Como funcionam os pedágios na Itália?
Bom, em primeiro lugar vamos falar sobre as estradas italianas: a maioria delas é EXCELENTE, algumas um pouco menos, mas todas muito seguras e bem sinalizadas. A maioria delas tem também acostamento e, as mais importantes, contam com postos de serviços, como temos no Brasil. Claro que em algumas cidades pequenas é super comum encontrar estradas estreitas e sinuosas, mas dificilmente você encontrará uma estrada em condições precárias.
Agora fique ligadinho aqui nesse Post e saiba como funcionam os pedágios na Itália? Importante: Leia nossa seção Dirigindo na Itália e saiba tudo sobre multas, placas de sinalização de trânsito e muito mais! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!!
Nossa Introdução
Como as estradas são tão impecáveis assim? Pedágios, queridos! (Pedaggio em italiano). Só que na Itália, em alguns ‘pedaços’, você paga por quilômetro rodado e outros por trecho, diferente do Brasil onde você paga pelo trecho total independente do seu ponto de entrada e de chegada. Outro ‘detalhe’: motos pagam o mesmo valor dos veículos de passeio. E uma curiosidade: na Sardenha não há pedágios! Leia nosso Post Especial sobre a PID, Preciso de Carteira Internacional para dirigir na Itália? e entenda o que são as ZTL´s (Zonas de Tráfego Limitado).
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) Tipos de pedágios na Itália
Quais são os tipos de pedágio na Itália? Bom, há dois tipos de pedágio:
Primeiro Tipo de Pedágio
No primeiro tipo de pedágio você paga por um trecho específico, ou seja, você paga quando ‘entra’ na autoestrada e tem valor fixo. São mais ‘raros’, mas existem esses pedágios sim.
Segundo Tipo de Pedágio
O segundo tipo é aquele que você paga na ‘saída’, ou seja: no final do trecho percorrido. Na saída escolhida é feito o cálculo do total de quilômetros rodados a partir do seu ponto de entrada e você faz o pagamento. Obviamente no primeiro pedágio você vai pegar o ticket na entrada da autoestrada e no segundo pedágio você vai colocar o ticket na máquina que vai calcular automaticamente o valor a ser pago.
Como saber qual o tipo de Pedágio?
É muito simples: se na entrada do guichê tiver o valor já calculado no bilhete na hora da impressão, você está pagando o trecho. Se no bilhete emitido NÃO tiver valor (não se assuste!), você vai pagar na sua saída e será cobrado o valor por quilômetro rodado.
2) Quanto custa os pedágios na Itália?
Quanto custa? Varia! No site da Autostrade é possível calcular o valor do pedágio. É só clicar bem aqui e, à esquerda, preencher o local de partida (partenza) e o destino (arrivo). É possível também ver o mapa de onde estão os pedágios.
Atenção Importante!
Algumas estradas podem ter trechos fechados por diversos motivos como, por exemplo, obras, mas não se preocupe, pois isso será devidamente sinalizado na entrada da estrada, O.K.?!
3) Como funciona o pagamento dos pedágios na Itália?
Como posso pagar? Há quatro guichês nas praças de pedágio. São eles:
- CARTE (Placa Azul): que é o guichê que aceita somente cartão de crédito. As bandeiras aceitas são VISA, Mastercard, AMEX e Diners, além de bandeiras europeias. ATENÇÃO: O cartão ELO NÃO É ACEITO no exterior!
- CONTANTI (Placa Branca): que é o que só aceita dinheiro (aproveite para se ‘livrar’ das moedas!);
- CONTANTI E CARTE (Placa Branca com um ícone azul abaixo, à esquerda): aceita tanto dinheiro quanto cartão de crédito;
- TELEPASS (Placa Amarela): NÃO utilize esse guichê! O Telepass equivale ao nosso SemParar e é somente para os associados.
Importante!
- Vale lembrar que no guichê ‘CONTANTI’ e ‘CONTANTI E CARTE’ nem sempre há um operador, portanto pode ser que você tenha que fazer a operação sozinho (o famoso ‘fai da te’ em italiano), mas sem pânico: insira o dinheiro ou cartão nos locais indicados e a máquina emitirá o ticket para você.
- CASO A MÁQUINA NÃO EMITA O BILHETE, aperte o botão vermelho para solicitar ajuda! Muitas das máquinas há instruções em inglês, alemão e francês, além do italiano, e todas elas são quase ‘auto explicativas’, pois há desenhos bem específicos, então, provavelmente, você não terá grandes problemas!
4) Como proceder, caso perca o bilhete do pedágio?
EM CASO DE PERDA DO BILHETE, O QUE DEVO FAZER? Pode acontecer, mas não é motivo para entrar em pânico! Caso você perca o bilhete, quando chegar no próximo guichê, comunique imediatamente para o atendente o ocorrido (diga ‘ho perso il biglietto’ – eu perdi o bilhete); de duas uma: se o pedágio for cobrado por trecho específico, ele irá te cobrar o valor da cidade mais longe mesmo que você nunca tenha passado por lá (sim! vai ficar meio caro! Então evite essa situação e guarde MUITO bem o seu bilhete!).
Se for o pedágio cobrado por quilômetro rodado, ele vai te perguntar em que cidade você entrou na estrada e fazer o cálculo na hora te passando o valor total. Uma dica: não minta! É tudo monitorado por câmeras e, pela placa do carro, é possível confirmar a informação que você está passando.
5) Como posso pagar os pedágios na Itália sem dinheiro e sem cartão?
