Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado.
Sempre que vamos viajar para um outro país surge a pergunta: “Precisa de Visto?”. E realmente em muitos países mundo a fora, é necessário que se tenha essa autorização para ultrapassar as fronteiras. Mas e a Itália? O que o país exige? Hoje no nosso post você irá descobrir Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado, vem comigo! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Quantas vezes vemos nas redes sociais e nos jornais, notícias de que pessoas que estavam em um país e foram deportados (obrigados a retornar a sua pátria mãe) pelas autoridades de onde estava. E realmente, se você chegar em um outro país, sem a documentação e comprovações necessárias para permanecer naquelas terras, com certeza você não passará do guichê da imigração.
Vários países possuem acordos entre si e muitas vezes consideram algumas situações para facilitar ou dificultar a entrada de certos estrangeiros em seu país, por exemplo, se o país de origem possui histórico de guerras e/ou terrorismo. A relação entre a Itália e o Brasil é bem amigável, mesmo assim existem regras a serem seguidas. E hoje, vamos descobrir o que você precisa para permanecer no país de forma correta, vamos lá? Leia também: Como planejar uma viajem para a Itália?
Entre para a nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp e tenha acesso a tudo o que você precisa para planejar sua viagem com confiança.
Antes de embarcar, você receberá dicas essenciais para organizar cada detalhe. Durante a sua estadia, terá segurança e suporte ao vivo. Além disso, poderá trocar experiências com outros viajantes apaixonados pela Itália, aprendendo com suas vivências e evitando perrengues.
Tudo isso está disponível por menos de R$ 35,00 por mês!
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade agora!1) Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado! MODALIDADES DE VISTO!
Pessoas de todo o mundo vão para a Itália, e nem sempre é para fazer turismo. Muitos vão à trabalho, outros vão para participar de competições, tratamento médico, estudos e muito mais. E em cada caso a documentação será específica para que se consiga o Visto, por exemplo, se você é um funcionário de uma empresa é um tipo de documentação, se você for funcionário, mas da área jornalística, já é outra documentação.
Sou brasileiro, moro no Brasil e vou à Itália a Turismo, preciso de visto?
Não! Nesse caso não será necessário o Visto se você for permanecer até 90 dias no país. Acima desse período, aí é OBRIGATÓRIO, que você tenha o visto. Mas em meados de 2026, será exigido um outro documento, para todos que forem entrar no Espaço Schengen, o ETIAS.
O que é o Etias?
A sigla significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) e pretende ser um requisito obrigatório para cidadãos de países isentos de visto que desejam entrar no Espaço Schengen ou UE. Pois o ETIAS foi criado para fortalecer a segurança das fronteiras e garantir que os viajantes não representem riscos de segurança ou imigração. Leia nosso post e saiba mais sobre Regras de Entrada na Itália – EES e ETIAS
2) Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado! COMO SABER SE PRECISO DE VISTO!
Pode ser que você precise ir para a Itália e que não seja a Turismo. Nesse caso, o primeiro passo é acessar o site Visto per l’Itália, na primeira página você já terá algumas informações e responderá a quatro perguntas simples e assim que terminar já terá a resposta se é necessário o Visto de entrada ou não.
As perguntas são: Qual sua nacionalidade? Em qual país reside atualmente? (pois você pode ser brasileiro e morar na França, por exemplo). Qual a duração da estadia (até 90 dias ou mais de 90 dias)? E qual o motivo da permanência, nesse caso você escolherá uma das opções apresentadas, Turismo, Estudo, Trabalho, etc).
Tela com as quatro perguntas sobre a necessidade de Visto

3) Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado! VISUALIZANDO A RESPOSTA!
Como eu disse, depois de responder as perguntas você já terá a resposta imediatamente, se precisará do visto ou não.
Tela com a resposta sobre a necessidade de Visto

Se não for necessário o visto
Se a resposta for de que o visto não será necessário, o sistema vai te mostrar uma mensagem dizendo que realmente não há necessidade de visto, mas que ao entrar no país, as autoridades de imigração poderão te exigir documentos que justifiquem o motivo da sua ida e estadia à Itália.
Quais seriam esses documentos?
Quando você for para a Itália (ou qualquer outro país) é sempre bom levar cópias dos seguintes documentos com você, mesmo que não precise de Visto, pois normalmente são esses os comprovantes solicitados:
- Reservas de hotéis;
- Passagem de retorno;
- Contrato do Seguro Viagem (versão em inglês).
Além desses documentos, esteja também com:
- O seu passaporte com validade de no mínimo 3 meses;
- Algum valor em espécie (Euro);
- Cartão de Crédito com limite.
Estar com tudo isso junto a você é de extrema importância, pois pode ser que as autoridades de fronteira peçam para que você prove que tem condições de ser manter (alimentação, saúde, lugar para ficar) no período que estiver no país e que já está com data certa para voltar e não ficar de forma ilegal no país.
Vou precisar de visto, e agora?
