Conheça Montalbano entre as colinas e vilas na Toscana

Uma das regiões mais lindas da Itália, abriga ainda mais belezas entre suas famosas colinas. Hoje vamos conhecer a zona de Montalbano, Toscana.

0 423

Conheça Montalbano entre as colinas e vilas na Toscana

Vamos para as colinas da Toscana? Hoje te levo para conhecer uma área muito especial de uma das regiões mais lindas da Itália: Montalbano. Todos prontos? Vamos lá!  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Quando falamos de Toscana, é comum que nos venha em mente cidades belíssimas como a capital da região, Florença, entre tantas outras como Montalcino, Siena, Pisa e por ai vai. Mas a região da Toscana nos oferece belezas além “do óbvio”! As colinas toscanas são famosas pelos panoramas impressionantes que nos oferece com seus desenhos naturais. E, ali, entre colinas e pratos, encontramos a zona de Montalbano, que se estende entre as colinas das províncias de Florença, Pistoia e Prato. Famosa pelas pinturas de Leonardo da Vinci, não é difícil reconhecer várias delas em diversas pinturas criadas pelo mestre. Hoje vamos conhecer a zona de Montalbano, na Toscana. Leia também: os dez lugares imperdíveis da Toscana!

A estrada que nos leva até a zona de Montalbano já valeria a viagem…

As paisagens que mesclam vinhas cultivadas, oliveiras e castanheiros impressionam até mesmo os olhares mais exigentes. É inútil tentar descrever, com precisão, a beleza desse lugar que parecer ter sido pintado pelo próprio da Vinci em um de seus momentos de grande inspiração. Por aqui, entre os séculos XVI e XVII, aproximadamente 4.000 hectares foram alocados pelos Medici uma grande área usada como reserva de caça; hoje restam apenas os muros.

Conato com a Natureza…

A zona de Montalbano é particularmente ideal para quem quer caminhar e entrar em contato com a natureza. Por aqui pedestres e ciclistas chegam a locais montanhosos rodeados de vegetação, sítios arqueológicos, bosques antigos e lugares mágicos! O local também possui uma excelente estrada do vinho e, claro, do azeite, que é um dos produtos mais prestigiados da Itália. Leia também: qual o melhor período para visitar as vinícolas italianas?

Montalbano é uma zona de turismo ecológico que se desenvolveu com sucesso por conta de uma gestão impecável do agroturismo da região: com uma proposta ‘amiga’ do meio ambiente, as atividades agrícolas e tradicionais – como produção de azeite, vinho, mel, queijos, doces, compotas, ervas entre outros – a zona valoriza e protege a natureza como quem protege um filho! O sucesso é a colaboração de diversas pessoas que criaram percursos para caminhadas, pequenos hotéis e paradas em locais estratégicos, sempre e todos integrados com a natureza. A região é imensa, mas há alguns locais imperdíveis e nós vamos saber quais são eles agora! Leia também: quais são os tipos de vinhos italianos?

1) Conheça Montalbano na Toscana: VISITE VINCI

Sem dúvida um dos lugares mais interessantes dessa zona. Em Vinci encontramos o maravilhoso Castello dei Conti Guidi, que remonta ao início da Idade Média e é conhecido como o “castelo do navio”, por seu formato inusitado. Aqui você encontra brasões esculpidos e afrescos, além de algumas obras de arte, incluindo algumas cerâmicas. Na praça atrás do museu, você pode admirar “O Homem da Vinci”, uma grande escultura de madeira feita por Mario Ceroli e inspirada no homem Vitruviano de Leonardo. Não deixe também de visitar a Villa Martelli, reconstruída em estilo Art Nouveau pelo arquiteto Adolfo Coppedé. Histórica! Leia também: Como trazer vinhos da Itália para o Brasil

2) Conheça Montalbano na Toscana: VISITE CERRETO GUIDI

Outra bela Villa Medici é a de Cerreto Guidi, com as suas majestosas rampas atribuídas a Bernardo Buontalenti. O local, hoje, é patrimônio do Estado e abriga o belo Museu Histórico da Caça e do Território. Chamam nossa atenção a Palazzina dei Cacciatori, construída por Cosimo I de ‘Medici, e a fazenda Medici de Stabbia, sem contar a Villa di Colle Alberti, lar de uma importante vinícola da região, e a majestosa Villa Mori.

