportunidade de comprar um “souvenir” italiano realmente útil.
Antialérgicos
Como mencionado anteriormente, no período da primavera é possível encontrar flores por todos os lados, o que é lindo, mas “perigoso” para quem sofre de alergias respiratórias. Isso porque as flores liberam pólen no ar sendo possível inclusive visualizá-lo ao passear pelas ruas e parques.
Para pessoas que são alérgicas é fundamental incluir na bagagem o medicamento recomendado pelo seu médico, porque nem sempre encontramos na Itália os mesmos medicamentos utilizados no Brasil. E lembre-se de trazer a quantidade necessária para todo o período da sua viagem. Além disso, traga na mala de mão acompanhado da prescrição médica.
O que vale a pena colocar na Mala de Primavera?
- Roupa térmica;
- Blusa cacharrel (gola alta) (a menos que esteja incluso no seu roteiro conhecer alguma montanha. Nesse período em algumas montanhas ainda é possível encontrar neve);
- Casaco de lã batida ou sobretudo;
- Bota cano longo;
- Touca, gorro, luva;
- Cachecol de lã ou Pashmina;
- Salto agulha (a menos que você venha especificamente para um evento em um local fechado e cujo Dress code seja formal ou elegante);
- Super Dicas de uma Especialista.
Além do fato de as companhias aéreas cobrarem muito caro por mala grande ou mala extra, a minha recomendação por experiência própria é evitar mala muito grande ou muitas malas. Isso porque elas podem se transformar em uma fonte de estresse em vários aspectos:
Andar de Trem, Tram (bondinho) ou Metrô
Normalmente para subir nos transportes públicos não é comum encontrar rampas, na maior parte dos casos são escadas, então se você estiver sozinha pode ter dificuldade para carregar sua bagagem.
Se quiser usar Táxi
Nos grandes centros ou cidades turísticas é muito comum encontrar táxi, porém, em cidades menores nem sempre você encontrará este serviço com facilidade e ainda que você encontre, lembre-se que o porta-malas não é ilimitado. Importante: pegue somente táxi autorizados!!!
Acesso aos Centros Históricos
Na grande maioria dos centros históricos não é permitido a entrada de carros não autorizados, isso significa que talvez você não consiga chegar à porta do hotel de carro. Além disso, as ruas não são asfaltadas, o pavimento é de paralelepípedos, ou blocos de pedra, o que reforça a característica histórica e torna os locais ainda mais charmosos, mas dificulta a passagem com malas e sapatos de salto.
Informações Úteis para sua Viagem
Para você que nunca fez uma viagem internacional e não deseja se estressar ao chegar no aeroporto, saiba que na mala de mão existe um volume máximo de líquido (100ml). Isso significa que se você não vai despachar nenhuma mala e vem apenas com a bagagem de bordo, para não perder os seus produtos de higiene você precisa fracionar em pequenas embalagens de no máximo 100 ml cada. Na maior parte dos casos não existe um limite máximo de frascos de 100ml, mas para ter certeza leia com atenção as orientações fornecidas pela companhia aérea.
Imprevistos nos Aeroportos
Eu gostaria de não precisar informá-los sobre isso, mas infelizmente eu preciso alertar que imprevistos acontecem. Uma situação muito desagradável que pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente para quem faz conexões entre voos, é o atraso na chegada da sua bagagem. Por isso é recomendável trazer uma ou duas mudas de roupa na mala de mão ou na bolsa (incluindo roupa íntima) para evitar desconfortos.
Lavanderia
Você sabia que em praticamente todas as cidades italianas é possível encontrar uma lavanderia self-service onde você pode lavar e secar a sua roupa por menos de 15 euros?
Sendo assim, a dica é investir em peças neutras e versáteis e evitar grande quantidade de peças. Dessa forma você pode fazer diversas combinações e no final da semana, ou entre uma viagem e outra, lavar as roupas e reutilizá-las.
Dica de Ouro!
A próxima dica vale ouro, é algo que eu recomendo para absolutamente todas as minhas clientes, seja para viajar, seja para tornar a vida mais simlples e estilosa! Não deixe para montar os looks quando chegar na Itália, isso é um grande erro e leva a trazer coisas desnecessárias e esquecer itens essenciais.
Reserve um tempo para montar os looks com antecedência, incluindo os acessórios. Além disso, prove cada look para ter certeza de que ainda cabe e que você se sente bem com aquela peça ou combinação. Faça fotos, crie um “Arquivo de Inspirações” no seu celular e pronto, em menos de 30min você estará pronta para curtir ao máximo o país da bota!
E-book Mala Inteligente – Passo a passo para uma viagem inesquecível
Clique aqui e garanta já o seu!
Agradecimento Especial
Espero que esse conteúdo seja realmente útil e possa auxiliar você a organizar sua viagem de modo simples, prazeroso, eficiente e seguro.
Se ainda encontrar dificuldade para escolher o que colocar na sua mala, quais seriam as melhores combinações ou as indicações específicas de Dress Code para determinados ambiente saiba que eu posso lhe ajudar. E se você ainda não conhece e deseja conhecer melhor o meu trabalho entra no meu perfil do Instagram: @ericasteffens_consultora, ali você vai encontrar outras dicas super úteis para ser a sua melhor versão independente de onde você estiver!
Obrigada pela sua atenção e boa viagem!
Em nome de toda a equipe Viajando Para Itália, gostaríamos de agradecer imensamente à Érica por este artigo muito especial!
Peça já um orçamento para a Érica Steffens, Consultora de Imagem e Estilo. Garanto que vale muito a pena!!!
E-mail: [email protected]
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona a Plataforma de Viagem para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como fazer uma mala de primavera? Fazer suas malas para sua tão sonhada viagem para Itália é mais simples do que você pensa! Basta se atentar sobre os tipos de roupa que deve ou não levar, fazer um check list para lembrar de tudo: e embarcar! Tenho certeza de que com essas dicas sua mala para a primavera na Itália será impecável!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!