Os melhores lugares para visitar a Itália de carro?

Preparamos para hoje uma lista com os melhores locais para visitar na Itália estando de carro. Vamos lá?

2 849

Os melhores lugares para visitar a Itália de carro?

Apesar de oferecer uma excelente gama de transporte público, muito preferem desbravar o país da bota de carro. Nesse post vamos te contar quais são os melhores lugares para se visitar caso você esteja utilizando um carro. Sempre lembrando que as estradas italianas são bem sinalizadas e extremamente bem conservadas, o que ajuda muito a viagem! Vamos ao nosso post do dia: Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Que a Itália é um dos lugares mais bonitos do mundo, não é novidade para ninguém: é uma terra que sempre oferece grandes e pequenas surpresas. Uma das maneiras mais fascinantes de visitar esse país único é ‘on the road’, ou seja, na estrada! O carro pode ser uma excelente opção e começar sem um destino específico pode fascinar muito mais do que programar tudo milimetricamente. Os países que melhor se prestam a esse tipo de viagem são aqueles com rigorosa e longa adesão, a fim de apresentar suas belezas sem fazer o turista se ‘cansar’ da viagem. Qual país, se não a Itália, tem esse potencial?

As belezas da Itália

As belezas da Itália são conhecidas em todo o mundo e os visitantes famintos pelo ‘Italian Life Style’ vêm de todo o mundo, mas quais são os melhores lugares para ir de carro? Fazer uma escolha dos melhores lugares para fazer uma viagem à Itália, não é fácil, considerando a quantidade de patrimônio artístico italiano, as grandes cidades de arte, as pequenas aldeias medievais, os atrativos naturais, como os Alpes e os Apeninos, sem citar as ilhas e os maravilhosos trechos costeiros tomados durante a temporada de verão. Precisamente, por este motivo, preparamos para você as melhores paradas na Itália para visitar na estrada. Neste ponto, sem muitas palavras você vai admirar esses lugares únicos no mundo.

1) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A LIGÚRIA

Nós começamos esta jornada na estrada da Ligúria, mais exatamente em direção às Cinque Terre. Uma experiência inesquecível que irá levá-lo para a descoberta de muitas pequenas aldeias com vista para o mar e paisagens encantadoras. Ao longo da costa das Cinque Terre você chega a verdadeiras ‘pinturas’ como Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Antes você vai descobrir um cenário espetacular, as cores brilhantes das casas, o verde brilhante das encostas em que essas aldeias se erguem e o mar azul profundo para a qual essas aldeias têm vista.

Durante esta viagem surreal, cheia de cores, é imperativo parar no Parque Cinque Terre para visitar a rota mais famosa, a da Via dell’Amore, que é de fácil caminhada e ao alcance de todos, com uma parada obrigatória no meio caminho no Bar dell’Amore, um terraço com vista para a falésia na famosa caminhada dos amantes.

2) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A TOSCANA

Outra viagem da nossa visão coloca a Toscana como protagonista. Região que o mundo inteiro inveja por sua beleza, boa comida e excelentes vinhos (SE ESTIVER DIRIGINDO NÃO BEBA!). Você pode começar, por exemplo, a partir de Pisa, com a lendária Piazza dei Miracoli, e depois ir para Lucca, com seu centro histórico cercado pelas muralhas da cidade. A viagem continua em direção a Florença e depois chega às maravilhosas colinas de Chianti. Aqui, escondido entre olivais e vinhas, encontramos os municípios de Greve, Panzano, Gaiole, Radda e Castellina, onde é possível encantar o paladar com comida e vinho da mais alta qualidade, ideal para relaxar a mente e o corpo em uma das muitas fazendas aqui presentes, onde é possível se hospedar.

Siena

E então chegamos a Siena onde seria interessante visitar durante o período do famoso Palio de Siena. Se não for possível, ainda assim pode-se admirar o charme dos bairros e a Piazza del Campo, assim como todo o maravilhoso centro histórico que o envolverá em um clima com um sabor particular. E depois se pode fechar com chave de ouro visitando as belezas de Arezzo, além de conhecer o Val’orcia, um lugar de sonhos com as suas aldeias: Montalcino, Montepulciano, Pienza, Quirico d’Orcia.

3) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A ÚMBRIA E A PERUGIA

Como deixar de visitar os muitos lugares de carro na região da Umbria, que oferece paisagens encantadoras?! Impossível! Há tantas coisas para ver nesta região. Não perca uma visita a Castiglione del Lago, no inverno é uma maravilha. Há muitas aldeias para visitar como Todi, Orvieto, Gubbio, Assis ou Città della Pieve, e se destaca um, talvez pouco conhecido, mas absolutamente imperdível: o pitoresco Panicale, com suas ruas estreitas e edifícios históricos. Entre as cidades, imperdível por mil razões, está Assis, interessante não só para os religiosos, mas também pela ‘magia no ar’ que você respira! Muito interessante!

