Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia?
Com os casos de Coronavírus disparados na Itália, muitos decidiram cancelar suas viagens e isso implica o cancelamento de uma série de serviços, entre eles o de transporte, especialmente os serviços das passagens de trem. Se você está com um bilhete da Trenitalia em mãos, e quer solicitar reembolso, leia este post! Hoje vamos te ensinar como solicitar reembolso de bilhetes de trem da Trenitalia. Aqui no Viajando para Itália você sempre tem informações atualizadas sobre a Itália!
Nossa Introdução
Com a decisão do primeiro ministro italiano Giuseppe Conte, juntamente com a alta cúpula do país, de isolar a população italiana o máximo possível e restringir o deslocamento pela Itália, tudo na tentativa de conter o Coronavírus, os números, alarmantes, fez com que muitas pessoas desistissem de viajar. Conheça nossa seção Transportes na Itália!
Com muitos cancelamentos, as companhias ferroviárias decidiram reembolsar passageiros com passagens compradas para o período de isolamento da Itália, que vai até o dia 03 de abril. A Trenitalia era uma das que mais estavam resistindo, especialmente diante do imenso prejuízo previsto, porém, não teve jeito: eles precisaram entrar na lista de empresas que estão oferecendo reembolso! Neste post vamos te dar o passo a passo para fazer a solicitação de reembolso pela Trenitalia. Ao contrário do que muitos disseram, o reembolso não é impossível e pode ser feito online. Se você comprou bilhetes de trem com a Italo, clique aqui para saber como pedir seu reembolso!
O que diz a Trenitalia sobre o assunto?
“Os viajantes podem obter um reembolso total da isenção de viagem, independentemente da tarifa, seguindo as disposições nacionais sobre o assunto, justificando a viagem perdida por um dos seguintes motivos:
- Para quarentena, estadia em casa e para todas as viagens com chegada ou partida nas áreas indicadas pela disposição;
- Para viagens programadas para participar de viagens escolares, competições, eventos ou reuniões que tenham sido canceladas, adiadas ou suspensas pelas autoridades competentes;
- Para viagens planejadas ao exterior onde a chegada é impedida ou proibida de acordo com as disposições emitidas.
Para Trens de Média e Longa Distância (trens de alta velocidade)
Para trens de média e longa distância, o reembolso total é um bônus (um novo voucher) que pode ser utilizado dentro do prazo de um ano. A solicitação pode ser feita preenchendo o formulário da Web apropriado – QUE VOCÊ ENCONTRA CLICANDO AQUI!, disponível em trenitalia.com ou em qualquer bilheteria in loco.
Para Trens Regionais
Para trens regionais, o reembolso total é em dinheiro (estorno no cartão de crédito). A solicitação pode ser feita preenchendo o formulário on-line apropriado ou nas bilheterias in loco. O pedido pode ser enviado dentro de 30 dias a partir da cessação das situações indicadas nos pontos A e B (conforme parágrafo acima), ou dentro de 30 dias a partir da data de partida do ponto C.
Essas medidas são adicionais às já adotadas pela Trenitalia de forma independente e de sensibilidade social, que garante aos seus clientes o reembolso total, solicitado até 1 de março de 2020 (prazo prorrogado), válido para qualquer tipo de bilhete, mesmo os que, normalmente, não seriam reembolsáveis, e para qualquer data de viagem e com qualquer destino dentro do território italiano.”
Bom, pessoal, neste link (CLIQUE AQUI) você encontra o formulário para ser preenchido e enviado à Trenitalia. Você pode enviar via correio ou via e-mail; lembre-se de colocar junto ao pedido uma cópia do voucher da sua viagem.
ATENÇÃO: O E-MAIL DEVE SER ENVIADO AOS RESPONSÁVEIS PELA SUA ESTAÇÃO DE DESTINO! Você encontra os e-mails de todos os destinos no link do formulário, ao final da página.
Abaixo, siga o passo a passo para os Trens Regionais
Prossiga com dados pessoais:
O que é IBAN?
O IBAN é o International Bank Account Number, ou seja, o número da sua conta bancária. Como ele é formado:
Você pode conseguir esta informação com o seu banco, ou fazer uma no site gerador de código IBAN clicando aqui!
Depois você deverá informar o SWIFT!
O código SWFIT é OBRIGATÓRIO
O código SWFIT é obrigatório, pois é através dele que você receberá o reembolso. Para saber qual é o seu SWIFT, você pode acessar CLICANDO AQUI!!! Ficou na dúvida? Está inseguro? Peça ajuda ao seu gerente no seu banco, O.K.?! Ele te passará todas as informações necessárias. Com tudo preenchido, envie o e-mail para o endereço da sua ESTAÇÃO DE DESTINO! Pessoal, lembre-se de que há muita, mas muita gente na mesma situação que você, então a resposta pode demorar alguns dias, ok?!?!