ESTOU SEM DINHEIRO, SEM CARTÃO E PEGUEI TRECHO COM PEDÁGIO: O QUE EU FAÇO? Em primeiro lugar: fique calmo! Não é o fim do mundo! Se isso acontecer, basta solicitar o ‘scontrino di mancato pagamento’, que é como se fosse uma notinha que indica que você não pagou o pedágio in loco. No ‘scontrino’ estarão as seguintes informações: a placa do carro, o trecho (ou quilômetros) percorrido e o valor a ser pago. Com o scontrino nas mãos, você tem até 15 dias para pagar.
Onde eu pago isso?
Você pode pagar nos correios italianos (Le Poste Italiane, para encontrar um próximo de onde você estiver na Itália, acesse o Site Oficial clicando aqui e digite o CAP, que nada mais é do que o CEP, e se dirija a agência mais próxima!), nos Punto Blu, que estão espalhados pelos postos de serviços e que ficam distribuídos pelas estradas (para verificar onde há um Punto Blu, clique aqui!); em pontos onde há disponível o sistema SisalPay (bancas, tabbachinos, bares) e é possível, até mesmo, pagar online (basta clicar aqui). Após 15 dias há a cobrança de multa a ser calculada sobre o valor do ‘scontrino’.
6) Como proceder, caso entre no guichê do TELEPASS?
A MENSAGEM É: NÃO ENTRE NO TELEPASS!!!! POIS PODEM CAUSAR MULTAS DE MAIS DE 100 EUROS!!!! Mas se você entrou deixaremos aqui uma opção para você tentar sais dessa numa boa.
ENTREI SEM QUERER NO GUICHÊ DO TELEPASS: O QUE EU FAÇO? Aperte o botão vermelho e solicite ajuda! Provavelmente será emitido o “scontrino” de “mancato pagamento”, depois disso, siga adiante! Caso você ‘passe direto’ (nem todos os guichês possuem a cancela), quando você encontrar o próximo pedágio comunique o ‘erro’ para o atendente. Não queira dar ‘de esperto’: o seu ‘erro’ aparecerá para o atendente (todas as entradas e saídas são controladas por câmeras) no próximo guichê.
Atenção – Aviso Importante!!!
NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA DÊ RÉ NAS PRAÇAS DE PEDÁGIO! É SUPER PERIGOSO E PODE TE CAUSAR UMA MULTA BEM SALGADA!
Dicas Importantes:
- Preste atenção nas placas de sinalização na entrada do pedágio.
- As autoestradas (sinalizadas com ‘A’ com seu número de identificação) são PAGAS, já as super-estradas, que são as Statale (sinalizadas com ‘SS’) são GRATUITAS.
- Atenção aos limites de velocidade! Nas Zonas Urbanas: 50 km /h o limite é de 20 a 50 km/h, dependendo do trecho; nas SS, rodovias secundárias, as Statale, o limite é de 100 km/h e nas autoestradas o limite varia entre 110 e 150 km/h, também dependendo do trecho!
- PRESTE ATENÇÃO NA SINALIZAÇÃO! A multa por excesso de velocidade é BEM pesada!
- Abasteça antes de começar a viagem, principalmente se estiver indo para cidades menores, pois em muitas cidadezinhas os horários de funcionamento dos postos são bem mais reduzidos! Nas principais cidades, os postos funcionam das 7h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h00; de domingo, muitos deles, NÃO ABREM! Ao longo de algumas auto estradas há postos 24 horas, mas é melhor não arriscar!
- É possível evitar os pedágios? Sim! Mas não é muito indicado! Você pode optar por utilizar as estradas estatais (as SS), só que várias delas dão muitas ‘voltas’, então o que você ‘economizaria’ em pedágio, você vai acabar gastando em gasolina, ou seja: troca seis por meia dúzia, não vale a pena!
BAIXE O FILE COM TODOS OS ESTACIONAMENTOS NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS, CLICANDO AQUI!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como funcionam os pedágios na Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como funcionam os pedágios na Itália? Os pedágios italianos não escondem grandes segredos! Lembre-se sempre de dirigir com cuidado, SEMPRE respeitar a sinalização e a velocidade máxima permitida e não se esqueça da permissão internacional para dirigir, O.K.?!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Excelentes, completas e didáticas suas dicas de pedágio! Estávamos em apuros e na dúvida quando achei sua página e tudo ficou claro! Parabéns e obrigada!
Muito obrigada minha querida pelo feedback:)
Olá. Tenho uma dúvida. Ao passar por um pedágio que ainda não seja o ponto onde desejo sair da auto-estrada, passo por qualquer umas das faixas do pedágio ou existe uma faixa exclusiva para seguir adiante?
No segundo pedagio deve sempre parar e fazer o pagamento.. nao existe faixa exclusiva:) Ana
Bom dia Ana, estou na Itália e por descuido não introduzimos o bilhete quando foi pedido no pedágio, sendo que gerou aquela cobrança do trecho todo da autoestrada. Existe alguma forma de cancelarmos este valor e pagarmos somente o trecho que andamos na autoestrada? O percurso que fizemos foi de Assis a Florença. E o valor que temos que pagar é de cerca de 60.00 euros. Desde de já agradeço sua atenção!
Que eu saiba deve pagar:( sinto muito. Abraços, Ana
Muito obrigada pelas explicações. Infelizmente não pagamos o pedagio pois não conseguimos emitir o tiket (falta de informe previo mesmo). Mas agora vamos agir corretamente. Muito obrigada ☺️
de nada meu anjo!
Sensacional o seu post, estava perdido em vários outros websites e encontrei tudo muito bem detalhado e organizado.
Parabéns pelas excelente serviço prestado.
Obrigado