Assis

Visitar a cidade de Assis significa ser capaz de apreciá-la em seus muitos aspectos e para todos aqueles que desejam vivê-la em seu aspecto mais místico, é possível participar de muitos eventos religiosos que estão sempre acontecendo. Visite-o observando o aspecto cultural que você pode ver diretamente nos monumentos mais importantes, como a Basílica de São Francisco, a igreja de Santa Chiara, a catedral de San Rufino.

Perugia

Outro lugar ótimo para fazer uma parada é Perugia, a cidade do chocolate. Seu centro histórico é pequeno, mas é um lugar para se perder entre suas ruas medievais, admirando os cantos iluminados por candeeiros de ferro forjado, onde cada miradouro oferece belas vistas. A cidade é linda, especialmente durante o grande evento Eurochocolate que acontece todos os anos entre outubro e novembro, o que oferece surpresas aos olhos e ao paladar.

4) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? LE MARCHE

Outro lugar para visitar na estrada, é Le Marche, uma pequena região da Itália central que é tão maravilhosa quanto incomum por sua diversidade de paisagem e território. Uma área a ser visitada e descoberta. Suas formas harmoniosas e sinuosas, falésias e grutas se alternam com praias inesquecíveis, colinas que evocam história, arte e tradição.

Sobre a Região

A região de Marche, com suas praias baixas e arenosas, convida a uma viagem musical, ao longo de estradas suaves que se harmonizam com a beleza. Nesta rota na estrada você não pode perder o belo Urbino, cujo centro histórico é patrimônio da UNESCO, como Senigallia, Ancona, Loreto, famosa pelo Santuário da Santa Casa, Recanati e, finalmente, as espetaculares cavernas subterrâneas de Frasassi. Marche é uma região única também em termos de natureza, hospedando inúmeros parques nacionais e regionais, extensões de pomares e vinhas nas colinas da região de Piceno que cerca fazendas antigas, onde é possível redescobrir o simples sabor das coisas genuínas e, acima de tudo, o ritmo lento e atraente da vida provincial.

5) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A COSTA AMALFITANA

Neste ponto nos movemos para outra obra-prima, uma viagem para Costa Amalfitana e aqui o show é verdadeiramente único no mundo. Caminhos que abraçam a montanha e aldeias pitorescas que se agarram a elas. Entre as curvas acentuadas com vista para o mar, você para nessas belas aldeias que deixam uma marca na memória dos turistas que se dirigem para este lugar. Um lugar verdadeiramente de sonho que vale a pena visitar.

Positano, cujo olhar é magnífico e onde a vida noturna é efervescente; Amalfi, com seus becos misteriosos. Há o silêncio e a tranquilidade de Ravello e a história de Vietri sul Mare, de onde se observa o perfil da costa. Estas são apenas algumas das maravilhosas aldeias que compõem a costa. Dos pequenos presépios vivos, com suas antigas ruelas, arcos e praças, que fascinam pela atmosfera, pelos sons e pelos odores inebriantes que emanam.

6) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? O LAGO DE GARDA

Para os amantes de lagos e paisagens alpinas, um caminho obrigatório da estrada é, definitivamente, o Lago de Garda. O maior lago da Itália, na verdade, oferece paisagens muito diferentes à medida que você vai do sul para o norte: as colinas pontilhadas de oliveiras, vinhas e ciprestes dão lugar a montanhas íngremes de calcário branco que são ‘atiradas’ do precipício nas águas. Nós propomos que você vá ao longo do lado ocidental a partir de Sirmione e chegando a Riva del Garda.

A Pérola do Lago: Sirmione

Sirmione é uma agradável cidade no Lago de Garda, no final de uma península, famosa por suas águas sulfurosas, era já conhecida na época romana e é celebrada em alguns versos de Catulo. Os restos de numerosas vilas romanas e a Rocca Scaligera, um castelo que defende o acesso à cidadela e que data de 1259, são as grandes atrações da cidade. Depois de Sirmione, você segue para Desenzano, onde pode visitar o centro histórico e o castelo de onde se pode admirar uma bela vista da vila e do lago. A jornada continua até Limone, um centro de cultivo de cítricos, graças ao clima particularmente ameno, e à produção de azeite. Continue pela estrada paralela à margem do lago. Você então chegará a Riva del Garda, um destino para os amantes do windsurf e kitesurf, que encontram condições ideais de vento aqui.

7) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A SICÍLIA

E depois há as ilhas, destinos ideais para uma estadia sob o brilho do mar, mas também de cultura e arte, de fato, eles têm sido o local de pouso de culturas florescentes e um ponto de passagem de civilizações importantes. Para uma viagem que combine tudo e conjugue o mais belo mar da Itália, então você deve visitar a costa entre Palermo e Agrigento na Sicília que corresponde, quase, a uma viagem ao paraíso. Reserve um voo para Palermo e, em seguida, com o carro ou moto, siga para Trapani, passando pela Reserva Natural de Zingaro, uma obra-prima e, em seguida, no promontório de San Vito Lo Capo.

A aldeia é simples e tem 2.500 habitantes, aninhada entre duas reservas naturais, pontilhada com casas brancas baixas, estilo árabe, decoradas com majólica e embelezada com buganvílias coloridas, limões, romãs e outras plantas exuberantes. Em seguida, pare para visitar Marsala e, finalmente, chegar a Agrigento; em seguida, faça uma visita ao Vale dos Templos e à Scala dei Turchi. Você ficará surpreso.

8) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A SARDENHA

Outra ilha maravilhosa é a Sardenha, que oferece muitos lugares bonitos. Uma viagem de carro a reportar é aquela relacionada com o sul da Sardenha. Todos estão acostumados a falar sobre as maravilhosas e mais famosas praias do norte. Nós falamos sobre a cidade de Olbia e todos os resorts de tirar o fôlego da Costa Smeralda, mas a parte sul merece tanta atenção: é mais selvagem, mas digna de uma excursão entre a natureza intocada e enseadas escondidas. Uma viagem muito interessante começa em Villasimius e continua em direção a Cagliari. A regra é inspirar-se na pureza das visões e ser guiada por nosso próprio instinto. De qualquer forma, alguns pontos de referência podem, certamente, ser San Teodoro, Budoni e depois Arbatax. Bem como algumas horas de mar em praias como Chia, Pula e Sant’Antioco, com um último mergulho em Cala Cipolla, lugares verdadeiramente celestiais.

9) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A CALÁBRIA

Também merece uma visita a costa do Mar Tirreno da Calábria, que aconselhamos a todos um passeio por lá, uma vez que encontrará muitas cidades belíssimas. São lugares onde você pode admirar belas paisagens e, ao mesmo tempo, excelente culinária. Portanto não hesite e prepare o carro, tratando essa viagem na estrada através da bela Calábria, com lugares encantadores como Capo Vaticano, onde há as mais belas praias da região e onde você pode passar dias inesquecíveis imerso em um mar turquesa e nos testemunhos de civilizações antigas que deixaram marcas indeléveis na paisagem.

Trope e Diamante

O que dizer de Tropea, que é o cartão postal da Calábria no mundo? Ou suas belas aldeias? Outro lugar da Calábria para ficar é Diamante, uma pérola do Mar Mediterrâneo. Uma cidade muito bonita, belas paisagens para ver com uma excelente gastronomia que será o contorno ideal da sua viagem. Claro que existem muitos outros lugares que merecem uma visita nesta região meio maltratada, mas tão bonita que é mais um motivo para vir aqui de férias.

10) Os melhores lugares para visitar a Itália de carro? A BASILICATA

Outra viagem muito interessante é sugerida pelo filme de Rocco Papaleo, ‘Basilicata Coast to Coast’ (Basilicata Costa à Costa). É uma das regiões menos conhecidas da Itália, mas que esconde vistas espetaculares. Neste lugar você encontra praias de areia branca, como a de Metaponto, aldeias do Parque Nacional Pollino esculpidas nas rochas e belas cidades. Entre as aldeias a visitar vale a pena mencionar, Lauria, uma pequena vila medieval dividida em dois distritos, o Castelo e o Borgo; Francavilla in Sinni, uma cidade medieval com os restos da Certosa di San Nicola e numerosas capelas. Então temos Senise, famosa pela produção de pimentas IGP ‘zafran’, e não muito longe de lá está Craco, uma antiga vila medieval que, desde 1963, se tornou uma verdadeira cidade fantasma após um deslizamento de terra.

Matera

Esta região tem um rosto e mil faces sendo uma mais bonita que as outras. O carro-chefe? Matera, cujo charme é indiscutível, especialmente graças aos seus bairros e sua famosa Sassi, uma das mais antigas do mundo. Conhecido internacionalmente graças ao filme ‘A Paixão de Cristo’, de Mel Gibson, e não só, em Matera também foi rodada a obra-prima de Pier Paolo Pasolini, ‘O Evangelho segundo Mateus’. Não é uma coincidência que esta cidade tenha sido recentemente nomeada Capital Europeia da Cultura em 2019, a primeira cidade do sul a receber esse título.

Informações Úteis

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar nas principais cidades italianas? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Não há dúvidas de que viagens rodoviárias são maravilhosas. Não importa em qual país você está viajando, uma viagem bem-sucedida permanecerá em seu coração por toda a vida. E o Bel Paese certamente permanecerá em seus pensamentos e em seu coração.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!