Abaixo, siga o passo a passo para os Trens de Alta Velocidade
Para os trens de alta velocidade CLIQUE AQUI NESSE LINK!!! Aqui você encontrará um formulário e deverá preenche-lo de acordo, conforme abaixo:
Você será redirecionado para a página a seguir:
Indique o tipo de passagem (simulamos passagem simples), o tipo de compra da passagem (simulamos que tenha sido online) e o motivo de cancelamento, no caso, simulação desistência.
PREENCHA TODOS OS DADOS: data da viagem, PNR – Prenotazione – o código do voucher, número do trem e informe se utilizou cartão de crédito. No campo nota, informe o motivo do cancelamento que, no caso, é o Coronavírus. Você pode justificar da seguinte maneira:
“Salve!
Vista la situazione Covid-19 in Italia e le misure restrittive del Dpcm 11 marzo 2020, con la presente chiedo il rimborso completo del biglietto il cui codice è in oggetto.
Cordiali saluti (SEU NOME).”
Feito isso, siga adiante…
Notas:
- Pode ser que o formulário não dê certo, devido a demanda; mas não precisa se preocupar, tente mais tarde, ou envie um e-mail conforme ensinamos anteriormente.
- Novamente: não espere resposta imediata! A Trenitalia está com enorme demanda de cancelamento, por isso pode ser que sua resposta demore alguns dias para chegar. Informe todos os dados corretamente. Se você tem mais de um bilhete, deve fazer o mesmo procedimento para todos eles, de forma individual.
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Assista esse vídeo e saiba: Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Reembolso do trem (trenitalia): não recebi resposta, o que fazer?
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Conclusão
Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Trenitalia? Apesar do momento delicado, é necessário manter a calma para “correr atrás do prejuízo” e fazer as devidas solicitações de forma precisa. As empresas estão se esforçando ao máximo para não deixar ninguém sem resposta, porém não é um momento fácil e, por isso, é preciso ter paciência, inclusive para aguardar a resposta que, normalmente, é positiva e sem grandes problemas.
Se você ainda tem a intensão de vir a Itália no futuro, podemos juntos, fazer um roteiro alternativo para você! Não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
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Muito grata pela ajuda! Estava com dúvidas e você me ajudou muito. Abraço.
🙂 obrigada querida!
Prezada Ana Patricia,
Conheci o seu site agora e achei as informações excelentes, muito bem organizadas e bem didáticas. Eu iria viajar do Rio de Janeiro para Milão em 16/03/2020, mas os voos foram cancelados por causa da pandemia. Eu já estava com tudo comprado, inclusive passagens de trem regionais da Trenitalia. Já vi a sua explicação de como fazer o pedido de reembolso de passagens de trens regionais e está tudo bem claro. O pedido deve ser enviado por e-mail para o escritório responsável pela estação de destino ou, se a estação de destino for na Lombardia, para o escritório da estação de partida. Porém, minhas passagens regionais são de cidades da Lombardia para cidades da Lombardia (de Milão para Colico e de Colico para Tirano) e não há, no formulário de reembolso, nenhum e-mail para envio do pedido neste caso.
Sem saber exatamente como proceder, enviei os pedidos para o e-mail que consta no formulário para a região de Piemonte, mas não recebi nenhuma resposta ou orientação. Você sabe qual é o procedimento correto neste caso, ou seja, para qual e-mail da Lombardia devo enviar os pedidos?
Obrigado, Marcio Rocha – Niterói-RJ.
Marcio ontem conversando com eles para resolver o problema de uma minha cliente, me dizeram que como estao recebendo milhares de pedidos algumas vezes o sistema se bloqueia e nao parte o email de resposta, e que para o reembolso pode demorar até mais de 90 dias.. grande abraço e boa sorte, Ana
Oi ANA, boa tarde.
Poderia tirar uma dúvida minha?
Fiz o procedimento da TRENITALIA para trens de alta velocidade, no final ficou essa tela que te encaminho abaixo. É assim mesmo? No seu vídeo não tem falando como fechou depois que confirmou todos os dados …. ai fiquei com uma duvida tremenda se fiz certo realmente. Não fica nenhum documento de que foi feita a solicitação.