3) Conheça Montalbano na Toscana: VISITE QUARRATA

É aqui que você encontra a magnífica Villa Medicea la Màgia. A Vila é parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO e é, de fato, belíssima. A vila é uma antiga fortaleza que pertencia ao Panciatichi, mas em 1585 foi comprada por Francesco I dei Medici, que a transformou em sua casa de campo. O local ainda conserva valiosas portas pintadas, móveis vintage e um jardim italiano impecável, que nos apresenta diversas estátuas e limoeiros. Uma vez em Quarrata, também visite outra Villa belíssima, a Villa Banchieri.

4) Conheça Montalbano na Toscana: VISITE LAMPORECCHIO

Nessa charmosa aldeia você encontra a belíssima Villa Rospigliosi, construída em 1600, por ordem do Papa Clemente IX, que, na verdade, se chamava Giulio Rospigliosi. Reza a lenda de que ele confiou o trabalho a Bernini e, em seu interior, você pode ver vários afrescos no salão central e em outras salas, em sua grande parte atribuída a Ludovico Gemignani. Merece destaque a obra “Apolo e Aurora na carruagem do sol” e as imagens dos signos do zodíaco. A Villa fica imersa na natureza, rodeada pelo verde que brilha ao redor da propriedade.

5) Conheça Montalbano na Toscana: VISITE LARCIANO

Aqui fica o magnífico Castelo de Larciano, que data do século XIV. De todas as torres que revestiam as muralhas, hoje restam somente algumas ruínas, sendo que a única ‘sobrevivente’ foi a Torre de Mensagem, que se apresenta esplendorosa do alto de seus 36 metros de altura.  Dentro do castelo ainda podemos ver a antiga cisterna e o Museu Cívico.  Outro castelo da zona que merece destaque é o Castello di Cecina, localizado em uma pequena fração de Larciano. Esse castelo tem origens no século XIV, é menor, mas não deixa nada a desejar. Outro local que vale a visita fica em Castelmartini. Estamos falando de outra lindíssima vila, a Villa Poggi Banchieri, com toques renascentistas, e, também, em meio à natureza. Um lugar lindo!

6) Conheça Montalbano na Toscana: VISITE MONSUMMANO TERME

Fechamos nossa lista em Monsummano Terme. Aqui você pode fazer uma parada para visitar diversas vilas inacreditáveis, mas a mais famosa delas é Villa Martini do século XIX. A construção de apresenta de maneira elegante e é muito bem decorada; fica dentro de um parque rodeada por sequóias e cedros e, ali, você pode visitar um esplendido museu de arte contemporânea.

Não deixe de visitar também a Osteria dei Pellegrini, encomendada no século XVII pelo Grão-Duque Ferdinando I para acolher os peregrinos passavam por ali a cominho do Santuário de Fontenuova. Anos depois o local se tornou uma prisão e, hoje, abriga o Museu da Cidade e do Território, a Biblioteca e o Arquivo Histórico do Município. Vale, muito, a visita!  Não deixe de ver também, ali perto, a bela Villa Medici de Montevettolini, construída pelo Grão-duque Ferdinando I de Medici, em 1597, nas encostas do Monte Albano. Hoje é um local muito utilizado pela indústria cinematográfica, pois é – realmente – um lugar lindíssimo!


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Montalbano entre as colinas e vilas na Toscana – Aventurar-se pelo interior da Toscana é uma experiência única. Suas pequenas aldeias, seus panoramas incríveis e únicos tornam o passeio muito especial. Uma dica: se puder, pare em todas as cidadezinhas daquela zona! É uma mais charmosa do que a outra e nos surpreendem: todas elas!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!