Da mesma forma, se a resposta for de que você precisará do Visto, aparecerá na tela de resposta uma lista com todos os documentos necessários para a solicitação do Visto e quais são os lugares, que depois de tudo preenchido e preparado, você deverá entregar a documentação para solicitar o seu Visto. Os documentos básicos são esses:
- Preencher o formulário de solicitação do visto, atentando para o seguinte, se você for permanecer até 90 dias na Itália, o tipo de formulário será preenchido de forma online, porém, se a estadia for maior do que 90 dias, será gerado um arquivo PDF para você preencher;
- Passaporte com validade superior a pelos menos 90 dias da data da solicitação do visto;
- Duas fotos 3×4 recentes.
Onde entregar a documentação?
Depois de preencher o formulário você deve imprimi-lo, reunir toda a documentação exigida e entregar a solicitação em algum Consulado Italiano que seja responsável pela sua região.
No caso de dúvidas de onde entregar a documentação de solicitação do seu Visto, você pode entrar em contato com algum dos Consulados abaixo, pois eles irão te orientar:
Consulado Geral da Itália em São Paulo
- Endereço: Avenida Paulista, 1963 – 01311-300 São Paulo;
- Telefone: (11) 3549 5699;
- Site Oficial: Consolato Generale d’Italia San Paolo – Il sito ufficiale del Consolato d’Italia San Paolo;
- E-mail: [email protected].
Consulado Geral da Itália em Curitiba
- Endereço: Avenida Vicente Machado, 2100 – CEP 80420 – 020 Curitiba PR;
- Telefone: (41) 3883 1750;
- Site Oficial: Consolato Generale d’Italia a Curitiba – Il sito ufficiale del Consolato Generale d’Italia a Curitiba;
- E-mail: [email protected].
Consulado Geral da Itália em Porto Alegre
- Endereço: Rua José de Alencar, 313 – 90880-481- Porto Alegre (RS);
- Telefone: (51)3230 8200;
- Site Oficial: Consolato Generale d’Italia di Porto Alegre – Il sito ufficiale del Consolato d’Italia di Porto Alegre;
- E-mail: [email protected].
Consulado Geral da Itália em Recife
- Endereço: Av. Domingos Ferreira, 2222 – 2° andar – Boa Viagem – Recife (PE) – CEP 51020-030;
- Telefone: (81)3035 4700 e (81)3466 4200;
- Site Oficial: Consolato d’Italia Recife – Il nuovo sito del Consolato d’Italia Recife;
- E-mail: [email protected].
Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro
- Endereço: Avenida Presidente Antonio Carlos, 40 CEP 20020-010 – Rio de Janeiro (RJ);
- Telefone: (21)3534 1315;
- Site Oficial: Consolato Generale d’Italia Rio de Janeiro – Il sito ufficiale del Consolato d’Italia Rio de Janeiro;
- E-mail: [email protected].
4) Como tirar o Visto para Itália: passo a passo atualizado! QUAL O VALOR DAS TAXAS?
Saiba que o serviço de emissão de Visto não é gratuito, tem um custo e vai depender do tipo de visto solicitado. Esse valor aparece no momento em que você fica sabendo se vai precisar de visto ou não, lá naquela página com a resposta das quatro perguntas. Mas a média dos valores varia entre 50 a 116 euros.
5) Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado! QUANTO TEMPO DEMORA PARA A EMISSÃO DO VISTO?
Bom isso vai depender do tipo do Visto. Mas em média é de 30 a 90 dias depois da solicitação. Se for um visto de trabalho onde a pessoa é subordinada em uma empresa, geralmente demora 30 dias para sair o Visto, entretanto se o trabalhador é autônomo pode demorar até 120 dias, ou seja, tudo vai depender da complexidade da demanda.
Importante!!
Evite a todo custo, solicitar a emissão de Vistos em cima da hora, pois a Itália é um país bastante burocrático e muitas vezes uma coisa que parece simples, pode demorar muito. Portanto, para não correr riscos de atrasos, SOLICITE SEU VISTO PELO MENOS 3 MESES ANTES DA DATA DA SUA VIAGEM, para evitar stress e imprevistos. Leia também: Documentação para entrar na Itália.
6) Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado! É POSSIVEL RENOVAR O VISTO?
Existe essa possibilidade, mas você deverá fundamentar essa solicitação. Houve mudança no contrato de trabalho? Os estudos foram estendidos? Pois essas são algumas das situações que podem justificar a renovação do visto. Mas lembre-se, não deixe para solicitar essa renovação em data próxima do vencimento do Visto atual, solicite a renovação com ao menos 60 dias de antecedência, ok? Leia também: Perdi meu passaporte na Itália! O que fazer?
Bom saber!
Todas essas informações foram pesquisas diretamente no site oficial do Governo Italiano para estrangeiros. E também no site Farnesina (Ministério de assuntos estrangeiros e de Cooperação Internacional).
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como ter uma viagem perfeita para a Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como tirar o visto para Itália: passo a passo atualizado! Não é tão difícil assim solicitar o Visto para entrar na Itália, como você pôde ver. O principal é sempre ficar atento aos prazos não deixar nada para a última hora e sempre, em qualquer hipótese dizer a verdade, sempre a verdade. Pois, assim que conseguir seu Visto, viajar tranquilo e poder aproveitar bastante sua estadia na nossa belíssima península!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!