“Home > Reembolsos
O registro selecionado foi modificado por outro usuário após a recuperação. Continue. (SBL-DAT-00523)”
Agradeço a sua ajuda, e um grande abraço,
JAUAPERI GUIMARAES
Oi Jauperi, é estranho essa msg, vc entrou uma segunda vez? se apareceu essa msg é porque provavelmente jà tinha feito o pedido..:) e se apareceu essa msg é porque o pedido foi aceito.. em alguns casos o sistema està bloqueando e as pessoas n estao recebendo email de resposta… eles me dizeram que os vouchers pode demorar até mais de 90 dias para chegar no e-mail.. isso porque estao recebendo milhares de pedidos… Abraços, Ana
Olá! Acompanho seu blog há algum tempo, pois faria em março e abril uma viagem a Europa, incluindo a Itália. Estava com tudo comprado, mas agora preciso pedir reembolso de uma passagem de Veneza a Florença que comprei pela Raileurope. Este post me ajudou a entender melhor em que situação me encaixo e como proceder. Estou com dificuldades de preencher o formulário online, pois diz que o número do comboio está errado. Será que alguém está tendo o mesmo problema? No ticket está escrito que o número do trem era NTV 8911, no entanto no formulário não consigo colocar todas essas letras e números. Coloco apenas os números e não dá certo. Que aflição!
Larissa se vc comprou pelo Raileurope, deve entrar em contato com o site deles:) Grande abraço, Ana
Oi Ana! Comprei passagens trenitalia pelo site terceiro trainline. Fiz pedido voucher com os formularios da trenitalia e recebi retorno negativo pq eu comprei em site terceiro:. Falei com site da trainline, mandando print do email e td, e eles disseram que não são responsáveis pelo reembolso e sim a trenitalia. Resumindo: estou nesse vai e vem e ngm assume a responsabilidade. Voce sabe me dizer algo sobre quem tem a responsabilidade de me dar o voucher (quero voucher para poder remarcar). Obrigada
Mariana eu acredito que seja trainline a responsavel:) no proprio site do trenitalia lembro de ter visto algo dizendo que eles faziam os reembolsos somente quem compravam através deles.. um abraço e boa sorte, Ana
Muito obrigado pelas dicas, Ana!
Infelizmente, solicitei meu reembolso em março, para viagem que seria em maio, e até agora nada.
Quando contatei a Trenitalia pelo chat, me disseram que o pedido tem que ser analisado, pois de tratavam se bilhetes Super Economy (que, aliás, a própria companhia cancelou).
Uma pena! Estou na expectativa para ver se realmente farão a devolução, conforme informado no site.
Espero que tudo de certo, mas acho estranho essa informaçao:) quando tiver noticias, deixe o teu comentario por aqui:)
Olá. Eu solicitei esse reembolso e a Trenitalia finalmente me respondeu hoje dizendo que foi aprovado.
Eles afirmaram que se eu quiser que seja depositado na minha conta do banco, em vez de ser utilizado como bonus no site, eu devo informar meu IBAN.
Você saberia me dizer onde que eu informo esse IBAN, pois eles não aceitam respostas nesse e-mail que enviaram e também não achei nada no site sobre isso.
Obrigado!
Olá, Ana! Boa tarde. Tudo bem?
Suas dicas são sempre muito importantes, montei meu roteiro todo com base no seu site.
Tenho 3 bilhetes da Trenitalia, e estou com dúvida em qual dos canais devo solicitar o reembolso ou voucher.
Roma- Pisa = bilhete intercity
Pisa- Firenze = Regionale Veloce
Firenze- Siena= Regionale
Todos esses se encaixam em trens regionais?
Grata desde já pela sua atenção.
Amanda entra nesse link: www.trenitalia.com/it/informazioni/rimborso-per-rinuncia-al-viaggio-febbraio-2020.html.html vai ver as tipologias para os dois tipos de trens:) Um grande abraço e boa sorte, Ana
Bom dia,
Tudo bem?
Eu recebi uma resposta da Trenitalia dizendo que eu devo contactar a Global Representación Turística para ter meu reembolso. Você ouviu algo a respeito?
Desde já agradeço.
Rafael nao tenho idéia, imagino que vc nao tenha comprado o bilhete através do site oficial mas sim através de um intermediario, assim deve contatar onde comprou o bilhete. Grande abraço, Ana
Bom dia. Comprei ontem bilhetes da trenitalia. Porém ao final da compra entrou uma propaganda que ao tira-la perdi a imagem da conclusão da compra, isto é, estou sem o PNR. Tentei localizar, mas não encontro. Teria como me ajudar?
Oi querida, no site tem o chat, fala diretamente com eles que com certeza te remandam se tiver o comprovante do pagamento:)